sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Joel Santana deixa o comando do Cruzeiro; Emerson Áviila assume o time




Joel Santana não é mais o técnico do Cruzeiro. A decisão foi tomada na noite de quinta-feira, quando a diretoria decidiu pelo novo comandante cinco estrelas, que será Emerson Avila, treinador da Seleção Brasileira sub-17 e Coordenador Técnico do time profissional do Cruzeiro desde 2008.

Contratado em junho deste ano, em substituição a Cuca, Joel Santana comandou o time celeste em 15 partidas, com oito vitórias e sete derrotas, aproveitamento de 53,3% dos pontos disputados. Com ele no comando, o Cruzeiro marcou 24 gols e sofreu 18.
Profissional da Raposa desde 1996, quando começou sua carreira nas divisões de base do Cruzeiro, Emerson Ávila comandou interinamente o time profissional estrelado em quatro ocasiões.

A primeira delas foi na segunda partida da final do Campeonato Mineiro de 2007, em substituição a Paulo Autuori, que pediu demissão após derrota de 4 x 0 para o Atlético-MG, no primeiro jogo da decisão. Com um time formado por diversos jogadores revelados pela base celeste, Ávila levou o Cruzeiro á vitória, por 2 x 0.

As outras três vezes em que ele dirigiu o time profissional cinco estrelas foi logo após a saída de Adilson Batista do comando técnico cruzeirense, em junho de 2010. No primeiro jogo, o Cruzeiro foi derrotado pelo Atlético-GO, por 2 x 1, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. Na sequência, comandou a equipe em mais dois jogos, em uma excursão feita nos Estados Unidos, com vitórias por 3 x 0 sobre o New England Revolution e 4 x 2 diante do Red Bull New York.

Em 2008, Emerson Ávila dirigiu o Ipatinga na Série B do Campeonato Brasileiro e levou o time do Vale do Aço para a Primeira Divisão do Nacional, após conquistar o vice-campeonato da Série B. Nas categorias de base da Seleção Brasileira, neste ano, foi campeão sul-americano sub-17 e 4º colocado na Copa do Mundo sub-17.

Avila começa a trabalhar á frente do Cruzeiro já na manhã desta sexta-feira, na Toca da Raposa II, e terá como auxiliar-técnico Alexandre Grasseli, que deixa o comando técnico do time júnior.

Confira a ficha técnica do novo treinador do Cruzeiro:

Emerson Ávila

Nome completo: Emerson Rodrigues Ávila
Data de nascimento: 16/07/1967
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Formação acadêmica: Educação Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Carreira: técnico de equipes de base do Cruzeiro (1996 a 2004); coordenador da base celeste até (2004-2005); auxiliar-técnico do time principal do Cruzeiro (2005-2007); técnico interino do Cruzeiro (2007); técnico do Ipatinga (2007-2008); técnico do Grêmio Barueri-SP (2008); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2008-2009); técnico do Ipatinga (2009); técnico do Boavista-RJ (2010); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2010-2011); técnico da Seleção Brasileira sub-17 (2010-2011)

Conquistas: Vice-campeão mineiro 2007 (Cruzeiro); vice-campeão brasileiro da Série B 2007, com o acesso à Série A em 2008 (Ipatinga); campeão paulista do interior 2008 (Grêmio Barueri-SP); campeão sul-americano sub-17 2011 (Seleção Brasileira); 4º colocado na Copa do Mundo Sub-17 2011 (Seleção Brasileira)

14 comentários:

  1. seja bém vindo ávila , agora estamos em boas mãos torço para que não seja apenas provisório sei de sua competencia e conhece o cruzeiro e a base como poucos , bora levantar esse time se possível de uma desinfetada aí para tirar a inhaca do pudim

    ResponderExcluir
  2. por mim deixava como esta boto fé no emerson avila , mais o supersporte da essa noticia

    Renato Gaúcho está muito perto de ser anunciado oficialmente como o novo comandante da equipe celeste. O treinador, que pediu demissão do Atlético-PR, já recebeu uma proposta do Cruzeiro. Segundo uma fonte ligada ao treinador, ouvida pelo Superesportes, Renato foi procurado pela diretoria na noite dessa quinta e a negociação estaria 90% encaminhada. O técnico é aguardado em Belo Horizonte para acertar os últimos detalhes de seu contrato.

    No jogo contra o Palmeiras, neste domingo, às 16 horas, no Pacaembu, o time estrelado será comandado por Emerson Ávila.

    Quando aportou na Toca da Raposa II, Joel era o 23º na lista dos técnicos com melhor aproveitamento em Brasileiros de pontos corridos, com 46,37% de rendimento em oito clubes diferentes: Botafogo (2010), Flamengo (2005 e 2007), Brasiliense (2005), Vasco (2004), Internacional (2004), Guarani (2004), Fluminense (2003) e Vitória (2003).

