quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009



Cruzeiro 2009 mantém tradição de jogo rápido e rasteiro (11/02)
Bruno Furtado - Portal Uai


Marcos Michelin/EM/D. A Press

Wagner, um dos mais técnicos da equipe, acha que trabalho está no caminho certo



Historicamente, o Cruzeiro arma times que honram a sua tradição de futebol técnico, com ênfase no toque de bola e na velocidade. Adílson Batista encarnou essa filosofia desde o ano passado, quando assumiu o comando, e sua equipe tem correspondido com a maioria dos gols pelo chão.

Esse ano, por exemplo, dos 18 gols marcados em cinco partidas, 14 foram convertidos com os pés e com bola rolando. O Cruzeiro ainda fez dois gols de pênalti, ambos batidos por Fernandinho. Houve também um gol contra, de Renan, no clássico com o Atlético, e um único de cabeça, de Gérson Magrão.

O levantamento feito pelo Superesportes mostra que essa já era uma tendência no ano passado. O Cruzeiro marcou 112 gols em 2008, dos quais apenas 13 de cabeça, três de falta, quatro contra, 17 de pênalti, um em bola rebatida (Marcelo Moreno) e 75 com os pés, com bola rolando.

Os gols com os pés, em jogadas trabalhadas, corresponderam a 66,96% do total em 2008, e representam 77,77% este ano.

Wagner, um dos jogadores mais técnicos do time, acha que a linha de trabalho está no caminho certo. “O Cruzeiro tem história de jogadores técnicos e não de jogadores brigadores, raçudos, um ou outro é que tem essa característica. Ao longo da história, são jogadores técnicos, rápidos, leves e que jogam com a bola no chão. Nós estamos conseguindo manter isso há alguns anos dentro da história que o Cruzeiro sempre teve”.


Jorge Gontijo/EM/D. A Press

Adílson prefere os atacantes técnicos aos trombadores


O perfil dos atletas sugeridos por Adílson Batista à diretoria também tem relação direta com essa forma de atuar. No ano passado, ele já se mostrava favorável à chegada de atacantes mais técnicos e velozes, como são os casos dos recém-contratados Wellington Paulista, Kléber, Soares e Alessandro. Os tradicionais centroavantes tiveram pouco espaço com ele.

A única exceção foi Marcelo Moreno, autor de 15 gols no ano passado. No entanto, com Adílson Batista, o boliviano deixou de ser apenas uma referência e passou a atuar fora da área.

Artilheiros

Ramires é o artilheiro do Cruzeiro em 2009, com cinco gols. Ele é seguido por Wellington Paulista e Soares, com três, por Fernandinho, com dois, e por Gérson Magrão, Elicarlos, Thiago Ribeiro e Jonathan com um gol. (UAI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".