sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Após melhor sequência, times paulistas perdem fôlego e espaço no Brasileirão


Após melhor sequência, times Paulista
perdem fôlego e espaço no Brasileirão

Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos ficam para trás nos últimos dois anos

Ronaldo, Ceni, Kleber e Neymar têm missão de recuperar futebol Paulista

Publicidade
Detentores da melhor sequência de títulos da história do Campeonato Brasileiro, os times Paulista vivem atualmente um momento de baixa após anos de hegemonia no cenário nacional. Há duas temporadas sem vencer o Brasileirão, o estado de São Paulo agora se vê pressionado pela ascensão de seu maior rival: o Rio de Janeiro.

Entre 2004 e 2008, o futebol Paulista conquistou todas as edições do Campeonato Brasileiro. Santos, em 2004; Corinthians, em 2005; e São Paulo, de 2006 a 2008, transformaram os Paulista nos clubes mais vitoriosos do Brasil em títulos nacionais.

Contudo, a ausência de taças nos últimos dois anos deixou os clubes do estado mais rico do país em alerta e se somou a outros fatores negativos, abrindo assim uma “necessidade” de conquista na próxima temporada.

O Corinthians, que brigou pelo título brasileiro até o fim, ficou apenas em terceiro. O São Paulo teve um ano apenas regular, enquanto o Santos não conseguiu ser o mesmo do primeiro semestre. O Palmeiras, em crise há uma década, pouco conseguiu ameaçar os demais clubes no Brasileirão.

Mas a crise Paulista também passa por outros times. O Guarani e o Grêmio Prudente foram rebaixados para a Série B. A Portuguesa, que tentava voltar à primeira divisão do futebol nacional, não conseguiu cumprir essa tarefa. Assim, haverá apenas quatro equipes do estado na próxima edição do nacional, o mesmo número do Rio.

Desde 2007, São Paulo não tinha apenas quatro equipes na Série A. O número é muito inferior, por exemplo, aos nove clubes Paulista que disputaram o Brasileirão de 2001. Naquela época, havia 28 equipes no torneio. Atualmente, são 20. Mesmo assim, proporcionalmente, a queda é grande.

O declínio paulista passa pela baixa dos times do interior. Com os rebaixamentos de Guarani e Grêmio Prudente, a força desses clubes passou para outros estados. Equipes como Ponte Preta, União São João e Bragantino, que já fizeram parte da Série A, atualmente estão fora. O mesmo ocorre com as times do ABC, como São Caetano e Santo André.

Outro sintoma que ilustra a queda do futebol paulista no Brasileirão é a ausência de vice-campeões. Nas últimas duas temporadas, os times de São Paulo não ficaram na primeira e segunda posições do torneio. A última vez que essa sequência tinha ocorrido foi no biênio 1984-1985.

E para complicar os paulista tiveram 15 do seus estadios interditados pela federação paulista de futebol inclusive o morumbi acreditem se quiser mais o futebol paulista hoje encontra-se em plena decadência , no caso dos times de campinas por exemplo os dois terão seus estadios transformados em shopincenter , o prudente ex barueri serviu de exemplo ao Guaratinguetá que também mudará de cidade e de nome ou seja perderam literalmente a escencia e a indentidade com os seus torcedores .

Em contra partida o Estado de Minas Gerais vem tentando crescer no cenário , na próxima temporada o Estado terá três equipes disputando a serie A do Brasileirão apesar de nenhum dos três poder contar com os dois estadios da capital , ambos em reformas e diga -se de passagem com um bom atraso , resta saber se puxado pelo Cruzeiro o estado lutará para conquistar títulos ou tera um bate volta com o America e o Atletico passará o ano brigando para não cair de novo , só o tempo dirá se os paulista recuperará a egemonía , se os cariocas daram sequência se os gaúchos

manteram a fama de guerreiros , se os paranaense manterá seus clubes na primeirona , se o nordeste continuará contando com apenas dois clubes se goias voltará a ter prestígio no cenário futebolistico , e se santa catarina contará com apenas um na serie A , para saber só aguardando mesmo já que a mãe diná preveu um ano de ouro para corinthians e flamengo em 2010 e como vimos não foi bém assim , como diría nosso ex asno " vamos aguardar "

4 comentários:

  1. O CRUZEIRO COPIOU O PALMEIRAS QUE FEZ UM BONECODO GLADIADOR E LANÇOU O BONECO DO WELINGNTON PAULISTA A DIFERENÇA ESTA NO PREÇO O DO KLEBER CUSTA R$350 JÁ O DO WELINGNTON PAULISTA CUSTARÁ R$1,99 CONFIRA QUE MARAVILHA DE BONECO FICOU IDENTICO CLICK AQUI http://2.bp.blogspot.com/_bIzeA3kG-74/S7Z3IyjS5YI/AAAAAAAACHo/M_iFvC4ZLWA/s1600/CONE75.jpg

    ResponderExcluir
  2. Gostei desta parte do texto:
    ..resta saber se puxado pelo Cruzeiro o estado lutará para conquistar títulos ou tera um bate volta com o America e o Atletico passará o ano brigando para não cair de novo.

    Como sempre, nosso Cruzeirao representando e bem nosso Estado. O futebol de Minas, soh tem a agradecer nosso time pelos feitos tanto ae no Brasil, como tambem no cenario mundial.
    Da-lhe Cruzeiro!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara,
    essa do boneco Wellington Paulista, foi muito boa!!!!
    kkkkkkkkkk!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. até que enfim a biba achou seu lugar, bicharlison seja bem vindo ao gaylo.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".