quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Há 40 anos, Pelé fazia história com um pênalti: o milésimo gol




Inicialmente, Andrada não gostou de ter sofrido o milésimo gol de Pelé. Mas com o tempo, passou a aceitar melhor ter participado do lance histórico

Rei do Futebol admite que 'perna tremeu' antes da cobrança no Maracanã

Adilson Barros Santos, SP



Quanto tempo dura uma cobrança de pênalti? Entre a corrida do batedor e a conclusão da jogada, alguns poucos segundos. Mas a penalidade que deu a Pelé seu milésimo gol parece eterna. É como se o Rei estivesse batendo aquele pênalti até hoje, dia 19 de novembro de 2009, quando o lance completa 40 anos.



O momento histórico: Pelé coloca a bola no canto. Andrada voa, mas não consegue evitar o gol mil do Rei


O gol histórico foi marcado com a camisa do Santos no Maracanã, contra o Vasco, em uma partida válida pela Taça de Prata. O jogo estava 1 a 1. Aos 32 minutos do segundo tempo, Pelé é lançado por Clodoaldo, tromba com o zagueiro vascaíno Fernando e cai na área. O árbitro pernambucano Manoel Amaro de Lima aponta a marca do pênalti.


- O cobrador oficial era o Carlos Alberto Torres, mas ali eu bati. Engraçado é que era jogo normal, não era final nem nada. Mas quando eu olhei para trás estava todo mundo na linha do meio de campo. Se houvesse rebote, não ia ter ninguém para pegar - relembra Pelé.



Memória EC: assista ao gol de Pelé e relembre outras histórias do gol mil



Hoje, o Rei lembra com descontração do gol. Mas ele admite que, na hora, suas pernas pesaram demais. Embora já fosse um craque consagrado, com 29 anos, o Rei sentiu a pressão.

Clique e ouça o gol mil do Rei do Futebol na narração de Waldir Amaral (Rádio Globo)
http://globoradio.globo.com/RadioClick/Player/6/0,,KY1161827-5941,00.html

- Na hora, a perna tremeu, o joelho também. Eu só pensava: ‘caramba, esse eu não posso perder’. Graças a Deus no fim deu tudo certo - comemora o Rei, como se o gol tivesse sido marcado na véspera.


O camisa 10 do Santos correu para a bola, deu uma paradinha, mas o goleiro Andrada não caiu. O Rei, então, bateu no canto direito, colocado. O goleiro argentino chegou a resvalar na bola, mas não o suficiente para evitar o gol histórico. Tivesse defendido a cobrança, talvez Andrada não seria tão lembrado quanto hoje. E, pior, poderia até ter sido vaiado pelas 65 mil pessoas que estavam no Maracanã naquela noite. Foi o que aconteceu com o zagueiro Nildo, do Bahia, que, três dias antes, havia salvado, em cima da linha, um chute de Pelé.

- A busca do milésimo me fez presenciar algo que não daria para imaginar. O zagueiro do Bahia que salvou meu gol em cima da linha recebeu uma vaia do estádio inteiro - diverte-se o Rei.


Dentro da rede, Pelé beija a bola do gol histórico

Anos após sofrer o gol, Andrada evitava falar no assunto. Gostaria de ser lembrado pelo bom goleiro que foi e não apenas por ter sofrido o milésimo gol do Rei do Futebol. Hoje, em dia, porém, o argentino não liga e se orgulha de fazer parte dessa história.



- Já cruzei com o Andrada em outras ocasiões. Ele diz que não queria ter ficado famoso pelo milésimo gol. Mas se não fosse aquele gol a gente não ia estar falando dele até hoje, 40 anos depois. Até lá na Argentina ele é lembrado por isso. Pô, não foi um frango. Foi o milésimo! - diz Pelé.



Logo após marcar o gol, Pelé correu para dentro da meta, pegou a bola e foi cercado por uma multidão de jornalistas. Nos ombros do goleiro Aguinaldo, Pelé aproveitou o momento para pedir atenção às crianças. Foi taxado de demagogo. Algo que, até hoje, ele não aceita.



