quarta-feira, 22 de abril de 2009

100 JOGOS EM DOSE DUPLA





Nº 100 em dose dupla (22/04)
Antônio Melane - Estado de Minas

Com o que tem de melhor, pois os principais jogadores estarão em ação, o Cruzeiro enfrenta o Deportivo Quito, do Equador, hoje, às 19h30, no Mineirão, no encerramento do Grupo 5 da Copa Libertadores. Luta para manter o primeiro lugar e iniciar com vantagens as oitavas-de-final. Também pelo Grupo 5, jogam Universitário x Estudiantes, em Sucre (Bolívia). Como os celestes estão com 10 pontos – os argentinos têm um a menos; os equatorianos, dois a menos; e os bolivianos, já eliminados, somam apenas um –, mesmo com uma derrota estarão classificados, caso o Estudiantes perca na Bolívia. Só que o pensamento está fixo em mais uma vitória, principalmente para eliminar de vez os traumas causados pela goleada por 4 a 0 sofrida para o Estudiantes, em La Plata.

No dia que o Cruzeiro comemora 100 participações na competição, o jogo não deixa de ser encarado como o da reabilitação. Como são previstas muitas dificuldades, pela marcação forte dos equatorianos, que às vezes exageram nas faltas, como no empate por 1 a 1, em Quito, os jogadores esperam muito incentivo e casa cheia. Nos dois primeiros dias da venda antecipada, foram vendidos 21.400 ingressos e a tendência é que mais de 30 mil pessoas empurrem a equipe em busca da vitória: “Tem de ser assim. Todos entram confiantes, com o apoio e o calor da torcida. Faz muito bem jogar com casa cheia”, destaca o volante Ramires. Ele vive um momento especial, pois completará o centésimo jogo com a camisa celeste. Foram 26 gols, alguns históricos, como em decisões com o Atlético, e na própria Libertadores do ano passado, quando foi o principal jogador celeste.

Este ano, Ramires ainda não entrou no ritmo, mas em momento algum deixou a desejar: “Os times estão fechando muito o meio, com o objetivo de não deixar a gente jogar, tirando os espaços, às vezes marcando com violência. Os árbitros não são tão rígidos, o que atrapalha um pouco. Mas nem por isso deixei de cumprir o determinado”. Ele está feliz pela marca histórica: “É bom saber do dever cumprido e que posso conseguir muito mais, dentro do que sempre falei quanto a conquistar títulos”. Em 18 jogos, marcou 10 gols este ano. Do grupo atual, é superado por Fábio, com 250 atuações; Wagner, 200; e Jonathan, 150.

A confiança é total para hoje e os próximos jogos decisivos: “Este ano estamos amadurecidos, bem conscientes do nosso dever, da capacidade e da realidade do futebol. Os jogadores que ficam marcados na história dos clubes são os que se destacam nos grandes jogos e suas equipes são campeãs. E todos estão pensando muito positivamente. Nossa preparação é para que haja uma resposta mais do que positiva”.

DUPLA ARTILHEIRA A esperança de gols é o atacante Kléber, de volta à Libertadores, depois das expulsões contra o Estudiantes e o Universitário. Ele vai reencontrar o árbitro paraguaio Carlos Amarilla, que lhe deu o primeiro dos dois cartões vermelhos. O artilheiro se considera perseguido pelo árbitro desde o jogo Palmeiras x Argentinos Juniors, pela Copa Sul-Americana, ano passado: “O problema com esse juiz foi na Argentina. Ele pegou muito no meu pé naquele jogo e acho que me marcou contra o Estudiantes”. Mas, desta vez, Kléber está pouco ligando: “Vou para jogar futebol e ele que faça o seu trabalho. Quero gols e outra grande vitória. Haverá dificuldades, mas não podemos abrir mão do primeiro lugar”.

Ramires e Kléber foram poupados da vitória por 2 a 1 contra o Ituiutaba, domingo, para que hoje possam render mais. Kléber entrou nos 20 minutos finais para tentar melhorar a artilharia no Campeonato Mineiro (tem 11 gols), mas não teve sucesso e até perdeu um pênalti. Outros jogadores foram preservados, como Wellington Paulista, que tem tudo para começar hoje (fica Wanderley e Thiago Ribeiro como opções), Marquinhos Paraná e Jonathan.

O único problema é o zagueiro Thiago Heleno, com torção no tornozelo esquerdo. Ele ficou em tratamento ontem. Se não tiver condições, Leo Fortunato e Anderson são as opções. Depois do jogo todos serão liberados e amanhã as atenções se voltam para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro, domingo, contra o Atlético.

CIENTE DA PRESSÃO

Para seguir na Libertadores e disputar as oitavas-de-final, o Deportivo Quito, do Equador, sabe que precisa vencer e que qualquer outro resultado o elimina. Assim, o técnico argentino Rubén Darío Insúa revela que sua equipe não atuará com medo, apenas para se defender: “Teremos de jogar com inteligência, com agressividade, e marcar para recuperar a posse de bola”.

Ele vê no Cruzeiro uma vocação ofensiva, mas observa que, para atingir o seu objetivo, que é vencer e se classificar, não poderá aceitar a pressão dos donos da casa. “Para ficarmos à frente, tudo dependerá da nossa capacidade de neutralizar o jogo ofensivo do rival e não deixarmos de atacar. Vamos tentar nos impor, jogando da mesma maneira de quando atuamos em casa, independentemente do rival. Somos uma equipe que tem identidade própria.”

