sábado, 19 de dezembro de 2009

Que pena, Jobson. Maldita carreira



Apenas 21 anos de idade. Atacante veloz, capaz de dribles rápidos, fazedor de gols e totalmente perdido no glamouroso Mundo do futebol.

Deslumbrado com as “belezas” da bela Cidade do Rio de Janeiro, Jobson é mais um que sucumbe. Com um dinheirinho a mais no bolso lá se foi em busca de emoção, dos prazeres da vida.

Se perdeu cedo demais. Foi pego no exame anti-doping por uso de cocaína e caiu em novo exame contra o Palmeiras na última rodada do Brasileiro.

Anteriormente foi pego no dia 8 de novembro no jogo do Botafogo contra o Coritiba, no Engenhão.

A cocaína é uma droga destruídora. Destrói pessoas, destrói famílias inteiras, destrói a vida, destrói a conta bancária e não leva nunca ao êxtase prometido. Leva ao inferno direto.

Mas ninguém usa cocaína para melhorar desempenho esportivo. Cocaína deprime, não estimula.

No entender dos combatentes da WADA, o que altera a atuação do atleta para cima ou para baixo é considerado doping. Por isso não importa se é estimulante ou não, é doping. Olhando por esse lado, eles tem toda a razão.

Jobson só fez mal a ele mesmo e jamais confessou. Embora pela terceira vez, contando a contra-prova, a cocaína tenha aparecido na sua urina.

A lei desportiva diz que o atleta deve ser punido e que o clube passa ileso na questão, a não ser que o Departamento Médico do Botafogo assuma que prescreveu a droga para o jogador ou era sabedor da situação.

Como o Departamento Médico do Botafogo já se eximiu de culpa vai sobrar para Jobson. O Brasiliense, seu time de origem, é que vai defende-lo e o Botafogo promete apenas assessora-lo.

Pobre, Jobson. A sua vida esportiva pode ser abreviada. Maldita carreira, hem Jobson?

Você trocou uma carreira pela outra e se deu mal. Fez mal a você e a aqueles que gostam de você e que esperavam tanto de você.

E no meio de tudo isso é de se perguntar porque demorou tanto para se divulgar o primeiro resultado positivo do jogo contra o Coritiba, dia 8 de novembro, permitindo que Jobson ficasse em campo até a última rodada do Brasileiro?

Ele foi decisivo contra o São Paulo e fez gol contra o Palmeiras. Já deveria estar suspenso preventivamente, mas não estava.

Repito. Não acredito que tenha usado cocaína para jogar, para melhorar a performance, mas já que a lei prevê a punição do atleta era para estar fora há mais tempo.

Contrariando o primeiro exame, o resultado do segundo contra o Palmeiras, saiu rapidinho. Mas agora o Campeonato já acabou.

Pode ter sido coincidência, mas fica o cheiro de armação no ar. Armação para não punir Jobson antes do fim do Campeonato. Para não punir diretamente o Botafogo que precisava dele.

Vale dizer também que os especialistas em doping dizem que a cocaína fica no corpo por muito tempo. Talvez o exame positivo contra o Palmeiras seja ainda da mesma cheirada que originou o caso contra o Coritiba.

É pouco tempo entre um jogo e outro. A não ser que Jobson seja viciado e não consiga evitar a cocaína. Aí já seria caso de internação pelo bem de sua saúde.


matéria escrita por
Luís Carlos Quartarollo

21 comentários:

  1. ( E um protesto tardio… A legislação deveria, na minha opinião, punir também o clube que tem atleta dopado. Coritiba e Palmeiras foram prejudicados nesse triste caso. Um foi rebaixado e o outro perdeu a vaga para a Libertadores.)

    ResponderExcluir
  2. Willians Cristiano - Salvador/BAsábado, dezembro 19, 2009 5:03:00 PM

    E com o Botafogo, que ficou com os pontos dos jogos em que nosso amigo doidão aí jogou?!? Hein!? Não acontece nada!?!?

