domingo, 21 de março de 2010

Morto em 1994, Ayrton Senna completaria 50 anos neste domingo



Aryton Senna- Últimos momentos

Ayrton Senna não queria correr naquele domingo




Icone de Automobilismo
Mistura entre ídolo perfeito e homem falho
realça dia em que Senna faria 50 anos
Só Michael Schumacher tem popularidade semelhante a de Ayrton Senna

A idolatria do povo brasileiro por Ayrton Senna sobrevive quase 16 anos após a morte do piloto na curva Tamburello, em San Marino, e ajuda a explicar, no dia em que ele faria 50 anos (neste domingo, 21), qual é a relação do Brasil com os seus ídolos, uma relação capaz de manter vivo um herói que há muito tempo ninguém acompanha, que praticamente nenhuma pessoa abaixo dos 20 anos conheceu e que mostrou ter defeitos que passaram batidos diante de suas qualidades na pista.

Esportivamente, o tricampeão, nascido no dia 21 de março de 1960, teve todos os seus expressivos recordes superados pelo alemão Michael Schumacher. Mesmo com Schumi muito à frente nos números e com mais do dobro de títulos, o brasileiro ainda consegue competir com ele nas pesquisas internacionais de popularidade e, nacionalmente, continua como um dos grandes heróis do esporte nacional.

Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, professora de antropologia da USP (Universidade de São Paulo), aposta que o ídolo Senna segue vivo pelo fato de ele ter praticado um esporte que tem uma imagem diretamente ligada ao poder, algo muito valioso para os brasileiros.

- O tipo de esporte que ele praticava, apesar de ser menos acessível, é um esporte que, no imaginário das pessoas, remete a muito poder, a um círculo muito restrito de pessoas, gente muito poderosa. E, ironicamente, o Brasil tem dois esportes muito diferentes sendo idolatrados, o futebol e o automobilismo.

Segundo a antropóloga, no caso de Senna, os trabalhos filantrópicos ajudaram a extinguir o problema de a Fórmula 1 ser um meio recheado de pessoas milionárias.



- Toda aquela questão de ser de uma nata financeira era compensada pelos projetos do Instituto Ayrton Senna, pela filantropia. Esses elementos aparentemente dúbios se combinaram muito bem em um certo momento e contribuíram muito no caso dele. Além disso, ele morre em um dia 1o de maio, o dia do trabalhador. Mesmo ele estando em uma posição muito distante da imensa maioria dos trabalhadores, isso ajuda. O Senna já era muito famoso, mas sua consagração foi a morte.

O lado negro do campeão

Embora Senna seja aclamado como um exemplo para a sociedade, pessoas do meio da Fórmula 1 comumente lembram do piloto como alguém egoísta e individualista, imagens que não ficaram conhecidas para o grande público.

Muitos tinham dificuldade de lidar com Senna, que era extremamente perfeccionista e, portanto, tinha uma baixa tolerância com aqueles que falhavam, segundo relatos de pessoas próximas ao tricampeão. O "lado ídolo" do ex-piloto contribuiu para que esses fatores ficassem esquecidos nesses 16 anos.

- No automobilismo, o individualismo tem um valor que o brasileiro também cultua, embora mais veladamente. A imagem do brasileiro é a do acolhedor e do amistoso, mas, no íntimo, ele nem sempre é assim.>



Assessor de Senna durante o final da década de 80, Wagner González é grande fonte de histórias sobre o piloto e confirma o temperamento difícil do tricampeão.

- Você teve pilotos marrentos como o Senna em outra fase. Mas o barato é que não há dois iguais. Você tem o Steve Jobs e o Bill Gates. São dois megagênios da informática. Cada um tem seus pontos fortes e fracos. Embora no pacote eles sejam igualmente importantes, não se comparam. Senna tomava alguns cuidados, mas era um cara muito seguro de si e que às vezes era difícil de se lidar. Era extremamente egocêntrico, como precisa ser um campeão. Você não "pega" um campeão mundial que seja bonzinho. O cara precisa ter certo egoísmo para chegar lá.

A idolatria a Senna pesa até hoje sobre os brasileiros na Fórmula 1. O tri de Ayrton, em 1991, foi o último título mundial conquistado por um piloto do Brasil. A exigência popular por um substituto foi muito prejudicial aos sucessores de Senna, e o que mais sofreu com isso foi Rubens Barrichello. Vice-campeão duas vezes, seus erros têm proporção bem maior do que os cometidos por competidores menores, que nunca venceram uma corrida na categoria.

