sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

cruzeiro golea e se mantem invicto





Foto: VipComm/Divulgação
Cruzeiro goleia Guarani-MG no Mineirão e lidera Estadual com 100% de aproveitamento


Veja a galeria de fotos do jogo

Da redação

João Marcos Dias

Com uma equipe mesclada, o Cruzeiro mostrou a força do elenco e não teve dificuldade para golear o Guarani-MG, por 5 x 0, na noite desta quinta-feira, no Mineirão. O resultado mostra que o time chegará com tudo ao clássico de domingo contra o Atlético-MG. É o líder isolado do Campeonato Mineiro, com 12 pontos ganhos em quatro partidas.

O Cruzeiro foi a campo com um time bastante modificado. O goleiro Andrey, o zagueiro Anderson e o volante Fabrício fizeram a estreia na temporada. Já o meia Bernardo e o atacante Alessandro foram escalados como titulares pela primeira vez por Adilson Batista.

Já o lateral-direito Jonathan, o zagueiro Leonardo Silva, o meia Wagner e o atacante Wellington Paulista retornaram ao time após serem poupados no triunfo por 3 x 2 sobre o Villa Nova. O volante Elicarlos foi escalado como titular e o meia Gerson Magrão, único atleta mantido da partida contra o Villa Nova, foi descolado para a lateral esquerda.

Alessandro abriu o placar para o Cruzeiro, aos 22 min da primeira etapa. Os demais foram marcados no segundo tempo, por Leonardo Silva, aos 11 min, Wellington Paulista, aos 14 min, Jonathan, aos 30 min, e Soares, aos 41 min.

O time celeste manteve uma escrita de 23 anos e meio sem derrota para o Guarani-MG em Belo Horizonte. O último revés em casa foi em 27 de julho de 1985, por 2 x 1, em partida válida pelo Estadual. A partir de então, foram seis vitórias celestes e um empate em sete jogos na capital mineira.

Os atletas celestes não terão muito tempo para curtir a vitória. Eles se reapresentam na Toca da Raposa II na tarde de sexta-feira e lá ficarão concentrados até o clássico de domingo contra o Atlético-MG.

O jogo

A formação inicial do Cruzeiro não tinha muito tempo de treinamento junta e isso ficou claro nos minutos iniciais. A equipe celeste se impôs em campo muito mais pela qualidade de seus jogadores do que por um entendimento mais aprofundado entre os atletas.

O volante Fabrício mostrou muita vontade logo de início. Aos 3 min, ele foi o responsável pela primeira jogada do ataque celeste, ao conduzir a bola até a entrada da área e acionar Wellington Paulista, que progrediu e chutou por cima do gol de Fábio.

O placar quase foi aberto aos 7 min, quando Bernardo cobrou falta da direita e Leonardo Silva chutou de primeira, rente à trave esquerda.

Após o décimo minuto, o Guarani-MG conseguiu se soltar e efetuou as duas primeiras finalizações, ambas em cobranças de falta. Aos 11 min, o zagueiro Fábio Recife bateu fraco e não deu trabalho a Andrey. Três minutos depois, foi a vez de o volante Diego Paulista acertar um forte chute da intermediária, que o goleiro defendeu bem.

O bom momento do adversário não perdurou muito e o Cruzeiro retomou o comando da partida. O primeiro gol saiu aos 22 min, quando Elicarlos recebeu bom passe pela direita, invadiu a área e cruzou na medida para Alessandro completar para a rede a fazer 1 x 0.

Sob um calor forte e úmido no Mineirão, os atletas mantiveram um ritmo brando até o final da primeira etapa, trocando passes e administrando a vantagem. Aos 35 min, Bernardo tentou o primeiro gol como profissional em cobrança de falta, mas mandou por cima.

O Cruzeiro mostrou boa técnica aos 37 min quando, em longa troca de passes no campo de ataque, que terminou nos pés de Wagner, que chutou de fora da área, à direita do gol.

O jogo não mudou muito na segunda etapa. O Cruzeiro manteve a posse de bola na maior parte do tempo e o Guarani ficou preso ao campo de defesa.

O lance do segundo gol ilustra bem o predomínio celeste em campo. Após uma cobrança de escanteio, a bola permaneceu sob o domínio do Cruzeiro até sobrar para Gerson Magrão, rente à linha de fundo. O lateral improvisado levantou a cabeça e colocou na medida para Leonardo Silva, do alto de seus 1,92m, cabecear com firmeza e fazer 2 x 0, aos 11 min.

Pouco depois, Wagner invadiu a área e foi derrubado na área pelo volante Diego Paulista. Wellington Paulista encarregou-se da cobrança e o fez com categoria. Acertou o ângulo direito de Fábio, que saltou para o lado esquerdo. Cruzeiro 3 x 0.

Aos 22 min, Adilson Batista sacou Fabrício, cansado, e lançou o lateral-direito Jancarlos. Jonathan passou a ser volante. Sete minutos depois, o treinador promoveu a estreia do zagueiro Gustavo. Ele substituiu Leonardo Silva, que pouco antes havia salvado o Cruzeiro de sofrer um gol, tirando a bola em cima da linha.

A vitória virou goleada aos 30 min. Jancarlos avançou pela direita e encontrou Jonathan livre na área para dominar e, tal como centroavante, fazer Cruzeiro 4 x 0.

A última substituição do Cruzeiro foi feita aos 36 min. Wagner deixou o campo para dar lugar ao atacante Soares. E ele teve tempo de ampliar o placar, após receber cruzamento da esquerda de Bernardo, aos 41 min.

CRUZEIRO 5 X 0 GUARANI-MG

Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
Data: 12/02/2009 (quinta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (MG)
Público: 5.534 pagantes
Renda: R$ 81.060,00
Gols: Alessandro, aos 22 min do primeiro tempo; Leonardo Silva, aos 11 min, Wellington Paulista, aos 14 min, Jonathan, aos 30 min, e Soares, aos 41 min do segundo tempo

Cruzeiro
Andrey; Jonathan, Leonardo Silva (Gustavo), Anderson e Gerson Magrão; Elicarlos, Fabrício (Jancarlos), Bernardo e Wagner (Soares); Alessandro e Wellington Paulista
Técnico: Adilson Batista

Guarani-MG
Fábio, Renê, Fábio Recife e Lúcio (Danilo Lins); Neguinho, Diego Paulista, Paulinho, William César (Fernandinho) e Ceará; Azulão (Conrado) e Diego Campos
Técnico: Ney da Matta

Cartões amarelos: Renê, Ceará, Lúcio, Diego Paulista e Neguinho (Guarani-MG)
Cartão vermelho: Diego Paulista (Guarani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".