quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Garrincha completaria 77 anos e deixa saudades em todos os amantes do futebol





Leandro Carneiro
Biografia do craque foi eternizada em um livro de Ruy Castro

Um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, talvez o maior se levarmos em consideração que Pelé é de outro mundo, Garrincha completaria nesta quinta-feira (28) 77 anos.


Mané ou Anjo das Pernas Tortas como ficou conhecido o craque do Botafogo e da seleção brasileira se destacou durante as Copas do Mundo de 1958 e 1962, principalmente na segunda quando Pelé se lesionou e não esteve em campo nas partidas finais.

Natural de Pau Grande, Rio de Janeiro, Manoel Francisco dos Santos ganhou esse apelido após sua irmã o comparar com um passarinho da região serrana de Petrópolis.

Para homenagear um ídolo unânime entre os botafoguenses e os amantes do futebol arte, o Portal Virgula separou dez causos para Mané Garrincha nunca sair das memórias dos brasileiros.

Enciclopédia – Quem?

Em seu primeiro teste na Estrela Solitária, Garrincha já encantou muitos após dar vários dribles para cima de nada mais nada menos que Nílton Santos, a Enciclopédia do futebol.

Vida pessoal

Destaque da música brasileira, Elza Soares encantou Garrincha antes da Copa do Mundo de 1962 quando a cantora fez uma apresentação para a seleção canarinho. Após problemas com bebida, o craque chegou a agredi-la e o relacionamento terminou. Dessa relação de 16 anos, nasceu Manuel Garrincha dos Santos Junior.

Canarinho

Pela seleção brasileira, Garrincha disputou 60 partidas e apenas em uma oportunidade saiu derrotado. Ao lado do Rei Pelé, o craque botafoguense nunca foi derrotado.

Alegria do Povo

Em seu epitáfio aparece a frase: “Aqui jaz em paz aquele que foi a alegria do povo – Mané Garrincha”

Homenagem

Garrincha era tão espetacular que foi lembrado por Carlos Drummond de Andrade em um de seus versos: “Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.”

Eternizado

Ruy Castro, em um livro chamado “Estrela Solitária – Um brasileiro chamado Garrincha”, eternizou a história de um dos maiores jogadores de futebol da história

Outros times

Além do Botafogo, Garrincha também chegou a defender outros grandes clubes como Flamengo, Corinthians e o Vasco da Gama. No último, o craque jogou apenas uma partida.

Álcool

Acostumado a beber desde pequeno por criação, Garrincha teve diversos problemas com alcoolismo. Apesar disso, o craque morreu com edema pulmonar em 1983.

“Chato”

Era comum ver Garrincha driblar seus adversários mais de uma vez em um mesmo lance. Por diversas vezes, o atacante ultrapassou o rival, mas voltou apenas para fazer mais uma jogada de efeito.


Ídolo

O mundo se encantou com o talento do brasileiro: “Garrincha é um verdadeiro assombro. Não pode ser produto de nenhuma escola de futebol. É um jogador como jamais vi igual”, disse Gavril Katchalin, técnico soviético em 1962. “De que planeta veio Garrincha?”, destacou o jornal chileno “El País”. “Estávamos em pânico pensando no que Garrincha poderia fazer. Não existia marcador no mundo capaz de neutralizá-lo”, afirmou Nils Liedholm, meia da Suécia na Copa do Mundo de 1958.

E como não poderia ser diferente, o Portal Virgula e o blog zirlei pereira deixa os parabéns para esse que foi o maior jogador da história do futebol mundial. Deixe sua mensagem para o ídolo nacional também.

creditos a Leandro Carneiro

6 comentários:

  1. Esse foi completo. Só ví ele atuando 45 minutos, mais conheço seus videos, sua história.
    O Tópico deveria dizer que foi impedido de treinar no Flamengo. O filho do Presidente dos Fla-velados disse: o cara é um aleijado.
    Quem o descobriu e como.
    Nilton Santos a Enciclopédia, foi quem contratou ele depois de um jogo festivo, comemorando aniversário de Pau Grande.
    Palavras do NILTON: Contrata ele, não vou servir de Palhaço outra vez, se referindo após término do 1* tempo.

    GARRINGHA O GRANDE

    Como o Brasil é o país do contra. Endeusaram uma mentira.
    E ofuscaram um verdadeiro Semi-Deus do Futebol.
    Também, Garrincha nunca deu moral p/ imprensa, nunca foi atleta, era simplismente um mito. que humilhava bola e adversários, denominados por ele, (como os Joãos.)

    Carreira curta, caçado pelos adversários e sacaniado pelo Botafogo, que infiltravam o MITO, p/ que pudesse jogar e abarrotar os cofres, do hoje falido.

