terça-feira, 25 de agosto de 2009

kleber O alvo português

Em tom de despedida, Kléber aguarda por desfecho da negociação

Gladiador prefere ficar fora das negociações com o Porto


Porto oferece dois jogadores e quantia por Kléber (25/08)
Bruno Furtado - Portal Uai
Cruzeiro insiste na pedida de 10 milhões de euros


Miguel Riopa/AFP
Argentino Ernesto Farías poderá entrar em negociação de venda do atacante Kléber


A nova investida do Porto pelo atacante Kléber envolve uma boa soma em dinheiro e mais a cessão definitiva do meia Leandro Lima e do atacante argentino Ernesto Farías ao Cruzeiro. No entanto, essa oferta também foi recusada nos contatos feitos com o presidente Zezé Perrella no fim de semana e nas últimas horas.

Por enquanto, o Cruzeiro insiste em só liberar Kléber para os portugueses mediante pagamento de 10 milhões de euros. Deste valor, o clube ficaria com 50%. A outra metade seria repassada ao laboratório EMS Sigma Pharma.

Leandro Lima foi emprestado ao Cruzeiro por um ano com 50% dos direitos fixados em 1,5 milhão de euros. Se Perrella aceitasse a nova oferta do Porto, ele ficaria na Toca em definitivo. Quem também chegaria é Ernesto Farías, artilheiro revelado pelo Estudiantes e com passagens por Palermo e River.

A questão é que Farías só traria retorno técnico ao Cruzeiro. Com 29 anos, ele dificilmente seria negociado por uma quantia vultosa no futuro. Isso o torna inviável para o Cruzeiro, clube vendedor. O empréstimo não está descartado.

Hoje, Farías tem os direitos econômicos avaliados em torno de 2 milhões de euros. O principal interessado no atacante é o Estudiantes, onde ele é ídolo. Os argentinos o querem para a disputa do Mundial, em Abu Dhabi.

Na sexta-feira, Zezé Perrella já havia recusado uma oferta do Porto superior a 8 milhões e inferior a 10 milhões. O intermediário é António Araújo.

Outro empecilho é que o representante de Kléber, Giuseppe Dioguardi, não chegou a um acordo das bases salariais com António Araújo. O jogador pleiteia o melhor contrato do clube português, em torno de 125 mil euros mensais.

Perfil de Farías

O Superesportes conversou com jornalistas portugueses e traçou o perfil de Ernesto Farías. O argentino é um típico centroavante sul-americano e que encontra dificuldades para se adaptar ao futebol europeu pela discreta contribuição tática. Se por um lado ele se destaca pelo posicionamento na área, o mesmo não ocorre sem a bola. Embora tenha só 1,77m de altura, o cabeceio é seu forte.


No Porto, Farías é uma espécie de talismã, pois começa a maioria dos jogos no banco e marca tantos gols quanto os titulares. No ano passado, por exemplo, ele terminou o Português com dez gols, o mesmo desempenho do titularíssimo Lisandro López, vendido ao Lyon da França.

Já este ano, Farías foi autor de um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Paços da Ferreira na Supertaça. Ele começou no banco e abriu o placar aos 14 da etapa final. Ele ainda fez dois jogos pelo Português, um como titular.

Em exatos 50 jogos pelo Porto, Ernesto Farías começou 23 como titular, 27 como suplente e marcou 18 gols. Sua melhor temporada foi a passada, quando balançou as redes 11 vezes em 27 partidas.

El Tecla

Farías é famoso como goleador desde o começo da carreira, no Estudiantes, em 1997. Basta dizer que ele deixou o clube platense como ídolo em 2004 com 96 gols em 205 apresentações. Não é à toa que hoje ele é pretendido pelo algoz celeste na Libertadores. Foi em La Plata que ele ganhou o apelido de “El Tecla”, uma alusão à semelhança de seus dentes com um teclado.

O artilheiro teve uma passagem discreta pelo Palermo da Itália em 2004, quando fez apenas 13 partidas, sem gols. Na volta à Argentina, ele defendeu o River Plate e mostrou serviço: marcou 49 gols em 95 partidas em três anos. Graças a esses números, Farías foi vendido ao Porto por 4 milhões de euros.

Pela Seleção Argentina, Ernesto Farías disputou o Mundial da categoria sub-20 de 1999 e enfrentou o Paraguai, em 1995, pelo time principal. (UAI)

Ernesto Antonio Farias
Naturalidade: Trenque Lauquen - Argentina
Nascimento: 29/05/1980
Altura: 1,77m
Clubes:
Estudiantes – 1997/2004 (205 jogos e 96 gols)
Palermo – Itália – 2004 (13 jogos e nenhum gol)
River Plate – Argentina – 2004/2007 (95 jogos e 49 gols)
Porto – Portugal – 2007/2009 (50 jogos e 18 gols)
Desempenho no Porto:
2 temporadas inteiras e 3 jogos pela atual:
2009/10 – 3 jogos – 1 titular – 2 reserva – 1 gol
2008/09 – 27 jogos – 13 titular – 14 reserva – 11 gols
2007/08 – 20 jogos – 9 titular – 11 reserva – 6 gols

Seleção Argentina principal: 1 jogos e nenhum gol

Títulos:
Campeonato Português (2007/08 e 2008/09)
Taça de Portugal (2008/09)
Supertaça (2008/09)

5 comentários:

  1. Cruzeiro espera propostas até quinta-feira
    EDUARDO MALUF EXIGE DOCUMENTO OFICIAL DO FC PORTO




    Eduardo Maluf, homem forte do futebol do Cruzeiro, acredita que quem estiver interessado em Kléber, neste caso o FC Porto, terá de fazer uma nova investida nos próximos dias para tentar contratar o dianteiro, dada a proximidade do fecho das inscrições.

    "O clube que tem um jogador em mente terá de fazer uma proposta no mínimo quatro dias antes. Ninguém deixa para o dia 31. Assim, se não acertar agora, tem uma segunda opção", referiu o dirigente mineiro. Maluf confirmou, no entanto, ter sido abordado pelo empresário António Araújo, em representação do FC Porto, que lhe apresentou uma proposta inferior aos 10 milhões que constam na cláusula de rescisão. O dirigente do Cruzeiro aguarda agora um contacto direto da SAD portista.

    "Não falo de propostas de agentes. Quem tem o poder de falar em nome do clube é o próprio clube. Tem de mandar um documento assinado pelo presidente ou por alguém de direito que represente o clube. Até agora não aconteceu", revelou Maluf.

    Quem lamenta a provável saída de Kléber é o treinador Adílson Batista: "Vou colocar três cadeados na janela para não o deixar sair..."

    ResponderExcluir
  2. taí pessoal gostei desse argentino , dizem que é matador e tem muitaraça , mais o zezé vende tudo acha que não vai conseguir fazer fortuna com um jogador de 29 anos vai se fuder zezé o cara nem veio e ja que vender ?

    ResponderExcluir
  3. O Kleber foi fundamental para o Cruzeiro na Libertadores,caso continue e recoloque a cabeça no lugar, vai se tornar outro idolo do Cruzeiro, ms toda essa campanha de quem pagar 10 mil euros leva, fica difícil... Por isso tudo que vem acontecendo, é obrigação ganhar do Foguinho !

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".