quinta-feira, 24 de junho de 2010

Brasil fica no zero com Portugal, mas se classifica em primeiro

Sem Kaká e Robinho, Seleção Brasileira não sai do empate com Portugal e garante a liderança do grupo





Sim, todos sabem que em seu último duelo, amistoso é verdade, os brasileiros nem deram bola para os portugueses e enfiaram uma goleada e tanto- 6 a 2. Mas Copa é Copa e, embora o Brasil já esteja classificado para a próxima fase, uma vitória neste tipo de torneio sempre é importante, dá moral, autoconfiança, coisa e tal. E também não se sabe exatamente se é melhor ficar em primeiro ou segundo lugar, pois depende, qual roleta russa, quem será o próximo inimigo, no mata-mata.



De qualquer maneira, repito: vencer sempre alisa o ego e auto-estima, entrando em campo Portugal com Cristiano Ronaldo (que, finalmente, no último jogo balançou as redes), enquanto que para o Brasil poderá fazer muita falta o seu principal astro Kaká: com dores ou não, o que se viu na última partida, diante da Costa do Marfim, foi um pouco daquele Kaká de futebol precioso, autor do passe que deu a Luís Fabiano as honras do primeiro gol e também de belíssima jogada pela esquerda, como se fosse um ponta, centrando para Elano marcar o nosso terceiro gol.



Como será a Seleção sem Kaká, diante de Portugal revigorado pela incrível goleada (7 a 0) diante da Coréia do Norte. Claro que sentirá falta do jogador que alimenta o ataque e ainda deixa os companheiros na cara do gol. No entanto, lembro-me de uma decisão, na verdade de uma Copa América, já sob a gestão de Dunga, que Júlio Batista entrou no time e ajudou a desmoronar a Argentina, com um inesperado e grande gol. Portanto, quem sabe?



Quanto à ausência de Elano não vejo nenhum problema: em seu lugar deverá entrar Daniel Alves, excelente jogador, que atua como lateral-direito no Barcelona que ganhou tantos títulos, mas que, versátil, pode muito bem ocupar o meio-campo pela direita, aproveitando-se, inclusive, de seu chute forte.



Assim, fazendo as contas, embora seja jogo duro, o Brasil tem muitas chances. E é claro, deve adotar, sim, marcação especial sobre Cristiano Ronaldo, um fora-de-série, embora muitas vezes contestado.



Creio que será um belo jogo. E tem também, para os saudosistas, um pouquinho pelo menos de desforra: foi Portugal quem nos mando para casa na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, com aquela marcante vitória de 3 a l, com grande atuação de Eusébio (o artilheiro daquela Copa), astro de um inesquecível ataque lusitano- José Augusto, Eusébio, Torres, Coluna e Simões.







Como? Se isso pertence ao Museu? É, pode ser, mas faz parte do futebol e de sua história. Caso contrário de que valeriam os gols, os gritos, a euforia e a tristeza, se o tempo pudesse apagá-los assim, tão facilmente?



O jogo começou preso no meio de campo, com Portugal adiantando a marcação visando dificultar a saída de bola da Seleção Brasileira. Sem Kaká, suspenso, e Robinho, poupapo, além de Julio Baptista, sumido na partida, o Brasil ficou sem opções e, a despeito de possuir mais posse da bola, poucas chances criou no começo do jogo.


O que mais funcionou neste início da Seleção foi o lado direito, que contava com o lateral Maicon, apoiado por Daniel Alves e Luís Fabiano, que caíam pelo setor. Dessa forma, algumas chances apareceram, como um bom chute de Daniel Alves, que passou à esquerda do goleiro Eduardo, aos cinco minutos de jogo.

Aos 15, entretanto, Portugal teve sua primeira e única chegada de maior perigo na primeira etapa: Coentrão avançou com liberdade nas costas do lateral Maicon e cruzou para a área, a zaga brasileira afastou e Cristiano Ronaldo foi travado quando tentaria o arremate.

Nove minutos depois, outro fator que poderia alterar o panorama da partida começou a surgir: os cartões. Juan interceptou lançamento português com a mão, em lance que os lusitanos pediram muito sua expulsão. O jogo ficou nervoso, e o árbitro distribuiu, ao todo, sete cartões amarelos na primeira etapa.

