segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cruzeiro quer evitar que baixo aproveitamento de reforços se repita em 2011





Sem anunciar reforços para a temporada de 2011, a diretoria do Cruzeiro não quer correr risco na hora de contratar para evitar possibilidade de um novo atleta não se firmar na equipe. A experiência de 2010 mostrou aos dirigentes celestes que apenas 18,75% dos contratados conseguiram encerrar a temporada como titular no time comandado por Cuca.
CONFIRA AS CONTRATAÇÕES DE 2010
Zagueiros Edcarlos e Léo
Laterais Rômulo e Pablo
Volantes Fábio Santos, Jones Carioca e Prediger
Meias Pedro Ken, Roger, Everton e Montillo
Atacantes Anderson Lessa, Kieza, Robert, Wallyson e Farias

Em toda a temporada de 2010, o Cruzeiro contratou 16 jogadores. Entre eles, apenas o zagueiro Léo e os meias Montillo e Roger estiveram entre os titulares na reta final do Brasileirão, em que o time celeste chegou ao vice-campeonato. Enquanto nove contratados ficaram como opções na reserva, outros quatro sequer encerraram o ano no plantel do clube mineiro.

Os atacantes Anderson Lessa e Kieza, assim como o meia Jones, não conseguiram se firmar no time celeste. Depois de poucas oportunidades, eles acabaram emprestados. Entretanto, o caso mais excêntrico ficou por conta do volante Fábio Santos.

O jogador, que já havia defendido o Cruzeiro, foi contratado no fim de abril após passar 60 dias em recuperação de uma cirurgia no joelho direito. Utilizado pelo então técnico Adilson Batista na estreia do Brasileirão, em vitória sobre o Internacional, em Porto Alegre, ele foi aproveitado também em jogo contra o São Paulo nas quartas de final da Copa Libertadores.

A partida contra o tricolor paulista acabou sendo a última da carreira de Fábio Santos. Alegando dores no joelho direito que o impediam de seguir a carreira, o volante anunciou sua aposentadoria logo após a derrota por 2 a 0 para o São Paulo. Entre a apresentação como reforço do time celeste e o anúncio de despedida do jogador se passaram três semanas.


Outra contratação mal-sucedida da diretoria cruzeirense foi o volante argentino Sebastian Prediger. Ao contrário de seu compatriota Walter Montillo, que se tornou o principal jogador da equipe, Prediger sequer foi a campo pelo time celeste. Assim, ele solicitou aos dirigentes celestes a rescisão de seu contrato e aguarda aval do Porto, que o emprestou ao Cruzeiro, para deixar o clube mineiro.

Para a temporada de 2011, a diretoria do Cruzeiro aposta na manutenção da base da equipe que levou o clube ao vice-campeonato do Brasileirão. Com o intuito de evitar novas contratações frustradas, o diretor de futebol Dimas Fonseca ressalta que não haverá pressa para ir ao mercado.

“O que nós não queremos é fazer uma contratação que amanhã não venha de encontro à nossa necessidade e seja somente para dar uma satisfação. Não vamos trabalhar dessa forma”, disse o dirigente.

A prioridade de contratação para o próximo ano é um centroavante. O Cruzeiro negocia com Rafael Moura e aguarda resposta de proposta por empréstimo junto ao Locarno, da Suíça, que detém os direitos econômicos do atacante que defendeu o Goiás em 2010.

Enquanto negocia a contratação do artilheiro da última Copa Sul-Americana com sete gols, a diretoria do Cruzeiro mantém contato com outros três atacantes. Entre eles está Kléber, que defendeu o clube mineiro até o primeiro semestre de 2010, quando foi negociado com o Palmeiras.


A proposta cruzeirense pelo Gladiador envolve a troca de 100% dos direitos econômicos do atacante argentino Ernesto Farías, além do empréstimo por um ano do meia Bernardo, pelos 50% dos direitos do atacante palmeirense.

O Cruzeiro detém 50% dos direitos econômicos de Kléber. Segundo Dimas Fonseca, o clube mineiro ainda aguarda resposta do Palmeiras sobre a negociação, que depende de aval do técnico palmeirense Luiz Felipe Scolari.


materia de Gustavo Andrade

6 comentários:

  1. Cruzeiro acerta transferência de Jonathan

    O Cruzeiro negociou o lateral-direito Jonathan junto ao Santos, nesta segunda-feira. O atleta teve 50% de seus direitos econômicos repassados ao time paulista por 2 milhões de euros, a outra metade permanece com o time celeste. Assim, em uma possível venda do jogador, o clube de Minas Gerais terá participação no negócio.