    Será que no Botafogo ninguém tinha conhecimento de que o cara tava “enfiando o pé na jaca”?!? Nem mesmo um companheiro de quarto nas concentrações??? Não é possível que ninguém ali soubesse…

    E como aconteceu com o Dodô, o Botafogo fingirá que não é com ele, vai virar as costas e esse pobre coitado desse Jobson ficará a deriva, Deus lá sabe por quanto tempo, quiçá se não for banido do esporte!

    Quero saber o seguinte, e para o Botafogo, nada!?

    Tá na hora de passar os bastidores do futebol à limpo!

    ResponderExcluir
  3. apenas uma pergunta já que perguntar não é ofensa
    ser sorteado por duas vezes seguidos é porque já tinham certeza do primeiro exame ou é para ferrar o jogador ou o time ?
    fica a pergunta no ar !

    ResponderExcluir
  4. Willian Cristiano,

    Fecho com vc. Sempre houve e haverá pudriqueiras
    envolvendo o Botafogo. Desde a época Garrincha.

    O caso Dodô, ainda é repercursão. A mulher do atleta, colocou o caso na justiça.

    Cocaína é estimulante sim.Basta que seja consumido um pouco de alcool.
    E como ninguém cheira sem beber, p/ tirar a trava.
    O Botafogo, teria que se explicar.
    Sempre um jogador, desse timeco, será pego em anti-dopping.

    ResponderExcluir
  5. para mim faltou zelo do bota fogo para com o atleta , desde a notícia da negociação do jogador com o cruzeiro o bota fogo simplesmente fechou os olhos para as noitadas do jogador
    embora seja apenas dele a cúlpa qualquer time grande tem o dever de estar de olhos abertos com a vida privada dos seus atletas , afinal é de inteira responsabilidade do clube os atos dos seus atletas dentro de campo , porisso cabe a eles voltar suas atenções pela conduta do seus atletas fora das quatro linhas .
    esse garoto como disse na postagem não prejudicou apenas ele , a interesses nos jogos que ele fez dopado . no jogo contra o curitiba o bota fogo venceu com gol dele , podería ter sido tres pontos que livraría o coritiba do rebaixamento .
    no jogo contra o palmeiras foi dele um dos gols e teve participação no outro , um ponto levaría o palmeiras á taça libertadores .
    E se por ventura no jogo onde não ouve doping e onde ele fez o melhor jogo do campeonato que foi o jogo contra o são paulo ?
    não estou afirmando mais se foi pego em tres exames digo tres por que ainda ouve a contra prova , com tres pontos a mais o campeão sería o são paulo com um ponto a mais que o bota fogo
    porisso a frase que disse que ele prejudicou a sí mesmo não é verdadeira só no campeonato caso seja verídica a desconfiança no jogo contra o são paulo já mexe em tres setores (o não rebaixamento do coritiba , a classificação do palmeiras para a libertadores , e o exacampeonato do são paulo , além é claro da não ída na libertadores do cruzeiro .
    além é claro do prejuizo causado aos detentores do seus direitos federativos , do brasiliense do seus empresários da própia família e principalmente dos admiradores do bom futebol . realmente foi uma pena jobson procure ajuda garoto o mal da droga pode destruir tudo inclusive os sonhos de um jovem de uma familia e principalmente uma vida , não se abata levante -se bata a poeira paga pelo seu erro e vá viver sua vida ainda que longe dos gramados mais uma vida limpa sem drogas com os pés no chão porque provavelmente muita gente ligadas a você não vê apenas o atleta jobson e sim o filhgo , o irmão o amigo ou o pai jobson pense nisso garoto você ainda tem se não mais uma carreira pela frente mais sim uma vida e essa merece outra chance por você e por seus entre queridos .
    lute rapás procure ajuda e se ajuda a sí própio ainda dá tempo .