A chance mais clara de gol surgiu quando Luis Fabiano, outra vez pela direita, fez boa jogada e alçou a bola na área para Nilmar que, quase sem ângulo, conseguiu chutar, para boa defesa do goleiro Eduardo, em bola que ainda bateria na trave. Minutos depois, outro cruzamento da direita, agora de Maicon, em que o Fabuloso cabeceou com perigo à meta portuguesa.

O nervosismo ficou ainda mais evidente quando, após uma sequência de faltas entre Pepe e Felipe Melo, o técnico Dunga, do Brasil, decidiu substituir o brasileiro, para evitar que o mesmo acabasse expulso.

Na segunda etapa, Portugal voltou melhor e teve sua primeira chance nos pés do até então apagado Cristiano Ronaldo, que recebeu nas costas de Lucio, que se recuperou a tempo de cortar o cruzamento do português.

A chance mais aguda de Portugal aconteceu aos 14 minutos, quando Cristiano Ronaldo, novamente, arrancou, agora pela esquerda, e foi desarmado por Lucio. Mas, na sobra, Raul Meireles saiu na cara de Julio Cesar, que operou um milagre e salvou o Brasil.

A Seleção seguia exposta, com Lucio e Juan tendo muito trabalho, sobretudo quando o craque do Real Madrid recebia pelos lados do campo.

O jogo esfriou quando o Brasil conseguiu retomar a vantagem na posse da bola, e valorizava quando tinha a mesma no campo de ataque. No último lance de perigo, aos 46 do segundo tempo, Ramires chutou, a bola desviou em um zagueiro português e quase supreende o goleiro Eduardo, na última e uma das poucas chances de gol da segunda etapa.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 0 X 0 BRASIL

Estádio: Moses Mabhida, em Durban (AFS).
Data-Hora: 25/6/2010 - 11h (de Brasília).
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)
Público: 62.712 presentes
Cartões amarelos: Duda, Tiago, Pepe e Fabio Coentrão (POR); Luis Fabiano, Juan e Felipe Melo (BRA)
Cartões vermelhos: -

PORTUGAL: Eduardo, Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fabio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes 18'/2ºT), Duda (Simão 8'/2ºT), Raul Meireles (Miguel Veloso 38'/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo e Danny - Técnico: Carlos Queiroz.

BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué 44'/1ºT), Daniel Alves e Julio Baptista (Ramires 37'/2ºT); Nilmar e Luis Fabiano (Grafite 39'/2ºT) - Técnico: Dunga

8 comentários:

  1. Ví os jogos de Portugal. Sinceramente acho um time médio.
    A Selenike joga um Futebol pragmático, com pouco brilho, a cara do Dunga.
    Vou torcer p/ que a Selenike, pegue A ESPANHA, que mesmo sendo um timeco sem tradição, amarelão.
    Tem um bom retropécto contra Selenike.
    E p/ os que não sabem. Eu sou qualquer um, menos A SELENIKE.
    Sou Portugal, desde criancinha.

    ResponderExcluir
  2. Brasil é Brasil. Portugal, um zero a esquerda.

    ResponderExcluir
  3. Os juizes sempre ajudando o selecionado brasileiro, no lance do cartão do juan o portuga que reclamou tb. levou ,mas teve jogadores do brasil que fez o mesmo e não foram premados.

    ResponderExcluir
  4. O lateral-direito Belletti, de 33 anos, está de férias na Europa e ficou de dar uma resposta ao presidente Zezé Perrella, no dia 3 de julho, sobre a possibilidade de voltar a defender o Cruzeiro.

    A informação é do gerente de futebol Valdir Barbosa.

    Belletti deixou o Chelsea da Inglaterra após o encerramento do seu contrato e, no momento, estuda uma proposta do Mundo Árabe.

    No entanto, o lateral tem planos de voltar ao futebol brasileiro.

    Segundo o presidente Zezé Perrella, Belletti viria para o Cruzeiro para jogar como volante, função que exerceu no início de carreira, no próprio clube, e também em algumas ocasiões na Europa.