    Somada a campanha atual pelo Cruzeiro às demais, Joel Santana tem 46,96% de aproveitamento em Brasileiros desde 2003 e é atualmente 20º colocado no ranking de rendimento dos treinadores.

    ResponderExcluir
  3. vai chorar na cama que é lugar quente entre cair o cruzeiro e voce , kkkk já caiu tarde nem deveria ter vindo vai fechar ciclo nos quintos do inferno .

    Decepção. Surpresa. Tristeza. Emoção. Todos esses sentimentos podem descrever como Joel Santana ficou após a demissão do Cruzeiro. Na manhã desta sexta-feira, o treinador deu entrevista para falar da saída do time. Joel, no entanto, não conseguiu explicar o que motivou a queda dele. Surpreso e visivelmente chateado, ele pôde apenas lamentar.

    - Fui pego de surpresa. Minha ficha não caiu. Eu fui comunicado ontem à noite, e o motivo quem tem que falar é a direção do clube. Minha ficha não caiu, estou realmente surpreso da decisão tomada. O futebol brasileiro ainda tem esse tipo de situação. O sentimento é de não ter podido completar um ciclo que gostaria de completar.

    Joel, já rodado no futebol, evitou polemizar. No entanto, ele se mostrou desgastado com uma situação que vinha acometendo o time: jogadores vendidos e no departamento médico. Durante a "Era Joel", saíram Henrique, Gil, Dudu e Thiago Ribeiro. Jogadores como o zagueiro Victorino, por exemplo, nem chegaram a jogar sob seu comando.

    - Na realidade, vocês (jornalistas) puderam acompanhar que nossa conversa diária foi em cima de jogadores vendidos, jogadores machucados. Praticamente não consegui colocar em campo uma equipe que gostaria. É aquela equipe que começou o ano muito bem, é só vocês pegarem os jogos que fiz, e você vê que tive que mexer no time toda hora. Então, claro que não ficamos feliz, (porque) é um lugar que me recebeu bem e a torcida também.

    Ainda de olhos marejados, Joel conta que nem conseguiu dormir na última noite, mas que, mesmo saindo nessa situação, não vai querer saber os motivos da demissão.

    - Minha vida deu uma reviravolta da noite para o dia, (reviravolta) ruim, não foi boa. Mas fazer o quê? A vida continua. Não vou procurar entender isso.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso o RATO larápio continua lá na toca alheio a tudo.

    ResponderExcluir
  5. mais será o benedito que o paraná continúa .

    Efetivado, Emerson Ávila faz mudanças no Cruzeiro
    Novo treinador da Raposa escala equipe com três armadores: Roger, Gilberto e Montillo. Paraná vai jogar na lateral-direita

    Efetivado como o novo técnico do Cruzeiro, Emerson Ávila começou, na manhã desta sexta-feira, seu trabalho como comandante na Toca da Raposa. O treinador já estava trabalhando junto do grupo celeste, como coordenador técnico.

    Em seu primeiro treino, Emerson mostrou que não terá medo de fazer mudanças e escalou a equipe com três armadores: Roger, Gilberto e Montillo, que volta de suspensão. As baixas da atividade foram Charles e Anselmo Ramon, que foram poupados do treino. Bobô entrou no comando de ataque.

    Sem poder contar com os laterais Vitor e Diego Renan, lesionados, o treinador improvisou o volante Marquinhos Paraná na ala direita e teve uma conversa privada com o jogador.

    - Vocês viram a conversa e viram também que eu treinei na lateral-direita. Não tem mistério algum, eu vou jogar na direita mesmo. A conversa foi para ajudar. No ano passado, quando o Emerson assumiu contra o Atlético-GO, eu não pude participar do jogo. Agora vou poder ajudar – revelou o volante.

    Na defesa, Naldo está de volta, após cumprir suspensão, e formou dupla com Léo. O jovem Gabriel Araújo ocupou a lateral-esquerda e Santo Manoel formou a dupla de volantes com Leandro Guerreiro. No gol, Rafael continua como o substituto de Fábio, que está servindo a Seleção Brasileira.

    A equipe escalada por Emerson Ávila teve Rafael; Marquinhos Paraná, Naldo, Léo e Gabriel Araújo; Leandro Guerreiro, Sandro Manoel, Roger, Gilberto e Montillo; Bobô.

    As demais baixas da equipe são Fabrício, Wellington Paulista e Ortigoza. O volante está suspenso e os atacante estão lesionados.

    ResponderExcluir
  6. Após a demissão do técnico Joel Santana, a diretoria do Cruzeiro tentou explicar os motivos da decisão que pegou até mesmo o comandante de surpresa. Em entrevista à Rádio Estadão ESPN, o diretor de futebol Valdir Barbosa afirmou que a "falta de liga" entre Joel e o grupo de jogadores foi determinante. O dirigente ainda fez questão de ressaltar que Emerson Ávila foi efetivado como novo treinador da equipe.