    ResponderExcluir
  6. Wellington Paulista seca Estudiantes e vibra com vitória do Barcelona

    Atacante acompanha jogo pela televisão e se sente vingado com a derrota do time argentino, algoz do Cruzeiro na final da Libertadores deste ano

    Marcelo Machado Belo Horizonte

    Tamanho da letra

    * A-
    * A+

    Wellington Paulista, do Cruzeiro, comemorou muito neste sábado a vitória do Barcelona por 2 a 1 sobre o Estudiantes, na final do Mundial de Clubes da Fifa. O atacante, que passa as férias em São Paulo, acompanhou o jogo pela televisão.
    Reunido com amigos da Mooca, seu bairro de origem na capital paulista, ele fez questão de torcer pelo Barça e secar o time argentino, que derrotou o Cruzeiro na Taça Libertadores deste ano.


    - Fui jogar futsal na quadra do Carbone (ex-jogador do Corinthians), depois fizemos um churrasquinho lá para ver o jogo e torcer pelo Barcelona. Foi maravilhoso ver o Barcelona empatar a dois minutos do fim (do tempo normal) e fazer o gol da vitória na prorrogação. Me senti vingado - afirmou ele, dizendo que todos os amigos presentes ao churrasco vibraram com a vitória da equipe espanhola.


    Apesar de ter digerido a derrota para o Estudiantes na final da Libertadores, também de virada, por 2 a 1, no Mineirão, o atacante admite que, ao acompanhar o jogo deste sábado pela televisão, em diversos momentos se pegou imaginando que era para o Cruzeiro estar em campo diante do Barça no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.


    - Meus amigos ficaram comentando comigo durante o jogo, dizendo que era para eu estar lá. Eu acho o Cruzeiro melhor do que o Estudiantes, mas infelizmente acabou não vencendo aquela decisão. Mas a derrota do Estudiantes serve de consolo, porque ia ser muito difícil o Cruzeiro bater o Barcelona - observou ele.

    ResponderExcluir
  7. Como pai, amigo e treinador fico chateado que isso aconteça com um atleta profissional. Vi muito esforço por parte do Jobson nos treinos e jogos. Sei que existe uma lei e ela deve ser respeitada. Quero deixar claro que sou contra o uso de substâncias ilícitas e a favor da punição, mas não podemos esquecer que o uso da cocaína causa dependência e é uma droga social. A pessoa deve ser auxiliada com tratamento",

    estou Preocupado com o futuro de Jobson, que inclusive foi decisivo para que o Botafogo permanecesse na Série A em 2010, quero lembrar que por trás do atleta existe um homem que precisa ser recuperado para a sociedade. o uso da cocaína não traz um melhor desempenho dentro de campo.

    "Espero que em algum momento essa situação possa ser revista para que não se crie através dessa punição uma 'pena de morte' para a carreira do atleta. Por tudo que vejo, o uso da cocaína não traz uma melhora atlética, mas não podemos esquecer o homem que pode ser recuperado",

    ResponderExcluir
  8. grande comandante sábias palavras , agradeço pela ilustre visita , e faço votos que tudo se resolva o o jovem sai dessa , imagino o quanto deve estar sendo difícil para quem convive o dia dia com o jogador amigos familia realmente é uma situação complicada mais ele ainda é um garoto e pode se recuperar

    ResponderExcluir
  9. Quanta babaquice!!
    Wellingtom Paulista se sente vingado.
    Mesmo que ele fosse Cruzeirense, só um imbecil se sentiria vingado com a vitoria do Barça.
    Não tem nada uma coisa a ver com a outra.
    O Estudiantes jogou melhor que nós os dois jogos, e ponto final.
    Outra coisa, o Botafogo e nenhum outro time tem obrigação de ficar vigiando a vida pessoal de jogador.
    Nem que quisesse dariam conta.
    Ferro no Jobsom que ja é grandinho e sabia muito bem que estava fazendo.

    ResponderExcluir
  10. ho katitu faz tempo que não aparece poraquí ,
    volte sempre

    ResponderExcluir
  11. O WP, é Botafoguense.
    Outro verme que mais atrapalha que ajuda.

