sexta-feira, 10 de julho de 2009

A MATANÇA EM MINAS É MUITO GRANDE PRECISAMOS REVER CERTOS CONCEITOS



Minas só perde para São Paulo em número de mortes relacionadas ao futebol
Cristiano Martins
Em Belo Horizonte
A fama conquistada pelo jeitão tranquilo não pode ser relacionada aos mineiros quando o assunto é futebol. Pesquisa realizada em parceria pelas universidades de Campinas (Unicamp) e de Amsterdã, na Holanda, colocam Minas Gerais como segundo colocado no ranking dos estados com mais mortes relacionadas ao futebol. Proporcionalmente, levando-se em conta a quantidade de grandes torcidas e o número de clássicos disputados anualmente, torna-se o mais violento.

MORTES VINCULADAS AO FUTEBOL
Bruno Cantini/site oficial do Atlético
Bruno Cantini/site oficial do Atlético
Clássico entre os dois grandes de Minas tem gerado violência ao lon go dos tempos.
ESTADOS CASOS
São Paulo 19
Minas Gerais 14
Rio de Janeiro 13
Bahia 5
Rio Grande do Sul 4
Ceará 3
Maranhão 3
Distrito Federal, Pará, Pernambuco 1
TOTAL 64
LEIA NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
Minas tem 14 ocorrências e só fica atrás de São Paulo, que registra 19 mortes e possui o dobro de clubes considerados grandes. Os dados fazem parte de um estudo que compara a violência no futebol brasileiro e europeu e contabiliza mortes causadas por confrontos entre torcedores ou choques com a polícia. Rio de Janeiro, com uma morte a menos que Minas, ocupa a terceira posição. Bahia e Rio Grande do Sul, com 5 e 4 casos, fecham as cinco primeiras colocações.

A proporção fica ainda mais clara quando se leva em conta a quantidade de clássicos disputados em cada um dos estados que lideram a lista. Em 2008, por exemplo, foram realizados apenas cinco em Belo Horizonte, enquanto o estado paulista recebeu 14 confrontos entre os grandes, além de um dérbi em Campinas. Com o Corinthians na primeira divisão, em 2007, esse número foi ainda maior: 18 partidas. No Rio de Janeiro, que está logo abaixo de Minas nas estatísticas, foram disputados 25 clássicos só no ano passado.

"Eu acho que mortes não devem ser tratadas como estatísticas. Uma morte que seja já é causa de muita tristeza e preocupação. Mas os dados são reais, e Minas traz consigo números que revelam uma realidade preocupante", afirmou o promotor do Ministério Público de Minas Gerais, José Antônio Baêta, defensor dos jogos com torcida única em Belo Horizonte.

No próximo domingo, às 16h, no Mineirão, Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam pela 10ª rodada do Brasileiro, em clássico que teria 90% dos ingressos destinados aos torcedores do time celeste, o mandante do jogo. Essa medida, que havia sido acertada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), oficializada em 15 de junho, não mais será implementada.

A Polícia Militar, por meio do seu Comando Geral, se colocou contrária à medida, sob a alegação de que não poderia garantir a segurança do público, nessa nova configuração, em que a torcida do clube que não tem o mando, ficaria com apenas 10% da carga total de ingressos. No próximo domingo, essa situação seria vivida pela torcida atleticana.

Uma reunião na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), na última terça-feira, com a participação de representantes de Cruzeiro, Atlético-MG, Ministério Público, Polícia Militar e demais autoridades envolvidas na organização do jogo, decidiu dividir ao meio a carga total de 64.800 entradas. Dessa forma, na manhã de quinta-feira, a venda antecipada foi iniciada com 32.400 bilhetes disponibilizados para a torcida de cada clube.

Para Heloísa Reis, uma das responsáveis pela pesquisa conjunta entre Unicamp e Universidade de Amsterdã, o sistema de torcida única não é solução para o problema no futebol brasileiro. "Países na Europa, como Inglaterra e Espanha, nunca adotaram essa medida, porque não vivenciaram tamanha ausência do poder do Estado. O problema não é de fácil resolução e nem tem uma única solução. Deve ser combatido com um conjunto de ações", afirmou a pesquisadora, que é pós-doutora em sociologia do esporte e direito esportivo pela Universidade de Murcia (Espanha).

Momento propício

A proposta de se fazer o clássico mineiro com "torcida única", que foi derrubada após a posição contrária da Polícia Militar de Minas Gerais, partiu de Cruzeiro e Atlético-MG, mas encontrou apoio do Ministério Público de Minas Gerais, de acordo com o promotor José Antônio Baêta.

