sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mineirão terá gestão compartilhada



Confira entrevista exclusiva da TV O TEMPO com Tadeu Barreto Guimarães, presidente do Núcleo Gestor de Copas do governo de Minas Gerais

No modelo de gestão compartilhada previsto pelo governo do Estado para o novo Mineirão, a conta da reforma no estádio será paga com parte da renda da bilheteria dos jogos. Esse é um dos atrativos oferecidos para que alguma empresa - ou consórcio - invista na reforma e tenha o direito de administrar o Mineirão após a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

Em entrevista à TV O TEMPO , o presidente do Núcleo Gestor das Copas do governo do Estado, Tadeu Barreto Guimarães, explica que, dos 69 mil lugares previstos para a nova arena, 15 mil ficarão à disposição da gestora do estádio. Os outros 54 mil continuarão sendo comercializados por Atlético, Cruzeiro e América em seus jogos. A cota de ingressos da concessionária inclui as áreas nobres, como camarotes e
tribunas. "São esses 15 mil ingressos que vão pagar a conta. A ideia da gestão compartilhada é minimizar gastos e pensar em quanto estaríamos deixando de gastar com escolas e hospitais se os recursos viessem do caixa do Estado".

O processo de licitação para escolha da empresa que vai dividir a administração do Mineirão com Estado e clubes está em fase de audiências públicas e deve ser concluído no início do segundo semestre deste ano. De acordo com Guimarães, vencerá a concorrência a empresa ou consórcio que pedir o menor valor em contrapartida pela realização das obras. O investimento estimado nessa etapa é de R$ 650 milhões. As obras devem começar em janeiro de 2011, com término previsto até janeiro de 2013, seis meses antes da Copa das Confederações. Segundo Guimarães, uma das exigências do edital de licitação é que a empresa candidata já tenha executado obra semelhante no valor de, pelo menos, R$ 400 milhões. Guimarães explicou ainda que a concessionária terá os direitos de exploração do Mineirão por 25 anos.

Clubes ainda querem mais informações

Os clubes mineiros ainda aguardam mais informações do governo do Estado sobre a proposta de gestão compartilhada do Mineirão. Segundo o diretor de Comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, o projeto foi apresentado aos clubes. "Inicialmente, consideramos a ideia viável. Mas o governo ficou de dar mais detalhes aos clubes", afirmou Mendes.

Já a assessoria do Atlético informou que o clube também quer mais informações sobre o projeto antes de formar uma opinião.

Evitar atrasos: o grande desafio

Tadeu Barreto Guimarães reconhece que o Brasil terá um grande desafio pela frente e destaca que o país tem que aprender com o exemplo da África do Sul, que recebe a Copa de 2010.

"Esse é o grande desafio. Usar a Copa de 2014 para alavancar nosso desenvolvimento. Enfrentamos bem a crise econômica, mas este será nosso grande teste", disse, para apontar alguns atrasos observados no país sul-africano.
"Nós temos que aprender com os ensinamentos da África do Sul. Estive por lá em dezembro e irei agora novamente. Tive a oportunidade de ver os atrasos do Soccer City. Estive lá em dezembro e o estacionamento não estava pronto", afirmou.

O momento é de muito trabalho e Guimarães aponta que o Brasil tem que ter pressa. "A Alemanha (que realizou o Mundial de 2006) começou a planejar seis anos antes. Nós já estamos atrasados. Temos que correr e muito para não acontecer conosco o mesmo que com a Africa", declarou.

Metrô


Quando o assunto é a ampliação do metrô de Belo Horizonte, o presidente do Núcleo Gestor da Copas reconhece que a realização é difícil. "Isso não é um assunto simples. É algo que não depende apenas de Minas Gerais, tem que ser levado ao Governo Federal", disse.

créditos e agradecimentos tv o tempo
creditos e agradecimentos a DENNER TAYLOR E TIAGO CAPIXABA

6 comentários:

  1. O Cruzeiro confirmou na tarde desta sexta-feira que recebeu uma sondagem oficial do Palmeiras a respeito do atacante Kléber.

