sexta-feira, 24 de abril de 2009

RAIO X DA FINAL QUEM LEVA ?





futebol / estaduais / campeonato mineiro
CELULARCELULAR RSSRSS

globesporteAbsolutamente tudo sobre esporte!

24/04/09 - 09h30 - Atualizado em 24/04/09 - 09h30
RAIO-X: confira uma análise completa dos times de Cruzeiro e Atlético

Bob Faria, comentarista da Globo Minas e do SporTV, fala sobre cada setor

GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Tamanho da letra

* A-
* A+

Os jogos de ida das duas últimas decisões do Campeonato Mineiro foram decisivos para os arquirrivais Cruzeiro e Atlético-MG. Em 2007, o Galo aplicou uma goleada por 4 a 0, em jogo que custou até a saída do técnico Paulo Autuori da Raposa, antecipando a última conquista estadual alvinegra. No ano seguinte, em 2008, foi a vez de o time celeste atropelar o adversário com um 5 a 0 que sacudiu as estruturas do Alvinegro. Por isso, o GLOBOESPORTE.COM conversou com o comentarista Bob Faria, da TV Globo Minas e do SporTV, para fazer uma análise comparativa das duas equipes que dividem os corações de Minas Gerais e que vão decidir mais um título a partir deste domingo, às 16h (de Brasília), no primeiro de dois duelos no Mineirão.







Goleiros

Na camisa 1, os mesmos arqueiros voltam a se encontrar um ano depois. Fábio, pelo Cruzeiro, e Juninho, pelo Atlético, revivem o duelo de 2008. Para Bob, o goleiro celeste tem vantagem sobre o colega.

- O Cruzeiro tem um goleiro brilhante, que é melhor que todos os outros do estado. Acho que Juninho, embora tenha a confiança do técnico Leão, é de nível médio – disse Bob Faria.

QUEM LEVA A MELHOR: Cruzeiro



Defesa
Ampliar Foto Agência/Vip.com Agência/Vip.com
Leo Fortunato: destaque celeste

É um setor problemático para os dois times. No caso do Cruzeiro, a zaga depende muito da cobertura dos volantes. No Galo, embora a marcação seja mais forte, a situação é semelhante em relação ao veterano lateral-esquerdo Júnior, que fica mais livre de cumprir funções de marcação.

- Na Raposa, o combate é feito na grande área, já que os dois laterais saem muito para o ataque. Os zagueiros (Leo Fortunato, Leonardo Silva) ficam dependendo do Marquinhos Paraná, do Henrique ou do Fabrício. Não é a melhor parte do time. No Galo, Marcos melhorou após a geladeira, mas o Leandro Almeida ainda precisa de um bom companheiro. Marcos Rocha (lateral-direito) é uma aposta, mais ainda é muito garoto – diz o comentarista.

QUEM LEVA A MELHOR: Cruzeiro





Meio-campo
Ampliar Foto Washington Alves/VIPCOMM Washington Alves/VIPCOMM
Marquinhos Paraná: peça importante

O setor de criação é uma das especialidades do lado azul da decisão mineira. Segundo Bob Faria, este setor cruzeirense é um dos melhores do Brasil. Especialmente por causa de Ramires e Marquinhos Paraná, este, na opinião do analista, um dos mais importantes no esquema de Adilson Batista.

- O Paraná não só orienta bem a marcação. Mas também cobre os laterais e, se precisar, vai para o jogo. Ramires vem de trás e ajuda na frente. Wagner não é mais a grande força do meio. A força celeste é o posicionamento dos volantes em relação ao Ramires. Porém, quando este é bem marcado, some completamente do jogo – diz Faria, apontando um ponto fraco celeste.

No Galo, o meio-campo fica na dependência da função tática de Carlos Alberto, a mola-mestra do time, que tem bom desempenho tanto na criação, quanto na marcação.

- Carlos Alberto cobre a subida dos laterais quando estes sobem. Quando não, ele mesmo deixa chega mais perto de Lopes, que ainda não achou a sua função de armador. Ele ganha sempre no corpo, não é um grande driblador e não pensa tão rápido. Fica na função de pivô – diz ele sobre Lopes.



QUEM LEVA A MELHOR: Cruzeiro





Ataque
Ampliar Foto Bruno Cantini/divulgacao Bruno Cantini/divulgacao
Diego Tardelli: ídolo do Galo

Com 25 gols contra 17 do Cruzeiro, a dupla de ataque do Atlético formada por Diego Tardelli e Éder Luís supera a atual celeste, com Kleber e Wellington Paulista. Para Bob Faria, ainda falta química na dupla da Raposa.

- Kléber é titular absoluto. E justiça seja feita, está tranqüilo e tem suportado as provocações, Teve um jogo que chegou a apanhar na cara. Está encantando a torcida. A outra peça está indefinida. Não se sabe se é o Wellington (Paulista), o Thiago Ribeiro ou o Soares – disse Bob.

Do outro lado, porém, o artilheiro Tardelli encontrou sintonia com Éder Luís, que depois de uma temporada longe do Galo, ganhou moral e voltou a brilhar com sua velocidade.

- Diego Tardelli fisicamente está muito bem assessorado e encontrou um ambiente tranquilo para trabalhar em Belo Horizonte. É ídolo da torcida. E Éder Luís, que passou maus bocados em São Paulo, voltou mais amadurecido. O problema é que a bola tem dificuldade de chegar nos dois jogadores, que são de muita velocidade. O Tardelli tem voltado mais para buscar o jogo.



