sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Copa do Brasil de 2012 deverá contar com os clubes que jogam a Libertadores.



Após fiasco na Libertadores, CBF estuda ampliar Copa do Brasil

A Copa do Brasil de 2012 deverá contar com os clubes que jogam a Libertadores.

Segundo a Folha apurou, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por vários motivos, tende a aprovar em breve a mudança que alguns clubes brasileiros pediam.

Um estudo para que a Copa do Brasil conte também com times que estejam na Libertadores começou a ser feito pela CBF há cerca de dois meses e está em fase final.

A eliminação do Corinthians na primeira fase da competição continental foi um estopim para o estudo, que ganha força com a noite trágica que eliminou quatro times do país anteontem.

A diretoria corintiana foi uma das que sugeriram à CBF que um clube precocemente eliminado na Libertadores pudesse disputar o segundo interclubes nacional.

Ontem, curiosamente, Ronaldo manifestou seu apoio a essa mudança pelo Twitter.

"Ainda acho que o ideal seria os times poderem jogar a Copa do Brasil e a Libertadores no mesmo ano. Eu entendo que é difícil pelo calendário, mas talvez possa se discutir a ideia para os anos seguintes", escreveu ele.

Como o Corinthians caiu ante o Tolima, tem atuado desde o início do ano apenas no Estadual. Correu ainda o risco de ficar quase um mês parado, o que ocorreu com o Botafogo e que agora atinge também o Fluminense.

Todos os melhores clubes do Brasileiro caíram precocemente na Libertadores. O único time do país que resta, o Santos, entrou no torneio como campeão da Copa do Brasil, disputa que hoje não pode ter bicampeão genuíno.

A CBF, além de atender o desejo de clubes com a mudança, entende que a sua competição ficaria valorizada com mais equipes, o que agradaria patrocinadores (a Copa do Brasil tem seu nome atrelado à montadora Kia) e também emissoras de TV.

Na Europa, as copas nacionais tradicionalmente abrigam todos os clubes, inclusive os que atuam em disputas internacionais. Nos anos 90, a CBF permitia que uma equipe do país competisse na Copa do Brasil e na Libertadores de forma simultânea.

As eliminações de Grêmio, Fluminense, Internacional e Cruzeiro de uma só vez na Taça Libertadores, quarta-feira à noite, vão respingar no Brasileiro deste ano.

O campeonato que terá início no próximo dia 21 será o mais disputado desde as suas primeiras rodadas na história do modelo atual, criado há oito temporadas, com a implantação do pontos corridos.

Dos 20 clubes participantes, 15 não terão nenhuma outra competição para jogar depois da estreia do Nacional, sem motivos para poupar titulares nas partidas.

A marca já empata com a da edição de 2007, quando São Paulo, Flamengo e Paraná Clube deram adeus à Libertadores na fase de oitavas de final.

Caberá ao Santos, portanto, alcançar a semi do torneio e impedir um recorde absoluto de apenas quatro equipes com atenções divididas na largada deste Brasileiro.

O quarteto já garantido será formado pelos semifinalistas da Copa do Brasil, que terão jogo de volta previsto para a semana entre a rodadas 1 e 2 do Nacional.

Em 2004, por exemplo, foram 13 clubes assim. E a média tem sido ao menos dez.

Não bastasse, já existe um grupo de times inativos, de férias forçadas, preparando-se exclusivamente para o próximo Brasileiro.

A derrota para o Libertad, no Paraguai, anteontem, colocou o Fluminense na mesma situação de América-MG, Bahia, Botafogo e Figueirense, desclassificados tanto no Estadual quanto na sua respectiva competição paralela.

Para aproveitar quase um mês de tempo ocioso, América-MG e Botafogo anunciaram ontem que se enfrentarão em um amistoso, no sábado, em Juiz de Fora (MG).

Dois dias depois, o Bahia iniciará intertemporada na cidade de Águas de Lindoia, no interior de São Paulo.

Questionados sobre o fiasco do país na Libertadores, os últimos dois técnicos brasileiros a conquistar o troféu, ambos pelo Internacional, apontaram razões distintas.

Enquanto Celso Roth, ganhador em 2010 e hoje desempregado, acha ter havido soberba, Abel Braga, vencedor em 2006 e agora no Al Jazira, culpa o calendário.

"Para mim, não foi surpresa. Uma hora isso iria acontecer", disse à Folha, por telefone, dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo ele, os Estaduais são inchados, com decisões coincidindo com o mata-mata sul-americano, e o recesso de fim de ano é muito curto.

por falta de tempo devido aos jogos quarta e domingo hoje postamos duas colunas , veja também a postagem anterior ,

AMAURY ANDERSON PEREIRA .

11 comentários:

  1. Fluminense pode ser o destino do meia Gilberto. Cruzeiro pode liberar o experiente jogador e o lateral Diego Renan para ter Fred.

    ResponderExcluir
  2. mais que justo essa idéia ,digo mais é só voltar o modelo antigo enxugando a quantidade de times medíocres na competição e qualificando a competição apenas com campeão e vice de cada estado e alguns grandes que não disputar finais de seus estados como convidados acabam com a porcaría dos estaduais deixando ós só para os pequenos que não disputaram a copa do brasil , começa a copa do brasil em fevereiro quando devería começar os estaduais , ex; copa do brasil de fevereiro á maio , brasileiro de junho a primeira quinzena de dezembro , ferias da segunda quinzena de dezembro a primeira de janeiro , com libertadores e mercosul intercalando com copa do brasil e parte do brasileiro .daría muito mais grana e interesse aos clubes .