    A MERDA imposta pela imprensa, siquer foi ao seu enterro.
    Assim como virou as costas p/ uma filha de lavadeira. A qual renegou como filha, mesmo estando ela em fase terminal.(CÂNCER)

    Encomento a vcs: GARRINCHA! a ALEGRIA DO POVO!!

    ResponderExcluir
  2. Com nove desfalques, Prudente recebe o Cruzeiro neste sábado
    Suspensões e lesões fazem com que o treinador Fábio Giuntini quebe a cabeça para montar o time. No entanto, ele não lamenta as ausências

    Lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas 24 pontos, o Grêmio Prudente terá, ao todo, nove desfalques para enfrentar o Cruzeiro, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Prudentão, pela 32ª rodada. Além dos que continuam no departamento médico, se recuperando de lesões, como o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, o volante Rodrigo Mancha, e os atacantes Hugo e Rafael Martins, mais cinco atletas estão fora.

    Os zagueiros Leonardo e Flávio Boaventura foram expulsos na vitória sobre o Santos, no último domingo, e cumprirão suspensão automática. O goleiro Giovanni e o atacante Wesley, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e o centroavante Wanderley por força de contrato com o time mineiro também não jogam.

    Já acostumado a este tipo de situação, Giuntini mantém a postura de outras ocasiões. O comandante prudentino prefere exaltar o grupo de jogadores a ficar lamentando as ausências.

    - Precisamos estar preparados para este tipo de situação. Encaro isso (as ausências) com muita naturalidade. Sempre falo que uma coisa que não me tira o sono são as suspensões, porque confio demais no grupo. Tem jogadores que estão entrando e dando conta do recado sem deixar cair o nível de qualidade - afirmou o treinador ao site oficial do clube.

    Em compensação às baixas, o técnico terá a volta da dupla de zaga que mais vezes jogou com ele no comando: Anderson Luís e Diego Giaretta. A dupla ficou fora apenas da partida diante do Santos, no último domingo, desde quando Giuntini assumiu o comando no jogo contra o Guarani, há seis rodadas.

    Já para o lugar do goleiro Giovanni, o reserva imediato da posição é Sidney. Para a vaga deixada por Wesley, porém, Giuntini ainda não definiu substituto.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho condições de comentar sobre Garrincha!!
    Mas gostaria muito de vê-lo jogando futebol!!
    Infelizmente, hoje ele seria caçado de porrete!!
    Hoje futebol é uma máquina de fazer dinheiro para investidores!! deixou de ser o orgulho da torcida!! A paixão!!
    Muitos apaixonados ainda vivem a espectativa de tal!! mas infelizmente isso não acontece!!
    Somos vítimas de mercenários que dominaram a administração dos esportes!!
    Parabéns ao Garrincha!!
    E que ele sirva de exemplo para nossos jovens repensarem o futebol!!
    Att;
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  4. Pelos vídeos que vi, Garrincha jogou muito mais que Pelé em 58, Pelé aparece pouco mas aparece bem e Garrincha aparece toda hora e faz as melhores jogadas. Em 62, Pelé nem jogou.
    Pelé administrou a fama e Garrincha viveu a vida.
    repetindo o que disse Ronaldo
    Parabéns Garrincha.

    Cruzeiro

    -Sai Jonantha, Rômulo está jogando melhor.
    -Sai Ed Carlos, qualquer zagueiro é melhor que ele.
    -Sai Diego Renan, Pablo não vem bem,Everton é peixe e ainda não encaixou e aguentar o Paraná de novo na LE vai ser dose.
    -Sai Paraná entra Gilberto, esperança.
    -Sai Farias entra Robert, tô com o Aldão, sai a bosta e entra a merda. Se WP é ruim imagina os reservas, tamo fudido.

    ResponderExcluir
  5. O Garrincha nos dias de hoje, nao duraria um jogo...
    Hoje ta proibido o sujeito fazer qualquer tipo de firula com a bola, pois, qualquer coisa diferente que o jogador faz, ja falam que o cara ta humilhando o adversario... ridiculo isso.
    Pra mim isso eh pura inveja de quem nao tem abilidade com a redonda.
    Ate pra comemorar gols o sujeito tem que ser precavido.
    Imaginem nos tempos do Paulo Nunes do Gremio, Viola no CUrinthians...
    Esses dois ja tinham sido assassinados nos dias de hoje.
    Uma pena!

    ResponderExcluir
  6. Nunca pensei que diria isso, mas, vendo esses nossos atacantes jogadrem...(Farias e robert)
    Entao..." Volta Wellington Paulista".
    Meu Deus, estamos realmente a peh de atacantes...

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".