segunda-feira, 6 de julho de 2009

Estudiantes e Cruzeiro se reencontram em briga pelo caneco

O Cruzeiro avançou dez casas!

por alex.escobar


Gostei! O Cruzeiro foi corajoso, jogou com personalidade, soube suportar a pressão inicial e trouxe um bom resultado de La Plata.

Destaque para o goleiro Fábio que foi perfeito, com defesas de muito reflexo, sempre bem colocado e ganhando todas as saídas do gol. Nota dez



A defesa teve alguns vacilos pelo lado esquerdo no primeiro tempo, mas se acertou. Henrique e Marquinhos Paraná foram guardiões da entrada da área e Ramires segurou bem a bola.

Os que jogaram mal, como Kléber, Welington Paulista, Wagner e no primeiro tempo, o Gerson Magrão, pelo menos lutaram muito, não sossegaram.

No Mineirão, é hora de se impor. O Cruzeiro tem que agredir o Estudiantes, mas sem se desorganizar. Tem mais time e terá tempo para ganhar.

Estou muito otimista. Com a torcida ao lado, um campo maior , jogando no ataque e tocando mais a bola não vejo essa taça longe de BH.







Paredão' Fábio segura o empate sem gols do Cruzeiro diante do Estudiantes na final

Goleiro se destaca com ótima atuação na decisão da Taça Libertadores


Fábio foi o maior destaque na primeira final

Os primeiros 90 minutos da final da Taça Libertadores da América terminaram sem gols no lotado estádio Ciudad de La Plata, na Argentina. Melhor para o Cruzeiro, do goleiro Fábio, que segurou a pressão do Estudiantes e só precisa de uma vitória simples em Minas Gerais para vencer o seu terceiro título da competição continental em sua história.



A frustração foi grande entre os 36 mil torcedores argentinos, que apoiaram o Estudiantes do início ao fim. Lugares vazios só havia no lado dos visitantes, que tinham direito a 4 mil lugares, mas cerca de 300 cruzeirense foram a La Plata acompanhar o seu time do coração.



O segundo jogo da final está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Como o gol fora de casa não conta para a decisão do título, um novo empate leva a partida para a prorrogação e, se o placar permanecer igual, para a disputa de pênaltis.



Fábio segura o ímpeto argentino na etapa inicial



Muita fumaça e uma chuva de papel picado marcaram a festa na entrada do Estudiantes em campo e, como era de se esperar, o time argentino começou o jogo pressionando e adiantando a sua marcação para o campo do Cruzeiro. Sabendo do pavio curto de Kléber, Schiavi tratou de irritar o atacante celeste logo aos três minutos com uma falta no meio-de-campo e uma joelhada na sequência, que não foi observada pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda. Um início de confusão que se dissipou juntamente com a fumaça que impedia a visão do campo nos primeiros minutos.

A primeira finalização cruzeirense saiu apenas aos seis minutos em chute de Ramires, que bateu na zaga e se perdeu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio venenosa, Wagner deu um susto no goleiro Andújar. Um erro pode ser fatal numa decisão, e Henrique escapou de boa aos sete minutos. Na entrada da área, a bola quicou na frente do volante, que ficou esperando que ela descesse e a viu sendo roubada por Pérez, que também falhou no passe decisivo, desperdiçando uma presente.

O primeiro lance de real perigo foi do Estudiantes, aos 11 minutos, em falta na entrada da área, que Verón bateu com categoria e viu Fábio voar para impedir o gol argentino. A estrela do goleiro brasileiro voltou a brilhar aos 16 em chute cara a cara de Pérez, que o camisa 1 celeste espalmou para escanteio. Antes que o escanteio fosse cobrado, uma cena inusitada: um cano de água estourou atrás de meta cruzeirense, mas o problema foi logo solucionado pela administração do estádio.

Schiavi, enfim, aos 25, recebeu o cartão amarelo que vinha fazendo força para receber ao atingir duramente Ramires. Wagner cobrou a falta na área, a zaga aliviou, e o meia voltou a cruzar para a cabeçada de Wellington Paulista, que saiu à direita. Na disputa, Germán Ré levou a pior e teve que enfaixar a cabeça para continuar na partida.