    Katitu,

    Ninguém vigia ninguém.
    Mais como frizei, não é a 1* vez que ocorre isso no Botafogo.
    Eu achei suspeito.
    Principalmente se condiderar-mos, a possível caída p/ segundona.
    Peque exame dos outros atletas.
    Como disse o EUVÌRUS MIRANDA, tava todo mundo lôco.

    ResponderExcluir
  12. Zielei,

    Veja sua Caixa de emails.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Zirlei meu jovem, a sua simpatia é contagiante, e é com prazer que venho aqui dar meus pitacos.
    Sou um pouco azedo, e não sou de ficar passando a mão na cabeça de ninguem.
    O seu blog é de fino trato, e voce escreve bem pra caralho,,eita rasgação de seda.
    Aliás tirando aquela porcaria do PHD, a maioria dos blogs estrelados são excelentes.

    Velho Aldo o Botafogo é um time karmico, e dos times do Rio é o que eu tenho mais simpatia.
    Pobre dos Botafoguenses, vivem do passado e só vê o time entrando em roubada.
    Voce me afirmou que o Lão, tem uma farmacia,, me diz ai a cidade que ele mora.

    ResponderExcluir
  14. KATITAkkkkkkkkkk,

    O Lâo mora nos modoque. (ARCOS)
    E muito querido na cidade, pelo que jogou e por se tratar de uma pessoal maravilhosa!
    Te enviei emails do Eslei Rossi-O TREM AZULLLLLLL.
    Vc tentou contato?
    Foi ele que me falou sobre o Lão.
    Falou Katita!kkk

    ResponderExcluir
  15. O WP quiz apenas fazer uma brincadeira, gozação, tirar um sarro. Dois tantan, Aldo e Katitu, não entenderam o espirito da coisa.

    Também dois tantan, vão entender o que?

    Esse Katitu, inclusive, já revelou em outro blog, ser um pessimista por natureza. Agora além de pessimista, revela ser uma pessoa azêda.

    Pra ele tenho um conselho: Amarre uma pedra de 200Kg no pescoço e, se atire no araguaia meu flho. Afinal de contas, que motivos tem, um pessimista por natureza e, também azêdo, pra continuar vivendo?

    Aos poucos alguns "machões" da blogosfera vão se revelando. O Isaac "pomba rola" Miraí, já confessou, no passado, era chamado de KIKA(que apelido mais meigo, meu Deus}. Agora o tantan Katitu, revela ser tratado como Katita(quanta meiguice).

    Só falta o tantan, nascido em Bambui, revelar seu nome de guerra. Como ele usa trançinhas na barba, já dà pra imaginar, que também deve ter um meigo apelido.

    Capitou senhores?

    ResponderExcluir
  16. Baby Face Nelson!
    Na verdade o WP devia é ter jogado alguma bolinha nos dois jogos da finais da Libertas, ele não viu a cor da bola, o que não é surpresa.
    Bom, meu apelido é Katitu, e alguns amigos me chamam de Katita,,,algo errado??
    Agora,,Baby Face Nelson??
    Parece nome de remedio pra Hemorroidas, ou seria seu nome de guerra nas paradas Gays??

    ResponderExcluir
  17. Ei Aldo, não recebi o email,,manda de novo por favor.
    Viu só, figuras estranhas andam comentados por aqui,,cuidado onde pisa.

    ResponderExcluir
  18. Mãe de Jobson, emocionada, pede apoio ao filho

    Lourdes revela que atleta estava alegre com ida para Minas
    Mãe de Jobson se emociona ao falar de situação do filho

    O atacante Jobson foi pego em dois exames antidoping no returno do Campeonato Brasileiro e está ameaçado até de banimento do esporte. Sua mãe, emocionada, pede todo apoio a ele.

    - O sonho dele é me dar uma vida boa... Ele não me falou nada, ele fica quieto, calado, na dele. Peço que todos orem por ele - disse Lourdes, chorando, à Rádio Tupi.

    Jobson, de 21 anos, chegou por empréstimo ao Botafogo em setembro e fez gols importantes para ajudar o Alvinegro a evitar o rebaixamento à Segunda Divisão nacional.