QUEM LEVA A MELHOR: Atlético





Técnico
Ampliar Foto Divulgação/Site Oficial do Atlético-MG Divulgação/Site Oficial do Atlético-MG
Leão: experiência que pesa a favor

Para o comentarista Bob Faria, há uma diferença básica entre os treinadores Adilson Batista, do Cruzeiro, e Emerson Leão, do Atlético.

- O Adilson consegue convencer um jogador a atuar dentro do esquema que ele quer. Ele pega o Gérson Magrão, que joga na mesma função do Wagner, e o convence a jogar na lateral; pega o Jonathan e troca de lado. A diferença do Leão é que ele sabe o que todos de seu elenco podem fazer e tira o melhor de cada atleta – diz o analista.

Bob admite que a experiência de Leão, campeão brasileiro pelo Santos em 2002, pesa a favor do treinador alvinegro. Porém, ele elogia Adilson, que comanda a Raposa desde o começo da temporada passada e luta pelo bicampeonato.



QUEM LEVA A MELHOR: Atlético





Banco de reservas
No que diz respeito ao elenco formado pelos dois clubes, a variedade de opções do grupo celeste pesa a favor do Cruzeiro, segundo Bob Faria.

- O Adilson pode trocar um atacante que não estiver rendendo e trocá-lo, dependendo das características da defesa que está enfrentando. Tem o garoto Bernardo, um jogador que dá jovialidade ao time quando entra.

O que é uma vantagem do lado azul, acaba sendo um dos grandes problemas no Galo: a falta de opções.

- Se o Atlético tiver um problema na lateral direita, não tem quem colocar. No meio, por exemplo, entra o Rafael Miranda, que não pode dar maior maleabilidade ao jogo.

QUEM LEVA A MELHOR: Cruzeiro



Fatores extras

Em caso de uma decisão como a entre Cruzeiro e Atlético, onde o fator campo é neutro, os detalhes podem fazer a grande diferença. Nem o fato de a equipe celeste estar há nove jogos sem perder para o rival pode impedir o Alvinegro de sair campeão, já que, por ter feito melhor campanha na primeira fase, se dá o luxo de jogar por dois empates.



Porém, para Bob Faria, o que pode realmente pesar nas finais é como um time pode se aproveitar das falhas do outro.



- O Atlético tem dificuldade contra equipes de bom toque de bola, como a do Cruzeiro, pois eles são lentos na readaptação. Além disso, O Galo tem saída por um lado só, o esquerdo, o que é mais fácil para marcar. Do outro lado, o time celeste não consegue jogar contra equipes que marcam muito forte, como têm feito os atleticanos - disse.



Portanto, qualquer prognóstico ou análise corre sério risco de cair por terra diante da mística que envolve o clássico mineiro.

5 comentários:

  1. O MEU PROGNOSTICO E 4 X 0 NO PRIMEIRIO JOGO E 1 X 0 NO SERGUNDO E CRUZEIRO CAMPEAO

    ResponderExcluir
  2. Pra mim análise mal feita, digna mesmo de quem a fez. Esse Bob Faria, atreticano que nem o Pai não sabe analisar futebol.

    Ele se esquece que o Cruzeiro não depende só de Kléber e W.Paulista como o gaylo depende dos dois que ele mencionou. Nós temos Ramires que é nosso 2º artilheiro, temos Wagner e vários outros jogadores que vem de trás como elemento surpresa.

    Só se for pra iludir os gaylos que ele suprimiu essa informação na sua análise.

    SOU BEM MAIS O MEU CRUZEIRO E SÓ PERDEREMOS O TÍTULO SE HOUVER UMA TRAGÉDIA.

    Grande abraço Zirlei.

    Conclamamos à todos a aderirem:

    BOICOTE JÁ À GALOPRESS……

    ACESSEM:

    http://www.soumaiscruzeiro.cjb.net/
    http://anti-gaylo.blogspot.com

    Saudações Celestes

    SITE/BLOG Sou Cruzeirense - Site Sou Cruzeirense – Blog CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense VAMOS BOICOTAR A IMPRENSA GALINÁCEA, VAMOS DAR UM BASTA NA PROTEÇÃO AOS EMPLUMADOS! VAMOS EXIGIR RESPEITO AO CRUZEIRO!!!

    ResponderExcluir
  3. eu e muitos outros sempre falamos o mineiro nao vale nada o rural e dispensavel certo ?
    so que quando chega na final ainda mais com o maior rival isso muda de figura , ja imaginaram perder esse titulo para as cocotas ? nem pensar pro galo nao gosto de perder nem no futebol de botao , portanto o mineiro vale sim e muito ganhando em cima deles e muito mais gostoso

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Zirlei, se ñ valia nada, agora vale muito.
    Ñ acredito que o Cruzeiro perca p/ o CAM em circunstancias normais, mais como o ASNO ganhou na quarta e ainda conseguiu ver defeitos no Kléber, ñ me estranaria nem um pouco que ele possa vir a perder o TÌTULO p/ LEÂO.

    A cada votória do Cruzeiro, ele atrui a sí próprio. Enche seu EGO; E lá vem merdas.

    Contudo, e pela disparidade do Elenco, 2x1 Cruzeiro ou 1x0 Cruzeiro.

    Quanto ao TÒPICO esse Bob falou falou e ñ disse porra nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. o palhaço do kaliu ta se fazendo passar por eurico miranda couver e o pior e que esta conseguindo parece que o zeze longe do irmao fica meio desprotegido ta deixando o kaliordiu fazer o que bem entende acorda zeze voce que enfrentar o cara so com cartinha que boiolisse

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".