domingo, 22 de março de 2009

obrigado a vencer para se manter na ponta


Cruzeiro obrigado a vencer em Andradas (21/03)
Bruno Furtado - Portal Uai
Time precisa de três pontos para se segurar na liderança do Mineiro


Jorge Gontijo/EM/D.A Press
Kléber reforçará o ataque do Cruzeiro diante do Rio Branco, em Andradas


Ciente de que um simples empate pode resultar na perda da liderança do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro está obrigado a vencer o Rio Branco neste domingo, a partir das 16 horas, no Estádio Parque do Azulão, em Andradas, pela 10ª rodada.

O Cruzeiro é o único invicto da disputa, mas permitiu a aproximação do rival Atlético e do Ituiutaba com os empates por 0 a 0 diante do Tupi e do América nas duas rodadas anteriores.

Leia mais: Jogadores querem recuperar bom futebol em Andradas

O time celeste tem 21 pontos e pode cair até para a terceira posição ao fim da rodada caso perca e, ao mesmo tempo, Atlético e Ituiutaba vençam Villa Nova e Uberlândia, respectivamente.

Neste Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem aproveitamento de 77,77% de aproveitamento no interior, pois venceu Uberlândia (2 a 1) e Villa Nova (3 a 2) e empatou por 2 a 2 com o Uberaba. O desafio em Andradas promete ser o mais difícil, pois o adversário, que tem 15 pontos, quer se garantir no G-4 e tem 100% de rendimento nos jogos dentro do Parque do Azulão na disputa.

O goleiro Fábio lembra que o Cruzeiro precisará se impor como líder para voltar à capital na liderança. “É um jogo importante, na reta final da primeira fase, jogamos fora de casa e precisamos de um bom resultado. Já sabemos que o jogo vai ser difícil pela qualidade do Rio Branco, e por jogar dentro de casa e por ter um rendimento muito bom, mas o Cruzeiro entra sempre para conquistar a vitória, não vai ser diferente, claro respeitando, mas tendo que impor o seu ritmo para conquistar os três pontos”.

Adílson Batista garantiu durante a semana de trabalho que os dois empates seguidos no Mineiro não deveram à perda de foco do grupo, talvez mais preocupado com a Libertadores. Ele atribuiu a perda de pontos à postura dos adversários e às atuações irregulares de alguns jogadores importantes.

Times

Neste domingo, mais uma vez ele colocará uma equipe mista em campo, a despeito do risco de perder a liderança a uma rodada do término da fase de classificação. O zagueiro Leonardo Silva e o lateral-esquerdo Sorín, por exemplo, serão poupados. As ausências por contusão serão do meia Wagner e do atacante Thiago Ribeiro.

Sem os quatro titulares, Adílson Batista deve dar nova oportunidade a Anderson na zaga. Na lateral-esquerda, ele terá que improvisar Jonathan, Jancarlos, Gérson Magrão ou Marquinhos Paraná. O ataque terá Kléber e Wellington Paulista.

O que se fala do time é especulação. O técnico só divulgação a formação no vestiário do Parque do Azulão. “Se nós vencermos podemos dar um passo importante, vamos pra lá para fazer um bom jogo. Vou colocar aquilo que eu entenda que seja melhor”.

O Rio Branco, quarto colocado, precisa da quinta vitória em casa para se classificar na pior das hipóteses no G-4. O triunfo evitaria a perda da posição para América, Democrata-GV ou Uberaba.

Até aqui, o Azulão do Sul de Minas tem 100% de aproveitamento em casa: venceu o Villa Nova (3 a 1), o Democrata-GV (1 a 0), o Uberaba (3 a 1) e o Social (1 a 0).

Leia mais: Rio Branco quer manter 100% em casa

O Azulão terá de volta Márcio Diogo, recuperado de contusão. O atacante treinou normalmente entre os titulares na sexta e neste sábado. A equipe, porém, perde o seu principal comandante, o meia Márcio Guerreiro, que levou terceiro cartão amarelo na vitória contra o Tupi por 1 a 0, em Juiz de Fora.

Invencibilidade e liderança

Neste domingo, o Cruzeiro defenderá diante do Rio Branco não só a liderança do Campeonato Mineiro, mas a invencibilidade na temporada, que já dura 15 partidas. O time da Toca da Raposa vem de 11 vitórias e quatro empates, com 38 gols a favor e 11 contra.

O Rio Branco foi o responsável por quebrar a invencibilidade do Cruzeiro em 2008, após 11 partidas. A vitória por 1 a 0 em pleno Mineirão, em 13 de março, também tirou o clube da capital da liderança do Mineiro naquela ocasião. (UAI)

Cruzeiro tem retrospecto amplamente favorável no duelo

FICHA TÉCNICA
RIO BRANCO

x

CRUZEIRO
Escalações
Gleisson, André Alves, Thiago Costa e Anderson Carvalho; Rômulo, Fábio Gomes, Dudu, Chimba e Márcio Loyola; Márcio Diogo e Anderson Antunes


Fábio; Jonathan, Anderson, Thiago Heleno e Jancarlos; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Gérson Magrão; Kléber e W. Paulista
Técnicos
Paulo Cézar Catanoce


Adílson Batista
Data e horário: Domingo, dia 22, às 16h
Local: Estádio Parque do Azulão, em Andradas (MG)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição
Auxiliares: Márcio E. Santiago e Angela Paula Cruz Regis Ribeiro
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".