    "Joel ganhou o clássico de domingo (2 a 1 sobre o Atlético-MG), e contra o Figueirense estava com a equipe totalmente desfigurada. O presidente Zezé Perrella se reuniu conosco e achou que seria melhor uma troca para este momento. Precisamos pontuar, estamos em uma situação um pouco perigosa. Por isso, ele optou pela saída de Joel", afirmou Valdir Barbosa.

    "A saída de jogadores prejudicou o trabalho de Joel, mas entendemos que faltava liga entre ele e o grupo. É o momento de mudar, foi feita de uma forma tranquila. Ele falou sobre a falta de condição de manter uma mesma equipe em campo, mas é o futebol. Temos uma cultura em nosso futebol, apesar do Cruzeiro não ter por costume trocar de técnicos", completou.

    Para Valdir Barbosa, o grande trunfo de Emerson Ávila é o conhecimento do atual grupo celeste. O dirigente descartou a possibilidade de contratação do ex-técnico do Atlético-PR, Renato Gaúcho.

    "Não há chance nenhuma. Emerson foi efetivado e não colocado como interino. Ele será o técnico do Cruzeiro até o final do Brasileiro. Ele conhece bem o elenco, estava aqui como auxiliar há um bom tempo. Muitos dos jogadores que estão no elenco trabalharam com ele na base", concluiu.

    ResponderExcluir
  7. Melhor notícia do semestre e melhor será ainda quando o perrela sair definitivamente e tomara que ñ volte nunca mais sai fora Perrela e pudim de pinga prescisamos de gente nova e pensamento novo!Saudações Celestes!

    ResponderExcluir
  8. Caracas!!!!!
    Nao estou nem acreditando nessa noticia...
    pegou todo mundo de surpresa, diga-se de passagem
    que surpresa maravilhosa!!!!
    Eu ainda nao tinnha visto as reportagem, e quando fui conferir meu email, meu irmao me mandou a messagem disendo que o Joel tinha se Fu... e eu nao acreditei e fui logo verificar os noticiarios esportivos...
    To feliz pra cacete, ate que enfim esse retranqueiro ( que eh boa gente, mas, soh isso nao basta) foi pros beleleu.
    Seja benvindo Emerson Avila, com voce, ja sabemos que nosso time nao vai se acovardar diante dos adversarios!!!!!
    Estou rindo atoa!!!! kkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Se o E.ÁVILA manter o inútil e SONOLENTO M.PARANÁ no time, já vai começar mal seu trabalho. Ao invés do cara vir com uma NOVA filosofia de trabalho ele vem com CONTINUISMO, MESMISSE.
    Se existe uma ordem interna pra escalar essa lumbriga escura, é a hora de acabar com a tal ordem,pois nem pra gandula ele serve.

    ResponderExcluir
  10. Qualquer torcedor, com um mínimo de conhecimento de futebol, sabe que o Joel Santana não é técnico para comandar um clube grande. Porém há uma ressalva: com o atual elenco do nosso time, exceto o Montillo e o Fabrício, se formar uma comissão técnica com: Felipão, Muricy Ramalho, Wanderley Lexemburgo e o Mourinho, não ganha nada! Nosso clube há muito tempo está entregue às traças. A única solução é expulsar a gangue se se apossou do clube e o transformou em um escritório para compra e venda de jogadores, visando ficar ricos e o clube que se dane.

    ResponderExcluir
  11. Ele vai voltar para o Rio de Janeiro, onde é a tua praia. Deveria levar junto Roger peladeiro e Gilberto, que fizeram da toca o seu Spa.

    Àvila é sério, competente e conhecedor do Cruzeiro. Mas, seu trabalho é a longo prazo, no momento, muito pouco ou quase nada ele poderá fazer. Livrando o time da degola, já terá feito muito.

    Boa sorte pra ele.

    ResponderExcluir
  12. Parece ser mesmo Fabrício, o jogador a assinar pré-contrato com o CAM.

    É bom o DM do galinheiro estar preparado, pois é lá, que ele vai passar a maior parte do seu tempo kkkkkkk.

    Ô Kalil, leva também Roger peladeiro, Gilberto, Paraná, Vítor, Everton, Reis, Guerreiro, Leo....

    Ajuda aí, turquinho kkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Montillo no ataque pode ser uma boa. Como ele adora carregar a bola, jogando mais perto da area, alá Leonel Messi, ele pode ser muito mais útil que fazendo papel de falso meia.

    Boas também foi a escalação de Gabriel Araújo na esquerda e Sandro Manoel no meio. Mas, Gilberto e Roger na armação??? Sei não.

    Roger???????

    Gilberto???????

    Na armação???????

    ResponderExcluir
  14. Pelo menos veremos o time com uma postura de time que quer vencer o jogo. Já estava jogando a toalha, em relação ao jogo contra a porcada. Este vale palpite: 2x0 Cruzeirão!!!

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".