domingo, 15 de fevereiro de 2009



Rivais se enfrentam para manter o embalo (14/02)
Vicente Ribeiro - Portal Uai
Leandro Mattos - Portal Uai
Em bom momento no Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético disputam, neste domingo, no Mineirão, o primeiro clássico oficial na temporada


Emmanuel Pinheiro e Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Em ótimo momento, Ramires e Diego Tardelli serão as principais armas de Cruzeiro e Galo


Em menos de um mês, Cruzeiro e Atlético voltam a se encontrar. Mas se o primeiro clássico do ano, em 17 de janeiro, pelo Torneio de Verão, no Uruguai, foi encarado como um aperitivo, o segundo, neste domingo, às 16 horas, no Mineirão, é para valer. Está em jogo a conquista de três pontos no Campeonato Mineiro. Para o time celeste, a vitória significará praticamente vaga garantida na próxima fase. No caso dos alvinegros, o triunfo interromperá um longo e incômodo jejum.

No primeiro clássico do ano, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o Cruzeiro venceu por 4 a 2, resultado que valeu aos celestes classificação para a final do Torneio de Verão - os mineiros levantaram a taça ao derrotarem o Nacional por 4 a 1. A situação agora é outra. Em plena disputa do Mineiro, os rivais querem os três pontos para ganhar confiança visando aos próximos compromissos.

A rivalidade entre os clubes foi ainda mais acirrada em função de um longo tabu favorável ao Cruzeiro. O time celeste está invicto há nove clássicos, desde 2007. São nada menos que oito vitórias dos cruzeirenses e um empate. O último triunfo do Galo foi no primeiro confronto da decisão do Estadual de 2007, quando goleou por 4 a 0 - o alvinegro foi campeão mesmo perdendo de 2 a 0 na final.

Além da motivação extra causada pelos números - o Galo jogará tudo para quebrar o tabu e voltar a vencer o rival, enquanto o Cruzeiro fará o máximo para ampliar a série invicta -, os dois times vêm de resultados positivos e uma semana tranquila. O Atlético se recuperou com dois triunfos consecutivos, sobre Social (3 a 0) e Uberaba (4 a 1). Os cruzeirenses consolidaram a liderança derrotando Villa Nova (3 a 2) e Social (5 a 0).

Cruzeiro

Com 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro, após quatro rodadas, o Cruzeiro entra em campo para tentar se isolar novamente na ponta da tabela e retomar os três pontos de vantagem que tinha sobre o Democrata-GV. A Pantera abriu a quinta rodada do Estadual com uma vitória fora de casa, sobre o Social, neste sábado, e colou na Raposa, que tem um jogo a menos.

Amparado pela ótima sequência sobre o maior rival, o time estrelado quer chegar aos 10 jogos sem derrota e se aproximar da maior série invicta da história do confronto, que pertence ao Atlético e é de 13 partidas.

Com opções de sobra para armar seu time, Adílson Batista manteve o mistério e não confirmou os 11 titulares que mandará a campo. O treinador só pensa na manutenção do aproveitamento total na competição, para que a equipe inicie a disputa da Libertadores da América com mais tranquilidade.

“Nós sabemos da importância da vitória, mas não estou pensando em recorde, em tabu. Os objetivos que nós temos é terminar a primeira fase em primeiro e é importante vencer esse jogo. Manter os 100%, adiantar a classificação, continuar com três pontos na frente do segundo colocado, esse é o objetivo”, avisou.

Principal arma do treinador e jogador mais regular do time da Toca, Ramires sabe que o Cruzeiro não terá moleza, pois enxerga a evolução do Atlético nas últimas partidas. “A gente espera fazer um bom jogo. Vamos enfrentar uma equipe forte, que vem se acertando, crescendo no campeonato. Sabemos que vai ser um jogo difícil”.

O camisa 10 Wagner reiterou a melhora do Galo e disse que o jogo será decidido nos detalhes. “Vai ser um jogo difícil, que se resolverá em detalhes e temos que entrar ligados. As duas equipes estão bem preparadas, ao contrário do primeiro jogo do ano, por isso temos que ter atitude para fazer os gols e vencer”, observou.

Atlético

No Atlético a ordem é conquistar a terceira vitória consecutiva. Mas o técnico Emerson Leão tem mais um adversário pela frente: as contusões. De uma só vez, ele perdeu três opções para o meio-campo. Os armadores Lopes, Tchô e Renan Oliveira - que retornou da Seleção Brasileira Sub-20 - foram vetados pelo departamento médico. Como o grupo é reduzido, segundo o próprio comandante, a vez é das categorias de base.

O jovem Yuri, 23 anos, titular contra o Uberaba, deve ser mantido. Outra alternativa seria o experiente Júnior atuando no meio-campo, com Thiago Feltri reaparecendo na lateral esquerda. O treinador deixou o fim do mistério para momentos antes da partida. Apesar dos desfalques, Leão procura valorizar o grupo, acreditando que o Atlético entrará no clássico em condição de igualdade com o arquirrival.

A preocupação de Leão está também no combate. O alvo principal é Ramires, destaque e artilheiro celeste na temporada, com cinco gols. "O Ramires é o melhor atleta em atividade no país e um dos melhores atletas brasileiros. Me surpreende que ele ainda esteja aqui e que ainda não está como titular absoluto da Seleção Brasileira", afirmou o técnico, admitindo que o volante merecerá atenção especial neste domingo.

Se o meio-campo é problema, o mesmo não ocorre com o ataque. A dupla de frente do Galo, Éder Luís e Diego Tardelli, é responsável por nada menos que 12 dos 15 gols da equipe na temporada, sendo três do primeiro e nove do segundo. Para Éder Luís, a parceria será um trunfo a mais no clássico. "O Tardelli está em um momento muito bom, enquanto eu procuro fazer o melhor para ajudar o Atlético. Cabe ao jogador aproveitar a boa fase para ajudar a equipe", comentou.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO

x

ATLÉTICO
Escalação
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista


Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Renan, Carlos Alberto, Márcio Araújo e Yuri; Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico
Adílson Batista


Emerson Leão
Gols
-


-
Local e horário: Mineirão, em Belo Horizonte (MG), às 16 horas
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Celso Luiz da Silva
Motivo: 5 ª rodada do Campeonato Mineiro

Um comentário:

  1. amigos cruzeirenses hoje espero mais uma goleada do cruzeiro em cima do nosso rival , vamos para o decimo jogo invictos contra eles , queria ver sorin e cleber hoje contra o nosso riuval mais ja que eles nao vao pro jogo vamos com o que temos mesmo e mais uma vitoria cruzeirense da-lhe zeeeeeeeeeero

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".