González tem uma imagem clara de como Senna se tornou um ídolo tão forte.

- O futebol não estava em um grande momento. O Ayrton era um cara que se deu muito bem e muito carismático. Ele certamente explorou um lado deixado pelo [Nelson] Piquet, que não era alguém que cultivava sua imagem pública.

O último feito do nome Senna foi colocar na Fórmula 1 o sobrinho de Ayrton, Bruno. Estreante pela equipe HRT, ele sabe que será cobrado tanto quanto foi beneficiado pelo sobrenome escrito em sua carteira de identidade.

- O Ayrton era único na forma como ele enxergava a F-1 e como lidava com a vida dele... Eu fui muito bem recebido pelo paddock da F-1 em geral, na corrida do Bahrein. Mas agora preciso me firmar lá com performance e resultados.
Mensagem de Galvão Bueno para Ayrton Senna (1994)


17 comentários:

  1. zirlei

    fui membro da TAS, VI TODOS OS GP'S BRASIL de 1985 a 1993, sempre com uma bandeira do Cruzeiro e do Senna.

    pra mim é difícil falar de Ayrton, fui um dos que sentiram a perda como se fosse um ente querido, alias ele era um ente querido, admirável.

    Senna, Prost, Mansel, Emerson, Piquet, Peterson, Lauda, Stuart, Shumi, Villinev...foram os melhores pilotos que vi.

    Senna era espetacular

    hoje em dia, Shumi ainda é Shumi, Vetel é a aposta de um novo piloto espetacular, Alonso é fora de série, Hamilton é sempre muito preciso, Massa muito rápido e um dos poucos ainda atrevido no volante.....o resto é tudo RUBINHO!

    ResponderExcluir
  2. meu bom amigo isaac , fórmula I pra mim terminou em I de maio de 1994 , ainda algumas vezes tentei sentar de frente a tv e asistir a uma corrida nunca terminei ,nunca mais asisti uma corrida até o seu final e pior que isso acho que não perdi nada , pricipalmente as palhaçadas de que um piloto x tem que ganhar nem que pra iso alguem tenha que tirar o pé ou simplesmente provocar um acidente propósital isso virou marmelada e perdeu a alegría que tanto nos proporcionava o grande aírton em suas mágicas corridas onde ele fazia a gente sentir orgulho de ser brasileiro , senna foi um dos pouqíssimos ídolo que sempre respeitei

    ResponderExcluir
  3. Simply the best.
    Esse era Ayrton Senna...
    O cara corria como ninguem, ultrapassava como poucos, e era adnmirado por milhoes de fas em todo o mundo.
    Eu nao perdia uma soh corrida, podia ser de manha, noite, de madrugada, de tarde, sempre procurava dar um jeito em assistir a f1,
    pois, sabia que com Senna, a vitoria era quase que garantida, sabia-mos que iria ver um show nas pistas...
    ele era puro talento e muita confianca e abilidade...
    Nao eh atoa que foi feito uma pesquisa recente, e o nosso idolo maior foi eleito o melhor piloto F1 de todos os tempos...
    Tempos bons que nao voltam mais... SEnna, Nagel Mansel, Prost, Berger, ate mesmo o Piquet (nunca gostei dele), mas era um bom piloto, todos esses, faziam nossas manhas mais gostosas, mais praserosas...
    Era bom demais, ver Airton dando show nas pistas no domingo de manha e a tarde nosso Cruzeirao arrebetando nos gramados...
    A F1 nunca mais foi a mesma pra nos brasileiros...
    Torco agora pra que o Bruno Senna faca uma boa apresentacao neste ano, e que no ano que vem ele possa estar numa equipe de ponta, e trazer de volta a alegria ficou pra tras...

    ResponderExcluir
  4. Me lembro como se fosse hoje...
    o acidente, a retirada dele de dentro carro, o helicoptero levando-o para o hospital, depois toda aquela expectativa...
    e por fim o pior momento... o anuncio da morte de um idolo... chorei feito crianca, pois sabia que a formula 1 nunca mais seria a mesma...
    Ayrton Senna foi o meu maior idolo, ele como nigume representava com orgulho nosso Brasil la fora.
    Era o orgulho brasileiro de toda uma nacao!!!!

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo...
    ele como NIGUEM representava com orgulho nosso Brasil...