Verón continuava incomodando e, aos 35, mais um de seus chutes bateu na zaga e saiu em escanteio. Pouco depois, Fábio afastou um cruzamento que vinha na direção de Schiavi, se chocou com o zagueiro rival, que ficou se contorcendo em dores na área celeste pedindo pênalti, que foi justamente ignorado pelo árbitro. Aos 38, foi a vez de Marquinhos Paraná salvar a Raposa em cruzamento de Germán Ré que tinha endereço certo: a cabeça de Fernandez na pequena área.

Kléber, figura apagada na etapa inicial e que sofreu faltas sucessivas da defesa argentina, perdeu a paciência com mais um tostão que recebeu dos adversários. O atacante foi reclamar com o árbitro e a única coisa que conseguiu foi receber um cartão amarelo. Era o que os argentinos queriam ao provocá-lo. O Estudiantes ainda teve duas chances antes do fim da primeira etapa com Fernández, aos 42, em chute que foi cortado por Leonardo Silva, e com Verón, aos 44, em bomba certeira que Fábio agarrou firme sem dar rebote.



Kléber perde a chance da vitória



A pressão do Estudiantes se intensificou ainda mais no início do segundo tempo com duas defesas salvadoras de Fábio em sequência. Primeiro, o goleiro espalmou um chute à queima-roupa de Boselli para a linha de fundo, e, na cobrança de escanteio, Desábato cabeceou firme e o cruzeirense fez um milagre em La Plata.

O Cruzeiro tentou se soltar após os sustos em sequência e Kléber arriscou o seu primeiro chute aos quatro minutos, sem muita direção. Aos seis, os cruzeirenses se revoltaram e pediram pênalti, pois após cruzamento de Wagner, Wellington Paulista se chocou com a zaga e ficou reclamando.

O clima foi ficando cada vez mais quente com Verón também sangrando após disputa com Ramires, que deixou o cotovelo, aos 13 minutos. 'La Brujita' teve que deixar o campo por alguns segundos para levar pontos e voltar ao campo logo depois. Três minutos após o primeiro embate foi a vez de Schiavi dar um "soquinho" em Wellington Paulista, que desabou no chão, tentando forçar a expulsão do adversário, que já tinha cartão amarelo. O árbitro não advertiu ninguém.



Comandado por Pérez, o Estudiantes se lança à frente, mas a ansiedade faz com que os argentinos percam bolas fáceis e abrem chance para que o Cruzeiro apareça com perigo na frente. Aos 28, Ramires cruza na área na direção de Leonardo Silva, que aparece livre, mas cabeceia para fora.



Com o Estudiantes perdido em campo, a Raposa começou a aparecer bem nos contra-ataques. Aos 35 minutos, Kléber perdeu a chance do jogo. Wagner cruzou, Andújar espalmou nos pés do Gladiador, que, com o goleiro adversário caído, mandou para fora. Aos 38, a conclusão de Wellington Paulista, após cabeçada de Jonathan, passou perto, mas também não exigiu trabalho do arqueiro rival. Aos 44, a última boa chance do jogo foi dos argentinos com Salgueiro, que chutou forte, assustando o goleiro Fábio, mas a bola saiu.



FICHA TÉCNICA:



ESTUDIANTES 0 x 0 CRUZEIRO
Andújar; Cellay, Desábato, Schiavi e Germán Ré; Braña, Verón, Enzo Pérez e Benítez (Nuñez); Gastón Fernández (Salgueiro) e Boselli Fábio; Jonathan, Anderson, Leonardo Silva e Gerson Magrão (Fabinho); Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista
Técnico: Alejandro Sabella Técnico: Adilson Batista
Cartões amarelos: Benítez, Schiavi e Desábato (Estudiantes), Kléber, Ramires e Wagner (Cruzeiro)
Estádio: Ciudad de La Plata (Argentina). Data: 8/7/2009. Árbitro: Jorge Larrionda (URU). Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Mauricio Espinosa (URU).










