terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte: Brasil leva susto, mas estreia com vitória na Copa



Brasil leva susto, mas estreia com vitória na Copa

Seleção abre 2 a 0, mas cede gol para a Coreia do Norte no fim do jogo; Time pode se classificar domingo

Não foi com o futebol que a (exigente) torcida brasileira esperava. Não foi a goleada que os mesmo torcedores queriam. Mas foi da maneira que o técnico Dunga gosta. E a Seleção começou com vitória a caminhada na luta pelo hexacampeonato. Com belos gols de Maicon e Elano, o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 a 1, nesta terça-feira, noEllis Park, em Johannesburgo.

Com o triunfo, a Seleção pentacampeã mundial manteve seu ótimo retrospecto em estreias. Em 19 edições, venceu 15 vezes, empatou duas e só perdeu outras duas, justamente nas duas primeiras Copas (1930 e 1934).

E os gols da Seleção foram marcados por duas grandes apostas de Dunga: Maicon, que brilhou pela Internazionale de Milão melhor time europeu da temporada 2009/2010, não era unanimidade entre os brasileiros no começo do trabalho do treinador; Elano, um dos que mais jogaram sob o comando do técnico, é outro que está longe de ser o preferido dos torcedores, mas cada vez mais tem papel decisivo neste time.

Os norte-coreanos se esconderam, apostaram no mistério e no desconhecimento sobre os seus jogadores. Mas a verdade é que poucos duvidavam que a postura do time seria defensiva. Jong Tae Se, o "Rooney" asiático, foi a única aposta ofensiva. Habilidoso, o camisa 9 deu até uma canseira na defesa brasileira, mas não criou nenhuma grande chance de gol.

Kaká e Robinho começaram bem no primeiro tempo. Criaram bons lances logo no início da partida, mas foi só. Contra um adversário postado na defesa, a Seleção foi lenta e com poucas trocas de bolas. Os mais perigosos foram os laterais Michel Bastos e Maicon.

Diferentemente da maioria das grandes seleções, o Brasil entrou em campo com dois atacantes de ofício e não com apenas um centralizado e outros dois abertos pelas pontas.Mesmo depois de um mau primeiro tempo, Dunga manteve a equipe.

Mas se não mudaram os jogadores, a postura foi outra. Antes travado e sem velocidade, a Seleção se soltou na etapa final. Com mais velocidade nas trocas de bolas e usando as laterais, o time deslanchou.

E o primeiro gol saiu cedo no segundo tempo, logo aos 9 minutos, justamente pelo lado do campo. Maicon recebeu bom passe de Elano e, mesmo sem ângulo, bateu com muito efeito para o gol. Na comemoração, o lateral-direito se emocionou muito e até chorou.

Em outra jogada rápida, também pela lateral direita, o Brasil conseguiu seu segundo gol. Robinho deu lindo lançamento para Elano, que só tocou na saída do goleiroRi Myong Guk. Mas o que parecia uma vitória tranquila, acabou complicando no fim do jogo. Aos 43 minutos, Ji Yun Nam aproveitou falha na marcação e fez o da Coreia do Norte.

Com empate em 0 a 0 entre Costa do Marfim e Portugal, a Seleção só precisa da vitória contra os Elefantes na partida do próximo domingo, no Soccer City, emJohannesburgo. A Coreia do Norte só entra em campo na segunda-feira, contra Portugal, na Cidade do Cabo.


FICHA TÉCNICA:
BRASIL 2 X 1 COREIA DO NORTE

Estádio: Ellis Park, Johannesburgo (AFS)
Data/hora: 15/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)

Público: 54.331 pessoas
Cartões amarelos: Ramires (BRA)
Cartão vermelho:
GOLS: 9'/2ºT, Maicon (1-0); 26'/2ºT, Elano (2-0); 43'/2ºT, Ji Yun Nam (2-1)

BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (38'/2ºT - Ramires), Elano (27'/2ºT - Daniel Alves) e Kaká (32'/2ºT - Nilmar); Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.

COREIA DO NORTE: Ri Myong Guk, Cha Jong Hyok, R. Jun Il, P. Nam Chol, R. Kwang Chon, J. Yun Nam, J. Tae Se, H, Yong Jo, Mun In Guk (34'/2ºT - Kim Kum Il), P. Chol Jin e A. Yong Hak. Técnico: Kim Jong Hun.

4 comentários:

  1. apesar do dunga acho que o brasil vence facil hoje 3 x 0 com 1 do ramires

    ResponderExcluir
  2. Enquanto brasileiros comemoram gols com fogos de artifício, os Norte Coreanos comemoram com Mísseis!! Coitadinhos dos Sul Coreanos"!!! rsrsrs
    Kala a Boka Galvão!!!!!!
    Zirlei, 3X1 com o Dunguinha, é o mesmo que torcer pra o Cruzeiro com o AB!! kkk

    ResponderExcluir
  3. A TV Alterosa e o Superesportes vão transmitir com exclusividade na próxima sexta-feira, a partir das 21h (de Brasília), ao vivo, o amistoso do Cruzeiro contra o New York Red Bulls, no Red Bull Arena, direto de New Jersey, nos Estados Unidos.

    O jogo terá a narração de André Mendes e reportagem de Clayton Sousa. O técnico Cuca, que está em Belo Horizonte, participará da transmissão com comentários no intervalo e ao final do amistoso.

    Convidados especiais também vão participar da cobertura internacional, tanto em Belo Horizonte como em New Jersey.

    O gerente de programação da TV Alterosa, Rodrigo Scoralick, será o responsável pela coordenação da transmissão, direto dos Estados Unidos.

    A TV Alterosa transmitirá o jogo para todo o estado de Minas Gerais. Internautas do mundo inteiro ainda poderão acompanhar a partida ao vivo pelo Superesportes, canal de esportes do Portal Uai.

    Esse será o segundo e último amistoso do Cruzeiro nos Estados Unidos. No último domingo, o time derrotou o New England Revolution por 3 a 0, em Boston, com três gols de Wellington Paulista.
    Reuters
    Arena é a casa do New York Red Bulls


    O próximo adversário, o New York Red Bulls, é o líder da Conferência Leste da Major League, a liga de futebol profissional norte-americano, e tem como grande destaque o atacante colombiano Juan Pablo Angel, ex-River Plate e Aston Villa da Inglaterra. Este ano, o clube já derrotou o Santos e o Juventus de Turim da Itália, ambos por 3 a 1, em amistosos na Red Bull Arena.

    No Cruzeiro, o técnico interino Émerson Ávila deve repetir a escalação do primeiro amistoso, com Rafael; Jonathan, Gil, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Henrique, Fabrício e Roger; Robert, Wellington Paulista e Thiago Ribeiro.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".