terça-feira, 9 de novembro de 2010

CUCA... “Trapalhada me tirou do São Paulo”




“Trapalhada me tirou do São Paulo”

Cuca voltou a encarar o Tricolor na última quinta-feira, seis anos depois de deixar o clube. O técnico do Cruzeiro, um dos melhores times do campeonato, declara que deseja voltar ao estado, mas primeiro quer fazer um grande trabalho no clube mineiro.

Cuca quer fazer um bom trabalho no Cruzeiro e, depois, retornar a um clube paulista


Técnico sonha em voltar a comandar um time paulista - mas só depois de fazer um grande trabalho no Cruzeiro

O Cruzeiro é o clube de melhor estrutura e com o melhor elenco no qual você já trabalhou? No que difere do futebol carioca e do paulista?
A estrutura do Cruzeiro é, junto com a do São Paulo, a melhor. Aqui não vaza nada. No Rio, por exemplo, a imprensa fica a 10 metros do gramado, ouvindo tudo, isso pode trazer algum desgaste. Além disso, aqui o clube tem piscina aquecida, sauna, conta com meios de recuperar rapidamente os jogadores, tem hotel e paga rigorosamente em dia.

No Cruzeiro, diferentemente de alguns de seus últimos trabalhos, você chegou com a missão de levar o time à Libertadores ou ao título. Acha que, assim, pode se firmar como um técnico no qual os clubes queiram apostar para projetos longos?
Eu acho que ajuda. Mas, no Botafogo, que foi o clube mais gostoso no qual eu trabalhei, apesar de todas as dificuldades em dois anos de trabalho, o time chegou bem em todas as competições. Agora, o que eu quero é construir um trabalho de longo prazo no Cruzeiro.

Você sempre montou times insinuantes no ataque e, às vezes, um pouco expostos na defesa. Este Cruzeiro não faz tantos gols, mas tem uma das melhores defesas do campeonato. Como você encontrou tal equilíbrio?
O elenco possibilita ter uma boa defesa, conseguimos diminuir os espaços para o adversário. É importante não tomar gol porque, para nós, o que conta agora não é quantos gols faremos, mas quantos pontos somaremos. Se você vir os últimos campeões, eles tinham ótimas defesas; a do São Paulo de 2007, por exemplo, era excelente.

O Montillo é o grande jogador do Cruzeiro. Consegue conceber o time sem ele?
Apesar de uma ou outra derrapada, o Cruzeiro começou a engrenar com a chegada dele. Ele se encaixou como uma luva. Eu insisti muito para que o Montillo viesse e a diretoria se esforçou bastante. Mas é preciso ver que ele não joga sozinho. Tem Marquinhos Paraná, Fabrício, Wellington Paulista, Farias, os laterais, enfim, é um grupo bom. Quanto a ser o craque, acho que é difícil opinar, pois há grandes meias no campeonato: Conca, Douglas e Ganso, que infelizmente se machucou.

Já está pensando no confronto direto com o Corinthians?
De vez em quando eu penso, sim. Mas só terei uma ideia mais clara de enfrentá-los mais para frente. O desempenho do time nas partidas anteriores a essa me ajudará a refletir.

Você saiu do São Paulo com 64% de aproveitamento. Em 2005, quando o time ganhou tudo, muitos lembraram que você tinha participação, pois montou o elenco. Você se arrepende de ter saído?
Naquela ocasião houve uma série de equívocos, alguns dos quais meus. Eu tinha recebido três propostas do mundo árabe — uma delas muito boa. O convite me seduziu, eu comuniquei a direção e disse que sairia depois de dois jogos. Só que, depois da última partida, me informaram que o clube havia acertado com outro treinador. Daí a relação (com o São Paulo) ficou desgastada. Um mês depois, optei por sair. Se fosse hoje, eu teria agido de forma diferente.

Você sonha em voltar a dirigir o São Paulo ou em treinar clubes do exterior?
A princípio, repito, ambiciono fazer um grande trabalho a longo prazo no Cruzeiro. É claro que trabalhar em qualquer um dos grandes de São Paulo — e não apenas no Tricolor — é uma honra, desejo voltar para lá. Quanto a treinar clubes de fora, não é uma pretensão.

Você é supersticioso?
Não. Eu gosto de brincar um pouco, mas não tenho superstições. Não fará diferença estar com uma cueca preta, azul ou sem cueca. Sou católico e acredito em Deus.

