quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Brasileirão 2009 esquece revelações e consagra "imortais"

você acertaría ?




Outrora “acabados” para muita gente, jogadores como Ronaldo, Marcos, Petkovic, Gilberto e Ricardinho têm sido destaques de seus times no Campeonato Brasileiro; qual o melhor deles?




Revelar jovens talentos sempre foi uma das qualidades do Campeonato Brasileiro. Este ano, contudo, a história tem sido diferente: se o atacante Fernandinho, do Barueri, e diego renan do cruzeiro podem ser apontados como uma das raras ‘descobertas’ do torneio, não faltam nomes de jogadores consagrados que, paradoxalmente, podem ser apontados como surpresas da temporada.

O Brasileirão de 2009 tem sido insuperável em recuperar grandes jogadores que, por questões físicas, técnicas ou simplesmente de idade, eram dados como acabados por muita gente. E não tratamos aqui de jogadores como o flamenguista Adriano, que, pela pouca idade que tem, ainda teriam tempo para se recuperar dos maus momentos pelos quais passaram.


Gilberto, Marcelinho Paraíba, Marcos, Paulo Baier, Petkovic, Ramon, Ricardinho e Ronaldo estão todos com mais de 32 anos. Mas, apesar disso, têm sido algumas das principais surpresas deste Campeonato Brasileiro. Confira abaixo o retrospecto destes eternos talentos e, ao final da página, diga quem tem sido o melhor deles no Brasileirão 2009.


Gilberto trocou o ostracismo na Inglaterra para brilhar no Cruzeiro



Gilberto, Cruzeiro, 33 anos
Depois de ótimas temporadas pelo Hertha Berlim, da Alemanha, foi para o futebol inglês jogar no Tottenham (onde chegou a ser vetado em um primeiro exame médico) e afundou. Na terra da rainha, fez apenas dez jogos, ficando encostado o restante da temporada 2008-09. Só veio se recuperar no Cruzeiro, jogando como meia, onde hoje é o cérebro da equipe. Em sua apresentação à Raposa, comentou o período ruim na Inglaterra: “Tive um ano muito complicado no Tottenham, jogando pouco. Agradeço ao presidente [do Cruzeiro, Zezé Perrela] por acreditar que posso retomar a minha carreira aqui novamente”. O presidente, pelo jeito, acertou.


Marcelinho Paraíba, Coritiba, 34 anos
Após ótimas anos pelo Hertha Berlim, teve passagens apagadas por Trabzonspor-TUR e Wolfsburg-ALE. Seu clube seguinte foi o Flamengo, de onde saiu criticado, para o Coritiba. Mesmo no Paraná, chegou a ser vaiado. Aos poucos, porém, transformou-se no astro da equipe: já marcou 12 gols no Brasileiro e já teria até assinado um pré-contrato com o São Paulo para 2010. Ney Franco, técnico do Coxa, analisou a importância do jogador para seu time: “Ele vem sendo determinante a nosso favor, mantendo uma média de boas atuações. Se entrega o tempo todo e é muito legal ver a torcida o apoiando novamente”.



Marcos, Palmeiras, 36 anos
Depois de inúmeras lesões, voltou a ser titular do Palmeiras com Vanderlei Luxemburgo, quando muitos queriam a manutenção de Diego Cavalieri no time. Desde então, vem fazendo longas seqüências de jogos, coisa rara no seu histórico. No Brasileirão, disputou 29 dos 32 jogos da equipe e vem bem a ponto de cogitar voltar à seleção brasileira. Quando fez 36 anos de idade, em agosto, comemorou a boa temporada livre das lesões. "É uma felicidade que não tem tamanho. Há dois anos, eu não esperava por isso, por causa das lesões. Não tenho palavras para agradecer, em especial à diretoria. Eles confiaram em mim não pelo meu tempo de clube, mas porque sabem que eu ainda tenho o que acrescentar".



Paulo Baier, Atlético-PR, 34 anos
Após fracassar no Palmeiras, voltou para o Goiás e, depois, foi para o Sport. Fez boas atuações no clube pernambucano, mas acabou como um dos principais responsabilizados quando o Sport começou a cair de rendimento depois da eliminação na Libertadores deste ano. De Recife, saiu para o Furacão, onde virou o dono do time. É o artilheiro da era dos pontos corridos do Brasileirão e continua subindo sua marca — já tem 76 gols. “Ele é o capitão da minha equipe. Nos times que dirijo, coloco o capitão para orientar os outros jogadores sobre a parte tática dentro de campo. É um jogador inteligente, que lê bem o jogo e tem autorização para cobrar os outros”, disse o técnico do Furacão, Antonio Lopes, sobre o meia.


Petkovic, Flamengo, 37 anos
A volta do sérvio ao rubro-negro, a princípio, era por motivos financeiros. O Fla tinha uma dívida trabalhista com o meia e fez um acordo, contratando-o. O retorno foi até motivo de piada. Há quem diga que Cuca teria deixado o clube também por não concordar com a escolha da diretoria. Hoje, jogando muito, é a estrela do time ao lado do Adriano. Superada a desconfiança, Pet fez declarações em tom aliviado: “Minha volta foi complicada, não foi fácil. Quando eu cheguei, falei que meu objetivo era ajudar o Flamengo. Não tenho mais nada para mostrar. Meu único risco era o de um ídolo ser vaiado”. O risco, como se sabe, não existe mais.



