quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Brasileiros querem a extinção das organizadas



Esse é o desejo de mais de cem milhões de pessoas

Final da Copa São Paulo de Futebol Júnior entre Palmeiras e São Paulo terminou em pancadaria em 1995

Para muitos torcedores, em geral os mais jovens, elas são uma febre. Têm suas próprias camisas, cantos e gritos de guerra, organizam eventos paralelos, pressionam as diretorias, técnicos e jogadores, e, em alguns casos, têm mais filiados que o próprio clube: são as torcidas organizadas. Mas, para a maioria dos torcedores, elas são mesmo uma doença, porque sua fama extrapolou a paixão pelo time, e festa nas arquibancadas, e se estendeu a brigas e a violência em dias de jogos, tanto dos estádios, quanto nos arredores.

Por isso, a maioria dos brasileiros é a favor da extinção dessas torcidas.

Segundo a 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope, 60% são contra a existência desse tipo de torcida, enquanto apenas 30% defendem sua permanência.

Dez por cento dos entrevistados não têm opinião formada sobre o assunto ou não quiseram responder.

Os homens mais são mais favoráveis às torcidas do que mulheres. Entre os homens, a decisão é mais acirrada: 58% são a favor da extinção e 35% são contra. Entre as mulheres, aumenta a diferença entre a opção pelo fim das organizadas e sua permanência: 62% acham que deveriam ser extintas, enquanto apenas 26% defendem sua permanência.

RAIO X DA POLÊMICA

Na faixa que vai dos 10 aos 15 anos de idade, 44% defendem a existência das facções, quase empatando com o outro lado. Já os mais velhos tem visão oposta. Dos que tem mais de 50 anos, 68% apóiam a extinção dos grupos organizados.

Entre as classes sociais, há pouca variação nas respostas e a opção pela extinção se mantém. A Pesquisa indicou, contudo, que nas classes D e E aumenta a indecisão ou a indiferença com relação à questão: 14%.

As torcidas organizadas deveriam ser extintas?

60% Sim

30% Não

10% Indiferente

L!-Ibope: Violência no futebol já matou 51 torcedores

São Paulo aparece como estado mais crítico

Corintianos põem fogo em ônibus do Vasco para se vingar da morte de um colega numa frustrada emboscada aos cariocas antes de jogo pela Copa do Brasil de 2009 :

Corintianos põem fogo em ônibus do Vasco para se vingar da morte de um colega numa frustrada emboscada aos cariocas antes de jogo pela Copa do Brasil de 2009 (Foto: Fernando Roberto)


A violência no futebol brasileiro já provocou 51 mortes. Esse é o número de fatalidades, ligadas ao futebol, mesmo que indiretamente.

São Paulo se mostrou o estado em que a situação é mais crítica. Foram 17 os casos, mesmo número dos óbitos somados em três estados: Minas Gerais (7 mortes), Rio de Janeiro (5) e Rio Grande do Sul (4).

A dura realidade da violência nos estádios se tornou mais visível à sociedade partir dos anos 90. É difícil não lembrar das verdadeiras batalhas campais entre torcidas do estado de São Paulo no começo da década, que invadiu os noticiários do país e o mundo. Foram seis mortes até 1995, ano em que a Justiça paulista decidiu extinguir as torcidas organizadas. A metade seguinte desta década apresentou apenas três casos (entre 1997 e 1999). Mas a “trégua“ acabou na década seguinte.

Lei busca pacificação nos estádios

Novo Estatuto do Torcedor tenta o sucesso onde outras leis fracassaram



A recente aprovação do Projeto de Lei nº 12.299/10, que altera o Estatuto do Torcedor, promete medidas e penas mais duras com a violência dos torcedores, e reacende a discussão sobre as torcidas organizadas.

Segundo as normas que passaram a valer no dia 28 de julho, qualquer atitude de um torcedor filiado a uma torcida organizada será de responsabilidade dessa entidade. A proposta estabelece também o cadastramento dos associados. Quem cometer atos de vandalismo e violência em até 5 km dos estádios, invadir o campo ou promover confusão pode pagarmulta, ser proibido de assistir aos jogos por três anos ou ser preso.