Ao longo de mais de cinco meses, alguns dos principais clubes da América do Sul e do México se dedicaram à disputa da Copa Libertadores. Pelo caminho, 36 caíram. Na noite desta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília) na cidade argentina de La Plata, Estudiantes e Cruzeiro iniciam o último capítulo da disputa que determina o campeão continental de 2009.


os dois times já se enfrentaram nesta competição. O Cruzeiro era o cabeça de chave do Grupo 5, ao qual o Estudiantes se juntou depois de eliminar o Sporting Cristal, do Peru, na primeira fase. O time mineiro se classificou em primeiro na chave, com 13 pontos contra 10 do adversário. No confronto direto, a vantagem foi argentina, com uma vitória por 4 a 0 em La Plata, contra os 3 a 0 que a Raposa fez em Belo Horizonte.

A partir das oitavas de final, as duas equipes cresceram de rendimento. Neste mata-mata, Cruzeiro e Estudiantes acumulam cinco vitórias e um empate cada, retrospecto que impressiona quando se considera o nível técnico dos rivais e a importância das partidas.

Outro fator interessante que cerca o duelo é o desempenho dos dois times em suas respectivas casas. O Estudiantes não só venceu as sete partidas que fez em La Plata, como também não sofreu nenhum gol. O Cruzeiro fez um jogo a menos no Mineirão, por ter entrado já na fase de grupos, e também ostenta 100% de aproveitamento. A regra dos gols fora de casa, aplicada nas outras fases de mata-mata, não vale para a final.

Isto acontece porque a tendência é que, na final, os dois times naturalmente procurem o resultado. Para o Cruzeiro, o mais importante é não deixar que se repita a goleada de 8 de abril, que seria praticamente irreversível. Naquela ocasião, a delegação teve problemas de deslocamento no trânsito da Região Metropolitana de Buenos Aires - La Plata fica a 56km da capital argentina, onde se hospedavam os celestes - e chegou atrasada ao estádio.

"É uma final. A motivação é diferente. Não que naquele jogo não tivesse, claro que teve. Mas na final o espírito vai ser diferente. Esperamos chegar lá e fazer um bom jogo, até porque o foco está todo voltado para a final. Queremos encaminhar nosso título no primeiro jogo. Se não der, é segurar lá para vencer o segundo", declarou Ramires.

A maior preocupação cruzeirense na Argentina, contudo, é com um adversário invisível a olho nu. É o vírus A H1N1, da gripe suína. A Argentina está sofrendo com um surto da doença, o que fez com que a diretoria celeste chegasse a propor jogos em campo neutro ou o adiamento da partida, o que não foi acatado pela Conmebol. Por precaução, o Cruzeiro se programou, ficando o mínimo de tempo possível no país vizinho.

Dentro de campo, o Cruzeiro ganhou mais um motivo para se preocupar. Juan Sebastián Verón, o maestro do Estudiantes, deve jogar. Ao menos, é o que todos dizem na imprensa argentina. O meia sofreu lesão muscular no jogo de ida da semifinal, contra o Nacional do Uruguai, e foi relacionado para atuar nesta quarta-feira, duas semanas depois.

Em seu próprio elenco, a Raposa tem um desfalque na zaga. Thiago Heleno, com dores no tornozelo direito, foi cortado da delegação que viajou à Argentina; Anderson irá substituí-lo. No meio-campo, como Fabrício continua fora, Henrique será o titular. No ataque, mesmo Thiago Ribeiro tendo voltado a atuar no último jogo do Brasileirão, Wellington Paulista é o parceiro de Kléber.

FICHA TÉCNICA
ESTUDIANTES X CRUZEIRO

Local: Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata, Argentina
Data: 8 de julho de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (em Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Mauricio Espinosa (ambos do Uruguai)

ESTUDIANTES: Andújar, Cellay (Díaz), Schiavi, Desábato e Ré; Braña, Pérez, Verón e Benítez; Fernández e Boselli
Técnico: Alejandro Sabella

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Anderson, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista
Técnico: Adilson Batista

domingo, 5 de julho de 2009

QUEREMOS O TRI MAIS SEM RISCOS PARA OS NOSSOS ATLETAS


Prefeito de La Plata garante condições para a final da Libertadores

Conmebol dá o aval e a primeira partida da decisão será no estadio do Estudiantes, na próxima quarta-feira

LANCEPRESS!

