quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ARBITRAGEM E FUTEBOL, TEMPOS VELHOS E MODERNOS.




ARBITRAGEM E FUTEBOL, TEMPOS VELHOS E MODERNOS.

Como o Zirlei me desafiou a produzir um texto para ser postado aqui no Blog, pensei rapidamente sobre o que falar, escolhi um tópico que é neutro, não coloca em discussão o time que eu torço (Cruzeiro é claro!), nem a facção a que pertenço (atualmente aqui no blog somos duas! Os machos e os duvidosos. Pelo menos são estas as últimas provocações que vejo!), mas por outro lado, é um tema que sempre deu bons debates (É o que espero acontecer nos comentários abaixo!), uniu torcidas diferentes, e dividiu opiniões muitas vezes amigas! Fez comentaristas voltar a traz,


fez arbitro tomar suspensão.
Não quero aqui comentar um determinado árbitro, ou um determinado clube que foi beneficiado ou prejudicado este ano, quero comentar sobre como víamos e como vemos hoje a arbitragem no futebol.
Tenho certeza que muitos que aqui visitam se lembram daquela magnífica camisa azul estampada Coca Cola nos anos oitenta! Apesar de alguns não terem conhecido este período, acredito que a maioria se lembra das velhas TV´s em P&B, dos Replays em câmera lenta!! Dos uniformes que muitas vezes só diferenciávamos pelas listras dos meiões, pois verde, amarelo, azul, numa TV preto e branco faz pouquíssima diferença!
Pois é! Neste bom tempo, a arbitragem era menos questionada! Só se falava aquilo que se via no momento, era difícil ter vários ângulos do lance! Também acredito que os veículos de comunicação procuravam mostrar mais o Craque jogando que o erro do Juiz ou Bandeirinha. Linha de impedimento? Bom, naquele tempo, as regras eram bastante diferentes!
Velhos tempos, de um futebol arte que tinha, acredito eu, menos dinheiro envolvido e um maior valor sentimental, coisa esta que nós, os velhos amantes desta arte, sentimos falta nos campeonatos atuais.
Nos dias atuais, ocupamos grande parte de nosso tempo em debates comentando os erros de arbitragem, erros que quando nos são favoráveis, se tornam errinhos, coisas normais do futebol. Mas quando nosso clube é o prejudicado, o Juiz se torna a vítima de uma fúria indescritível que ultrapassa os limites do respeito e atinge até mesmo a digníssima Senhora Mãe do arbitro.
E o futebol de nossos dias? Bom, ele é visto em grandes televisores de 42”, com milhares de cores, atualmente já estamos tendo as novíssimas televisões em 3D, o que significa maior realismo e conseqüentemente mais motivos para nós xingamos!! Para tudo isso se investiu em modernização das câmeras, instalação de um maior número destas e em locais estrategicamente localizados para capturar a imagem do ângulo perfeito para a análise. E os Árbitros? O que tem sido feito pra ajudar a eles?? Talvez eu deva sugerir um capacete com uma micro tela de TV em 3D pra ele poder assistir a jogada enquanto apita! Ou quem sabe um arbitro Robô (não confunda com furtou! Rsrsrs), isso mesmo, um robozinho que seja comandado por uma equipe de árbitros que sentados em confortáveis cadeiras fora do campo, apenas passem os comandos para que este apite as partidas!! (Isaac!! Agora eu modernizei demais eim!! Rsrsrs). Onde eu quero chegar com isso?

TÓPICO DO INTERNALTA ESCRITO PELO NOSSO AMIGO RONALDO

7 comentários:

  1. ronaldo em primeiro lugar obrigado pelo seu tópico muito bom e com um tema polêmico afinal a fifa não parece muito afim de de modernizar as arbitragens não , enquanto isso segue o tjd punindo juizes , jogadores e clubes muitas vezes sem nenhum critério ou seja as puniçoes são variadas de acordo com o estado e grandeza do time , juiz ou clube ou seja dois pesos e duas medidas , eu gostei da experiência que a federação paulista fez a alguns anos atrás colocando dois juizes e dois banderinha os juizes tinha como acompanhar mais de perto as jogadas e de estar mais próximos dos bandeiras mais a fifa não deu sequência uma pena pois podería dar certo . uma alternativa que acho válida sería a de usar um chips na bola isso deixaría a pelota inteligente e como consequência diminuiría muito os erros da arbitragem como nos lances polêmicos de gols onde as vezes a bola não entra e o juiz dá o gol, ou vice versa

    ResponderExcluir
  2. RONALDO

    MUITO BACANA VELHO!!!

    Mas vamos a algumas colocações:

    A primeira e mais importante....sou da turma 1 a dos machões....a turma 2, ou a turma morde fronha ou empurra pia fica pro mão de tesoura e ele sabe que eu sei quem ele é...que vergonha velho e casado!

    Vamos lá,
    acho que o barato do futebol é a sacanagem...o tal foi roubado, foi d emão, estava empedido, juiz ladrão...etc etc etc
    se tirarem isto do futebol, americaniza-lo com são os esportes na terra do tio Sam, vamos desinventar o futebol.
    Sei que vc vai me cobrar uma copa do mundo ganha com a "mão de Deus"....mas faz parte do SHOW!!!!
    o FUTEBOL é o que é, pela discordia, pelo bate boca, pelo bate papo, pela discussão, PELA SACANAGEM.
    Mudem isto e acabem com a graça....robotizem o futebol e o transforme em um jogo de FUTEBOL AMERICANO OU BASQUETE....aí, fudeu, acabou!!!