Resta saber se as medidas serão realmente cumpridas. Desde 1995 projetos são criados ou discutidos para solucionar o problema da violência ligada ao esporte. Mas até hoje, os resultados foram acanhados.

Mesmo a decisão do Ministério Público paulista naquele ano, impondo a extinção das torcidas organizadas, só serviu na prática para trazê-las à clandestinidade, ocultando mais ainda suas ações.

O projeto de lei nº 451/95, do deputado federal Arlindo Chinaglia, já previa punições rígidas aos torcedores que praticassem ou incentivassem atos violentos. Contudo, a lei só foi sancionada em 2009. Na prática, ao analisar os índices de mortes, nada realmente mudou.

Entre os problemas, a lei não especificava o que faz de alguma torcida uma entidade organizada, além de não fazer a identificação dos torcedores na entrada nos estádios, e não monitorar os 5 km de áreas ao redor dele.

Com a rigidez das novas regras, torcidas organizadas dos quatro grandes de São Paulo reclamam da decisão, alegando que a punição pelos delitos deve ser individual e não coletiva, pois as entidades não deveriam ser culpadas por todas as coisas que acontecem dentro ou fora dos estádios.

BATE-BOLA: Paulo Castilho, promotor de Justiça

A pesquisa do Ibope foi feita antes da aprovação da nova lei. Você acha que essa sensação de insegurança vai mudar?
Tenho certeza. Em São Paulo, já mudou. No Palmeiras x Corinthians, muitas pessoas vieram falar comigo sobre o novo clima. Não houve nenhum incidente sério no estádio ou perto dele.

E as organizadas? mudaram?
Sim. Os líderes já perceberam que com a questão da responsabilidade objetiva, a postura tem que ser outra.

Mas nem todo torcedor pensa na sua torcida antes de cometer um ato de violência.
Pra eles, existem as penas – alternativas ou de reclusão. A sensação de impunidade acabou.

O que mais está sendo feito?
Em São Paulo, foi criada a Polícia do Futebol. A ampliação dos poderes do Juizado do Torcedor, está para ser aprovado. Ambos são pleitos meus.

E nos outros Estados?
Alguns estão mais adiantados. Mas há progresso em todo lugar.

O problema da violência está resolvido?
A lei sozinha não faz nada. É preciso trabalho do Ministério Público, da Polícia, da Justiça e do Ministério do Esporte.

E os jogos de duas torcidas? Poderão voltar a acontecer?
Aos poucos, estão voltando. Conforme o clima mudar, os estádios terão cada vez mais lugares para torcedores misturados.

10 comentários:

  1. Nunca gostei das torc org. pois ali se juntam em sua maioria pessoas com intuitos bem diferente de u m torcedor de futebol, ou seja, ali se juntam pessoas que nao estao preocupados com seu time de coracao, e muito menos ainda com o ser humano.
    A baderna, a violencia, o desrespeito com o torcedor comum, esses sao alguns itens do cardapio das torcidas organizadas...
    Acabar com as torcidas organizadas acredito que vai ser dificil, mas, pode -se perfeitamente jogar duro com esses cara palidas...e a maneira mais correta sem duvidas, sao impondo regras, penalidades mais severas e prisao.
    Apartir dessas medidas, creio que nossas TO mudariam completamente seu perfil.

    ResponderExcluir
  2. Jones Carioca ganha chance entre os titulares no Cruzeiro


    Jones terá a oportunidade de ser titular na Raposa


    O técnico Cuca poderá promover a estreia do apoiador Jones no Cruzeiro contra o Vitória, no domingo. Ele treinou como titular nesta quarta-feira na vaga de Everton, que parou no time reserva.

    A atividade coletiva teve Fábio, Rômulo, Gil, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Jones e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista nos titulares.

    Jonathan, titular da direita fez trabalho físico a parte por conta de dores na coxa direita. Gilberto continua fazendo tratamento de uma tendinite no tornozelo da perna esquerda.

