quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

campeões de 66 pelo Cruzeiro dizem que história do futebol fica mais rica




campeões de 66 pelo Cruzeiro dizem que história do futebol fica mais rica

Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, em cerimônia no Rio, a unificação dos títulos nacionais no período entre 1959 e 1970. Para os jogadores do Cruzeiro que participaram da conquista da Taça Brasil de 1966, é agora possível dizer que foram campeões brasileiros.

“A história fica mais rica. Agora quando me perguntarem: Piazza, você foi campeão brasileiro? Posso dizer que fui campeão brasileiro em 1966. Anteriormente, eu dizia que havia sido campeão da Taça Brasil em 1966, havia uma conotação diferente. Ficou de bom tamanho”, afirmou Piazza, que ostenta em seu currículo a conquista da Copa do Mundo de 1970, pela seleção brasileira.

Para o ex-meia Dirceu Lopes, a notícia da unificação dos títulos nacionais chegou por meio do UOL Esporte. “Foi homologado? Isso é muito bom. Esse reconhecimento me deixa muito feliz. É muito importante para resgatar essa conquista”, disse.

Piazza ressaltou que a unificação dos títulos nacionais lhe permite, enfim, se sentir oficialmente campeão brasileiro. “De fato, já me sentia campeão brasileiro. Agora é pelo lado do direito, isso faz com que o título ganho não seja uma conquista ‘pirateada’. Na história, é mais uma conquista importante para o clube”, observou.

Ele destacou ainda que as competições nacionais entre 1959 e 1970 garantiam aos campeões a participação na Copa Libertadores do ano seguinte. “Foi um reconhecimento de maneira tardia, já que era a única competição nacional da época, e levava o campeão à Libertadores e até ao Mundial, como aconteceu com o Santos. É uma questão de justiça para o Cruzeiro e os outros clubes campeões desde 1959”, salientou.

A diretoria do Cruzeiro promete para o início de 2011 uma homenagem aos jogadores campeões em 1966. A comemoração, entretanto, não poderá ter a presença de todos aqueles atletas. “É importante para o reconhecimento daquele grupo de jogadores. Pena que dois dos nossos companheiros já não estejam conosco, que são o Wilton Oliveira e o Pedro Paulo”, lamentou Piazza.

Dirceu Lopes acredita que o reconhecimento da Taça Brasil de 1966 como Campeonato Brasileiro será uma forma de ratificar a importância de mais um título conquistado pelo Cruzeiro. “Eu fico impressionado em ver as manifestações de carinho por onde passo. A torcida não se esquece. De qualquer forma, é um privilégio para todos. Antes tarde do que nunca”, comentou.



Inter de Falcão foi campeão invicto em 1979, mas terá de dividir o feito com três clubes
22/12/2010 - 14h34
Unificação de títulos 'tira' título invicto e recorde de participação do Inter

A decisão da CBF de reconhecer os campeonatos anteriores a 1971 muda o histórico do Inter no futebol nacional. Os gaúchos deixam de ser os únicos vencedores do Brasileirão de forma invicta. Recebem a companhia de Palmeiras, Santos e Cruzeiro. O time vermelho perde, também, a condição de maior participante da competição.
OS TÍTULOS INCLUÍDOS
TAÇA BRASIL


"ROBERTÃO" e
TAÇA DE PRATA
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Com o ‘rearranjo’ oficializado nesta semana, a conquista do Internacional, de 1979 não é mais fato isolado. Palmeiras em 1960, Santos nos anos de 1963, 64 e 65, assim como o Cruzeiro, campeão em 1966, se juntam ao seleto grupo dos campeões que não foram derrotados. O levantamento é da Revista ESPN.

Em 79, sob o comando de Ênio Andrade, o Internacional jogou 23 vezes no Campeonato Brasileiro. Venceu 16 e empatou sete. Bateu o Vasco, na grande final, por 2 a 0 no Rio de Janeiro e 2 a 1 no estádio Beira-Rio. A edição daquele ano bateu recorde de clubes participantes: 94. Mas não contava com Corinthians, Santos e São Paulo.

Em 1960, o Palmeiras venceu o Fortaleza, na grande decisão da Taça Brasil, e completou uma rápida campanha sem tropeços. Mesmo caminho seguido pelo Santos no triênio 63, 64 e 65. Interrompido pelo Cruzeiro, no ano seguinte. Os três times não somaram nem sequer dez partidas disputadas, mas com a fórmula da época se sagraram campeões.

6 comentários:

  1. só faltava isso agora o zeze colocar jogadores do cruzeironos times de saopaulo paravalorizar eiperrela vtnc


    Presidente do Santos admite conversa com Zezé Perrela para levar Jonathan

    O Santos está próximo de ter um novo lateral direito em seu elenco. O presidente do Peixe, Luiz Álvaro de Oliveira, afirmou, nesta quarta-feira, que já está praticamente tudo certo entre a equipe e o Cruzeiro pela contratação do atleta.



