quarta-feira, 9 de junho de 2010

Início da era Cuca no cruzeiro





Ao ser apresentado ontem, na Toca, treinador fez questão de destacar que, se sempre passou perto, agora, mais maduro, está pronto para conquistar títulos

O paranaense Cuca, de 47 anos, foi apresentado ontem como novo técnico do Cruzeiro – assinou contrato até dezembro de 2011 – com as promessas de sempre. Fará uma reformulação, com o apoio da diretoria, procurará dar um padrão à equipe e, com muito trabalho, vai buscar o título do Brasileiro: “Já estive próximo de conquistas e elas escaparam. Lembro-me que com o São Paulo, em 2005, saí nas semifinais da Libertadores, aos 45min do segundo tempo, desclassificado pelo Once Caldas, lá na Colômbia. Estava a dois jogos do título e, com mais dois, do Mundial de Clubes. É assim o futebol. Com o Flamengo, ano passado, fui campeão carioca nos pênaltis”.

O técnico deixou a melhor impressão. Não fugiu das respostas, nem dos assuntos mais delicados, como de que é um treinador que fica deprimido com constância: “Sou homem, uma pessoa que gosta de vencer e que não quer perder. E quando perco não sou de fala mansa. Fico triste. Apenas isso. Sou alegre e feliz”. Não deixou dúvida sobre qual será a linha que vai seguir para ter sempre o comando: “Quando preciso sou o paizão. Mas, de repente, sou duro, pego firme, porque é necessário. Todo trabalho tem espaço para as duas situações”.

Cuca demonstrou que tem pleno conhecimento do que está ocorrendo no Cruzeiro. Apesar de o presidente Zezé Perrella, que fez sua apresentação, dizer que todas as negociações estão paralisadas até que o técnico faça um estudo geral do que tem em mãos, Camilo, Anderson Lessa e Kieza serão emprestados. Já Marquinhos Paraná fica.
O único inegociável é o goleiro Fábio, com os direitos estipulados em 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões), sendo 50% do Cruzeiro. Perrella garante que o goleiro, que foi operado ontem de apendicite (Thiago Heleno fez cirurgia de hérnia inguinal), vai permanecer.

A base do trabalho será o que fez o antecessor, Adílson Batista, que, para Cuca, é bom. Se necessário, vai conversar com ele para obter mais informações: “Esta é uma equipe vencedora e de muita qualidade. Tivemos até agora a disputa de apenas 20% do Brasileiro e há tempo para ajeitarmos tudo. Vamos jogar com técnica, muita força e para a frente. Não sou retranqueiro”. Ele não falou em reforços, mas deixou claro que vitórias e títulos são alcançados com qualidade (o Cruzeiro está contratando um lateral-direito, um jogador de meio-campo, se possível dois zagueiros e mais um atacante. A vinda do argentino Ernesto Farías não é mais certa, porque era um atacante pretendido por Adílson).

O presidente confirmou que o Cruzeiro fez proposta por Riquelme, tendo o ex-jogador Sorín como ponte: “Foi a melhor proposta que ele recebeu de um clube brasileiro e gostou”. Só que recebe anualmente 2,3 milhões de euros e Perrella, em certa parte, entrou em contradição, ao dizer que o Cruzeiro não faz loucuras: “Não contratamos nomes. Não contratamos jogador que foi isso ou aquilo. Contratamos para chegar e jogar. E foi o que deu certo. Afinal, em 15 anos conquistamos 23 títulos. Não vamos fazer loucuras”. E ainda mandou um recado para Sorín: “Se quer ser nosso técnico, terá de começar pela categoria de base”.

Cuca ouviu tudo e falou que um trabalho se ergue pelo comprometimento. Foi assim no Fluminense, ano passado, e no Goiás, em 2003: “Não sou um aprendiz. Fiz vestibular em todos os times (19) por que passei. Agora, chegou a hora das conquistas em um clube que oferece condições, mas no futebol a gente sabe que nunca se alcança os 100%”.

Perrella deixou claro o que espera do treinador: muita pressão. “Ele sabe que tudo no futebol depende dos resultados. Mas é competente e vai nos dar as vitórias”, afirmou. Aos que o condenam, Cuca avisou: “Em dezembro, vamos conversar”.

TRÊS NOVIDADES Cuca foi para o Rio e hoje tenta tirar o visto norte-americano para poder viajar amanhã e dirigir o time nos dois jogos nos Estados Unidos. A delegação, com 20 jogadores (Eber e Hyago, da base, e Robert como novidade), viajou ontem à noite. Se Cuca não chegar a tempo, no domingo, às 19h (de Brasília), contra o New England Revolution, o interino Emerson Ávila dirige o time.

A delegação volta no dia 20 e os jogadores serão liberados até o dia 28, quando iniciarão a preparação para o jogo de 14 de julho, contra o Atlético-PR, em Curitiba, no reinício do Brasileiro.

