sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Raio-X: Cruzeiro aposta na base 2009


ESPECIAL 2010: Cruzeiro vai quase o mesmo do Brasileirão





Raio-X: Cruzeiro aposta na base 2009

Adilson Batista tem poucos reforços, mas diretoria conseguiu segurar quase todo o elenco vice-campeão da Libertadores


O Cruzeiro inicia a nova temporada com o mesmo comandante e a mesma base de 2008 e 2009. Com as boas campanhas nos últimos dois anos, o técnico Adilson Batista foi mantido no cargo. Ele conta com a maior parte dos jogadores que encontrou quando chegou à Toca da Raposa.

Atual bicampeão estadual, o Cruzeiro, que vai defender a hegemonia em Minas e também disputar a pré-Libertadores, trouxe apenas dois jovens reforços até o momento. O meia Pedro Ken e o atacante Anderson Lessa chegaram para disputar um espaço na equipe.

O técnico Adilson Batista é adepto do 4-4-2. Os três volantes têm um papel fundamental na equipe. Além de fazer o tradicional trabalho de contenção e cobertura, eles têm qualidade técnica para avançar ao ataque e inverter o posicionamento com seus pares, conforme a necessidade do jogo.

Com o bom trabalho dos volantes, os laterais se tornam uma constante opção ofensiva. Já o armador e os atacantes flutuam estrategicamente pelo setor ofensivo, movimentando-se freqüentemente para oferecer opção aos companheiros e confundir a marcação.


Jonathan – Vencedor do prêmio Craque do Brasileirão 2009 em sua posição, o lateral-direito quer manter a boa fase e iniciar a nova temporada em alta. O vigor físico e a eficiência no apoio são as suas armas.

Thiago Heleno – O zagueiro chegou a conquistar a torcida em 2008, mas foi um fiasco na última temporada. O técnico Adilson Batista gosta do futebol do defensor e pretende dar mais uma chance ao atleta. Ou vai ou racha!


Os volantes Uchoa e Magalhães surgem como as bolas da vez na Toca para esta temporada. Eles preenchem os requisitos exigidos pelo técnico Adilson Batista para a função: são eficientes na marcação e têm qualidade no passe e no apoio ao ataque.

A qualidade do grupo de atletas do Cruzeiro é um trunfo para o técnico Adilson Batista, que tem muitas opções para escalar o time. O experiente zagueiro Cláudio Caçapa, o volante Fabinho e o recém-chegado meia Pedro Ken prometem incomodar, assim como o atacante Guerrón.


Ponto forte – Entrosamento


O Cruzeiro 2010 tem o mesmo técnico, a mesma base e praticamente a mesma filosofia das duas últimas temporadas. Os jogadores se conhecem, o que confere à equipe uma unidade e um padrão tático.

Ponto fraco – Previsibilidade

Como é praticamente o mesmo time de anos anteriores, o Cruzeiro e sua maneira de jogar não são um mistério para os adversários. Estudioso e atento, o técnico Adilson Batista deve planejar novas jogadas e algumas surpresas para surpreender os rivais.


- O Cruzeiro tem um ótimo ponto de partida, porque parou em um lugar muito bom no fim do ano passado, já que se recuperou de uma ressaca pela perda da Libertadores e teve uma arrancada no segundo turno do Campeonato Brasileiro, terminando o ano em alto astral. Além disso, manteve o time, e isso dá uma vantagem -

ESPECIAL 2010: Cruzeiro vai quase o mesmo do Brasileirão

Raposa conseguiu renovar com várias peças e aposta no entrosamento



A Raposa aposta na manutenção da sua base e no entrosamento para alcançar o sucesso nesta temporada. O time titular é praticamente o mesmo. A única mudança deve acontecer no ataque. Kléber, recuperado da cirurgia no púbis, retoma a vaga de Wellington Paulista.

Nos demais setores, os titulares são os mesmos. A defesa conta com a solidez do

goleiro Fábio e do capitão Leonardo Silva. No meio-de-campo, Gilberto é o maestro e

dono da camisa 10.

As caras novas são poucas, uma por setor. Na defesa, o lateral-direito Marcos volta de empréstimo do Bahia e se torna o reserva imediato de Jonathan. O meio de campo ganhou Pedro Ken, revelação do Coritiba. No ataque, mais um jovem. Anderson Lessa vira alternativa de velocidade e será a sombra de Thiago Ribeiro e Guerrón.

COMO VAI JOGAR:
O mesmo de 2009: 4-4-2 com um losango no meio-de-campo.

VAIVÉM

Quem chegou: Pedro Ken (M, Coritiba), Anderson Lessa (A, Náutico), Flávio (G, Botafogo) e Marcos (LD, Bahia)
Quem saiu: Julio Cesar (LE, Fluminense), Rômulo (A), Leandro Domingues (M, Kashiwa Reysol-JAP), Thiago Martinelli (Z, Vasco), Athirson (LE, Portuguesa), Patrick (LD, Avaí), Wanderley (A, São Caetano) e Jajá (A, Ipatinga)

PALAVRA DO TÉCNICO:


Adilson Batista

"São jogadores de qualidade. Já tínhamos observado o Pedro, e foi uma indicação que aprovamos, tem muito potencial. Ele faz primeiro e segundo (volante), jogou contra nós de lateral. É versátil e vai crescer profissionalmente porque é jovem. Anderson Lessa jogou contra o Cruzeiro lá (em Recife), entrou no segundo tempo e deu trabalho. É um jogador rápido e faz gols. É jovem e temos que ter um pouco de paciência. Estamos aqui para ajudá-lo a crescer profissionalmente. O Marcos já conhecemos da base e em um jogo que estive presente, entre Figueirense x Bahia, conversei com o Paulo Bonamigo (ex-técnico do Bahia) e mostrou evolução. Vai ter sua oportunidade"


5 comentários:

  1. Uma das revelações do clube, ano passado, ao ser promovido ao elenco profissional em outubro para suprir a carência de atacantes, que estavam contundidos à ocasião, o jovem Eliandro teve seu contrato, que se encerraria em 31 de março próximo, renovado por mais três anos.