    Outra novidade do treino celeste foi a presença de Ernesto Farías no time reserva. Foi o primeiro treino coletivo do argentino no clube celeste.

    ResponderExcluir
  3. Meia Gilberto surpreende e avisa que só voltará a jogar no prazo de 15 dias
    Dor no tendão de Aquiles ainda incomoda o meia cruzeirense

    Gilberto segue em fase de transição do departamento médico para os gramados
    Apesar da esperança de Cuca em contar com Gilberto na partida de domingo, contra o Vitória, o meia surpreendeu nesta quarta-feira ao declarar que só ficará à disposição para atuar num prazo de 15 dias.

    Gilberto dedicou as últimas semanas ao tratamento de um estiramento na panturrilha esquerda, já cicatrizado, e principalmente de uma inflamação no tendão de Aquiles do pé esquerdo.

    Mas, segundo ele, a dor persiste no local e a sua prioridade é se tratar para voltar ao time em plenas condições clínicas e físicas. O último jogo de Gilberto foi contra o Fluminense, em 22 de julho, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    ”Estou fazendo os trabalhos com o pessoal da parte médica. É praticamente a mesma lesão que tive no pé direito no ano passado. É complicado, a dor não está cedendo. Acredito que talvez em mais uns 15 dias eu tenha condição de voltar a treinar e poder jogar. A gente fica na ansiedade, porque a gente faz isso (joga futebol profissionalmente) há quase 16 anos e, se fica um tempo sem jogar, gera ansiedade. Mas não adianta atropelar as coisas. Aos 34 anos as coisas não são tão simples quanto a gente acha. Tenho que respeitar o meu corpo. Assim que eu puder, vou voltar para ajudar o grupo”, disse Gilberto.

    Se o prazo de recuperação for levado à risca, Gilberto ficará fora das partidas contra Vitória, no próximo domingo; Corinthians, na quarta-feira (22), Vasco (28) e Flamengo (01/09)

    ResponderExcluir
  4. Solução simples: Faça como fizeram na Inglaterra.

    O que outrora fora TO, hoje não passa de um bando de Animais irracionais, ávidos da sêde de sangue.

    Um amontoado de vandalos sem causa.
    Chega a ser deprimente falar desse assunto.
    Pouco desses abestalhados, sabem o que significa TORCER.

    ResponderExcluir
  5. O INTER pode se igualar ao CRUZEIRO hoje em NÚMEROS de títulos pela copa LIBERTADORES e se caso ele venha conquistar , será MERECIDAMENTE,pois BEM ao CONTRÁRIO do CRUZEIRO lá a DIRETORIA juntamente com a PRESIDENCIA não brinca de circo, não forma castelinhos e INVESTE PESADO NO FUTEBOL, montam TIME em busca de TÍTULOS, são objetivos visionários, bem diferentes do CORONELISMO PRATICADO na toca onde um DITADORZINHO cria as regras internas,mas sempre com o RABO PRESO A EMPRESÁRIOS , LABORATÓRIOS , QUE SEMPRE LEVAM BOA PARCELA DO TOTAL DAS VENDAS DOS ATLETAS que teem ciclo CURTO NO CLUBE. OS DE TALENTO, pois os ruins , os perebas são colocados pra jogar (alguns ) INSISTENTEMENTE , outros são COMPRADOS e nem chegam a FIGURAR NO BANCO, NEM NA LISTA DO ANTIGO treinador eles eram selecionados, mas FORAM SOLICITADOS para serem comprados pelo clube o porque de não serem nunca aproveitado é um MISTÉRIO.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Inter!!