8 comentários:

  1. Cruzeiro ainda tem esperança de ganhar dinheiro com Kléber

    Kléber assinou um contrato de cinco anos com o Palmeiras. Nesse período, o Cruzeiro só receberá algum dinheiro caso ele se transfira, pois ainda é detentor de 50% dos direitos econômicos, junto com o laboratório EMS Sigma Pharma.

    Para o presidente Zezé Perrella, esse percentual não foi jogado no lixo com a ida do jogador para São Paulo, embora Kléber pareça desinteressado num retorno ao futebol europeu.

    Segundo Perrella, uma cláusula do contrato de venda obriga o Palmeiras a ressarcir o Cruzeiro caso uma proposta do exterior seja recusada pelo jogador.

    ”Nós temos uma cláusula no contrato, que se aparecer uma proposta superior ao valor pago pelo Palmeiras (3 milhões de euros), eles são obrigados a exercer a opção ou comprar a parte do Cruzeiro. Se aparecer um clube de fora querendo pagar 5 milhões de euros pelo Kléber, ele é obrigado a pagar 2 milhões da diferença. Nós conhecemos de mercado. Se o Kléber fizer um grande campeonato, eu vou oferecer o Kléber aí, as pessoas vão saber”, disse.

    Ao vender metade dos direitos de Kléber ao Palmeiras por 3 milhões de euros, o Cruzeiro ficou, na verdade, com 50% desse valor. O restante foi repassado ao laboratório EMS Sigma Pharma

    ResponderExcluir
  2. O ZZP deveria era morrer e ir p/ profundesas do Inferno. Exigir, uq?
    Resultados que venham desvencilhar a atenção, p/ ele levar o resto.
    Tira a mão dos cofres do Cruzeiro, Rato desgraçado.

    Nosso maior Titulo: Seria esse Rato na Cadéia, juntamente com o restante da quadrilha.

    Bora ver o que nos reserva o CUCA.

    ResponderExcluir
  3. O Cruzeiro perderá o zagueiro Leonardo Silva por pelo menos dois meses. Nesta quinta-feira, o jogador fez novos exames no joelho direito, após o desinchaço da rótula, que apontaram a necessidade de um procedimento cirúrgico.

    Leonardo lesionou o ligamento colateral lateral do joelho direito no jogo contra o Atlético-GO, no último domingo.

    A cirurgia ocorrerá nesta sexta-feira e será feita pelo médico Marco Túlio Lopes Caldas, em Belo Horizonte. A recuperação prevista é de oito semanas.

    Outro zagueiro celeste, Thiago Heleno, também ficará inativo de quatro a seis semanas, por conta de uma cirurgia de hérnia inguinal. Os únicos atletas de defesa à disposição do técnico Cuca, portanto, são Gil e Cláudio Caçapa. Ciente do problema, a diretoria pretende contratar dois reforços para essa posição. (

    ResponderExcluir
  4. As perdas de Thiago Heleno por um mês, devido a uma cirurgia de hérnia inguinal, e do capitão Leonardo Silva, por dois, devido a um procedimento no joelho direito, deixam muito carente o setor defensivo do Cruzeiro para os próximos compromissos do Campeonato Brasileiro. Gil e Cláudio Caçapa são as únicas opções do técnico Cuca. Diante disso, a contratação de reforços para a defesa, que já era necessária, passou a ser mais urgente.

    Pela escassez de bons nomes no Brasil, o Cruzeiro deve procurar essas alternativas no exterior, aproveitando a paralisação do Brasileirão em função da Copa. “Acho difícil trazer zagueiro de dentro do Brasil. Não vejo nomes. Acho que a única opção vai ser lá fora mesmo”, disse o presidente Zezé Perrella.

    ”Tem que ter cinco zagueiros de qualidade, é a posição que mais leva cartão, é a posição que mais se perde jogador. Mas nós precisamos trazer pelo menos mais dois para termos cinco zagueiros de qualidade”, acrescentou o dirigente.

    Na verdade, com a chegada de mais dois para a posição, o elenco passará a ter, no total, seis zagueiros.

    Problema comum

    Perrella entende que a falta de opções para a defesa não é um problema só do Cruzeiro. ”Zagueiro, no Brasil, não existe. Quando falam que temos que contratar zagueiros, eu peço sugestão. Não adianta eu falar que quero o Miranda do São Paulo, o São Paulo tem que concordar com isso. Hoje, zaga é problema de todos os clubes do Brasil, com exceção do São Paulo”, opinou.

    ResponderExcluir
  5. A expectativa dos jogadores do Cruzeiro é que já sejam dirigidos pelo técnico Cuca no amistoso de domingo, às 20h (de Brasília), em Boston, nos Estados Unidos, contra o New England Revolution, clube da Major League..

    O treinador está no Rio de Janeiro, ao lado de sua comissão técnica, para obter o visto norte-americano e espera conseguir o documento nesta sexta-feira. A intenção é viajar para Boston no sábado.

    ”É um treinador experiente, conhece todos os jogadores que aqui estão e no mais é trabalhar, vamos respirar, começar a enxergar coisas novas, acho que não só pra mim, mas para o grupo também é importante”, disse o volante Fabinho sobre o novo comandante.