    O acordo, fechado na tarde desta sexta-feira, em reunião entre o diretor de futebol celeste, Eduardo Maluf, e representantes do jogador, foi anunciado por meio de nota no site oficial do Cruzeiro. Eliandro, de 19 anos, é uma das opções do técnico Adilson Batista para o ataque.

    Quando o treinador buscou Eliandro no time júnior, três atacantes do elenco principal estavam contundidos: Kleber, Soares e Wellington Paulista. Logo no seu jogo de estreia, no profissional, ele marcou um gol na vitória diante do Santo André, por 3 a 2, pela 32ª rodada do Brasileiro.

    Em cinco jogos realizados pelo Cruzeiro no último Brasileirão, Eliandro marcou dois gols. Na férias do time profissional, o jovem atacante participou pela equipe júnior do Campeonato Brasileiro Sub-20, em dezembro, no Rio Grande do Sul.

    Apesar disso, Eliandro se reapresentou ao técnico Adilson Batista, no último dia 4 de janeiro, na Toca da Raposa II, onde vem fazendo a pré-temporada celeste em companhia dos demais companheiros. Além de Eliandro, o treinador tem para o ataque Kléber, Thiago Ribeiro, Wellington Paulista, Guerrón e Anderson Lessa, além de Soares, em recuperação de lesão.

    Eliandro dos Santos Gonzaga, nascido em Matão, no interior paulista, em 23 de abril de 1990, começou sua carreira nas divisões de base do São Paulo, em 2005, transferindo-se para o XV de Jaú, em 2006, e a partir de novembro do mesmo ano foi para o Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  2. Adilson Batista manda recado para atacante

    Técnico respeita opinião de Wellington Paulista, mas avisa que sua decisão precisa ser compreendida

    LANCEPRESS!


    O técnico Adilson Batista deixou claro que jogador algum do Cruzeiro tem lugar garantido no time e que insatisfação não será critério de escolha para definir os 11 titulares. O treinador comentou sobre as declarações do atacante Wellington Paulista que se mostrou chateado por não estar no ataque titular da Raposa neste início de temporada.

    - Respeitamos, entendemos, mas o profissional precisa ter consciência de que quando ele assina o contrato não está escrito lá que ele tem de jogar x número de jogos, jogar só naquela função. Eu tenho de respeitar, entender, damos atenção para todos, tentamos utilizar todo mundo. Ele jogou um bom número de jogos, fez muitos gols, foi importante, como os demais. Precisa entender e respeitar a decisão do treinador - avisou Adilson.

    Após ficar fora do jogo-treino contra o Itaúna(MG) na quinta-feira por causa de uma bola no pé-esquerdo, Paulista ficou incomodado com o fato de o treinador ter escolhido Kléber e Thiago Ribeiro para serem os titulares.

    O atacante foi o artilheiro da Raposa no ano passado, marcando 26 gols em 48 partidas.

    ResponderExcluir
  3. Irmãos sangue-azul,

    O Cruzeiro continua com bom elenco e sai na frente por manter o mesmo time titular que terminou o final de 2009 em ascenção.
    Para inicio de temporada dá para arrancar bem.Só que a medida que se aproximarem jogos mais dificeis e duros, principalmente nos mata-mata da Libertadores precisamos de mais um jogador diferenciado que de preferência saiba bater bem faltas(Só isso tudo rsrsrs) e que divida com kleber a responsabilidade de romper as defesas adversárias na hora H,isto porque nossos principais concorrentes para este torneio já se mobilizaram e contrataram este tipo de jogador.
    Gosto muito de Gilberto,mas não sei se aguentaria a maratona e o tranco de 90 min nesses jogos de grande desgaste físico e mental.

    Grande abraço a todos e SACS.

    ResponderExcluir
  4. A base e o TREINADOR do QUASE vão para o 3º ano seguido,a responsabilidade aumentou,eu quero títulos,não quero ver meu time ser lembrado como TIME DO QUASE!

    E o WP questionando titularidade,daqui a pouco aparecem os anti-itatiaia haha!

    SC

    ResponderExcluir
  5. NEM O ZEZÉ RUELA PILANTRA DE PROFISSÃO E CARA DE PAU DE NASCIMENTO CONFIA NO TRABALHO DO SEU AFILHADO ADILSON BOSTA BATISTA, BOM ZAGUEIRO DE NASCIMENTO E PÉSSIMO TREINEIRO DE PROFISSÃO.ELE ZEZÉ PILANTRA AO QUE TUDO INDICA VAI PRIMEIRO ESPERAR O CRUZEIRO PASSAR PELO TIME amador do POTOSSÍ pela repescagem da libertadores, pra depois CONTRATAR UNS DOI OU TRÊS JOGADORES pra reforçar o time do "QUASE" como bem diz o amigo NUKLEAR.
    OBS.: Não confiar num time que ele mesmo diz que é o MELHOR, dirigido também pelo MELHOR treineiro É CONFESSAR SER POLÍTICO BARATO , OU MELHOR PLITIQUEIRO DE QUINTA CATEGORIA, FRACASSADO E ILUDIDO.
    Se confiasse mesmo no time não esperaria primeiro passar pelo FRACO POTOSSI pela REPESCAGEM,mesmo jogando lá nas nuvens,pois o próprio PARMEIRA, O PORCO FREGUEIZÃO, BATEU NELES LÁ EM CIMA E DE GOLEADA.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".