    Contudo, após o Brasileiro, quando o jogador já estava negociado pelo Brasiliense contra o Cruzeiro, foram divulgados os resultados positivos para substância encontrada na cocaína nas partidas contra Coritiba e Palmeiras - e o clube mineiro desistiu do negócio.

    - Ele estava muito alegre, contente com a ida (para a Raposa). De repente, veio esta bomba. O Jobson foi pego de surpresa - afirmou Lourdes.

    ResponderExcluir
  19. Baby Face.

    Seu ingnóbil.
    Deixa de ficar vomitanto MEDAS.
    Vai colocar gêlo na buceta de sua mãe, p/ ela voltar p/ rala.

    Uma desgraça, com nome: cara de Bebê, quer uq da vida?
    Vai queimar sua rôsca na praça 7 FDP.

    ResponderExcluir
  20. Jobson parou de chorar.

    Seu advogado, Carlos Portinho, o orientou.

    A ordem foi para se mostrar o mais calmo.

    Posar de inocente.

    E esquecer as possibilidades de banimento do futebol.

    De passar, no mínimo, oito anos longe da bola.

    O advogado disse para se tranquilizar.

    E é o que Jobson está fazendo.

    Para espanto das diretorias do Botafogo e do Brasiliense.

    Age como se não existissem os dois exames com traços nítidos de cocaína nas partidas contra Coritiba e Palmeiras.

    Não houve e não haverá pedido de clemência.

    Entrevista exclusiva no Fantástico afirmou que ‘errei, mas sou um garoto de 21 anos e mereço perdão’.

    Não, nada disso.

    A estratégia de sua defesa está surpreendendo velhos tubarões do direito esportivo.

    Não há quem entenda.

    A cocaína, infelizmente, está nos dois exames.

    Para ser mais preciso, três. Porque no primeiro, contra o Coritiba, houve contraprova.

    No segundo, diante do Palmeiras, o Botafogo não pediu.

    Uma clara admissão antecipada de culpa.

    O STJD está em recesso pelo final do ano.

    A expectativa é que o julgamento de Jobson aconteça apenas no final de janeiro ou começo de fevereiro de 2010.

    O técnico Estevam Soares fala em exagero e lembra que o doping de Jobson é social.

    Ele teria usado cocaína em alguma festança.

    Jobson pode tê-la ingerido até em um aniversário de criança, dentro de um brigadeiro.

    Não interessa.

    A substância é proibida.

    O jogador está suspenso por 30 dias.

    Durante esse período, a ordem é repetir inocência.

    Posar de perseguido, incompreendido.

    O presidente Zezé Perrella já desistiu da transação há muito tempo.

    Só faltou andar de joelhos ao redor da Lagoa da Pampulha para agradecer.

    Estava pronto a entregar o cheque de R$ 4,5 milhões ao Brasiliense pelo jovem atacante.

    Ao saber disso, Jobson seguindo nessa ‘estratégia surreal’ disse que em 2010 irá atuar em qualquer outro clube no Brasileiro.

    E que irá fazer vários gols contra o Cruzeiro por ter duvidado dele.

    O pior de tudo isso é que cada dia que passa, Jobson acredita cada vez mais no que está falando.

    E agindo como se não existissem os dois dopings comprovados.

    Uma pena.

    No começo do ano, quando terminar o julgamento do STJD, a pancada pode ser forte demais.

    Muito mais dolorida.

    Alguém precisa prepará-lo para enxergar a sua triste realidade…

    ResponderExcluir
  21. Sou totalmente contra as drogas. Nunca usei e quero que meus filhos fiquem longe disso. Imagino que seja duro uma decisão definitiva para as vozes que comandam o esporte. Mas seria legal o garoto Jobson ter uma nova chance. É necessário nesse momento olharmos o lado social da vida de um jovem jogador de futebol. Um baque como esse muitas vezes faz com que a pessoa olhe para o futuro e renasça.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".