sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Decisão na terra natal pode definir futuro de adilson batista






De volta à cidade que o lançou para o futebol, técnico Adílson Batista enfrenta amanhã o Atlético-PR e, se o time celeste for o vencedor, ele pode resolver permanecer na Toca

O técnico Adílson Batista, de 41 anos, está de volta a Curitiba, onde começou no futebol. Por coincidência, o resultado do jogo de amanhã, às 19h30, contra o Atlético-PR, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode determinar uma das decisões mais importantes de sua vida. Se vencer, o Cruzeiro vai dormir novamente entre os quatro primeiros, ganhando força para os dois jogos finais – Coritiba no Mineirão e Santos, na Vila Belmiro –, aumentando e muito as chances de ele permanecer no comando celeste. Agora, se o time perder, sabe que praticamente elimina as chances de garantir uma das vagas para a Copa Libertadores, e ele não vai permanecer. Deve agradecer à diretoria e não renovar o contrato por mais um ano.

O treinador não nega que sua família será importante nessa decisão. Mas também há um algo mais: “É difícil você trabalhar tanto, conseguir bons resultados, e ser chamado de burro. Faz parte do futebol, mas dói”. A rejeição de parte da torcida poderá tirá-lo da Toca da Raposa. Não há dúvida, porém, de que a maioria no clube quer que ele fique, pela promessa de fazer um grande time, de continuar estudando muito, de quebra de tabus e de manter a hegemonia diante do rival Atlético: apenas uma derrota em 12 jogos: “E ainda me chamam de burro. Naquele jogo que perdemos (3 a 0) usei uma equipe de juniores”.

O ex-zagueiro é paranaense de Adrianópolis e foi revelado nas categorias de base do Atlético-PR. Jogou também no Cruzeiro, Grêmio, Jubilo Iwata (Japão), Corinthians, Internacional e Atlético. Foram 13 anos de carreira e 23 títulos. No perfil de técnico jovem (iniciou a carreira em 2001, no Mogi Mirim), apresenta uma liderança inquestionável, mesmo sem grande experiência. Ele é da escola de Luiz Felipe Scolari e se orgulha de ter as portas abertas por onde passou.

No Mogi Mirim, levou o time ao vice-campeonato da Série C do Brasileiro: “Foi uma campanha muito boa, pois, entre 65 times, chegamos em segundo e o clube subiu para a Segunda Divisão”. No ano seguinte, estava no América-RN e foi campeão potiguar. Fez sucesso também no comando do Avaí, na Série B do Brasileiro de 2002. A partir daí, não faltou mais emprego. No futebol brasileiro, destaque para as ações no Cruzeiro. Levou o time à final da Copa Libertadores este ano, perdendo o título para o Estudiantes de La Plata.

Adílson sente o coração apertado pela perda dessa Libertadores: “Infelizmente, naquela noite não jogamos. Fizemos 1 a 0 e eu, naquele momento, poderia ter tirado o Verón do jogo. Era só pedir para o Elicarlos entrar e acertar as contas com ele. Mas, para tanto, teria de tirar o Wagner para a entrada do Elicarlos. Aí o estádio inteiro gritaria: burro, burro. Fugi totalmente de tudo como vejo o futebol, e não mudei para não incendiar o Mineirão. Perdi o título. Mas não desisto. Vou ganhá-lo ainda”. Em 1995, foi campeão da competição continental como zagueiro do Grêmio, que é o clube que mais o pressiona para assumir.

Alerta sobre perigo

Mais do que qualquer um, Adílson aposta que é possível conquistar os nove pontos nas três últimas rodadas e chegar novamente na Libertadores. Mas também afirma que se pode esperar pelo pior: “A pressão é muito grande quando se joga proibido de perder”. Durante a semana, ele fez muitas cobranças. Todos estão alertados do perigo que é o Atlético-PR, mas não abre mão da vitória: “Tenho todas as informações possíveis, vi o comportamento deles na Arena, sei que não é fácil, mas nós queremos os três pontos e eles estão ao nosso alcance”.