    RONALDÃO, VALEU CARA, ÓTIMO MESMO VIU!!!
    Acho bacana quando amigos escrevem, sempre sai assuntos e tópicos muito bons.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo,

    post interessante, com certeza, mas permita-me discordar!

    Vou a um exemplo: Se colocarmos bolas com chip, isso em nada influencia o árbitro mal intencionado. Reverter faltas, deixar de aplicar um cartão e por aí vai!

    Existem muitas outras situações por detrás disso tudo.

    Ficar atrás de uma câmera, como o covarde Marcio Rezende, o covarde Godoy, etc....é muita falta de competência e auto-afirmação. Às vezes, eles precisam assistir umas 5 vezes para opinar. E assistem sem levar ao ar, tal situação.

    Um lance de impedimento, tem-se segundos para definir! E não o replay e os recursos eletrônicos que os comentaristas têm.

    E o mais engraçado é que os tais comentaristas saem como se fossem os donos da verdade.

    Vc acha que se tivéssemos, por exemplo, o recurso eletrônico em 74, o Armando Marques teria apitado corretamente?

    Bom,

    penso que, acima dos erros dos árbitros, existem situações muito maiores, como um intere$$e das emissoras de televisão, ou até mesmo algum tipo de intere$$e da CBF.

    ResponderExcluir
  4. Galera; Foi essa mesma a minha intenção!! Não acho legal o robozinho, só pensei nesse tópico pq acho ele até interessante e pouco explorado, falamos muito de nosso clube, reclamamos muito quando sofremos um gol de impedimento ou não temos um penal favorável marcado, mas concordo contigo Isaac, será que não é isso que está acontecendo com o Futebol??? Quando nos velhos tempos o achavamos mais interessante, e hoje o vemos com olhos mais abertos (muitos recursos), e ainda tem a vantagem de a gente descobrir toda a podridão que tem por tráz dos campeonatos, o que se existia aquela época, pouco se sabia! Talvez naqueles bons tempos, tinha-se um jogo com arbitragem comprada, hoje temos um campeonato comprado (2005?!?!?!?).
    Tostão!! Concordo plenamente, e como disse, acho que arbitragem mal intencionada poderia prejudicar um jogo ou outro, mas o que temos de pior são campeonatos inteiros sendo comprados, isso é chato!! como o Isaac falou, os erros fazem parte, não somos perfeitos, mas que deixa a gente puto ver a sacanagem que fazem com o campeonato, não por erros encobertos, mas pelos intencionais mesmo!!! Pq é possível ver quando um juiz errou sem intenção e quando o fez intencionalmente!!
    Pior ainda é a gente notar que a propria diretoria do clube muitas vezes é passiva a isso!!
    E discordar, essa é a lógica do espaço! não sou e nem somos os únicos donos da razão! um Blog, acreditou eu, é um espaço para se exporem as mais diferentes formas de pensar, obrigado a todos os que perticipam do debate!
    Zirlei!! obrigado pelo espaço!! Acredito que está sendo uma experiência nova e legal!
    O seu recheio com as figuras tornou o texto mais agradável!!! Obrigadão mesmo!!!
    Eu já tou me sentindo de casa!!
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Copa SP: Cruzeiro pronto para estrear no domingo (30/12)
    Portal Uai
    Time encara o São José-RS na estreia da 41ª edição do torneio

    Enquanto o elenco profissional do Cruzeiro curte os últimos momentos de folga - os jogadores vão se reapresentar ao técnico Adílson Batista no dia 04 de janeiro -, o time júnior mantém o ritmo forte de preparação para a disputa de mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

    Nesta quarta-feira, Alexandre Grasseli comandou um treino tático e um coletivo na Toca da Raposa I, de olho na estreia contra o São José-RS, neste domingo, às 14 horas, em Taboão da Serra-SP.

    As bolas aéreas e a marcação da saída de bola dos adversários foram as principais preocupações do treinador estrelado durante a atividade tática. No coletivo, os titulares enfrentaram os reservas, que atuaram com duas formações distintas: 4-4-2 e 4-3-3. “Essa fase agora é de refinamento, na qual mostramos para os jogadores os pontos específicos do jogo. Fizemos essa atividade para demonstrar aos atletas o tipo de marcação tanto no 4-4-2, quanto no 4-3-3 do adversário”, explicou, ao site oficial do Cruzeiro.

    O time titular atuou com Gabriel Vasconcelos; Gil, Wesley, Deivisson e Hyago; Marquinhos, Éber, Élber e Dudu; Séba e Alan Júnior. O Cruzeiro integra o Grupo A do torneio e ainda terá Botafogo-SP e Taboão da Serra-SP como adversários. A delegação embarca para o interior de São Paulo nesta sexta-feira. (UAI)

    ResponderExcluir
  6. FORA AÇOUGUEIRO CARNIÇEIRO.
    FORA TÉCNICO BURRO.

    ResponderExcluir
  7. ISAAC, anti AB, anti PERRELA, 100% palestrinoquinta-feira, dezembro 31, 2009 1:12:00 AM

    kkkkkkkkkkkkkkkkk o Biserva é du carai....ele da uma sapiada, uma "biservada" ve o campo se tá manso e deita o sarrafo na armlock sem dó, finaliza mesmo....kkkkkkkkkkkkk!!! GRANDE BISERVA!!!!

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".