    ResponderExcluir
  3. Amaury não é por nada não mais o fredy no cruzeiro é no máximo uma embromação para desviar a vergonhosa desclassificação da libertadores ou talvez para emcobrir a venda de um dos nossos craques , perrela desembolsar o salario do fredy acho muito dificil , sería ótimo contar com fredy e o nosso elenco atual , nada de desfazer de um montillo por exemplo pra trazer um fredy

    ResponderExcluir
  4. Cuca pede desculpas a Rentería
    Técnico admitiu que atingiu o atacante colombiano na quarta-feira

    O técnico Cuca pediu desculpas públicas ao atacante Rentería, do Once Caldas, por tê-lo atingido com uma cotovelada já no final da partida de quarta-feira, pela Copa Libertadores, quando o colombiano corria para buscar uma bola que saíra pela lateral.

    Na quarta-feira, Cuca disse que o choque foi provocado propositalmente por Rentería para ganhar tempo, uma vez que o Once Caldas vencia por 2 a 0 e se classificava às quartas de final.

    ”No lance do Rentería, a bola vem na minha direção, eu me agacho, e seguro a bola. Faço um movimento com a bola. E ele se choca comigo. Lógico, malandro, quer ganhar tempo, faltando um minuto e consegue o objetivo dele”, explicou o treinador na quarta-feira.

    Já nesta sexta-feira, após conversar com Rentería, por telefone, Cuca admitiu o erro. “Quem mais errou fui eu. Ainda que tivesse na minha área de defesa, na minha área técnica, quando eu vi o Rentería vindo, fiz o movimento de autodefesa e acabei acertando o rapaz. Não tive a intenção de machucá-lo, mas estou errado. Errei e hoje mesmo falei com ele. Ele também me procurou para conversar e já pedi desculpas. Reconheço meu erro e temos que saber perder”.

    Repercussão

    O primeiro posicionamento de Cuca, de não assumir a agressão, teve grande repercussão na mídia nacional e internacional, inclusive no microblog Twitter. O atacante colombiano Molina, que trabalhou com o treinador no Santos, em 2008, fez duras críticas a ele.

    Cuca ainda comentou as gozações contra o Cruzeiro após a eliminação.

    O lateral-esquerdo Leandro, do Atlético, por exemplo, ironizou pelo Twitter: “O Barça caiuuuu”, uma referência ao Cruzeiro, apelidado pelo técnico uruguaio Diego Aguirre, do Peñarol, de Barcelona das Américas pelo bom futebol apresentado na Copa Libertadores.

    ”Hoje em dia, está uma loucura. Twitter hoje... Vocês deviam colocar o nome de vocês de Twitter, porque aí eles davam entrevista para o Twitter e vocês iam saber coisas maravilhosas. Às vezes, o jogador não tem coragem de falar no microfone o que fala no Twitter. A pessoa tem que entender que mostrando um sentimento bom ou ruim, aquilo tem uma responsabilidade grande. São situações que podem trazer consequências para ele mesmo. Hoje, estão em um lugar, amanhã em outro. Não estou só falando do Atlético, estou falando em cima do próprio Molina, de tudo isso. Ele tem que tomar cuidado”, comentou Cuca.

    ResponderExcluir
  5. Estava passando da hora da CBF rever seus conceitos em relacao a copa do Brasil...
    Fica muito esquisito times que sao os primeiros colocados do camp Braasileiro nao jogarem a Copa do Brasil.
    Nesse caso sou ate a favor que acabe com o camp estadual, e todos os times ja comecam o ano disputando essa copa.
    Assim ficaria bem mais facil alcancar a vaga pra libertadores, as chances seriam maiores.

    ResponderExcluir
  6. É hora de repensar melhor sobre futebol brasileiro. Acho que isso pode ser o ínicio.
    Obrigada Zirlei por prestigiar meu post no Blog Azul Estrelado.

    ResponderExcluir
  7. Também acho essa HISTÓRIA do FRED no Cruzeiro uma BALELA do zezé ruela, mentiroso profissional, é sempre assim o time tropeça e anão safado vem com lenga lenga e conversa fiada na tentativa de aclamar a ira DA TORÇIDA.
    Quanto ÁS DESCULPAS do CUCA é preciso saber se o REITERIA as ACEITA.

    ResponderExcluir
  8. Caso venha o FRED, podem ter certeza: O Montillo já deve está vendido.
    Eu sou fã do FRED, acho ele, um dos melhores centroavantes, que ví jogar. Mais a saída do Montillo, vai desmoronar o Cruzeiro.
    Depois da entrevista do gilberto tendinite, melhor que suma mesmo. Lamento a saída do garoto D. Renan.
    Vem Bomba por aí. O Camundongo tá na cola, de descolar $$$$$$$$$$$.

    ResponderExcluir
  9. Sobre Copa do Brasil & LIBERTADORES..............acho que pode haver um grande desgaste nos atletas, Mais sou a favor.
    A CBF não é nada, não representa nada, é uma instituíção Pau Mandado. Isso cheira forma de tentar ajudar CÙrrincha & FLAvelados, a dupla da incompetencia.
    Fecho com o Zirlei, acabar com os RURAIS e enxugar a CB de timecos. Só o Campeão e Vice.

    ResponderExcluir
  10. hahahhahahhahahahahhaah Boa aldão O Camundongo tá na cola, de descolar $$$$$$$$$$$ gostei.

    ResponderExcluir
  11. o minha amiga Ghi que bom que apareceu lembre-se esse espaço ainda é seu , é sempre bém vinda , prestigiar uma coluna sua ainda mais falando de Sorin é um grande prazer , beijos e feliz dia das mães apareça sempre estamos no aguarde .

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".