Petkovic retornou ao Fla sob olhares de desconfiança, mas provou que está muito bem



Ramon, Vitória, 37 anos
Começou o campeonato como titular de Paulo César Carpegiani, mas logo foi para a reserva e ficou insatisfeito. Chegou a acertar bases salariais com o Náutico e era pretendido pelo rival Bahia. Sua saída era iminente, até a demissão de Carpegiani. O técnico Vagner Mancini, com quem também já se desentendeu no passado, voltou ao clube. Mas Ramon superou as desavenças, reconquistou a vaga no time e não saiu mais. O antigo desafeto sintetiza a importância e o momento pelo qual passa o meia: "Ele arma as jogadas e desequilibra no sentido técnico", avaliou Vagner Mancini, após o empate com o Flamengo.


Ricardinho, Atlético-MG, 33 anos
Saiu por baixo do Brasil, estava em um país com pouca importância futebolística como o Catar — antes, teve um bom momento com a camisa do Besiktas, da Turquia —, mas voltou com status de estrela. Entrou bem em alguns jogos e, em sua primeira partida como titular no Galo, contra o São Paulo, destacou-se. Já é o queridinho da torcida do vice-líder do Brasileiro. “A expectativa é a melhor possível para alcançar os resultados que tanto eu como o clube almejamos. O objetivo é obter conquistas. Chego com o pensamento de colocar o Atlético não apenas disputando títulos, mas conquistando”, afirmou o meia no dia de sua apresentação.


Ronaldo, Corinthians, 33 anos
Apesar de não ter participado de muitos jogos no Brasileirão – apenas 13 até aqui – e ter seu rendimento colocado sob suspeita pelo excesso de peso, sempre que esteve em campo o Fenômeno foi decisivo. Com ele, o time é um, mais forte e competitivo; sem ele, tem sido uma equipe comum. Tanto que seus gols e as boas atuações o credenciam até a vencer a Bola de Ouro da Revista Placar. Mano Menezes, em entrevista recente, admitiu que o Corinthians é dependente de seu atacante: “A seleção sentiu falta do Ronaldo, o Real Madrid, o Barcelona, o Milan. O Corinthians também sente, é obvio”.



Qual dos "imortais" é o melhor do Brasileirão?

Gilberto (Cruzeiro)

Marcelinho Paraíba (Coritiba)

Marcos (Palmeiras)

Paulo Baier (Atlético-PR)

Petkovic (Flamengo)

Ramon (Vitória)

Ricardinho (Atlético-MG)

Ronaldo (Corinthians)

11 comentários:

  1. eu quería ver nessa lista aí arrebentando o nosso ídolo sorín , mais já que ele resolveu parar eu voto no pett tem jogado muita bola apesar do gilberto também estar fazendo a diferença no cruzeiro

    ResponderExcluir
  2. Tambem estou com voce nessa escolha, pra mim o Flamengo e outro time com o Pet, sem ele não joga nada.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que é o Gilberto. Meu raciocínio é o seguinte: é muito mais fácil jogar num time que já está numa boa situação no campeonato, como Ricardinho e Pet, do que, já veterano, e vindo do exterior, jogar num time que estava abalado pela perda da Libertadores, precisando se reestruturar e melhorar na tabela de classificação. E o Gilberto tem feito isso de forma magistral, além de ser um profissional humilde e sério!

    ResponderExcluir
  4. valeu pela visita simone castro apareça mais vezes

    ResponderExcluir
  5. nessa lista aí eu não vou citar o adriano porque esse simplesmente aplicou na inter , mais eu fico com o gilberto apesar de estar jogando fora da sua posição de origem ,tem armado bem as jogadas do cruzeiro e concluído também , e com ele em campo o cruzeiro é muito mais criativo do que na éra wagner chinelo

    ResponderExcluir
  6. eu fico com marcelinho paraíba ele esta sendo o salvador da pátria no coritiba

    ResponderExcluir
  7. Nada mais próximo do sucesso do que mesclar jogadores novos com os mais experientes, bem como agora tem sido feito no Cruzeiro.

    O sangue jovem e a experiência na medida certa.

    Abração amigo Zirlei.

    ResponderExcluir
  8. Mesmo com a negativa de Fernandinho, o Cruzeiro não descartou a possibilidade de contratar o atacante Rafael Coelho, do Figueirense, em parceria com a Traffic. O presidente Zezé Perrella, porém, impôs uma condição:

    – Rafael Coelho é um jogador promissor. Ele pode vir dentro de um pacote. É um jogador que tem possibilidades, mas eu só vou fazer parceria se com Rafael Coelho vierem outros jogadores.

    Se for confirmada para a temporada de 2010 a parceria entre Cruzeiro e Traffic, o grupo repassará 20% dos direitos econômicos de cada jogador e fixará outros 20% a preço de custo para que o clube possa exercer a prioridade de compra no caso de uma futura venda.

    – O Cruzeiro não vai servir de vitrine para que empresas ganhem dinheiro. Hoje não faltam parceiros. Eu posso me dar o luxo de selecionar quem vai investir no clube – justificou Perrella.

    ResponderExcluir
  9. R9!!!!!!!
    NADA SE COMPARA, A GENIALIDADE DESSE QUE È CONHECIDO COMO (FENÔMENO)

    PENA QUE O CORINTHIANS, NÃO ASPIRA MAIS NADA.

    Obs: Quando oferecido ao Cruzeiro........ O Anão disse que o PET não jogava mais nada, que já estava acabado p/ o FUTEBOL.

    O Gilberto é um LE, médio.
    De meia Armador, é mais uma Figura Ilustrativa.
    Não joga 1% do que joga o THIAGO HUMBERTO DO BARUERÌ>

    ResponderExcluir
  10. Ronaldo sem dúvida ...
    em segundo eu ficaria entre Gilberto e Paulo Baier.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".