    ResponderExcluir
  6. Ta dificil...
    corrigindo de novo... NINGUEM

    ResponderExcluir
  7. é maurício lizardo hoje a formula I virou uma maracutáia danada , tanto quanto no futebol mesmo é só dinheiro que fala mais alto e quem vai ganhar na maioría das vezes já esta escolhido com antecedência

    ResponderExcluir
  8. ISAAC CORNETA COM ORGULHOdomingo, março 21, 2010 7:56:00 PM

    Lizardo

    deletei da minha memória a curva TAMBURELLO, DELETEI TUDO.

    Guardo comigo as vitórias do Senna, suas ultrapassagens, sua luta peloprimeiro lugar no grid, tirando coelho da cartola, sua corrida em Interlagos só com a 6° marcha, e a invasão da galera...

    Senna foi tão formidavel como pessoa e como piloto, que este mundo era pouco pra ele.

    Continuo apaixonado com a F1, nã ha vejo como vc cita, e pode apostar, que teremos uma temporada que pelo menos Alonso, Massa, Vetel, Hamilton, Buton, Shumi e Rosberg vão lutar por vitórias. Com o fim do reabastecimento, agora volta a era do piloto ser melhor que o carro.

    O que ocorreu, foi que Senna tinha com ele uma geração FANTÁSTICA correndo junto, ora, PROST + PIQUET + MANSEL + HILL + LAUDA + PATRESE ....so tinha FERA, e um alemãozinho filha da puta chegando que era um tal de SHUMI, o maior vencedor de todos os tempos.

    Era muito mais difícil vencer naquela época, porque o BRAÇO falava alto, e não tinha balela de estratégia (isto fudeu o campeonato), agora com nova pontuação, tem que partir pra dentro.

    ACONSELHO A VC E AO ZIRLEI darem uma chance a new F1 que tenho certeza que vão se surpreender.

    Hoje o piloto que mais me lembra o SENNA é o VETEL, o Massa é um misto de Prost com Lauda, rápido e constante, e vale ver o Niko Rosberg, que é um monstro também.

    Ta bacana e tem Brasileiro bem, muito bem, que é o MASSA e o nome SENNA numa nanica, como um dia foi NANICA UMA TAL DE TOLEMAN, que um tam de Ayrton, em Portugal, desafiou ninguém menos que Alan prost numa gigante, debaixo de um temporal, e se não terminam a prova, o ESPETACULAR AYRTON levava pra casa...

    Desejo sorte ao Bruninho Senna, Di Grassi, e ao Felipe Massi...já ao Rubinho...é melhor contar piada de portugues!

    ResponderExcluir
  9. ISAAC CORNETA COM ORGULHOdomingo, março 21, 2010 8:02:00 PM

    Zirlei

    vou discordar de vc, talvez pela primeira vez, me desculpe!

    Formula 1 sem grana não existe, é necessário muita grana pra fazer o circo pegar fogo...poxa, caso contrário, vamos dar um fusquinha pra cada um e promover uma formula fusquinha.(eu me habilito a pilotar um, já que tenho o FUKA da veinha guardado até hoje, como raridade)hehehehehehehe

    Um GP como o de BAHREM por exemplo, recolhe-se milhoes, pra vc ter uma idéia, uma corrida de F1 é mostrada pro mundo inteiro, talvez uma final de copa do mundo tenha taaaaaaana gente vendo.

    ResponderExcluir
  10. isaac vou dar none aos bois quando me referí a grana eu falava da corrida que na linha de chegada o rubinho pé de chinelo recebeu ordem pra tirar o pé e deixar o shumacher vencer , o salário do cara falou mais alto você sabe que se fosse o senna ele mandava todo mundo se ferrar e acelerava mais , o nelsinho piquet junior poe exemplo recebe ordem e grana para ir lá e bater no carro do cara para tirar o cara da corrida , quando falo de grana não é investimento e nem retorno é suborno mesmo falta de profisionalismo , reveja no texto para você ver onde os caras trata o senna como um egoísta e marento no meio da formula I porisso ele era o senna e por isso não existirá outro como ele nem mesmo o sobrinho

    ResponderExcluir
  11. Depois daquele dia, FÒRMULA 1 nunca mais.
    No máximo vejo os resultados.

    Fui um Fanático por corridas, acompanho desde Émerson Fitipaldi-Wilsinho-Mário Andretti-Ronie Peterson-Carlos Hotmans etc.

    Ví vários ícones! Émersom-Andreas Nicolaus Lauda-Klein Higazoni-Jack Stuart-Pichett-Keke Rosberg-Mário Andretti e o inigualável AIRTON SENA!
    Muitos poderão perguntar: E o anão francês Alan Prost?
    R: Não dou moral p/ vermes medrosos.

    Desde a morte do Sena, nunca maus ví uma Corrida, espero nunca mais assistir.