    "Ainda ontem (quarta-feira), conversei com o Zezé Perrella (presidente do Cruzeiro e estamos definindo tudo. O acordo já está encaminhado e depende dos entendimentos com o jogador", revelou o presidente santista.



    "Eu ainda não falei com o Jonathan, mas é possível que alguém do clube já tenha falado. O Santos vai pagar (pelo jogador), pois é um atleta jovem, que foi um dos melhores do Brasileiro. O Zezé foi muito simpático, pois sabe que somos uma vitrine", afirmou.



    Apesar de afirmar que deseja comprar o jogador, o Cruzeiro provavelmente irá continuar tendo direitos sobre o lateral-direito.



    "O Cruzeiro ficando proprietário do total ou de parte dos direitos econômicos , vai ganhar muito com a exibição que ele pode ter aqui", comentou Luiz Álvaro.

    ResponderExcluir
  2. Hoje à noite, tem entrevista exclusiva com Gilberto, meia do Cruzeiro e da seleção no "Opinião do Carvalho".
    Dê um clique e assista!

    http://opiniaodocarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A CBF ano fez mais que obrigacao em reconhecer esses titulos antes de 71.
    Alias, passou da hora disso acontecer!!!!

    Entao o Santos quer levar o Jonathan pra que ele apareca mais!!!!! kkkkkkkkkk
    Soh se for pra aparecer no campeonato paulista...
    pois esse time dos Santos nao disputa nenhum torneio internacional...
    Faz-me rir...
    kkkkkkkkkk!!!!!

    ResponderExcluir
  4. quase certo kleber no cruzeiro , bernardo e farías no palmeiras , e o jonathan no santos valdívia de saida do palmeiras quem sabe ?a dupla dos porcos desembarca na toca quanto ao kleber esta quase tudo certo so falta oficializar

    ResponderExcluir
  5. Com relação aos títulos, existem diversas interpretações!! Acho que deveriam continuar com os nomes que tinham, mas mereciam ser reconhecidos como títulos nacionais, se não o eram ainda! No entanto, a meu ver a Copa do Brasil atualmente é também um titulo nacional, e as vezes muito mais sofrido devido às longas distâncias e os péssimos gramados que os times tem de enfrentar!
    Mas ser campeão da Taça Brasil era um privilégio, e acho que perdeu um pouco do charme!

    Com relação ao máscara (popular melhor lateral direito do Brasil) estar se transferindo pra Santos, pra jogar com o macho dele, ele poderia levar junto o tal do MP. Fariam um ótimo favor ao Cruzeiro, iriam prejudicar o Santos na Libertadores!! O que tou vendo, é que ele tá achando a chave do Cruzeiro muito difícil e quer ir pra uma chave mais fácil! não adianta nada, se quer ser campeão, mais cedo ou menos cedo, tem que encarar os adversários bons!

    Com relação a trocar K30 pelos dois jogadores do Cruzeiro e ainda levar uma graninha de lambuja, eu acho que é um negocião pra o Palmeiras! Afinal, o k30 tá magoado por lá! e não vai ser mais a mesma coisa! Aqui ele sabe que está em casa! e a esposa também!! E essa camisa azul estrelada pra quem honra o manto, é perfeita!! E diga-se de passagem, ele pode ser muita coisa, mas sua a camisa e honra o salário isso sim! E se ele falou que amava o Palmeiras, ele foi simplesmente sincero! Nem por isso deixou de jogar com garra pra o Cruzeiro!!
    Pra mim o K30 é bem vindo, lamento pelo Bernardo, que eu acho ter potencial! Quem sabe o Felipão consegue lapidar ele!!

    No mais é só comemorar a saída do Máscara e quem sabe a vinda de pelo menos dois bons jogadores!

    Pra posição da lateral direita, o que temos aliado ao que vem da base, acho que temos suficiente!

    Att;
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  6. http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/12/23/rafael-moura-sensibiliza-o-cruzeiro-que-ja-admite-acordo-com-atacante.jhtm

    Não sei, mas acho que o Rafael Moura pode virar um Farias no Cruzeiro! Ele não é o tipo de atacante que o Cuca utiliza a meu ver! Talvez eu esteja errado, mas eu acho que o Farias com outro treinador poderia ter sido mais feliz! É opção minha! Mas cada treinador posta seu time de uma forma, e o Cuca não postou o Cruzeiro para o Farias, e quando ele teve a oportunidade de fazer um golaço, o arbitro marcou impedimento indevidamente e queimou a chance de ele se firmar no ataque do Cruzeiro! Faz parte, mas ainda acho que ele poderia ter rendido mais!
    Vejo muito fogo de palha na contratação do Rafael Moura! não o vejo como sendo o salvador da pátria! e o salário do cara é meio salgadinho!!
    Att;
    Ronaldo

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".