quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Eletrocardiograma do Brasileirão: na Era dos pontos corridos, competição de 2009 é a mais emocionante



Eletrocardiograma do Brasileirão: na Era dos pontos corridos, competição de 2009 é a mais emocionante (Foto: Arte de Luiz Mendroni)
Fatos inéditos esquentam a disputa do Brasileirão 2009

Peculiaridades fazem da competição a mais emocionante da História dos pontos corridos

Bruno Uliana SÃO PAULO


Que o Campeonato Brasileiro de 2009 é o mais disputado de toda a História dos pontos corridos já é de conhecimento de todos. Porém, a competição nacional deste ano tem mostrado algumas características atípicas. Além de reservar algumas surpresas aos torcedores mais fanáticos, o Brasileirão demonstra algumas peculiaridades únicas. Fatos inéditos, tabus quebrados, estigmas caindo por terra... Tudo isso vem fazendo com que este campeonato não seja recomendável para o torcedor que não aguenta fortes emoções.

alguns destes fatos que têm ocorrido no Brasileirão de 2009. Confira!

1º - Quatro times disputando o título:

Pela primeira vez na História dos pontos corridos do Brasileirão, quatro equipes chegam a última rodada com chances de título . Em algumas edições, como as de 2003 (Cruzeiro), 2006 e 2007 (São Paulo), o título foi definido com algumas rodadas de antecedência.

Já nos anos de 2004, 2005 e 2008 a briga pelo caneco foi mais intensa. Sempre com duas equipes lutando pelo título rodada a rodada.

Confira como foi a disputa:

CAMPEONATO 2004 2005 2008
Equipes que disputaram Santos e Atlético-PR Corinthians e Internacional São Paulo e Grêmio
Diferença entre as equipes no final 3 pontos 3 pontos 3 pontos


2º - Maior média de público nos estádios:

O Brasileirão de 2009, por ser o mais equilibrado e com mais equipes brigando por objetivos diferentes, tem sido o campeonato com maior média de público da História dos pontos corridos. Desde 2006, esta marca vem crescendo. Apenas em 2008, quando o segundo time de maior torcida do Brasil, Corinthians, estava na Série B, os números oscilaram. Mas a alavancada nas médias é prova de que os torcedores brasileiros estão acostumando com a fórmula atual.

Confira a média de público desde 2003:

ANO MÉDIA DE PÚBLICO
2003 10.468 pessoas (552 jogos como base)
2004 8.073 pessoas (552 jogos como base)
2005 14.034 pessoas (428 jogos como base)
2006 12.401 pessoas(373 jogos como base)
2007 17.461 pessoas (377 jogos como base)
2008 16.992 pessoas(379 jogos como base)
2009 17.534 pessoas(360 jogos como base)*

* Números válidos até a 36ª rodada.

3º - Equipe termina invicta em casa:

Mais um fato inédito no atípico Brasileirão de 2009. Na História dos pontos corridos ninguém conseguiu transformar o seu estádio em um caldeirão como o Grêmio fez nesta temporada. Com o apoio da sua apaixonada e vibrante torcida, o Tricolor gaúcho terminou o ano invicto em seus domínios . Em 19 partidas realizadas na casa gremista, foram 14 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. Não fosse a péssima campanha fora de casa, com apenas uma vitória em 18 jogos, o Grêmio também estaria disputando o título.

4º - Técnico novato campeão:

O Flamengo tem 67% de chances de ser campeão Brasileiro , assim como o técnico Andrade tem de ser o primeiro técnico "iniciante" a conquistar o nacional na Era dos pontos corridos. Assim que Cuca deixou o comando do Rubro-Negro, o ex-jogador assumiu interinamente e com os bons resultados foi efetivado no cargo, a pedidos da torcida e dos jogadores.

Andrade correspondeu às expectativas, recuperou alguns jogadores e levou o Flamengo ao status de favorito à conquista. Nos outros anos, técnicos "medalhões" como Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho e Antônio Lopes faturaram o caneco.

Confira os outros técnicos campeões:

ANO TÉCNICO CAMPEÃO
2003 Vanderlei Luxemburgo (Cruzeiro)
2004 Vanderlei Luxemburgo (Santos)
2005 Antônio Lopes (Corinthians)
2006 Muricy Ramalho (São Paulo)
2007 Muricy Ramalho (São Paulo)
2008 Muricy Ramalho (São Paulo)


5º - Título pode mudar de estado:

O primeiro campeão dos pontos corridos foi o Cruzeiro. Depois disso, só deu os paulistas. Santos, duas vezes, Corinthians, uma vez, e São Paulo, três vezes, monopolizaram as conquistas do principal campeonato do Brasil. Desta vez, com Flamengo e Internacional em primeiro e segundo lugar, respectivamente, a taça tem grandes chances de mudar de estado. Cariocas e gaúchos comemoram o fim do "tabu".