    O lateral já acertou as questões salariais com o time paulista e fará exames médicos na próxima quarta-feira, sendo aprovado, estará em condições de se apresentar em seu novo clube.

    Carreira no Cruzeiro

    Jonathan chegou ao Cruzeiro com 12 anos, em 1999, e foi formado pelas categorias de base do time celeste. O lateral-direito sempre figurou nos times sub 15, 16, 17 e 20 da Seleção Brasileira e conquistou títulos. Em 2002 foi campeão da Copa dos Campeões do Mundo, na Venezuela, e em 2003, do Campeonato Mundial, disputado na Finlândia, ambos pela categoria sub 17.

    O jogador mineiro estreou no time profissional do Cruzeiro em 2004, no último jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano, contra o Flamengo. Desde então Jonathan conquistou seu espaço no elenco cinco estrelas e se firmou como titular, sobretudo a partir de 2008, no comando do técnico Adilson Batista.

    O auge da carreira de Jonathan com a camisa do Melhor Clube Brasileiro do Século XX foi em 2009, quando foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2010 o atleta foi considerado o terceiro melhor jogador da posição pela entidade.

    Jonathan defendeu as cores do Cruzeiro em 239 partidas, pelo time profissional e marcou 12 gols. Na última temporada o jogador disputou 52 jogos e foi o quarto atleta que mais entrou em campo pela equipe estrelada este ano, ficando atrás apenas do goleiro Fábio (61), o atacante Thiago Ribeiro (59) e o volante Henrique (57).

    ResponderExcluir
  2. O Jonathan eh um bom jogador, tanto que foi eleito o melhor jogador em sua posicao no ano passado, e esse ano ele ficou entre os 3 melhores,mas o cara estava afim de sair do time celeste... paciencia.
    Seu futebol ja nao era mais o mesmo.

    Quanto as barcas... tomara que nao se repitam os mesmos erros.

    Se vierem 2 contracoes pra mim ja vai estar de bom tamanho, desde que seja para as posicoes onde necessitamos, na lateral esquerda e no ataque.
    Logico, que falo de jogadores acima da media, aquele que chega e ja toma conta da camisa, e assume a titularidade.
    Ja nao vejo a hora de ver alguma noticia ref a contratacoes...
    Pra falar a verdade, estou ate muito ansioso sobre essa situacao, da vinda ou nao de algun jogador, ha muitas especulacoes, mas, nao tem nada de concreto, e o tempo ta que passa.
    Haja!!!

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA AMIGOS,ANTES DO FINAL DO ANO RESOLVIR PASSAR E DEIXAR UM FELIZ 2011 PRA TODOS E PRO NOSSO CRUZEIRO,MAS AS COISAS NAO SAO AGRADAVÉIS INFELIZMENTE NOSSO PRESIDENTE APEQUENOU NOSSO CRUZEIRO QUE ESTOU COMEÇANDO ACHAR QUE PRA SERMOS CAMPEOES DE ALGO IMPORTANTE VAI SER DIFICIL NÓS PROXIMOS ANOS.O TAL DE PERRELA IGUALOU O CRUZEIRO HÁ OUTROS TIMES MEDIANOS QUE TEMOS POR AI,OLHA EU NAO AGREDITO NESSE TIME AI PRA 2011 NAO...MAS NAO DEIXAREI DE TORCER PRA ESSA CAMISA TAO LINDA QUE É DO NOSSO CRUZEIRO MAIS UMA FEZ FELIZ 2011 HÁ TODOS...

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que se o CRUZEIRO der chances aos garotos da base junto a algumas contratações ( kléber e um bom lateral esquerdo) o time tem tudo pra se dar muito bem na LIBERTADORES o que significa a conquista do TRI . Também espero que a diretoria resolva a situação do nosso capitão BARAC OBAMA.

    ResponderExcluir
  5. DE ONDE SAIU ESTA BALELA, QUE O CRUZEIRO FOI O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SEC. 20 ??

    ResponderExcluir
  6. O TAL DO MILTON NEVES DAR COMO CERTA A CONTRATAÇAO DE LEONARDO SILVA DO CRUZEIRO E GUIÑAZU PELO SAO PAULO.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".