Segundo ele, não haveria situação mais indicada para testar a nova distribuição de ingressos, que contemplaria 90% das entradas para a torcida do mandante e 10% para os torcedores do outro time. O promotor explica sua posição ao lembrar que ano que vem o Mineirão será fechado para reformas visando a Copa do Mundo de 2014.

"A experiência deve ser feita no estádio, que tem toda a estrutura e abriga todo o contexto do clássico da cidade", justificou Baêta, lamentando a perda da possibilidade de se testar uma nova logística de segurança. De acordo com ele, esta primeira experiência será importante para os próximos anos, projetando jogos da Libertadores e até da Copa do Mundo de 2014.

Histórico

Curiosamente, o primeiro caso dessa natureza registrado no Brasil aconteceu justamente na capital mineira. Em novembro de 1967, o atleticano Crispim Modestino Costa disparou dois tiros contra o cruzeirense Joaquim Lima da Rocha, seu colega de trabalho, depois de ter sido esfaqueado pela vítima durante uma briga logo após uma partida.

De lá pra cá, mais três torcedores cruzeirenses e seis atleticanos, além de um flamenguista e outras quatro pessoas - dentre elas um homem de 90 anos, alvejado por uma bala perdida durante tiroteio entre torcidas - foram mortos na Região Metropolitana de Belo Horizonte em decorrência dos conflitos.

As estatísticas mineiras foram engrossadas no início deste ano com a morte de Lucas Anastácio Batista Marcelino, de 20 anos. O torcedor atleticano levou um tiro no pescoço enquanto esperava um ônibus, pouco antes do clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, no dia 15 de fevereiro, pela fase de classificação do Estadual.

33 comentários:

  1. PESSOAL AS FOTOS ILUSTRATIVAS NO TEXTO FORAM MUDADAS APENAS COM O INTÚITO DE MINIMISAR AS ESTATÍSTICA QUE SÃO REALMENTE PREOCUPANTES .
    FUTEBOL E CULTURA E DIVERTIMENTO E ZOAÇAO DOS ADVERSÁRIOS E NADA ALEM DISSO MATAR POR FUTEBOL E O CÚMULO DA INGNORÂNCIA TODOS TEM O LIVRE ARBITRO PARA TORCER PARA QUEM QUISER SEM SOFRER PRECONCEITOS OU VIOLENCIA SEJA LA POR QUEM FOR , QUE OS TORCEDORES DE CRUZEIRO E ATLETICO SE CONCIENTISE DISSO E APENAS TORÇA VIBRE COM O SEU TIME MAIS SEM DEIXAR ESSA PAIXÃO VIRAR CASO DE POLICIA

    ResponderExcluir
  2. boa reportagem a ilustração ficou otima para a matéria que que e muito alçarmante minas esta em segundo lugar mais levando em conta que so ha quatro classicos no ano em media esse numero e alarmante e muito preocupante a segurança tem que ser intensificada e fora dos estadios que e onde acontece esses casos dentro do estadio e muito dificil acontecer mortes

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente isso sempre vai existir,classico é classico.Mas claro,que nao devia existir,ainda mais em um espetaculo tão bonito como o maior classico de MG,onde a maioria vai para torcer,encentivar,os jogadores do time do coração,mas como sempre,tem a minoria,que vai para arrumar confusão,brigas etc.

    Isso está longe de acabar,por enquanto,ate que medidas serias,sejam tomadas realmente.

    PC

    ResponderExcluir
  4. e uma vergonha minas so tem dois clubes grande com uma estatistica dessa ficamos em primeiro lugar no rankim da violencia futebol e alegria nada ver com mortes e uma estupides absurda esses brigoes ir para os estadios armados e afim de cometer violencia cadeia neles

    ResponderExcluir
  5. tinha feito um coment so pela foto, axei que era apenas zueira o titulo..hehhe

    mas infelizmente e a triste realidade do nosso pais!

    sds

    ResponderExcluir
  6. ƒ@ß!0,

    Tambem pensei que era zuação,depois que vi os comments serios da galera,que cai na real,hueheuhue.