- O discurso veio na hora. O jogo era na véspera do aniversário da minha mãe. Poderia ter dedicado o gol a ela, mas nem lembrei. Eu já trabalhava com crianças e falei aquilo. Todo país que quer crescer precisa apostar nas crianças e nos jovens. Por isso insisto até hoje que educação é primordial.



Concorrência


Depois do milésimo, Pelé fez mais 284 gols. Em 20 de maio de 2007, Romário alcançou a marca dos mil gols. Túlio, que ainda joga pelo Brasil afora, também corre atrás do seu. O atacante soma 899 e, apesar de já ter 40 anos, ainda sonha em chegar aos mil. Pelé aceita a concorrência com tranquilidade. Mas duvida que seu recorde de 1.284 gols seja quebrado algum dia:



Faz 40 anos que o único 1000o. gol da história do futebol profissional foi marcado por Pelé, contra o Vasco, no Maracanã.

Sobre a façanha, outro gênio brasileiro escreveu:

"O difícil não é fazer mil gols como Pelé. O difícil é fazer um gol como Pelé".

Nada a acrescentar depois de Carlos Drummond de Andrade.

10 comentários:

  1. nessa época eu tinha 4 anos de idade , mais como já to sem saco para falar de cruzeiro resolvi mudar um pouco hoje e homenagear o atléta do século no blog do melhor time do século .
    HOMENAGEM É FEITA AO ATLÉTA PELÉ ESSE MERECE MINHAS HOMENAGENS ,PARA ELE EU TIRO O MEU CHAPÉU , JÁ O CIDADÃO EDSON ARANTES DO NASCIMENTO ESSE EU PASSO .

    ResponderExcluir
  2. pelé o atleta do século outro igual nunca mais
    meu pai era santista e contava das maravilhas que viu o negão aprontar como o gol mais bonito de pelé feito na rua javarí contra o juventos
    á e parabéns pelo seu blog tem um layu de profissa
    muito bacana

    ResponderExcluir
  3. fica aí a sugestão para os torcedores do cruzeiro caso o cruzeiro não vença no paraná

    Clima tenso espera Palmeiras no desembarque

    Marcelo Belpiede - São Paulo (SP)

    O Palmeiras só desembarcará no aeroporto de Congonhas às 18 horas (de Brasília), mas certamente terá uma recepção hostil. Membros de torcidas organizadas já estão esperando a delegação do Alviverde e prometem protestar, principalmente contra o técnico Muricy Ramalho.

    Ao desembarcar em Congonhas, um membro de uma torcida organizada do Palmeiras avistou os jornalistas e bradou ameaças à delegação palmeirense.

    "Podem esperar que eles vão ter o que merecem quando chegarem. Avisa todo mundo que é para dar porrada no Muricy. É para jogar pipoca nele", berrou o torcedor.

    A princípio, o Palmeiras iria desembarcar em Congonhas às 16h25, mas em virtude do mau tempo que atinge Porto Alegre - onde a equipe foi derrotada por 2 a 0 pelo Grêmio na última quarta-feira e praticamente deu adeus ao título brasileiro - houve um atraso no voo da delegação alviverde.

    Gilberto Cipullo, vice-presidente do Palmeiras, não esperou o restante da delegação palmeirense e desembarcou em São Paulo no começo da tarde. Contudo, ainda em Porto Alegre, o dirigente foi hostilizado por torcedores, assim como aconteceu com os jogadores da equipe.

    ResponderExcluir
  4. Cruzeiro terá cinco pendurados contra o Furacão

    Do correspondente Fred Gonçalves - Belo Horizonte (MG)

    Na reta final do Campeonato Brasileiro, o problema dos cartões continua atormentando o Cruzeiro. Para a partida deste sábado, às 19h30, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela 36ª rodada, o time terá cinco jogadores pendurados com dois amarelos.