O desfalque será o goleiro Ibarra, que cumpre suspensão automática pela expulsão na vitória por 3 a 1 sobre o Universitário. Jogará Garcia. O sonho é repetir a campanha do rival LDU, atual campeã da competição.


FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO

2 x 0

DEPORTIVO QUITO
Escalações
Fábio; Jonathan, Leo Fortunato, Leonardo Silva e Gérson Magrão; Fabrício (expulso), Marquinhos Paraná, Ramires (Henrique) e Wagner (Thiago Ribeiro); Kléber e Wellington Paulista (Bernardo)


García; Franklin Corozo, Giovanny Caicedo, Luis Checa e Isaac Mina; Edwin Tenorio, Luis Tenorio, Oswaldo Minda (expulso) e Nicolás Asencio (Baldeón); Mauricio Donoso (expulso) e Leider Preciado (Escobar)
Técnicos
Adílson Batista


Darío Insúa
Gols
Leo Fortunato, 14min 1ºT
Wagner, 26min 1ºT


-
Cartões amarelos
Leonardo Silva
Marquinhos Paraná
Kléber


Isaac Mina
Oswaldo Minda
Nicolás Asencio
Franklin Corozo
Data e horário: Quarta-feira, dia 22, às 19h30
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Emigdio Ruiz (PAR) e Milcíades Saldívar (PAR)
Motivo: 6ª rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores

5 comentários:

  1. Ainda é cedo p/ criar espectativas.
    Faltou apoio dos laterais, o WP provou que ñ tem condições de estar no elenco.
    O Wágner provou que se o ASNO ñ alterar sua maneira e posicionamento, joga muito e provou no jogo de hoje.
    O Fabricio Apesar de ter sido expulso injustamente, ajudou muito sua saida, tem atrapalhado, conduzindo muito a bola-querendo bater todas as faltas enfim, totalmente perdido em campo. Um banco caíria como uma luva.
    Já p/ próximo jogo, vem Henrique de novo, isso mais parece uma perseguição, mexe vira lá vem ele.
    Isso parece ser um Karma na vida do torcedor Cruzeirense.

    ResponderExcluir
  2. Lì algo a respeito do Albertinho ñ ser ou ñ estar + VIBRANTE. Sinceramente ñ sei o que é ser VIBRANTE! O kra coloca todo coração em nome de um gol Cruzeirense, mais p/ uns parece pouco.
    Talvés seja pq questiona a posição da Diretoria, do intocável entregador de camisa, pq cobrar contratações etc.
    Hoje p/ ser Cruzeirense vc tem que seguir certas normas Ditatoriais e pensar como seus cupichas,
    isso p/ mim é totalmente ridículo. Está nascendo o MILITARISMO AZUL, Omissões-Lavagens Cerebrais
    o direito de ñ se ter direito- reprezálias etc. Será que teremos também um AI5 AZUL?

    ResponderExcluir
  3. ALDÃO

    Pois é,
    recebi um contato de uma pessoa ligada a rede Itatiaia.

    Veja voce, que tudo não passa de uma jogadinha de interesse. Tudo isso, esta seleuma toda contra a rádio, nada mais é que uma vontade do criador do cruzeiro.org, em ter espaço na mídia.
    Fato é que o BOUIRROTO, radialista fracassado, armou pra se dar bem, montou um site, auto denominou de oficial da torcida do cruzeiro, ou seja, ele é o dono do site e de tabela se julga DONO da torcida, manipula opiniões, massifica opiniões, com isto, ele aparece como nome forte da torcida dentro do Cruzeiro, começa a ganhar passagens pros jogos longe de MG, ingresso, convite pro churrascão e outras regalia$.
    Nossa atuação na internet, tem sido a de coibir este tipo de INFLUÊNCIA que ele aprendeu na política, já que foi militante por anos, e sempre foi um sujeiro de segredinhos, armações e golpes sujos.
    Desta vez, foi longe demais.
    Lembro a vc Aldão, que este mesmo sujeito, esteve perto de ser lançado da arquibancada pra geral, pois NINGUÉM da turma antiga, foi com a cara e com os métodos e interesses deste cidadão.

    TEMOS QUE DESMASCARAR ESTE SITE E O DONO DELE.

    ResponderExcluir
  4. na minha opiniao a defesa do cruzeiro ontem em bolas altas se complicou em todas as bolas alçadas na area inclusive o fabio , como esse era a unica jogada que o time do equador tinha nao foi tao dificil , mais essa defesa que jogou ontem e fraca e num jogo contra um time melhor estruturado a casa vai cair ja disse varias vezes fortunato e no maximo um reserva regular apesar do gol ontem ele nao e firme tem ser ou o thiago heleno ou andersson ou gustavo ali junto gom o leonardo silva , e precisa treinar mais pontaria ontem o time abusou do direito de perder gol isso pode fazer falta mais na frente em caso de desempate

    ResponderExcluir
  5. Cada dia mais o CRUZEIRO se torna o grande favorito ao título da Libertadores 2009. É FATO!

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".