    PC

    ResponderExcluir
  7. eh PC,

    com aquela imagem muito masssa... nem li antes de comentar e ja cai matando...

    sds

    ResponderExcluir
  8. pessoal,

    varias vezes que eu entro nessas paginas de blog.. costuma dar um erro e nao consigo comentar, ja tentei postar aki do trampo de casa, ate de outros Computadores, e ocorre o mesmo erro, alguem sabe o que seria isso?

    sds

    ResponderExcluir
  9. fabio experimente baixar o programa mozila firefox e o melhor programa para quem asseça blogs a internet explore nao pemite o asseço aos blogs na maioria das vezes

    ResponderExcluir
  10. ALLAN:
    Certa vez um sábio árabe disse:
    للأعيان وعدد أعبحت الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأعياننواب
    حسب الدستور المعدل عام أصبحت إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية تحت نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و واحدئيس الوزراء هو الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا وعدد أعضاء يبل عين و واحد للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب. نتائج الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل 4 سنوات، بينما يعين1 عنتخاباتضو من مجلس الأعيان و ينتخب الباقون الشعب أيضاً. رئيس الوزراء و الوزراء يتم تعيينهم من قبل البرلمان اعتماداً على نتائج الانتخابات النيابية. أهم الأحزاب
    الإس أصمقسم الى مجلسين واحد للأعيان ( وعدد الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأعيان

    Bacana, né?Não se preocupe, eu também fiquei comovido, especialmente na parte em que ele diz:

    الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأع

    ResponderExcluir
  11. allan a parte mais engraçada foi aquela em que ele disse; الانتخابات نائب. نتائج الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل 4 سنوات، بينما يعين1 عنتخاباتضو من مجلس الأعيان و ينتخب الباقون الشعب أيضاً. رئيس الوزراء و
    kkkkkkkkkkkk coisa de louco
    gente esse fera ai e o filho do zirlei muito bom moço mais e mais zueiro doque o pai entrar aqui para discutir o zeirão ele não aparece mais para zuar a ele ai
    valeu grande allan cleverson o importante e marcar presença

    ResponderExcluir
  12. zirlei meu velho nessa voce arrepiou em reportagem muito séria voce com o seu bom humor conseguiu deixa´la muito engraçada com essas fotos ponto pra voce ficou shou de bola mais realmente e muito alarmante essa situação e concordo com o pereira a segurança tem de partir dos pontos estratégicos de concentraçoes e percurso de torcedores ja que nos estadios a segurança se faz mais presente tem que concentrar mais os policiamentos nos pontos de ônibus estaçoes e nos asseços aos estadios

    ResponderExcluir
  13. wleu zirlei, la em casa eu tenho o Fire, o problema e aqui no trampo, oscila muito o acesso a essas paginas, varias vezes tentei postar aqui e nao deu...mas fazer o que ne.. no serviço e osso!

    sds

    ResponderExcluir
  14. Eu utilizo o Coogle Chrome e ate que nao da muito problema nao,so fica um pouco lento o Blog,mas da pra acessar normalmente ;-)

    PC

    ResponderExcluir
  15. Na verdade é:

    Google Chrome

    PC

    ResponderExcluir
  16. Um abraço! tipo PINK FLOYD-ROGER WOTTERS-LED ZEPPELIN ou quem sabe: JANIS JOPLIN!!!!!
    Se tem rock nas veias. è Sangue bom!

    ResponderExcluir
  17. e f@bio no serviço não da para ficar inventando não né eu não uso a internet explore ela não permite eu entrar no meu proprio blog é mole ?

    ResponderExcluir
  18. Esse blog so tem loucos,huehuehuehuehue

    تخب الباقون الشعب أيضاً. رئيس الوز

    Pra vcs tambem!!

    PC

    ResponderExcluir
  19. aldão esse figura ai e meu filho ja é um rapazão de 20 anos como disse o painel apesar de ser paulista e cruzeirense passa o dia na net mesmo no serviço ja que trabalha com isso não aparece no blog nem arrastado mais para zuar o plantão ele vem deixa ele eu entendi tudo a desse sabio árabe ai ainda se fosse um sábio chines so ia ficar a dúvida se ERA UM SABIO CHINÊS QUE PENSAVA QUE ERA UMA BORBOLETA OU SE ERA UMA BORBOLETA SONHANDO QUE ERA UMA SABIO CHIONES (GRANDE RAUZITO )

    ResponderExcluir
  20. È Zirlei,

    Seu filho é uma figuraça mesmo,assim que é bom,pessoas extrovertidas,huehueheue.