    E termos de FÒRMULA 1, Sena foi TUDO!!!

    Jamaus verei uma corrida.

    ResponderExcluir
  12. Zirlei

    divido em duas partes sua critica.

    1- no caso do Rubinho, temos que crer, que é um jogo de EQUIPES, ora, ele era o segundo piloto da Ferrari, mesmo sendo despresivel a atitude, entendo que foi "apenas" jogo de equipe.

    2- no caso do Nelsinho....sem noção, sem explicação mesmo.

    Se eu for levar a ferro e fogo, como explicar 74 que meteram a mão no cruzeiro....até em lembrar que fizeram o capeta pro corinthuans ser campeão...cancelando jogos e roubando na final...se for assim, não deveria mais nem ver futebol....não é?

    ResponderExcluir
  13. Depois da morte do Senna e a era de vitórias do alemão eu perdi aquela vontade de assistir à formula 1!

    O Schummi tem seus méritos,mas daí o Rubinho ser uma MARIONETE nas mãos da Ferrari foi demais,ridículo!

    Esse ano com a nova fórmula de disputa, a Formula 1 tem tudo pra voltar aos velhos tempos,essa temporada promete muito,e eu estarei torcendo pro MASSA!

    Valeu Ayrton Senna,impossível não levantar aos domingos pela manhã e lembrar daquela musiquinha da vitória!

    ResponderExcluir
  14. Cruzeiro ocupou 4 lugares no pódio em Cássia

    Da Toca II

    João Marcos Dias

    A equipe de atletismo do Cruzeiro ficou com quatro das cinco primeiras colocações na 1ª Minimaratona Beneficente de Cássia, cidade do Sul de Minas Gerais. Os atletas celestes ocuparam do segundo ao quinto degraus do pódio da prova disputada no domingo.

    Franck Caldeira foi o vice-campeão, após percorrer os 10 Km em 30 min e 44 seg, dois segundos atrás do vencedor, José Magno Mota, da Unimed-Campinas. O terceiro colocado foi o cruzeirense João Marcos Fonseca, o João Gari, com 31 min e 27 seg.

    O estreante Antônio Ferreira da Silva, o Ferreirinha, fez o tempo de 31 min e 37 seg e foi o quarto. Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes, fechou o pódio, com 32 min e 15 seg. No feminino, o Clube teve Berenice Dias em quinto, com o tempo de 42 min e 16 seg.

    ResponderExcluir
  15. Foto: Vipcomm/Divulgação

    Roger para por duas a quatro semanas

    Da Toca II

    João Marcos Dias

    A reavaliação feita na manhã desta segunda-feira mostrou que o meia Roger teve uma entorse no tornozelo esquerdo que demandará de duas a quatro semanas de tratamento. O jogador se machucou após choque com um adversário na partida de sábado contra o América-TO, pela décima rodada do Campeonato Mineiro.

    "O Roger teve uma entorse de grau dois e a previsão é que fique de duas a quatro semanas em tratamento. Ele fará fisioterapia em dois períodos e muito provavelmente na semana que vem vamos reavaliá-lo para ver a melhora e, se possível, acrescentaremos alguma atividade física", explicou o médico Octacílio da Matta.

    No sábado, Roger entrou em campo aos 11 min do segundo tempo, no lugar de Gilberto, quando o Cruzeiro perdia por 1 x 0, e ajudou a mudar a história do jogo. O camisa 23 marcou o primeiro gol celeste aos 14 min, porém deixou o campo pouco antes da virada. Mancando bastante, o atleta foi substituído por Pedro Ken aos 33 min.

    A lesão foi o resultado de uma bola dividida com um defensor do América-TO. "O Roger estava com o pé preso no gramado e o jogador adversário acertou uma pancada que causou entorse na parte lateral do tornozelo esquerdo", detalhou Octacílio.

    ResponderExcluir
  16. Cruzeiro e Senna,duas cachaças,

    "...Senna, que era extremamente perfeccionista e, portanto, tinha uma baixa tolerância com aqueles que falhavam..."
    Qualquer semelhança entre os campeôes não é uma mera coincidência.
    E este espírito que ainda está vivo entre nós.
    Vlw Airton.

    ResponderExcluir
  17. ALEXANDRE

    Senna conseguiu um feito fantástico, quando Prost o tirou da prova e foi campeão, ele se calou por um ano, e no ano seguite, foi a vez dele, deu um totó no PROST e foi campeão....simplesmente ele disse...tem troco, E TEVE.

    Senna era o cara!

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".