    Belletti iniciou a carreira no Cruzeiro, em 1994. Ele ficou no clube até 1996, quando foi envolvido numa troca com o São Paulo.

    Naquela oportunidade, o Cruzeiro enviou para o São Paulo Belletti e o lateral-esquerdo Serginho. Em troca, ficou com o zagueiro Gilmar, o lateral-direito Vítor, o volante Donizete Oliveira, o lateral-esquerdo Ronaldo Luís, o atacante Aílton e o passe definitivo do armador Palhinha.

    No Brasil, Belletti ainda defendeu o Atlético, em 1999. No exterior, ele vestiu as camisas de Villarreal (ESP), Barcelona (ESP) e, por último, Chelsea (ING), sempre como ala direito e volante.

    ResponderExcluir
  5. A seleção perdeu a chance de ferrar esses portugueses, com esse craque de mídia.
    Agora é passar pela Espanha. Quanto ao Cruzeiro só notícia boa..., daqui a pouco o ZZP pede para a torcida buscar o Saci Pererê no aeroporto.

    ResponderExcluir
  6. O armador argentino Walter Montillo, de 26 anos, destaque da Universidad de Chile na atual edição da Copa Libertadores, deve fechar nos próximos dias a sua transferência para o Brasil. Ele está entre Cruzeiro, Vasco e Flamengo. O diferencial dos mineiros na negociação é Sorín, que falou diretamente com o agente do jogador, Sergio Irigoitia, e recomendou que ele viesse para Belo Horizonte.

    Em entrevista ao Superesportes nesta sexta-feira à tarde, Irigoitia adiantou que a vinda de Walter Montillo para o futebol brasileiro é praticamente um fato. Com o Cruzeiro, o meia já acertou os salários e resta agora um acordo final com a Universidad de Chile, semifinalista da Libertadores, após eliminar justamente o Flamengo.

    ”La U é um clube vendedor. Falou-se muito nos últimos dias sobre a renovação do contrato de Montillo com o clube chileno, mas isso não impediria a transferência. Nas próximas horas decidiremos o destino dele e aguardamos apenas a proposta oficial do Cruzeiro, que deve chegar ainda hoje (sexta) ou, no mais tardar, no sábado”, disse Sergio Irigoitia.

    Com a oferta cruzeirense em mãos, Sergio Irigoitia irá a Santiago na próxima segunda-feira, exclusivamente para concluir a transação.

    O Vasco é o principal concorrente do Cruzeiro. A Traffic, parceira do clube carioca, já efetuou uma proposta oficial para comprar 100% dos direitos do jogador e levá-lo a São Januário.

    O aliado

    A vantagem do Cruzeiro, segundo o empresário de Montillo, é ter Sorín ao seu lado na negociação. “Juampi (Juan Pablo Sorín) é meu amigo, me ligou e me recomendou o clube, disse o que era a instituição, seus dirigentes, suas instalações. Enfim, é um clube sério, cumpre com os pagamentos e isso, no mundo do futebol, é muito raro. Sorín disse que o Cruzeiro precisa de Walter Montillo, pelo seu perfil sério, comprometido. É um jogador de família, tem dois filhos, e que vai se adaptar bem a Belo Horizonte. Montillo quer ir e isso é o mais importante”, disse Sergio Irigoitia.

    A venda de Walter Montillo deve render à Universidad de Chile algo entre US$ 3 milhões e US$ 3,5 milhões, entre R$ 5,3 milhões e R$ 6,2 milhões. O clube chileno exige o pagamento à vista.

    Para jogar no Brasil, Montillo teria aberto mão de um contrato duas vezes melhor no Catar. “Temos uma proposta de 4,5 milhões de euros por ele, mas o jogador não quer ir. A vantagem é que o Cruzeiro é um grande vendedor e poderá valorizá-lo muito”, acrescentou o agente.

    Assistente

    O agente de Montillo diz que os grandes diferenciais de Montillo são a velocidade e as assistências. “Para quem não o conhece, digo que é um meia que joga em direção ao gol. Não joga para o lado, como muitos da posição. Outra virtude é a forma como serve os companheiros. Oliveira (centroavante de La U) foi artilheiro do Campeonato Chileno porque cansou de receber bolas de Walter

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".