    Bom, sobre TO., acho que terminar com elas é difícil como disse o Lizardo, mas pode-se fazer com que elas se tornem desorganizadas!! Aliás, isto já está sendo feito!!
    Quando a TO. é responsável pelos atos de seus sócios, o primeiro a pagar o pato é o presidente da torcida!! Quero ver quem quer pagar por erros de baderneiros?!! ninguém!!
    Se as leis forem pesadas neste sentido, logo logo as TO. não terão candidatos à presidência, também não terão sócios, pois todo sócio é responsável pela ação de todos os membros!!
    Basta à quem fiscaliza, cuidar de encontrar as fontes de materiais promocionais das TO depois que elas se dezorganizarem como instituição!! Vejamos, se a TO. fecha como entidade, mas continua a existir na ilegalidade, alguém produz camisas e material pra ela, ai basta verificar quem está produzindo e descobrir pra quem está sendo produzido, este elemento é responsável!! logo, ele vai assumir a culpa dos atos!! Logo logo, ninguém vai querer assumir responsabilidade!!
    Eu acredito que cada cidadão tem que ser responsável pelos seus atos, mas pra isso, ele não pode ser induzido a cometer atos!! toda vez que um cidadão comete um delito induzido, ele é culpado, e quem o induziu também o é!
    Se o fim das TO. signifique o fim da violência no futebol, que aconteça!!
    Att;
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  7. Thiago Ribeiro é o artilheiro da Libertadores

    Pela terceira vez na história, o Cruzeiro tem o máximo goleador da Copa Libertadores. Ao término da competição, com o título do Internacional na decisão contra o Chivas, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira, o atacante Thiago Ribeiro foi consagrado o artilheiro da edição de 2010, com oito gols marcados.

    Ribeiro marcou um gol a mais que o ex-cruzeirense Kleber e que Fernández, do Alianza Lima-PER, e dois alem de Tejada, do Juan Aurich-PER.

    Dois atletas que estiveram em campo na vitória por 3 x 2 do Internacional tinham remotas chances de roubar o posto de Ribeiro e não conseguiram. Giuliano, do Internacional, marcou um e terminou a Libertadores com seis gols, e Omar Bravo, do Chivas, passou em branco e ficou com quatro.

    O atacante celeste foi convidado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para assistir à final, mas não pôde comparecer devido aos compromissos profissionais em Belo Horizonte. Na cerimônia de premiação, Ribeiro foi representado pelo diretor de comunicação do Clube, Guilherme Mendes.

    Ribeiro repetiu os feitos do ídolo eterno Palhinha, goleador e campeão de 1976, 13 gols, e de Marcelo Moreno, que marcou oito vezes foi artilheiro em 2008.

    O atacante vive uma temporada especial em termo de gols no Cruzeiro. São 17 tentos em 35 partidas, 0,48 por jogo, que lhe dão a artilharia do time na temporada. O segundo colocado é Wellington Paulista, com 15 gols em 31 atuações, média idêntica de 0,48.

    Confira o desempenho de Thiago Ribeiro, jogo a jogo

    Primeira fase

    27/01/2010 - Real Potosí 1 x 1 Cruzeiro - não marcou
    03/02/2010 - Cruzeiro 7 x 0 Real Potosí - 1 gol

    Fase de grupos

    10/02/2010 - Vélez Sarsfield 2 x 0 Cruzeiro - não marcou
    24/02/2010 - Cruzeiro 4 x 1 Colo-Colo - 1 gol
    11/03/2010 - Deportivo Itália 2 x 2 Cruzeiro - não marcou
    24/02/2010 - Cruzeiro 2 x 0 Deportivo Itália - não marcou
    31/03/2010 - Cruzeiro 3 x 0 Vélez Sarsfield - 1 gol
    15/04/2010 - Colo-Colo 1 x 1 Cruzeiro - 1 gol

    Oitavas de final

    29/04/2010 - Cruzeiro 3 x 1 Nacional - 3 gols
    05/05/2010 - Nacional 0 x 3 Cruzeiro - 1 gol

    Quartas de final

    12/05/2010 - Cruzeiro 0 x 2 São Paulo - não marcou
    19/05/2010 - São Paulo 2 x 0 Cruzeiro - não marcou