A Conmebol encerrou todas as polêmicas envolvendo a realização do primeiro jogo da final da Libertadores na Argentina, devido à gripe suína, que vem preocupando todas as pessoas envolvidas na decisão.

No entanto, o prefeito da confederação, Pablo Bruera, garantiu que existem condições para a realização da partida e confirmou o primeiro jogo no estadio do Estudiantes, na próxima quarta-feira.

- Como anfitrião do primeiro jogo, o prefeito de La Plata, Pablo Bruera, manifestou à Conmebol que, por causa da partida, serão adotadas todas as medidas preventivas de saúde para os visitantes - informou a Conmebol em uma nota oficial.

O porta-voz da Conmebol, Néstor Benítez, disse à ANSA que a entidade não recebeu qualquer solicitação oficial sobre uma mudança de data ou de estádio.

O funcionário confirmou que soube do interesse do Cruzeiro em mudar a primeira partida da final, mas garantiu que nada será mudado.





06/07/2009 - 15h54
Perrella diz que Cruzeiro propôs final da Libertadores em campo neutro
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Na tentativa de não enfrentar o Estudiantes em La Plata, na Argentina, pela primeira partida da final da Copa Libertadores 2009, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, revelou que propôs à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que os dois jogos da decisão fossem realizados em campo neutro, no Paraguai, por exemplo, para se evitar o risco da gripe suína.

Gustavo Andrade/UOL Esporte
Gustavo Andrade/UOL Esporte
Zezé Perrella recorreu ao governador Aécio Neves, mas considera situação irreversível
TIME FICA CONFINADO NA ARGENTINA
DESTAQUES APONTAM HUMILDADE
KLLÉBER ESPERA POR JOGOS DA VIDA
RETROPECTO FORA É FAVORÁVEL
CLUBE TENTA ÚLTIMA CARTADA
A proposta não foi aceita pela entidade, que confirmou nesta segunda-feira que o primeiro jogo da final da competição continental será mesmo em La Plata, na quarta-feira. O jogo de volta ocorrerá no Mineirão na quarta-feira 15, em Belo Horizonte.

"Cheguei a propor os dois jogos em território neutro, poderia ser no Paraguai, nem assim fui atendido. Nós teríamos um prejuízo de dois milhões de reais, no mínimo, que é o que dará de renda aqui (no Mineirão). Então até isso eu propus, para que a gente jogasse os dois jogos fora e não fomos atendidos", lamentou o dirigente em entrevista à ESPN Brasil.

Zezé Perrella disse que o objetivo era não jogar na Argentina, embora diga que não fará alarde da situação da gripe suína no país vizinho. "Sabemos que morre mais gente de dengue, para se ter uma ideia, em Minas Gerais do que de gripe suína, não quero supervalorizar essa gripe, não. Mas eu acho que o correto seria suspender a partida. Mas, enfim, não temos outra saída", afirmou.

O mandatário do Cruzeiro admitiu que a influência política da Argentina junto à Conmebol, por parte do presidência da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, que é vice-presidente da Fifa, pode ter pesado contra o clube mineiro.

"Acredito que sim, nós conhecemos como funciona isso. A Federação Mexicana, a força dela junto à Conmebol é muito inferior. Os argentinos têm realmente uma ascendência grande lá. Agora, o argumento oficial que estão nos dando é que não tem nada a ver isso", observou o dirigente.

De acordo com Zezé Perrella, o presidente da Conmebol, Nicolas Leoz, apresentou outro argumento para que o jogo seja realizado na Argentina. "Que a influência da Argentina na federação sul-americana é muito grande todo mundo sabe disso. Quando argumentei com o presidente Leoz, ele me disse que a situação do México foi diferente porque o governo mexicano proibiu o jogo no México", ressaltou o presidente cruzeirense.


Aumenta a fiscalização contra a nova gripe na fronteira com Argentina

Militares e fiscais da Receita da Argentina usam máscaras para se proteger.
Turistas brasileiros também utilizam proteção para entrar no país vizinho.



Argentina passa a ter 56 casos de morte causados pela nova gripe

Mulher faleceu em Córdoba dias após ter dado à luz bebê saudável.
Ministro da Saúde pediu que população mudasse hábitos contra doença.