Para que não haja surpresas, o técnico deve manter a formação dos três últimos jogos. O time faz uma preparação esta tarde, em Curitiba, e fica definitivamente pronto. A surpresa é a presença de Cláudio Caçapa como opção para a defesa, com Gil
e Leonardo Silva como titulares. Ele julga que a experiência de Caçapa pode ser

fundamental para os momentos decisivos do jogo.


créditos
Antônio Melane - Estado de Minas

VEJA AS FRASES DA SEMANA

10 comentários:

  1. Proposta do Grêmio chega até Adilson Batista

    Destino do técnico deverá ser selado na terça-feira
    Adilson deve decidir na terça-feira se fica ou sai do Cruzeiro

    Adilson deve decidir na terça-feira se fica ou sai do Cruzeiro (Crédito: Gil Leonardi)

    LANCEPRESS!

    Adilson Batista tem até terça-feira para analisar a proposta oficial do Grêmio, quando fará uma reunião definitiva com o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela, segundo informações do site 'ClicRBS'.

    No entanto, informações como valor de contrato ou tempo de vínculo com o clube gaúcho não foram divulgados. O Grêmio procura um novo técnico que assuma o time em 2010 desde a saída de Paulo Autuori, na semana passada. Silas e Dorival Júnior foram outros nomes cogitados no Olímpico.

    Adilson Batista está em Curitiba para comandar a equipe do Cruzeiro contra o Atlético-PR neste sábado, às 19h30, na Arena da Baixada.

    ResponderExcluir
  2. O treinador Adílson Batista está muito perto de tornar público o seu destino em 2010 e ele será Belo Horizonte ou Porto Alegre. Como o Fanáticos já havia adiantado, os dois grandes clubes da capital gaúcha se interessam pelo trabalho de Batista, mas o Grêmio saiu na frente e teve proposta confirmada pelo Cruzeiro. O presidente do Tricolor, Duda Kroeff, está muito confiante na aproximação que o técnico tem com a equipe sulista e com o fato da família de Adílson viver em Curitiba. Isso porque o comandante disse que seu destino será escolhido com seus familiares.

    SAegundo o diretor de comunicação do clube, Guilherme Mendes, Adílson fará a sua escolha até esta terça-feira, quando voltará para a capital mineira. Com a partida entre Atlético e Cruzeiro, neste final de semana, o comandante poderá ver seus familiares. "Ele recebeu proposta do presidente do Grêmio e disse que a intenção é continuar em Belo Horizonte. Depois, ele falou com o Zezé, mas quer primeiro conversar com a família, em Curitiba. Ele ficou de dar uma resposta para os dois clubes na terça-feira", falou Guilherme Mendes.

    ResponderExcluir
  3. Cruzeiro negocia patrocínio para 2010
    Zezé Perrella afirma em rádio que conversou com banqueiro

    Por: Emerson Rodrigues

    PUBLICIDADE

    O atual patrocinador do Cruzeiro, o Banco Bonsucesso, deve pemanecer para a próxima temporada. A informação foi dada pelo presidente do clube mineiro, Zezé Perrella, na Rádio Itatiaia nesta quinta-feira. Segundo ele, Ricardo Guimarães, acionista do Bonsucesso e também banco BMG, mostrou afinidade com a idéia de patrocinar o clube em 2010.

    O banco BMG também está em conversação com o Clube Atlético Mineiro e assim como a Fiat fez em anos passados, os dois maiores clubes do estado podem ter o mesmo patrocínio master. Os valores não foram acertados, até pelas perspectivas das duas equipes que lutam pela Taça Libertadores da América.

    ResponderExcluir
  4. CAP 2x0 CRUZEIRO.
    P/ fim desse camiseiro safado.

    ResponderExcluir
  5. Ao contrário Zirlei.
    Tenho apressos por esse lugar.
    Sempre leio os comentários.
    Só me nego a parcipar, no meio dos Anônimos enviados pelo Fanta Uva . Org.
    A mendo de quem citei o nome.
    Mais a luta nem começou.
    Com a saída do ASNO.
    Eles mudarão o discurso. Vão perseguir o seu sucessor.
    Pq sabemos quem é Zé Raposa e toda as escórias do Fanta Uva.
    Que usem pelo menos um NAK NAME.
    ANÔNIMO< é o nome do Cachorro de minha irmã. Que coloquei,homenageando esses Cruzeirenses assalariados.
    Carrapatos, grudados no saco do ZZP.

