sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 Rio vence Madri, e Brasil será a sede pela 1ª vezparabéns rio de janeiro parabéns brasil







Após duas tentativas frustradas, o Rio ganha o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos




Quando o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, abriu o envelope com os cinco anéis olímpicos e anunciou a vitória do Rio, foram duas explosões simultâneas de alegria. Na Praia de Copacabana, a multidão que aguardava o resultado soltou o grito e começou a comemorar sob uma chuva de papel picado. Dentro do Bella Center, os integrantes da delegação brasileira repetiram a festa de forma efusiva. Sem conter as lágrimas, Pelé comandava a celebração, abraçando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e os esportistas da comitiva. Entre gritos e abraços, difícil era encontrar no auditório um brasileiro que não estivesse chorando.



Enquanto isso, no Air Force One, Barack Obama já voltava para casa, com as mãos vazias e uma decepcionante eliminação na primeira rodada. A população japonesa, em sua maioria contra a candidatura, pôde festejar a saída na segunda fase. Madri surpreendeu e avançou à final, mas não conseguiu emplacar duas Olimpíadas seguidas na Europa. E a vitória brasileira sobre os espanhóis na última rodada veio com sobras: 66 votos contra 32.

O Brasil, que lutava há mais de uma década pelo direito de sediar os Jogos, ganhou a disputa na lágrima, da mesma forma como costuma festejar suas conquistas em cima do pódio em competições mundo afora. Com uma apresentação marcada pelo tom emotivo nesta sexta-feira, o Rio deu a cartada final para convencer os integrantes do Comitê Olímpico Internacional a plantar o movimento olímpico na América do Sul pela primeira vez.





parabéns rio de janeiro por sediar as olimpíadas de 2016


O DISCURSO APAIXONADO DE LULA


Efeito Obama? O Rio de Janeiro não sentiu os efeitos da presença do presidente norte-americano na Dinamarca. Nesta sexta-feira, Chicago, que tinha como cabo eleitoral Barack Obama e sua mulher Michelle, foi eliminada na primeira fase.

O Rio de Janeiro, considerado favorito, chegou até a última etapa da votação, contra Madri. Os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) já escolheram a sede, mas o anúnico da vencedora será feito apenas às 13h30.

Após as apresentações das quatro cidades candidatas, 94 membros do COI - dois deles não conseguiram comparecer à reunião e um se absteve - decidiram, surpreendentemente, eliminar Chicago no primeiro turno. Os norte-americanos eram considerados os maiores favoritos nas casas de aposta na Europa. Nos sites especializados em votações olímpicas, Chicago era o segundo colocado, pouco atrás do Rio de Janeiro.

Após as apresentações, porém, a imprensa internacional em Copenhague elegeu a brasileira como a melhor do dia. Os brasileiros foram considerados perfeitos tecnicamente e ainda ganharam um plus com o discurso emocionado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As três demais candidatas estiveram no mesmo nível. Chicago mostrou seu projeto de maneira discreta e nem mesmo o trunfo do casal Barack e Michelle Obama funcionou. A passagem relâmpago do presidente por Copenhague - a visita durou cerca de cinco horas - não convenceu os membros do COI e Chicago acabou atrás de todas as suas concorrentes.

Na segunda votação, Tóquio acabou eliminada. A apresentação japonesa foi técnica, com ênfase no aspecto ambiental do projeto, e pouco emotiva. Já Madri conseguiu mexer com os membros do COI, buscando o lado humano dos Jogos Olímpicos.

A definição da sede olímpica apenas na última fase já era esperada. A última vez em que uma uma cidade candidata aos Jogos de verão foi eleita logo no primeiro turno foi em 1981, quando Seul conquistou o direito de organizar os Jogos de 1988.

Na última eleição, inclusive, foram necessários quatro turnos antes que o COI declarasse Londres a vencedora. Para 2012, Moscou foi eliminada no primeiro turno, Nova York saiu no segundo, Madri, no terceiro, e Paris perdeu na rodada final.

3 comentários:

  1. Que venha a olimpíada para o Brasil que ganhemos a oportunidade, mas que não deixem as estruturas que são feitas as moscas e que deixem um legado para as modalidades. Que não façam o tênis em um lugar que no dia seguinte não existe mais, que usem os complexos depois dos jogos e que gastem o mínimo possível de dinheiro público. Nosso pais tem problemas demais alem do esporte.

    Vamos Brasil, vamos dar exemplo, ser aplaudidos pelo que fazemos bem.

    Que venha Rio 2016

    ResponderExcluir
  2. acho um absurdo o pesoal não querer as olimpíadas no rio porque os políticos vão desviar verbas ,eu acho que tem que fazer sim , e cobrar prestaçoes de contas o brasil tem que se moralisar se ouver desvio de verbas cadeia para os cúlpados , foi uma grande vitória brasileira sim , muitas personalidades internacionais como rei rainha entre eles o homem mais poderoso do mundo tiveram que engolir a seco o discurso emocionado e a explosão de alegria do nosso presidente um nordestino aventureiro que hoje pode se considerar tão personalidade quanto os que ali estava , não é sempre que o brasil da uma goleada em votos em cidades de países tão importantes como espanha , eua , e japão , a que se comemorar sim , uma olimpíada engrandece qualquer nação , e se requer um grande investimento também traz um grande retorno financeiro , cultural , e porque não educacional também , viva o rio viva o brasil
    copa do mundo 2014 e olímpíadas em 2016 moram de inveja hermanos argentinos

    ResponderExcluir
  3. Lula, o homem que nasceu com a nuca virada para a Lua, tem razão: “O Brasil é um novo Brasil em tudo”!

    E como fica agora todo urubu que joga no time do “quanto pior, melhor”?

    O Brasil terá entre 2014 e 2016 seus mágicos e melhores momentos de divulgação positiva no mundo desde Pedro Álvares Cabral.

    E esta vitória do Brasil olímpico, ganhando de três cidades muito mais poderosas, dará
    ainda mais musculatura política ao abençoado Lula.

    Justamente no último ano de seu mandato “quando na política até o garçom não aparece mais no gabinete para servir um cafezinho”.

    Foi tudo emocionante como final de Copa do Mundo a partir da linda e loira Dinamarca.

    O Aerolula fez do Air Force One de Obama um teco-teco.

    Paulo Coelho virou Shakespeare.

    Pelé continua ainda mais Pelé pelo menos até 2999.

    Com a goleada que Obama levou nesta corrida olímpica, fica provado que corredor queniano de vez em quando também “trupica”.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".