Zagueiro do Cruzeiro pede que a final da Taça Libertadores seja em outro país

Anderson, que foi o capitão da Raposa contra o Goiás, acha que o time não pode jogar com o Estudiantes na Argentina por causa dos casos de gripe






Preocupado com a gripe suína, Cruzeiro recorre à CBF (05/07)
Leandro Mattos - Portal Uai
Diretoria quer que CBF intervenha junto a Conmebol para que o clube receba garantias e avaliação correta dos riscos por parte dos órgão de saúde argentinos





Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Diretor Eduardo Maluf aguarda um posicionamento da CBF e da Conmebol sobre a partida desta quarta-feira


A última notícia divulgada pela Conmebol sobre a primeira partida da final da Libertadores da América, entre Estudiantes e Cruzeiro, ainda na sexta-feira, reiterou data e hora do confronto decisivo: quarta-feira, dia 08 de julho, em La Plata.

Desde então, a Confederação Sul-Americana de Futebol não se pronunciou mais sobre o assunto, mas o Cruzeiro, preocupado com as notícias vindas da Argentina, sobre o avanço dos casos da gripe suína, resolveu intervir junto à CBF e pediu que a entidade maior do futebol brasileiro intervenha no caso.

Após a derrota para o Goiás, neste domingo, no estádio Serra Dourada, o diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf, concedeu uma coletiva à imprensa, para externar a preocupação do clube com a viagem para a Argentina.

“O Cruzeiro oficializou essa preocupação junto a CBF hoje (domingo) para que ela envie ao comitê de urgência da Conmebol, para que eles façam uma avaliação com os órgãos competentes da Argentina. Não adianta o vice-presidente de futebol do Estudiantes nos dar garantia, o diretor de futebol do Cruzeiro dar garantia. Nós precisamos é que assumam a responsabilidade. Se tem condição ou não de ter o jogo. Não estamos querendo tirar mando de jogo de ninguém. Só queremos que a Conmebol tenha o mesmo princípio de avaliação que ela teve quando existiu esse surto de gripe (suína) na cidade do México”, pediu.

Segundo o dirigente, o clube celeste está muito preocupado com a viagem. “As notícias que estão vindo de Buenos Aires estão nos deixando realmente preocupados. O ministro da Saúde deu algumas declarações, algumas cidades das províncias de Buenos Aires estão em alerta sanitário, em emergência sanitária, e já não existe mais nenhum evento esportivo, foram todos cancelados. Estão tomando posições que estão deixando todos nós muito preocupados”, frisou.

Maluf disse também que não quer polêmica com a Conmebol e sim coerência. “Queremos que eles (Conmebol) tenham coerência e nos dêem as garantias do órgão responsável por isso na Argentina de que nós podemos ir. E a responsabilidade é de quem? Porque a do Cruzeiro é muito grande, de sair com uma delegação, com um grupo de dirigentes. A gente vem acompanhando as notícias e temos que evitar qualquer tipo de situação que possa propagar isso. O Cruzeiro quer sair totalmente resguardado daqui e queremos que a Conmebol avalie com os órgão de saúde da Argentina. Independente do clube e da situação, naquela decisão ela primou pela integridade de saúde dos atletas e das pessoas que poderiam estar indo lá. No nosso entender, pelo acompanhamento que temos das notícias, a situação hoje é muito caótica em relação àquela época".

Logística

Eduardo Maluf ressaltou que a logística do Cruzeiro foi toda armada para a viagem, mas que a preocupação com a doença aumentou nos últimos dias. “O Cruzeiro montou toda uma logística para ir para Buenos Aires. Nós iríamos na segunda-feira, depois passamos para terça-feira e depois tem a possibilidade até de quarta-feira. Mas tem nos preocupado e tem preocupado a todos. Fizemos o comunicado oficial à CBF e ela deve ter encaminhado esse procedimento para a Conmebol”

Enquanto aguarda um novo posicionamento, o clube manterá sua programação em Goiânia, com treinos marcados para a tarde desta segunda-feira e para a manhã de terça.