    ResponderExcluir
  6. Adílson admite que já conversou com a direção do Tricolor, mas diz que prioriza a renovação de contrato com o Cruzeiro. "Conversei com o presidente do Grêmio (Duda Kroeff) e disse a ele que a prioridade era ouvir o Cruzeiro, conversar com o Zezé, pelo fato de o Cruzeiro já ter me proporcionado um contrato de dois anos, três anos, um ano. O Zezé manifestou o desejo da nossa permanência. Coloquei tanto para o Zezé quanto para o Duda que terça-feira eu resolveria a minha situação. Vamos pensar com calma", afirmou o comandante.

    A questão familiar será decisiva na escolha. O técnico explicou que conversará com a esposa e as filhas, que moram em Curitiba, antes de anunciar a decisão. Ele deu a entender que também tem propostas do exterior, mas que deve mesmo permanecer no Brasil. "Coloquei para o Zezé e para o próprio presidente do Grêmio que eu precisava sentar com a família e conversar para que a gente decidisse o que fosse melhor para nossa carreira. Se elas (esposa e filhas) vão para Belo Horizonte, se vão para Porto Alegre, se vão para o exterior. Preciso ouvir tudo isso. Estou desde 2001 na carreira de treinador e estou sozinho. A gente sente um pouquinho a ausência. É um desgaste essa profissão. Às vezes, você abdicar do aspecto financeiro para ter o carinho é melhor", ponderou Adílson.

    ResponderExcluir
  7. eu espero que esses jogadores honrre a camisa do cruzeiro pois a libertadores virou obrigação , talvez para minimizar um pouco todos os fracassos colecionado esse ano , digo esse ano para não ser injusto com os que chegaram , pois na verdade são dois anos de fracassos com derrotas bisonhas e títulos que escaparam por entre os dedos , e pra isso a vitoria nessas tres partidas finais é obrigação independênte de onde for a partida é vencer ou vencer e de quebra ainda torcer , secar os adversários também vai ser últil

    ResponderExcluir
  8. Cruzeiro estampará novo patrocínio na camisa até o final do Brasileirão (20/11)
    Gilmar Laignier - Portal Uai

    O Cruzeiro estampará em sua camisa a logomarca dos Supermercados BH nas três partidas finais do Campeonato Brasileiro deste ano. A marca ficará nas costas, abaixo do número. O patrocínio master do clube segue sendo o Banco Bonsucesso, cujo contrato termina no fim deste ano.

    Os Supermercados BH já haviam estampado sua marca na camisa celeste no jogo de despedida de Sorín.

    Para a próxima temporada, o presidente Zezé Perrella afirmou que o Banco Bonsucesso tem prioridade na renovação de contrato para continuar sendo o patrocinador master do clube. O encontro do dirigente com o presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, na última semana, levantou a hipótese de que o banco de crédito comandado pelo ex-presidente atleticano pudesse patrocinar o Cruzeiro em 2010. Zezé desconversou sobre essa hipótese. (UAI)

    ResponderExcluir
  9. As camisas dos arquirrivais Atlético-MG e Cruzeiro devem estampar o mesmo patrocinador master em 2010. O GLOBOESPORTE.COM apurou que o banco mineiro BMG já fechou as bases para um contrato com o Galo - só falta assinar – e encontra-se também em negociação com o Cruzeiro.

    De acordo com a informação, o BMG vai pagar por volta de R$ 10 milhões a cada clube, por um ano de contrato. O acordo firmado com o Atlético-MG é semelhante ao que deve ser fechado com o Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  10. zirlei

    se o AB ficar, eu ficarei aqui diariamente malhandi suas cagadas....não muda nada, o cara vai continuar fudendo o cruzeiro, seus missionários pagos continuarão enchendo as burras e os patetas seguidores, babando saco murcho e enrugado.

    NA BOA, MEU ÓDIO PELO AB, NÃO PERMITE ELE NÃO RENOVAR...QUERO VER ELE SAINDO É COM CORO D EBURRO E VAI EMBORA, ALÉM DE UMA SURRA DA MÁFIA NOS PLAYBICHA DA TFC.

    Sae não for assim, a vitoria será do AB

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".