    De acordo com o diretor de comunicação do clube mineiro, Guilherme Mendes, o presidente Zezé Perrella conversou por telefone com o mandatário palmeirense, Luiz Gonzaga Belluzzo, sobre a situação contratual do jogador, mas não recebeu nenhuma proposta.

    ”Foi apenas uma sondagem do Palmeiras. Nâo houve proposta”, disse Mendes.

    Kléber está em Fortaleza com a delegação do Cruzeiro e, até o momento, tem presença confirmada no jogo de domingo, contra o Ceará, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

    Pela manhã, quando embarcava em Confins, o atacante voltou a negar que estivesse em negociação com o clube paulista, onde atuou em 2008 e se tornou um ídolo da torcida.

    Agente de Kléber

    Em entrevista ao Superesportes, o representante do jogador, Giuseppe Dioguardi, garantiu nesta sexta-feira que sua última conversa com a diretoria do Palmeiras foi no começo do ano, antes da negociação frustrada de venda para o Porto de Portugal.

    ”Não houve nenhuma conversa minha com o Beluzzo. Inclusive, o diretor do Palmeiras, Serafim, falou depois do clássico com o São Paulo que havia falado com o jogador. A verdade é que ele falou comigo na época do Porto. Desde então, a nossa postura é que não vamos falar com nenhum clube até que eles se acertem”, disse.

    Dioguardi deixou claro que não pode falar por Cruzeiro ou Palmeiras, e sim por Kléber. Segundo ele, não há nenhuma negociação em andamento no momento. “Eu não negociei com o Palmeiras o contrato do Kléber. É o que eu posso falar por mim. O Kléber não sabe disso, até porque ele está concentrado com o Cruzeiro no Ceará e vai jogar domingo. A gente não vai entrar em especulações”.

    Flamengo

    Nesta sexta, Giuseppe esteve no Rio de Janeiro reunido com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, e também desmentiu que o encontro esteja relacionado à ida de Kléber para o clube.

    ”Tive reunião com a Patrícia a respeito de um processo que eu movia contra o Flamengo, que eu retirei, do zagueiro Rodrigo que jogou aqui. Não tem nada a ver com o Kléber no Flamengo, pelo amor de Deus”, concluiu Giuseppe Dioguardi em conversa com o Superesportes

    ResponderExcluir
  2. Vencer fora de casa e convencer a torcida de que o time pode voltar a apresentar um belo futebol. Esses são objetivos que o Cruzeiro terá neste domingo, às 18h30, no jogo contra o Ceará, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O time não perde há nove meses como visitante, espera ficar em paz com a torcida e permanecer no G-4.

    O volante Henrique acredita que o time tem totais condições de sair com os três pontos em Fortaleza. “Vai ser um jogo bastante difícil. A gente acompanhou o Ceará contra o Goiás. Jogando dentro da casa deles, eles vão vir fortes, mas o Cruzeiro tem tudo para voltar a jogar um bom futebol e temos grandes chances de sair com a vitória”.

    Para o atacante Kleber, o Cruzeiro tem que fazer a sua parte antes da parada da Copa do Mundo. “É um campeonato muito longo, faltam muitos jogos, não tem como fazer previsão nenhuma. Então é fazer a nossa parte e somar o maior número de pontos possíveis, principalmente antes da Copa, para a gente poder acabar lá em cima”.

    O lateral-direito Jonathan elogia o adversário, treinado por Paulo César Gusmão. “O Ceará está com uma equipe muito forte, tem alguns jogadores experientes, que já passaram por clubes de grande expressão, e o PC é um grande treinador, já passou pelo Cruzeiro, pelo Fluminense e outros grandes clubes também. Tenho certeza que vamos ter muito trabalho lá, mas a equipe está preparada”.

