quinta-feira, 2 de abril de 2009

maluff na bronca com federaçao mineira


Diretor Eduardo Maluf protesta contra a marcação do jogo contra o Tupi para o domingo

Da Toca II

João Marcos Dias

O diretor de futebol celeste, Eduardo Maluf, atendeu aos inúmeros pedidos de entrevista e conversou com os jornalistas nesta quarta-feira, na Toca da Raposa II. O dirigente reclamou da maneira com que a Federação Mineira de Futebol (FMF) conduziu a marcação dos jogos de volta das quartas-de-final do Campeonato Mineiro, em que o Cruzeiro foi prejudicado.

O dirigente fez um breve histórico do caso e disse que o Clube requisitou, em 15 de março, que o Cruzeiro fosse o mandante da primeira partida contra o Tupi, uma vez que, no fim-de-semana reservado para o jogo de volta, acontecerá no Mineirão um show musical.

A condição estabelecida pelo Clube era a de disputar o jogo de volta neste sábado, já que na quarta-feira que vem o time enfrentará o Estudiantes, na Argentina, pela Copa Santander Libertadores.

Dez dias depois, em 25 de março, a FMF autorizou o Atlético-MG a disputar o jogo de volta contra o Uberaba na próxima quarta-feira, data que não está entre as 23 determinadas para os estaduais, igualmente para "fugir" do show musical no Mineirão. O rival passou a vender ingressos para a partida, que a partir daí não poderia mais ser modificada.

Na última segunda-feira, a FMF finalmente respondeu a requisição do Cruzeiro e marcou o confronto com o Tupi para o sábado. No dia seguinte, porém, voltou atrás para atender o pedido da Rede Globo, que queria um jogo para transmitir no domingo, como reza o contrato. A impossibilidade de se mexer no jogo do Atlético-MG levou o jogo da Raposa para o domingo.

"A federação marcou os jogos para o sábado, sabendo da obrigação de ter um jogo no domingo. Quando sentiram que teriam de buscar um jogo para o domingo, o do Atlético-MG não podia mais, porque já tinham começado a vender ingressos. A televisão aceitou que fosse o jogo do Cruzeiro e nós temos uma cláusula no contrato que, se não atendermos tudo aquilo que estiver pactuado, é R$ 1 milhão de multa", explicou.

Maluf não questiona o direito da Rede Globo de escolher o jogo a ser transmitido no domingo, de acordo com critérios comerciais. O dirigente só deixará de acreditar na FMF como a defensora dois seus interesses.

"Nós não vamos polemizar. O Cruzeiro entende que tem de cumprir o contrato, vai cumprir, mas partir de agora nós não confiamos mais. Vamos documentar todos os jogos de transmissão com antecedência. É um absurdo sair uma nota oficial na segunda-feira e uma outra na terça, às 19h 10. O Cruzeiro não é bobo e sabe muito como funcionam as coisas. Eles não poderiam passar nenhum jogo para fora das 23 datas antes de definir com a televisão qual jogo seria transmitido no domingo", observou.

"Quando a televisão monta a grade de transmissão dos jogos, consulta a federação. Não vamos aceitar mais que nós não sejamos consultados antes. Ficou muito ruim o que aconteceu. A televisão está no direito dela. Mas deixou para que a federação definisse e ela mostrou mais uma vez que não tem competência para resolver", acrescentou.

Diante do ocorrido, o Cruzeiro teve que se mexer rapidamente para refazer a programação de trabalho. O time não terá mais folga no domingo e viajará a Buenos Aires na segunda-feira, sem que haja um tempo de descanso da partida contra o Tupi.

"Acho que cria um clima ruim para o jogador, que passaria um dia em casa com a família e não vai passar. O treinamento que não vai ter. Muitas vezes esse prejuízo não é só financeiro. Mas não deixa de afetar tudo o que o Cruzeiro faz com muita antecedência. Mas vamos passar por cima. O Cruzeiro vai fazer os dois jogos tranqüilamente", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".