    PC

    ResponderExcluir
  21. ESSE post esta muito engraçado mesmo na matança ai so se ve penosa morta agora aparece um louco arabe ai avestruz

    ResponderExcluir
  22. Fiorentina pensa em Fabrício para vaga de Felipe Melo (10/07)
    Gazeta Press

    ResponderExcluir
  23. ESPECIAIS
    EXPEDIENTE
    CONTATO
    PARCEIROS

    Ouça os gols
    BRASIL
    AMÉRICA
    ATLÉTICO
    CRUZEIRO

    Rádio Itatiaia
    PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA
    Click here to find out more!

    Grito de GolGols do Cruzeiro Ouça a Torcida Gols Históricos

    Ingressos para final da Libertadores devem se esgotar em um dia (10/07)
    Gilmar Laignier - Portal Uai
    Por conta do programa Sócio do Futebol, apenas pouco mais de 40 mil bilhetes devem ser comercializados nas bilheterias


    Juan Mabromata/AFP Photo
    Torcida cruzeirense compareceu em La Plata e promete lotar Mineirão quarta-feira


    O torcedor do Cruzeiro terá que correr para garantir seu ingresso para a grande final da Copa Libertadores da América, diante do Estudiantes, na próxima quarta-feira. Isso porque pouco mais de 40 mil ingressos devem estar disponíveis nas bilheterias para o cruzeirense, a partir de segunda-feira.

    O Mineirão espera lotação máxima para a decisão: 64.800 torcedores. Porém, 3 mil bilhetes já foram enviados a La Plata, para a torcida do Estudiantes. Dos 61.800 restantes, cerca de 20 mil devem estar nas mãos dos ‘Sócios do Futebol’

    ResponderExcluir
  24. Estudiantes levará 3 mil torcedores ao Mineirão
    Da EFE
    Em Buenos Aires (ARG)
    Cerca de 3 mil torcedores do Estudiantes de La Plata prometem invadir o Mineirão na próxima quarta para a partida contra o Cruzeiro, na volta da final da Copa Libertadores.

    Os ingressos para os argentinos estarão disponíveis apenas para os sócios do clube nas bilheterias do Ciudad de La Plata, palco da primeira partida.

    Dirigentes da equipe acreditam que este número aumentará, mas os torcedores terão de comprar entradas em Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  25. Diretor do Boca Juniors elogia o Departamento de Marketing do Cruzeiro


    A edição do jornal Lance desta sexta-feira traz uma matéria com o diretor de comunicação do Boca Juniors, Pablo Gastón. Nela, o argentino é enfático ao elogiar o marketing feito pelo Cruzeiro, e afirma o interesse do time de Buenos Aires em estabelecer uma troca de informações entre os clubes.

    O diretor também falou sobre a estrutura física do Cruzeiro: “Conheci a sede do Cruzeiro que tem um prédio com muitos andares, realmente nos impressionou. Não temos isso no Boca. O trabalho de marketing do clube é muito bom e deveremos trocar informações sobre isso”, afirmou ao Lance.

    O interesse do clube xeneize no marketing celeste é confirmado, pois o diretor de marketing do Cruzeiro, Antônio Claret já troca informações com os dirigentes do Boca Juniors. O diretor de comunicação conheceu pessoalmente o Cruzeiro no ano passado, quando o Cruzeiro enfrentou o time de La Boca pelas oitavas de final da Copa Santander Libertadores.

    Pablo Gastón assistiu à primeira partida da final da Copa Santander Libertadores juntamente com a diretoria do Cruzeiro, em um camarote reservado no estádio Ciudad de La Plata.

    ResponderExcluir
  26. enquanto não tiver pena de morte no circo chamado brasil.....vai continuar assim!
    cadeia neles!

    ResponderExcluir
  27. ZIRLEI

    FILHÃO COM 20 ANOS???? TU É DA VEIA GUARDA TAMBÉM....

    Amigos,
    apesar do momento difícil que venho atrevessando, o espaço pra falar do Cruzeiro, tem sido o punico que ainda me trazem alegria e prazer.
    Não venho comentando aqui, por um motivo simples, a alguns dias, estou teclando fora de casa, e a internet wire less não é tão boa quanto a VIVO me disse que era...pra abrir uma página são horas...
    Meu Not já abre no blog do Benny e dele acesso o LC e o Blog do Zirlei.
    Espero que em breve, tenha como estar mais amiude...to cançado, entregando os pontos...
    Bom, sobre o clássico:
    1- é um time que nunca jogou junto
    2- não é um time feio, pelo contrário.
    3- não tenho medo do time do Atletico.
    4- pelo amor de DEUS...nos aqui lutando pela vida, e gente terminando com vidas por conta de futebol? HA VAI CAGA!
    5- sou cruzeirense, me orgulho dos amigos e primos ATLETICANOS...zueira sim, violência só pra idiotas e imbecís.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  28. meu amigo isaac ja são 4.4 de estrada meu velho
    o filhão apesar de ser cruzeirense naõ comenta poraqui , meu grande amigo isaac que bom que reapareceu estimo que consiga resolver seus problemas o mais rapido possivel , e saiba que e muito bom ter voce poraqui , torço por voce amigo e que deus o abençoe