    O Cruzeiro seguiu para Fortaleza na manhã desta sexta-feira. O lateral-esquerdo Diego Renan e o volante Fabrício, vetados. O atacante Guerrón ficou fora da relação por opção do técnico.

    ResponderExcluir
  3. O ex-jogador e hoje comentarista esportivo Edmundo anunciou na tarde desta sexta-feira, em seu Twitter que o atacante Kléber, do Cruzeiro, acertou seu retorno ao Palmeiras.

    “Em primeira mão.. boa notícia para a torcida palmeirense: Kléber Gladiador é do Palmeiras! Grande reforço!!”, disse Edmundo por meio de seu micro-blog.

    Minutos depois, Giusepe Gioguardi, empresário de Kléber, também utilizou a rede social para negar o acerto.

    "Gostaria de deixar claro que não existe acordo nenhum entre o Gladiador e o Palmeiras. Que apesar dos boatos, estou no rio trabalhando", disse.

    A reportagem do SuperFC tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação e com a diretoria do Cruzeiro, mas não obteve êxito.

    Em breve mais notícias sobre a novela da possível saída do Gladiador.

    ResponderExcluir
  4. O Inter ainda na Libertadores e o Treinador já caiu!!
    Isso é que eu chamo de respeito com a torcida!!
    Agora nessa casa de malandros chamada Cruzeiro, o Time cai três libertadores e o Camiseiro fica!!
    É o cúmulo do ridículo!!
    E tem gente que ainda critica as galinhas e os bambys!! Azar deles é que vão se topar no mata-mata! só um segue, senão, corriam o risco de fazer a final!!
    Bando de safados da diretoria!! respeitem a instituição Cruzeiro Esporte Clube!! Tratem-na como patrimônio de 8 milhões de humanos, não como patrimônio de um asno!!
    Chega de AB!!
    Eu Quero o fim da dinastia! pela democracia já!!
    Att;
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  5. Perrella revela 'preço' de Fábio e diz que goleiro só sai do Cruzeiro se quiser
    Desejo do Cruzeiro é que o goleiro cumpra o contrato até o final

    Caso venha a proposta oficial, presidente Perrella deixa a decisão com o goleiro cruzeirense
    Três milhões de euros. Esse é o valor da multa rescisória de Fábio com o Cruzeiro, estipulado em uma cláusula do contrato. Mas, segundo o presidente Zezé Perrella, uma transferência depende da concordância do goleiro. Caso ele queira ficar, terá o apoio do clube.

    A posição de Zezé Perrella foi passada por meio da assessoria de imprensa.

    Ainda de acordo com o presidente, o Cruzeiro é detentor de 50% dos direitos do goleiro. Fábio detém a outra metade do passe.

    Numa hipotética negociação, cada parte ficaria com 1,5 milhão de euros.

    Zezé Perrella garantiu que nenhum clube apresentou proposta oficial para tirar Fábio do Cruzeiro. Por ora, o dirigente também não se reuniu com o representante do jogador, Eduardo Kuperman, que está em Belo Horizonte justamente para tratar do futuro do ídolo da torcida.

    Thiago Ribeiro

    Por fim, Perrella assegurou que o Cruzeiro não recebeu propostas pelo atacante Thiago Ribeiro, artilheiro do time na temporada, com 14 gols, ao lado de Kléber.

    ResponderExcluir
  6. Esse perrella tá merecendo uns tabefes na fuça. Sou contra todo tipo de violencia ,mas uns corretivos pra quem é TEIMOSO E SACANA , é preciso. Esse PILANTRA POR BEM ou por mal tem e deve APRENDER QUE A INSTITUIÇÃO Cruzeiro esporte clube NÃO LHE PERTENCE e nem a sua FAMÍLIA,portanto a hora é agora de por esse ANÃO PRA FORA.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".