CUCA
Alexi Stival
Idade: 47 anos
Nascido em: Curitiba (PR)
Clubes: Uberlândia (1998), Avaí (1999), Brasil de Pelotas-RS (1999), Avaí (2000), Inter de Limeira (2000), Remo (2001), Internacional de Lages-SC (2001), Gama (2002), Criciúma (2002), Paraná (2003), Goiás (2003), São Paulo (2004), Grêmio (2004), Flamengo (2005), Coritiba (2005), São Caetano (2005), Botafogo (2006 a 2008), Santos (2008), Fluminense (2008), Flamengo (2009), Fluminense (2009 a 2010) e Cruzeiro (desde 2010)
Títulos: Carioca de 2009 (Flamengo)
CREDITOS
Pedro Proença*
*Entrevista originalmente publicada na edição 207 do Jornal PLACAR

5 comentários:

  1. Infelizmente Cuca fez alguns bons trabalhos que não foram coroados com títulos!!
    Mas ele é sim um grande treinador!!
    Aposto que se não tivesse tanta interferencia da diretoria em suas escalações, ele montaria um time melhor pra cada jogo!!
    Gosto do jeito simples e humilde dele!!
    Lamento as vezes que o time sai uma droga, mas não acredito ser culpa total dele!!
    Mas o Flu lhe deve uma!!!

    Bom, eu votei no crack do brasileirão pra o nosso Montillo!! Afinal, é crack e ótima pessoa!!
    o link?
    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/11/craque-da-galera-2010-eleja-o-representante-do-seu-time.html
    Att;
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Depois que o Gilberto voltou, Cuca se perdeu no esquema tático. Parece que o novo esquema é 3-7, tendo a principal jogada o cruzamento do TR e o gol contra do zagueiro.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo,

    Resposta sobre o BAIANO.

    Foi camelô, vendia roupas> Mais precisamente calsinhas e cuecas, quebrou e num ato impensado jogou~se afrente de um ônibus.
    Se recuperou, fez teste no Santos, passou.
    Jogou no Santos-Galo-Bõca Juniors-etc. hoje tá no Guaraní.
    Polivalente, joga nas duas laterais, primeiro e segundo volante.
    Se temos o MP que é ilustrativo, pq não o baiano?
    Mais a bola da vez, no meu entender:É Marcão e Elias do Atlético Goianiense.
    O segundo é de MG, Ninguém viu a jóia! Nem o LOUCO nem o RATO.
    Elias era o titular. teve uma lesão. Marcão entrou e não deixou por menos, enfiou gol sem tomar conhecimentos.
    Enquanto isso: WP-FARIAS? e outras traças empesteiam o Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  4. O Cuca é bom treinador, falta um Título de renome em sua carreira. Se torna mais fácil ser manipulado, como tem feito o RATO.
    Abelão passou por isso, depois de ganhar uma LA e um Mundial virou TOP de LINHA.
    O que atrapalha o Cruzeiro é o ZZP, mais muitos preferem atribuir a culpa ao CUCA.
    Gostei do Jaeci ter aberto o verbo.
    Isso veio a provar que eu estava certo.
    Venho dizendo isso a todo Vapor.
    Joguei, vivo e conheço bastidores de Brasiliense-Goiás-Atlético Goianiense.
    Tenho amigos nos tres clubes referidos, Todos jogadores.
    A petifaria é muito além, do que muitos possam imaginar.
    Somente o DERLEI, ex: aluno de minha esposa, fala bem de seu Clube=INTERNACIONAL de Porto Alegre.
    Não sou perseguidor de treinadores, fui a extremo com o ASNO e não era para menos, esse energúmeno ultrapassou todos os limites. Protecionismo-desafio ao torcedor-babá o ALÍ BABÁ-Limitações como conhecedor do cargo, até o ponto de desrespeitar religião que não a sua.
    Houve tropeços de FLU-Curintia e Cruzeiro, só o Cuca deve ser crucificado?
    Coloquem a cara a tapa, cobrem do RATO.

    ResponderExcluir
  5. Cabral,

    O gilberto é um ex: atleta em atividade.
    Como ala esquerda ainda vai, como armador.......é um fracasso.
    Mais jogar de ala com MP-FABRÌCIO E HENRUÌMQUE, fazendo coberturas.............ele não quer, não é nenhum BÔBO.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".