    O atacante Thiago Ribeiro espera que Cuca motive bastante o grupo durante a excursão, de modo que o Cruzeiro retorne ao Campeonato Brasileiro, em julho, com força para brigar pelo título nacional.

    ”Nunca trabalhei com o Cuca, foi o primeiro contato que tive com ele, mas, pelo que eu sei, é um treinador muito tranquilo, calmo. Eu o conheço de outros trabalhos que ele fez, em outros clubes. É um treinador que tem experiência, é um treinador rodado, acostumado a dirigir grandes equipes, e a gente espera que ele chegue e dê uma nova cara para a nossa equipe. A gente está precisando mudar um pouco. Tomara que ele coloque o Cruzeiro em primeiro, brigando pelo título”, comentou Ribeiro, autor de 14 gols na temporada.

    A comissão técnica de Cuca é formada pelo preparador físico Róbson Gomes, e os auxiliares Cuquinha e Eudes Pedro dos Santos

    ResponderExcluir
  6. ISAAC, meu cruzeiro de volta!quinta-feira, junho 10, 2010 9:35:00 PM

    Caros amigos cornetas,

    Alguém viu ou ouviu que na entrevista do Adilson ele cita BLOG'S como os meios de comunicação que perseguiram ele?

    Na boa, depois que soube que o Gustavo Perrela lia o BC, e que no BC tem um link que joga aqui dentro da Confraria, Leonidas e etc, fica fácil imaginar que o que escrevemos chegava de certa forma aos ouvidos dele.

    Porque nos sacaram do blog PHD? Porque lá ninguém que é oposição fica sem ser deletado?
    Fica a dúvida no ar...se é que ela existe...

    Tenho a certeza que liam e tiraram muita coisa daqui, O NOME CONFRARIA QUE EU SUGERI A ESTE BLOG, do nada virou CONFRARIA DOS BARES CRUZEIRENSES...estranho não é? E tem gente graúda nos chamando de cornetália....hehehehhe

    Baseado nisso, e já que comprovadamente somos lidos, continuo sendo OPOSIÇÃO FERRENHA A DITADURA PERRELA, mas confiança plena no novo treinador, que me pareceu muito humilde ao contrário do arrogante que infectou o cruzeiro por longos e intermináveis 30 meses.

    Temos que cobrar mais, temos que cobrar em todos os blog's que escrevemos por contratações dignas, por eleições diretas e não eleição do conselho, falando em conselho, temos que cobrar destes também.

    Assim como na política, temos que fazer novas alianças, renovar nossas idéias, e seguirmos na luta.

    Este período da copa, temos que cobrar contratações todos os dias, porque era tudo que o ZÉ PERRELA queria, esfriar o torcedor...mas nós vamos é inflamar a todos e cobrar muito.

    É isso pra mim a nova era, vamos tomar o Cruzeiro de assalto se preciso for. A manifestação do torcedor comum foi um assombro pras organizadas, que melaram as calcinhas com medo de perder ingresso, e demos um tapa de luva de pelica na cara de cada presidente de organizada.

    Bom...é isso que queria dizer a vcs, colegas de luta, que sei que dentro de cada um CONFRADE bate um coração azul e branco...nunca mais, vai ser permitido um treinador tão filha d aputa como este que saiu!

    VALEU CONFRADES!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com vc Isaac,e que cada vez mais nossos blog chegue nos ouvidos dos ratos , pra mostrar que estamos de olhos neles.Saudações Celestes

    ResponderExcluir
  8. Eu não admito que o ZZP diga um ABSURDO DESSES:

    "Zagueiro, no Brasil, não existe. Quando falam que temos que contratar zagueiros, eu peço sugestão. Não adianta eu falar que quero o Miranda do São Paulo, o São Paulo tem que concordar com isso. Hoje, zaga é problema de todos os clubes do Brasil, com exceção do São Paulo”, opinou. "

    O ALEX SILVA ESTAVA DISPONÍVEL NO COMEÇO DO ANO E QUERENDO VIR PARA O CRUZEIRO E O FDP DO PERRELLA NÃO QUIS TRAZÊ-LO ALEGANDO QUE O CARA TAVA MACHUCADO, E LOGO DEPOIS TROUXE O FÁBIO SANTOS BALEADO SEMI-APOSENTADO! E AINDA VÉM FALAR QUE SÓ O SP É QUE TEM ZAGA BOA????

    PERRELLA, VOCê CAIU EM CONTRADIÇÃO SEU ORDINÁRIO, O ALEX SILVA ACABOU COM A GENTE E É UM DOS MELHORES DO SP E VC VÉM FALAR QUE O CARA TAVA BALEADO?? SÓ NÃO TROUXE POR QUE NÃO ERA DE GRAÇA, COMO FOI O FÁBIO SANTOS E OUTROS TANTOS NÉ?

    CADÊ O DINHEIRO DO CRUZEIRO?
    CADÊ AS CONTRATAÇÕES??

    FOOOOOOOOOORRA PERRELLAA!!!!!

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".