terça-feira, 24 de março de 2009

unificaçao dos titulos


CELULARCELULAR RSSRSS

globesporteAbsolutamente tudo sobre esporte!

24/03/09 - 13h24 - Atualizado em 24/03/09 - 14h06
Por reconhecimento de títulos nacionais, clubes preparam dossiê para a CBF

Times que conquistaram a Taça Brasil e a Taça de Prata querem ser apontados como campeões brasileiros dos torneios de 1959 a 1970

Marcelo Prado São Paulo

Tamanho da letra

* A-
* A+

Ampliar Foto Marcelo Prado/GLOBOESPORTE.COM Marcelo Prado/GLOBOESPORTE.COM
Clubes anunciam aliança por reconhecimento

Seis times que, juntos, conquistaram 11 títulos nacionais entre os anos de 1959 e 1970 ( Palmeiras , Santos , Fluminense , Cruzeiro , Botafogo e Bahia ) se reuniram nesta terça-feira. A competição, no entanto, primeiro chamava-se Taça Brasil (entre 1959 e 1968) e depois virou Taça de Prata (nos anos de 1969 e 1970). A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no entanto, só reconhece os campeões a partir de 1971, quando o mesmo torneio passou a chamar-se Campeonato Brasileiro.

E os clubes citados acima resolveram criar um dossiê que tem como objetivo fazer com que a entidade que controla o futebol brasileiro reconheça o grupo também como campeão brasileiro. Isso acontecendo, Palmeiras e Santos deixariam o São Paulo para trás e seriam os maiores campeões brasileiros, cada um com oito conquistas. A cerimônia de lançamento do dossiê aconteceu na manhã desta terça-feira, no salão nobre do Palestra Itália.

- Parece que o mundo e o futebol brasileiro começaram apenas em 1971. É preciso reconhecer o que aconteceu antes. Ninguém aqui está querendo mudar o passado. É lógico e simples. Agora, não é porque é lógico que vai dar certo – afirmou o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo.

O vice-presidente do Botafogo, Antonio Carlos Mantuano, seguiu pela mesma linha de raciocínio.

- Entre os anos de 1958 e 1970, o futebol brasileiro viveu o seu período de ouro. A seleção brasileira conquistou três Copas do Mundo. Então, não podemos ignorar o que aconteceu no país.

O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães, lembrou que o tricolor baiano usa duas estrelas na sua camisa, já contando a conquista da Taça Brasil de 1959.

- Inclusive, o Bahia teve a honra de ser o primeiro clube brasileiro a disputar a Taça Libertadores da América. E claro que isso teve o aval da CBF.





Incoerência da CBF

O vice-presidente do Santos, Norberto Moreira da Silva, disse que a entidade adota dois pesos e duas medidas nessa questão.



- Em 2000, por causa de uma liminar do Gama, que queria disputar a primeira divisão, o Campeonato Brasileiro foi organizado pelo Clube dos Treze e chamou-se Copa João Havelange. E a CBF reconhece o vencedor como campeão brasileiro. Por que não fazer isso com todo mundo?

Odir Cunha, responsável pelo dossiê, deixou claro que a CBF não tem outra alternativa a não ser reconhecer as conquistas acima.

- A mídia da época chamou as equipes de campeões brasileiros. Os clubes disputaram a Libertadores. O próprio presidente de honra da Fifa, João Havelange, reconhece a legimitidade do que estamos buscando.

O presidente Luiz Gonzaga Belluzzo disse que o próximo passo será buscar o entendimento com a CBF.

- Essa cerimônia de hoje foi para apresentar o projeto. Agora vamos sentar e resolver como faremos daqui para a frente - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".