Confira os campeões ano a ano e seus estados:

ANO EQUIPE ESTADO
2003 Cruzeiro Minas Gerais
2004 Santos São Paulo
2005 Corinthians São Paulo
2006 São Paulo São Paulo
2007 São Paulo São Paulo
2008 São Paulo São Paulo

por Bruno Uliana SÃO PAULO

5 comentários:

  1. BOMBA - Márcio Araújo no Cruzeiro?

    O volante Márcio Araújo do Atlético-MG pode estar de malas prontas. E o destino pode estar do outro lado da lagoa da Pampulha. O contrato do jogador que detem seus direitos vinculados a Tombense termina no fim do ano e pode ser mais um reforço a integrar o time azul no ano que vem.

    A torcida aprovará a vinda do volante? sinceramente não conheço , só vejo jogos do galo se estiver jogando contra o cruzeiro

    ResponderExcluir
  2. Brasiliense empresta algoz do São Paulo para time do Brasileirão

    Brasília, DF, 02 (AFI) - A diretoria do Brasiliense anunciou o empréstimo do atacante Jóbson, 21 anos, hoje atuando pelo Botafogo, ao Cruzeiro, para a temporada de 2010, conforme o repórter Carlos Nascimento, da Rádio Capital, de Brasília.

    Confira também:
    Confira a Seleção Final da Série B feita pelos jornalistas!
    Os valores não foram divulgados. O jogador atua neste final de semana pelo alvinegro carioca, diante do Palmeiras, onde o Botafogo busca sair do perigo do rebaixamento. Contra o São Paulo, Jóbson foi o grande destaque na vitória carioca, por 3 a 2, já que marcou dois gols.

    Jóbson se destacou nas divisões de base do Brasiliense, subindo para o time profissional no ano de 2008. Nesta temporada, acabou sendo emprestado para o futebol da Coréia.

    ResponderExcluir
  3. Volto a repetir: Om Jóbson joga muito.
    É meio maluco.
    Caberá ao comandantes, fazerem com que ele, só se preocupe em jogar Futebol.

    Agora, essa do Marcio Araújo.
    Ou é sacanagem, ou 0800.
    Assim como o Gustavo. Que segundo soube foi despedido.

    ResponderExcluir
  4. Diretamente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde responde, nesta quarta-feira, dia 2, pela acusação de ofensa à arbitragem, o ex-senador da República afirmou que pequenos detalhes ainda estão pendentes na negociação, mas nada que seja impasse para um consenso. "Está certo. Falta acertar alguns detalhes. Às vezes, acertamos a maior parte e ficam faltando poucas coisas. O Cruzeiro esteve reunido com o jogador e seu empresário, e com o Brasiliense. As negociações então muito avançadas mas não concluídas ainda", disse Luiz Estevão.

    O patrono do Brasiliense não está no Rio de Janeiro somente para se defender no tribunal, mas também para acertar os últimos detalhes com o jogador, que, ao que tudo indica, já deverá ser anunciado na segunda-feira, dia 7, como novo reforço da Raposa. "O que está em negociação é que o Cruzeiro compre parte dos direitos federativos do jogador. Acho que o interesse do Cruzeiro deve ser o de fazer um contrato o mais longo possível, com cinco anos de duração".

    Com contrato com o Brasiliense até o fim de 2011, Jóbson está emprestado para o Botafogo até o fim da atual temporada e se valorizou muito nesta reta final do Campeonato Brasileiro, principalmente após a vitória do Botafogo sobre o São Paulo, na qual marcou dois dos três gols do triunfo botafoguense. Agora, resta ao Alvinegro carioca se preparar para repor mais uma peça em seu elenco para a temporada 2010.

    ResponderExcluir
  5. Pensando no futuro da equipe, a diretoria do Cruzeiro visa os jogadores que o São Paulo não deve manter para a temporada 2010. Segundo informações da Toca da Raposa, o Cruzeiro estaria flertando com o atacante Borges, campeão brasileiro pelo tricolor. O ofensivo tem férias marcada em Minas Gerais e estaria em Belo Horizonte para acertar contrato. O anúncio do acerto possível com o atual atacante são-paulino pode acontecer apenas em janeiro, quando os jogadores retornarem das festividades de final de ano.

    A torcida do Cruzeiro, entretanto, sonha com o atacante Fred. A dificuldade de trazer o atleta ficaria ainda maior caso o Fluminense permaneça na primeira divisão. Em caso de queda, mesmo declarando que jogaria a Série B, seria praticamente impossível manter o alto custo do jogador com uma queda considerável na receita do Tricolor Carioca alémd e visibilidade profissional.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".