    ResponderExcluir
  29. Zirlei meu bom Zirlei

    luto ha seis anos com o único problema do mundo que não tem solução e nem dinheiro pra comprar. As vezes me assusta muito, em outras oportunidades nem tanto assim, acho que sou valente demais.
    peço a DEUS que transfira o problema pra mim, eu encaro de peito aberto...doi muito ver em quem vc tanto ama.

    Bom, também tenho 4.4 turbo e creia, este ano, o motorzão vai pedir retífica. CANCEI VELHO!

    To igual adversário do Mike Tayson das boas épocas, pronto pra jogar a toalha.

    QUE DEUS NOS ILUMINE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  30. CALMA ISAAC.

    Vc é um vencedor! um soldado de DEUS!
    Nada de jogar a toalha, irá lutar como sempre e saírá vitorioso!
    Eu estarei aquí dedindo a DEUS! e de alguma forma,
    espero que seja ouvido.
    Quanto a vc, o segredo é jamais perder a fé. a esperança.
    Nesse estágio de vida física, as veses nos sentimenos fracos, incapazes. Estamos em evolução e as provações, nos servem p/ que podemos nos edificar!
    FÈ MEU IRMÂO! DEUS nunca desampara os seus.

    ResponderExcluir
  31. isaac sempre digo que deus jamais nos dá um fardo para carregar sabendo que não aguentamos ,
    com certeza alguma coisa boa um pouco na frente te espera , coragem irmão a vida e assim mesmo mais tenha certeza que quando olhamos para traz e e nos deparamos com apenas duas pegadas não devemos dizer que deus nos abandonou , porque pode ser exatamente ai que ele esta nos carregando no colo força meu amigo estaremos pedindo por voce .
    e por quem voce ama .

    ResponderExcluir
  32. edy carlos nunes de paulasábado, julho 11, 2009 5:14:00 PM

    veja parte da entrevista do celso holt o filho da puta ta torcendo para o estudiantes vamos dar outrasapecada neles por conta disso ;

    Tem se falado que o Adilson Batista pode optar por uma equipe reserva no clássico. O que acha disso? Prefere enfrentar um time B do Cruzeiro?
    Celso Roth – “Não. Gostaria até que viesse a equipe principal, mas já tive do outro lado há bem pouco tempo e tenho experiência própria nesse assunto. O Cruzeiro tem que fazer o que acha melhor para ele e o Atlético para si. Certamente, vamos continuar lutando, fazendo o melhor e espero que a gente consiga fazer um bom jogo no domingo. Independente da equipe que o Cruzeiro colocar em campo, sempre será o Cruzeiro”.

    JD – É importante para o futebol brasileiro, o Cruzeiro ser campeão da Libertadores?
    Celso Roth – “De uma maneira geral do estado de Minas Gerais não tenha duvida disso. Mas para o atleticano, e eu sou atleticano desde criança, a gente torce contra. Mas veja bem a contradição da minha resposta. Para o estado é excelente que o Cruzeiro eleve cada vez mais o futebol mineiro e o estado. Como atleticano não posso torcer a favor, torço contra com todo respeito e é clara que isso é uma ironia, uma brincadeira. Tenho a seguinte opinião: que vença o melhor. Se o Cruzeiro for melhor, parabéns, pois fez uma excelente campanha. Se o Estudiantes conseguir fazer uma boa partida com o Cruzeiro, que seja campeão e eu não ficarei bravo”.

    JD – Você assumiu o Atlético no lugar do Leão, que perdeu o título estadual com uma goleada para o Cruzeiro. Depois de sua chegada, o time voltou a apresentar um futebol. O que mudou com sua chegada?
    Celso Roth – “Meio complicado dizer o que Leão vinha fazendo, porque eu não sei. É até antiético isso. O que posso dizer é que encontramos um grupo muito aberto para colocar nossas metodologias e foi isso que aconteceu. A partir do momento que houve esta interação e integração, o grupo melhorou muito a sua produção e está conseguindo fazer um bom início de Campeonato Brasileiro”.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".