    Todos os setores do time terão atletas "ameaçados de suspensão". Na defesa, o zagueiro Gil e o lateral esquerdo Diego Renan. No meio, o volante Marquinhos Paraná e o meia Gilberto. Na frente, Wellington Paulista. O único que não deve entrar jogando é Gil, que pode perder a vaga para Cláudio Caçapa.

    Destes, o caso mais preocupante é o do atacante Wellington Paulista. Em função das contusões de Kléber, Soares e do equatoriano Guerrón, o técnico Adílson Batista só tem mais outras duas opções de frente: o titular Thiago Ribeiro e o jovem Eliandro, do time júnior.

    Responsável pela armação de jogadas da equipe, Gilberto encara a situação com tranquilidade. "Entrei pendurado contra o Grêmio. Então, não tem muito mistério. Tem que jogar e, se por algum motivo dentro de campo, tomar cartão em jogada normal, tudo bem. O que não pode é tomar cartão por reclamação ou cartão bobo", destacou.

    ResponderExcluir
  5. O Flamengo ganhou dois concorrentes na luta pelo meia Zé Roberto para o ano que vem. Segundo o empresário do jogador, Rodrigo Fonseca, Atlético Mineiro e Cruzeiro já fizeram uma sondagem pelo meia. Porém, o jogador já deixou claro que a prioridade dele é o Flamengo.

    – Zé Roberto quer continuar no Flamengo. Atlético Mineiro e Cruzeiro já mostraram interesse, mas só vamos conversar com eles se o Flamengo desistir – disse o empresário.

    ResponderExcluir
  6. ANDRADA, melhor goleiro do Brasil nos anos 70
    Argentino naturalizado, honrou as côres Crumaltinas, se tornando um ídolo.


    pelé. A coisa mais podre que já ví no Futebol.
    Quebrou de forma covarde, vários jogadores.
    Procópio Cardoso-Cruzeiro.
    Peri Coleon de 19 anos, zagueiro peruano.
    Mujica da selação do Uruguai.
    E um cara da Iugoslávia. que não me lembro o nome.
    Como jogador: Nada além de bom.
    Pesquizas feitas na INTERNET por todo o mundo.
    MARADONA foi muito superior!
    EUSÈBIO, o coloca como bom jogador, nada de especial.

    Como HOMEM, um traste que negou a própria filha.
    Subjou os DROGADOS.
    Mais seu filho, que é ótima pessoa.
    Que ajudou a criar os filhos do DENER.
    Foi punido pela lingua de seu Progenitor.
    Um porco nascido em MG e radicalizado em SP, um muleque de apelido GASOLINA.
    Que a Imprensa chama pelé.
    A qual eu o intitulo como um VERME.

    ResponderExcluir
  7. O gol da Rua Javalí, foi presenciado por metade da população de SP.
    Ainda hoje, senhores acima de 65-70 anos, descrevem o gol e dizem: Eu ví, eu estava lá.
    Essa população, de 65-70 anos hoje, é em média de mais de 200 mil pessoas em SP.
    O mais ilário de tudo. É que o Campo do JUVENTUS, não cabe 3 mil pessoas. Nunca coube.

    Toda pessoa, que se auto-afirma, dá provas de suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe-me amigo Zirlei.

    Mais toda essa farsa, é fruto de uma Sociedade podre e preconceituosa, principalmente em relação a pessoas negras. Ou a raça negra.

    Uma forma escolhida por uma Sociedade mestiça, onde todos teem um pé na África e se julgam Arianos.

    Eles, como forma de maquiar seus preconceitos imundos. Criaram a lenda nunca existente (pelé)
    Por se tratar de um jogador de Futebol, de pele negra.
    Menospresando a Raça Negra e a profissão de jogador de Futebol.
    Puro Racismo, desses idiotas FDP.

    ResponderExcluir
  9. grande aldão eu sabia que se falace do pelé voce saía da toca kkkkkkkkkk
    bom ter voce de volta aldão e ve se não some mais em

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".