ASSISTA AOS GOLS DA RODADA DO BRASILEIRÃO

sábado, 4 de julho de 2009

NOS PÉS DA GAROTADA CRUZEIRO ESPERA SAIR VENCEDOR DO SERRA DOURADA

MELHORES MOMENTOS CRUZEIRO X GOIAS







ESSA POSTAGEM E A DE NUMERO 300 DO BLOG ZIRLEI PEREIRA

AGRADECEMOS A TODOS OS FREQUENTADORES E COMENTARISTAS DO BLOG


Nos pés da garotada (04/07)
Antônio Melane - Estado de Minas

Graças ao planejamento e às opções, o Cruzeiro poderá escalar amanhã, às 16h, contra o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, praticamente a mesma formação da vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, domingo passado. A surpresa na lista dos relacionados é o atacante Rômulo, que estava emprestado ao Racing Strasburg, da França, até 30 de junho, mas há mais de 20 dias treina na Toca da Raposa para manter a forma. Como é um jogador experiente e que agrada a Adílson Batista, foi um dos 10 convocados pelo técnico para viajar de Belo Horizonte para Goiânia e ser uma das opções do ataque.

Também embarcaram ontem à tarde o armador Dudu; o atacante Eliandro; os volantes Mateus e Anderson Uchoa; os zagueiros Vinícius, Neguete e Luisão; o lateral Diego Renan, todos da categoria de base, e o goleiro Rafael. Ficou de fora o lateral Athirson, já recuperado da contusão no joelho esquerdo, sofrida na derrota por 3 a 0 para o São Paulo. Para ele, seria importante estar em ação no Serra Dourada com o objetivo de aprimorar a forma física e técnica para jogar o clássico do outro domingo, contra o Atlético, mas terá de treinar mais uma semana.

Depois do empate com o Grêmio, Adílson Batista foi muito seguro: “Minha intenção é poupar todos os jogadores que iniciaram a partida, para ter um grupo inteiro no primeiro jogo da final da Libertadores”. Da relação que foi a Porto Alegre, dois jogadores estão fora dos planos: o volante Henrique, sentindo a panturrilha direita – cansaço muscular –, e o zagueiro Leonardo Silva, que levou uma pancada no tornozelo direito e nem teve condições de terminar a partida contra os gaúchos.

CONTRA O RIVAL O time deve iniciar com Andrey; Jancarlos, Anderson, Luisão e Vinícius; Elicarlos, Anderson Uchoa, Mateus e Dudu (Bernardo); Thiago Ribeiro e Zé Carlos. Haverá um treino hoje, às 16h, no campo da OAB, em Goiânia. Os jogadores que saíram de Belo Horizonte treinaram ontem cedo, na Toca. Os de Porto Alegre, que não foram escalados contra o Grêmio, fizeram a preparação ontem cedo, no anexo do Estádio Beira-Rio. Dudu está feliz com a nova oportunidade que poderá ter: “É excelente e vou estar ainda mais motivado, porque vou jogar na minha cidade natal e contra o meu rival. Sou torcedor do Atlético Goianiense, onde comecei a carreira. Meus amigos e familiares vão ao Serra Dourada para apoiar o Cruzeiro. Vai ser muito legal”.

Confira a delegação celeste em Goiânia

Goleiros: Andrey, Fábio e Rafael
Laterais: Diego Renan, Jancarlos e Jonathan
Zagueiros: Anderson, Leonardo Silva, Luisão, Neguete, Thiago Heleno e Vinícius
Volantes: Elicarlos, Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná, Mateus e Uchoa
Meias: Bernardo, Dudu, Gerson Magrão e Wagner
Atacantes: Eliandro, Rômulo, Thiago Ribeiro, Wanderley, Wellington Paulista e Zé Carlos

O JOGO GOIAS 1 X CRUZEIRO 0






Cruzeiro perde para o Goiás no Serra Dourada

Da redação

João Marcos Dias

Prestes a decidir a Copa Santander Libertadores, o Cruzeiro foi derrotado pelo Goiás, por 1 x 0, na tarde deste domingo, em Goiânia, em jogo da nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma formação mista, o time celeste lutou, mas não conseguiu apresentar um bom futebol que o levasse à primeira vitória fora de casa na competição.

Com o resultado, o Cruzeiro permanece com dez pontos ganhos na tábua de classificação, agora com campanha de três vitórias, um empate e cinco derrotas.

