segunda-feira, 12 de julho de 2010

Argentinos no Cruzeiro viram ídolos ou caem no esquecimento da torcida



Walter Montillo será o próximo argentino a escrever uma página na história do Cruzeiro?

Sorín foi o último argentino a vestir a camisa do Cruzeiro e virou ídolo da torcida celeste

O Cruzeiro deverá contar, em breve, com um jogador argentino em seu elenco. O Walter Montillo, contratado junto a Universidad de Chile (CHI).
Fato é que quando o Walter montilo chegar à Toca da Raposa em definitivo será o quinto argentino a vestir a camisa do Cruzeiro na história. Até hoje, os quatro anteriores tiveram desempenhos extremos no clube celeste.

O Argentino Perfumo foi um dos maiores zagueiros da história do Cruzeiro
Dois deles viraram ídolos, conquistaram títulos e foram titulares absolutos da Seleção Argentina: o zagueiro Roberto Perfumo e o lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín. Os outros dois tiveram passagens apagadas e caíram no esquecimento: os atacantes Buchelli, que disputou apenas 12 jogos e marcou quatro gols em 1946, e Rudman, que vestiu a camisa celeste em apenas uma partida, em 1995, e não marcou nenhum gol.

Perfumo jogou no Cruzeiro no início dos anos 1970 e foi tricampeão mineiro em 7273, e 74. O zagueiro, titular absoluto da seleção argentina por mais de dez anos, disputou a Copa do Mundo de 1974 quando jogava pelo Cruzeiro. Na ocasião, a Argentina foi eliminada no quadrangular final, que contava também com Brasil, Holanda e Alemanha Oriental (a Holanda se classificou para disputar a final contra a Alemanha Ocidental). Para muitos cruzeirenses, Perfumo faz parte da ‘seleção’ dos maiores jogadores da história estrelada.

O lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín chegou ao Cruzeiro no ano 2000, como o maior investimento da história do clube: US$ 5,08 milhões. Logo no primeiro semestre, o jogador mostrou serviço e foi titular absoluto do time campeão da Copa do Brasil daquele ano. Em setembro, Sorin caiu de vez nas graças da torcida ao marcar o terceiro gol do Cruzeiro na virada sobre o Atlético por 4 a 2, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. O lateral ainda foi bicampeão da Copa Sul-Minas, em 2001 e 2002, e Campeão Mineiro de 2002 (supercampeonato) e 2009.

Ao todo, 30 estrangeiros já vestiram a camisa do Cruzeiro. Oito uruguaios, quatro argentinos, quatro colombianos, três paraguaios, três equatorianos, dois camaroneses, dois chilenos, dois bolivianos, um venezuelano e um peruano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".