quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grupo ligado a Perrella se "perpetua" no Cruzeiro



No momento em que o presidente do Cruzeiro, e agora senador, Zezé Perrella, tem as investigações sobre o crescimento do seu patrimônio intensificadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Polícia Federal (PF), o clube promove mudanças em seu Estatuto, por meio de Assembleia Geral, na última segunda-feira (18). A alteração mais polêmica pode servir para perpetuar o grupo da situação no comando celeste.

É a que trata da exigência de três mandatos consecutivos (9 anos) ou cinco alternados de conselheiro efetivo para se tornar nato e mais nove anos, como nato, para se candidatar à presidência do clube. Para se ter ideia, uma pessoa, que for eleita neste ano conselheiro, vai precisar de pelo menos 18 anos para ter o direito de concorrer à eleição presidencial. Apenas conselheiros natos e beneméritos podem concorrer ao pleito no Cruzeiro. O clube terá eleição presidencial em outubro, e Perrella já declarou que é candidato à reeleição.

Essa mudança provocou protestos da oposição no clube. O empresário Fernando Torquetti Júnior garante que a manobra vai facilitar o projeto de poder do grupo atual, além de aumentar as dificuldades de organização da oposição. "Fica mais fácil para a perpetuação no poder desse grupo, além de impedir a renovação no clube. Porque somente os mais velhos de clube poderão se tornar conselheiros natos, e eles estão com a situação. Ser oposição no Cruzeiro já era quase impossível, agora ficou ainda mais difícil", denuncia Fernando Torquetti , empresário do ramo da indústria mecânica e que foi candidato à presidência do clube, em 2005.

O conselheiro (nato) Márcio Rodrigues da Silva, candidato à presidência em 2009, também está perplexo. "A pessoa que entrar agora para o conselho vai ter que esperar 18 anos para ser candidato a presidente. Tornou a vida da oposição ainda mais complicada no clube", critica Márcio Rodrigues, que não descarta, apesar disso, disputar novamente a eleição em outubro. Ele reclama que antes, para se tornar conselheiro nato, a regra era mais liberal - bastando ao conselheiro efetivo receber os votos dos natos e beneméritos, sem a exigência do atual prazo.

A mudança no estatuto, já em vigor, diz que "somente poderá se candidatar a associado conselheiro nato quem for associado conselheiro por três mandatos consecutivos ou cinco alternados", e em outro dispositivo afirma que "somente poderá se candidatar a presidente quem for associado conselheiro nato ou benemérito há nove anos".

O vice-presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, avalia que, com essa mudança, o clube ficará mais seletivo na escolha de candidatos a presidente. "Não pode ser qualquer um, que chega no clube hoje e de uma hora para outra já quer ser presidente. Precisa conhecer, participar da vida do clube", justifica.

Porém, em dezembro de 2003, o mesmo grupo que está no comando do clube, promoveu alteração no estatuto, tornando 120 efetivos em natos. De acordo Fernando Torquetti, a mudança serviu para abrigar conselheiros ligados ao grupo do presidente Zezé Perrella. Gilvan de Pinho Tavares se defende e diz que, naquela época, o clube atendeu às exigências da legislação, além da necessidade de ampliar o quadro de conselheiros natos que era baixo. A composição do conselho cruzeirense é esta: 280 natos; 9 (beneméritos - ex-presidentes do clube e do conselho); 220 efetivos.

Na mudança do estatuto, o clube aderiu à Lei da Ficha Limpa, e agora ninguém que tenha decisão criminal transitada em julgado poderá exercer função no clube - presidente, conselheiros, superintendente - etc.

Enquanto o Cruzeiro restringe o acesso à presidência, para se candidatar ao mesmo cargo no rival Atlético há apenas uma exigência: ser associado do clube há dois anos e estar em dia com as obrigações. Perguntado sobre o motivo de o clube não colocar no site a relação dos conselheiros, Gilvan de Pinho Tavares explica que a maioria pede para manter a privacidade. O Atlético divulga a lista de conselheiros em sua página na internet.

Fonte: Hoje em Dia (MG)

6 comentários:

  1. Desse jeito a merdda tá feita mesma. Já está difícil de ver os jogos do Cruzeiro, pois a qualidade e o time não vai a frente, fica somente tocando bola para os lados e para trás. Sem objetividade. O Montillo não vem jogando muita coisa e fica parado lá na frente, não tem ajudado muito.Me parece desanimado. Aguentar o MP todo jogo é de lascar. O papai Joel escala o time pra não cair em poucas rodadas. Salva apenas o Fábio, os demais são apenas esforçados.
    Eu quero o meu Cruzeiro de volta, caramba!!!

    ResponderExcluir
  2. O Zeze e suas corjas realmente eh um cancer na vida do nosso time, e vai matar nosso time pouco a pouco.
    O carah nao vai largar nunca essa fonte de dinheiro que caiu na vida dele.
    A vida dele soh melhorou depois que assumiu nosso Cruzeiro, e coincidentemente o Cruzeiro soh se ferrou.
    Soh mesmo com muitas manifestacoes dos torcedores poderemos tirar esse sujeito da presidencia do nosso time do coracao.

    ResponderExcluir
  3. Pq esse desgraçado não morreu no desastre?
    8 Milhões de torcedores, estariam hoje estariam livres dessa MERDA.

    ResponderExcluir
  4. A ÚNICA ESPERANÇA É O MINISTERIO PÚBLICO E A POLÍCIA FEDERAL condenar esse caboclo aí quem sabe ele cai nesse quesito ficha limpa aí e não possa permanecer na presidencia ou seras que a ficha limpá só vai valer para cao outro possa aparecer , ta foda torcer pra esse time com tantos sdanguesugas a solta.

    ResponderExcluir
  5. eh zirlei se a esperança esta no ministerio piblico pode esquecer em se trantando de brasil
    tamo ferrados, esse ano vamos ficar no meio da tabela e ano q vem brigamos pra nao cair, afinal de contas a base vai ser mantida e os reforços virao das series B, C e D
    nao adianta nem trazer esse ricardo jesus o unico jesus pra nos salvar eh o JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  6. Se depender de JUSTIÇA e MP estamos é fudidos.
    O anão agora é SENADOR,ngm vai atrás das merdas dele,está protegido,pode roubar,mandar e desmandar a vontade.

    E nossa torcida não faz nada,queria ver se fosse no Fla,Palmeiras e Curintian,iam tirar essa corja na porrada!

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".