O técnico Adilson Batista resguardou a maior parte dos atletas que enfrentaram o Grêmio na última quinta-feira e lançou mão de um time mesclado, no esquema 3-5-2.

Anderson, Neguete e Vinícius formaram o trio de zaga, enquanto Jancarlos e Diego Renan ocuparam as alas. Os volantes Fabinho e Elicarlos e o armador Bernardo completaram o setor de meio-campo. O ataque foi formado por Thiago Ribeiro e Zé Carlos.

A delegação celeste permanecerá em Goiânia, de onde sairá para decidir a Copa Santander Libertadores contra o Estudiantes. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, em La Plata.

O jogo

Com uma equipe que teve pouco tempo para trabalhar junta, o Cruzeiro teve dificuldade para se impor no Serra Dourada. Em busca da primeira vitória em casa no Brasileiro, o Goiás tomou a iniciativa e ficou com a bola na maior parte do primeiro tempo.

O goleiro Andrey foi o destaque do Cruzeiro nos minutos iniciais. Logo aos 2 min, ele fez grande defesa em chute do atacante Bruno Meneghel de dentro da área. Dez minutos depois, Felipe recebeu a bola em cobrança de lateral pela direita e chutou cruzado, de dentro da área. O camisa 12 mostrou reflexo e mandou a escanteio.

Aos 16 min, Andrey voltou a trabalhar em chute de Felipe de fora da área. A esta altura, o Cruzeiro não conseguia articular o jogo do meio-campo para frente e quase só se defendia.

Na quarta chance que teve, o time da casa abriu o placar. Felipe cobrou falta sofrida por ele próprio, a bola quicou à frente de Andrey e entrou no canto esquerdo. Goiás 1 x 0.

Em desvantagem, o Cruzeiro passou a procurar mais o ataque. O primeiro chute a gol celeste aconteceu aos 29 min. Bernardo cobrou falta de longa distância, a bola quicou, mas Harlei conseguiu fazer a defesa.

O panorama da partida não mudou muito. O Cruzeiro não conseguia ser efetivo no ataque e o Goiás dava trabalho à defensiva celeste. O segundo ataque importante da Raposa aconteceu aos 44 min, em nova cobrança de falta de Bernardo. A bola chegou a Diego Renan, que cruzou. Fabinho cabeceou, a bola desviou em Rafael Toloi e saiu a escanteio.

Na volta para o segundo tempo, Adilson Batista procurou dar mais velocidade ao ataque celeste. O meia Dudu substituiu Zé Carlos com a missão de se movimentar na frente.

Apesar do esforço dos atletas, a partida não mudou muito na segunda etapa. O Goiás era quem criava as melhores oportunidades, como aos 7 min, quando Bruno Meneghel recebeu lançamento longo, invadiu a área e chutou à esquerda do gol.

Aos 13 min, Adilson Batista voltou a contar com um homem de referência no ataque. Rômulo entrou no lugar de Thiago Ribeiro, cansado. A última substituição no Cruzeiro foi feita aos 31 min. O volante Uchoa ocupou a vaga de Fabinho no meio-campo.

O Cruzeiro bem que lutou, mas não era o dia do time celeste. O Goiás manteve o resultado até o apito final e ficou com os três pontos.

GOIÁS 1 X 0 CRUZEIRO

Motivo: nona rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 05/07/2009 (domingo)
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Público: 5.809 pagantes
Renda: R$ 93.390,00
Gol: Felipe, aos 20 min do primeiro tempo

Goiás
Harlei; Ernando, Rafael Tolói (Valmir) e Leandro Euzébio; Vítor; Amaral, Ramalho, Felipe Menezes (Zé Carlos) e Júlio César ; Felipe e Bruno Meneghel (Jael)
Técnico: Hélio dos Anjos

Cruzeiro
Andrey; Neguete, Anderson e Vinícius; Jancarlos, Elicarlos, Fabinho (Uchoa), Bernardo e Diego Renan; Thiago Ribeiro (Rômulo) e Zé Carlos (Dudu)
Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos: Fabinho, Zé Carlos e Neguete (Cruzeiro); Ramalho, Amaral e Zé Carlos (Goiás)