quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

tudo em 15 minutos



em apenas 15 minutos cleber fez sua estreia , marcou 2 gols levou um cartao amarelo e um vermelho e ajudou o cruzeiro a conquistar a primeira vitoria , esse e o cleber bem vindo gladiador

Cruzeiro vence Estudiantes por 3 x 0 e estreia com o pé direito na Libertadores

Da redação

João Marcos Dias

Em jogo bem disputado e por vezes tenso, o Cruzeiro venceu o Estudiantes, por 3 x 0, na noite desta quinta-feira, e somou os três primeiros pontos no grupo 5 da Copa Santander Libertadores. Após um 0 x 0 brigado no primeiro tempo, o time celeste contruiou o placar na segunda etapa, com o lateral-esquerdo Fernandinho e o atacante estreante Kléber.

O Cruzeiro não contou com o volante Ramires, artilheiro da equipe na temporada, com seis gols. O camisa 8 cumpriu suspensão pelo cartão vermelho recebido contra o Boca Juniors, pelas oitavas-de-final da Libertadores 2008. Ele foi substituído por Fabrício, que fez o segundo jogo como titular na temporada e vestiu a braçadeira de capitão.

O lateral-esquerdo Fernandinho recuperou-se da dor muscular na coxa direita que o impediu de treinar nos dois últimos dias e foi a campo.

O time celeste terá apenas um dia até o próximo compromisso. O Cruzeiro volta a campo já no sábado, às 18h, para encarar o Uberaba, no Triângulo Mineiro.

O jogo

Os primeiros 45 minutos foram típicos de um duelo entre brasileiros e argentinos. Logo na saída de bola, o meia Wagner cometeu uma falta com carrinho por trás no círculo central e mostrou qual seria o tom. O Estudiantes começou a partida com uma marcação desde o setor de ataque que deixou o Cruzeiro sem ação por alguns momentos.

Foram cometidas 23 faltas na primeira etapa, 12 delas por atletas celestes. O árbitro paraguaio Carlos Amarilla foi rigoroso e mostrou sete cartões amarelos, quatro para o Cruzeiro. O time celeste finalizou sete vezes, duas em direção ao gol, e o Estudiantes tentou o gol em quatro ocasiões, nenhuma delas com precisão.

A primeira finalização da partida foi acontecer apenas aos 13 min, não por acaso em cobrança de falta. Fernandinho rolou a Wagner, que arriscou da intermediária, longe do gol de Andújar. O Estudiantes respondeu na mesma moeda. O armador Benítez cobrou falta de longe e o zagueiro Desábato cabeceou, rente à trave esquerda.

O jogo seguiu parelho até por volta do 30º minuto, quando o Estudiantes diminuiu o ritmo na marcação e abriu espaços ao Cruzeiro. A primeira finalização certeira da partida aconteceu aos 33 min, quando o atacante Wellington Paulista avançou pelo lado direito, chegou próximo à linha de fundo e, cercado por dois, chutou para a defesa de Andújar.

No minuto seguinte, o atacante Thiago Ribeiro aproveitou o bom momento do time e chutou forte, de longe. Andújar se atrapalhou, mas conseguiu defender em dois tempos. O Cruzeiro prevaleceu até o fim da primeira etapa, mas sem criar chances claras.

A segunda etapa começou na mesma toada, com o Cruzeiro tomando a iniciativa. Mas dois contra-ataques do Estudiantes assustaram os mais de 30 mil presentes ao Mineirão.

Aos 4 min, Fábio dividiu dentro da área com Salgueiro, que levou a melhor e cruzou para Boselli na pequena área. O volante Henrique se antecipou e afastou o perigo. Aos 12 min, o lateral-direito Angeleri fez boa jogada e lançou a Salgueiro, que passou por Fábio, mas acabou desarmado pelo providencial Fabrício dentro da área.

Dois minutos depois, Adilson Batista sacou Thiago Ribeiro e lançou o atacante Kléber, que em apenas 14 minutos ajudaria a mudar a história da partida. O Cruzeiro voltou a sobressair e abriu o placar poço depois, depois que Wellington Paulista recebeu belo lançamento de Fernandinho e foi derrubado por Germán Re dentro da área.

Fernandinho foi encarregado de cobrar o pênalti e abriu o placar, aos 17 min, com um chute forte, à direita de Andújar, que caiu para a esquerda. Logo na saída de bola, Adilson colocou o lateral-direito Jancarlos no lugar de Henrique e deslocou Jonathan para o meio.

A partir daí, foi a vez de Kléber brilhar. Aos 23 min, o Gladiador recebeu belo passe em profundidade de Wellington Paulista pelo lado direito e não teve trabalho para bater cruzado, certeiro, no canto direito de Andújar.

Quatro minutos depois, o volante Marquinhos Paraná acertou lançamento longo para Wellington Paulista pela ponta direita. O camisa 9 rolou para Kléber, que invadiu a área e teve tranquilidade para acertar o canto direito. Cruzeiro 3 x 0.

Na sequência, o atacante encerraria a participação no jogo depois de tirar a camisa na comemoração do segundo gol e receber o cartão amarelo. Na saída de bola, Kléber cometeu falta dura no meia Verón, foi advertido novamente e acabou expulso, aos 28 min.

Com um homem a menos, o Cruzeiro soube administrar o resultado sem maiores sustos. A última substituição foi feita aos 36 min. O volante Elicarlos entrou na vaga de Fabrício.

CRUZEIRO 3 X 0 ESTUDIANTES-ARG

Motivo: primeira rodada da fase de grupos da Libertadores
Data: 19/02/2009 (quinta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Público: 33.969 pagantes
Renda: R$ 827.617,50
Gols: Fernandinho, aos 17 min, e Kléber, aos 23 min, e aos 27 min do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Fernandinho; Fabrício (Elicarlos), Henrique (Jancarlos), Marquinhos Paraná e Wagner; Thiago Ribeiro (Kléber) e Wellington Paulista
Técnico: Adilson Batista

Estudiantes-ARG
Andújar, Angeleri, Desábato, Cellay e Germán Re (Sánchez Prette), Perez (Fernández), Braña, Verón e Benítez; Salgueiro e Boselli (Calderón)
Técnico: Leonardo Astrada

Cartões amarelos: Henrique, Thiago Heleno, Leonardo Silva, Wagner e Kléber (Cruzeiro); Germán Ré e Boselli, Cellay e Braña (Estudiantes)
Cartão vermelho: Kléber (Cruzeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".