quinta-feira, 7 de maio de 2009

TUDO OU NADA PRA CIMA DELES CRUZEIRO

Cruzeiro inicia tudo ou nada na Libertadores (06/05)
Bruno Furtado - Portal Uai



Euler Júnior/EM/D. A Press
Kléber é a grande espera de gol do Cruzeiro nesta quinta, em Santiago

O Cruzeiro estreia nos mata-matas da Copa Libertadores nesta quinta-feira, às 22h15, em Santiago, onde fará contra o Universidad de Chile o duelo de ida das oitavas-de-final. O torcedor espera que o palco do espetáculo seja inspirador para os comandados de Adílson Batista. Foi no mesmo Estádio Nacional que o clube conquistou, em 1976, o primeiro título continental.

Nessa fase, a única vantagem do Cruzeiro será decidir a classificação no Mineirão, junto à sua torcida, no dia 14. Os mineiros terminaram a fase de anterior na quinta posição entre os líderes de grupo, enquanto os chilenos tiveram a 12ª campanha geral.

O cruzamento pôs em choque um bicampeão da Libertadores contra um aspirante ao primeiro título, hipótese que, por sinal, a imprensa chilena duvida. Jornais de Santiago definem o Cruzeiro como favorito absoluto à vaga nas quartas-de-final, quando o adversário será o São Paulo ou o Chivas Guadalajara do México.

Mas, já nessa década, Once Caldas, campeão de 2004, e LDU de Quito, o último vencedor, mostraram que surpresas podem acontecer. Por conta disso, o Cruzeiro trata o rival chileno com muito respeito e sabe que não há espaço para erros no mata-mata.

”O que a gente tinha para errar, nós erramos diante do Estudiantes (4 a 0). Agora conseguimos nos redimir dentro de casa, conseguimos a classificação em primeiro lugar e agora estamos nas oitavas. Para um time que quer ser campeão da Libertadores, agora é só acertos”, disse o meia Wagner, que volta viver bom momento.

O Cruzeiro entrará em campo nesta quinta-feira, no frio de Santiago, disposto a abrir vantagem nas oitavas-de-final. Adílson Batista colocará em ação o que tem de melhor no momento, uma vez que a Libertadores é a prioridade nesse primeiro semestre. As ausências serão o volante Fabrício, suspenso pela expulsão contra o Deportivo Quito, e o lateral-esquerdo Sorín, contundido.

A principal dúvida está no ataque, quanto ao companheiro de Kléber, maior esperança de gols no Estádio Nacional. Wellington Paulista, Soares e Thiago Ribeiro concorrem à vaga. Na lateral-esquerda, Gérson Magrão deve ser mantido, embora Adílson conte também com o especialista Athirson, recém-chegado da Lusa.

Kléber declarou durante a semana que o Cruzeiro vai jogar com agressividade no Chile, pois tem futebol para isso. O Gladiador tenta mobilizar o grupo para a importância de se conquistar a Libertadores. “Espero que todo mundo possa botar isso na cabeça, possam se conscientizar, os jogadores principalmente, e dar a vida. Tem que saber que a Libertadores é o campeonato, é o torneio”.

Anfitriões

O Universidad de Chile jogará desfalcado do volante da seleção chilena Marco Astrada, com uma contratura muscular. O técnico uruguaio Sergio Markarián terá o retorno do ala direito Díaz, do zagueiro Olarra e do atacante Juan Manuel Oliveira, seu compatriota. O time atua no esquema 3-5-2.

A dúvida de última hora é o armador argentino Walter Montillo, que deixou o treino desta quarta com uma lesão na perna direita. Ele é considerado o principal homem de criação da equipe.

Na primeira fase, o Universidad somou dez pontos e teve como melhores resultados um empate com o Grêmio em Porto Alegre e vitórias em casa sobre o Aurora, por 3 a 2, e sobre o Boyacá Chicó, por 2 a 0. As decepções foram as derrotas por 3 a 0 para o mesmo Boyacá, na Colômbia, e por 2 a 0 para os gaúchos, em Santiago. (UAI)

FICHA TÉCNICA
UNIV. DE CHILE
x
CRUZEIRO
Escalações
Miguel Pinto; Osvaldo González, Rafael Olarra e José Rojas; Marcelo Díaz, Manuel Iturra, Felipe Seymur, Walter Montillo e José Contreras; Emilio Hernández e Juan Manuel Olivera

Fábio; Jonathan, Leo Fortunato, Leonardo Silva e Gérson Magrão (Athirson); Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista (Soares/Thiago Ribeiro)
Técnicos
Sergio Markarian

Adílson Batista
Data e horário: Quinta-feira, dia 7 de maio, às 22h15
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Auxiliares:
Carlos Pastorino e Walter Rial (Uruguai)
Motivo: Jogo de ida das oitavas-de-final da Libertadores


ENVIE PARA UM AMIGO IMPRIMIR

2 comentários:

  1. Bom sou crizeireirensse sim...e com muito orgulho...bom vamos ver o q sera da libertadores ne..tomara esse ano...

    abraçao

    ResponderExcluir
  2. valeu philip rangel volte sempre
    esse espaço esta sempre aberto principalmente para os cruzeirenses

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".