    ResponderExcluir
  8. JOGADOR QUE DIZ QUE O TIME NÃO RENDEU POIS ESTAVA ABALADO PSICOLOGICAMENTE APÓS A PERDA DE UM TÍTULO, AINDA QUE SEJA A LIBERTADORES, DEVERIA TER VIVIDO E SERVIDO COM A F.E.B. NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARA DEIXAR DE FRESCURA ! CHEEEEEEEEEEEEEEEEEEGGGGGGGGGAAAAAAAAAAAA DESSA CONCERSA FIADA SEU JONATHAN !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Cruzeiro vai anunciar a contratação
    de Pablo, ex-jogador do Vasco
    Jogador tem passagens por Zagaroza, Gimnástic e Málaga, todos da Espanha

    No último dia em que a janela de transferências internacionais permanece aberta, o Cruzeiro corre para fechar com mais um jogador. Trata-se de Pablo, de 21 anos, revelado pelo Olaria e com passagens por Vasco, Zaragoza, Málaga e Gimnástic, os três últimos da Espanha.

    O jogador é considerado polivalente por atuar tanto na lateral-esquerda, como no meio-campo, posição em que vinha atuando no futebol espanhol. Pablo chegou a Belo Horizonte nessa quinta-feira, onde passou pela Toca da Raposa rapidamente no fim da tarde, e foi encaminhado à uma clínica, para realizar exames médicos.

    Pablo é o 11º reforço do Cruzeiro a chegar durante o Campeonato Brasileiro.

    Confira a ficha do atleta

    Nome: Pablo de Barros Paulino
    Data de nascimento: 3/8/1989
    Local de nascimento: São João Nepomuceno (MG)
    Altura: 1,75m
    Peso: 64kg
    Clubes: Olaria (2006/2007), Vasco (2007/2008), Zaragoza-ESP (2008/2009), Málaga-ESP (2008/2009), Gimnástic de Tarragona-ESP (2009/2010) e Zagaroza-ESP (2010)

    ResponderExcluir
  10. Cruzeiro contrata dois reforços para o meio


    A diretoria celeste firmou nesta quinta-feira a contratação dos volantes Pablo, que estava no Zaragoza-ESP, e Sebastián Prediger, argentino que pertence ao Porto-POR. Ambos estão em Belo Horizonte e o Clube trabalha para que os contratos sejam regularizados até às 19h, quando se encerra a janela de transferências internacionais.

    Os jogadores ficarão no Clube por empréstimo de um ano, com preços fixados. Se o Cruzeiro quiser adquirir 50% dos direitos econômicos de Prediger ao final dos 12 meses, terá de pagar 2 milhões de euros ao Porto-POR. A quantia a ser empenhada por 80% dos direitos de Pablo é de 1,5 milhões de euros.

    Prediger tem 24 anos e foi revelado no Colón de Santa Fé. Acabou contratado pelo Porto-POR em 2009. O jogador esteve emprestado ao Boca Juniors no primeiro semestre e agora se junta aos compatriotas Montillo e Farías na Toca da Raposa.

    Já o mineiro Pablo tem apenas 21 anos, começou a carreira no Olaria e se destacou pelo Vasco no Campeonato Brasileiro 2008, o que lhe valeu a transferência internacional. Foi revelado como lateral-esquerdo e se firmou na posição de volante na Espanha, país em que também defendeu o Málaga e o Gimnástic de Tarragona.

    Confira a ficha dos novos reforços celestes

    Nome completo: Pablo de Barros Paulino
    Posição: Volante
    Data Nascimento: 03/08/1989
    Naturalidade: São João Nepomuceno-MG
    Altura: 1.75 m
    Peso: 64 kg
    Carreira: Olaria-RJ (2005-2007); Vasco da Gama-RJ (2007-2008); Zaragoza-ESP (2008); Málaga-ESP (2008-2009); Gimnástic de Tarragona-ESP (2009-2010); Zaragoza (2010); Cruzeiro (desde 08/2010)

    Nome Completo: Leonardo Sebastián Prediger
    Posição: volante
    Data de Nascimento: 04/09/1986
    Naturalidade: Crespo-ARG
    Altura: 1.83 m
    Peso: 80 kg
    Carreira: Colón-ARG (2004-2006); Millonarios-COL (2007); Colón (2007-2009); Porto-POR (2009); Boca Juniors (2010); Cruzeiro (desde 08/2010)

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".