quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Chip na bola? Cartão laranja? Substituições ilimitadas? Fim do impedimento? Conheça e dê sua opinião sobre 12 possíveis mudanças de regras no futebol





O presidente da Fifa, Joseph Blatter, está no Rio de Janeiro para participar, nesta terça-feira, de uma reunião do Comitê Executivo da entidade máxima do futebol e discutir os rumos da Copa de 2014 no Brasil.




Entrou ou não entrou?

A bola inteligente, com chip, já foi criada e fornece ao juiz a informação exata de sua localização no campo de jogo.

Ou seja, a polêmica sobre esse tipo de lance seria desfeita em poucos segundos.

Ela já foi testada no Mundial Sub-17, em 2005.

Entretanto, a Fifa vetou o uso da bola. A entidade entende que ela não demonstrou boa precisão técnica, além de diminuir a emoção do futebol.



Aqui no Brasil, em Paulistões, já foram utilizados quatro árbitros.

Um em cada metade do campo e dois bandeirinhas.

Agora, a ideia é implementar cinco juizes, sendo o árbitro principal, dois bandeirinhas e outros dois auxiliares, um atrás de cada gol.

Seria até uma alternativa à bola com chip, já que os juízes terão maior visão para saber se uma bola entrou ou não no gol.

O teste já está em andamento na atual Liga Europa, a antiga Copa da Uefa, segunda competição interclubes mais importante do continente.





O extinto Torneio Rio-São Paulo, em 1997, chegou a testar impor um limite de faltas coletivas e individuais.

Cinco infrações individuais tiravam o atleta por cinco minutos do jogo, e a partir da 15ª falta coletiva a equipe era punida com um tiro livre sem barreira, da meia-lua da grande área.

Ficou nisso: foram apenas os testes no Brasil, sem reconhecimento da Fifa, e nunca mais se tocou no assunto.




Seria uma forma de punição mais severa do que o cartão amarelo, porém mais branda do que o vermelho.

Com o laranja, um jogador seria retirado de campo por alguns minutos, retornando na sequência.

O ex-árbitro italiano Pierluigi Collina — aquele carequinha — tentou implementar a regra, mas não conseguiu.

No futsal, existe uma outra opção: o cartão azul, que expulsa o jogador da partida, mas permite a entrada de um outro em seu lugar.



É no impedimento que se concentram as maiores polêmicas e reclamações sobre arbitragem.

Com seu fim, acabariam 90% das saudáveis discussões nos bares e nas peladas entre amigos.

Porém, há quem argumente que, com o fim do impedimento, sumiriam também os espaços vazios no campo, e o futebol viraria só um jogo de cruzamentos na área.

Uma alternativa foi testada numa Copa São Paulo de Juniores, onde o impedimento só acontecia a partir da linha da grande área.

Outro teste que não vingou.




São ilimitadas no futsal e no basquete, por exemplo.

Mas não no futebol.

Atualmente são permitidas somente três por jogo.

Se um jogador se machuca quando todas as alterações já foram processadas, o time joga com um a menos até o fim da partida.

Com exceção de jogos amistosos, quando os técnicos podem trocar o time inteiro de uma só vez, essa regra nunca foi testada e nem cogitada pela Fifa.




O gol é o momento mais importante do futebol.

A emoção de um artilheiro ao marcar é tanta que os atletas nem se lembram que é proibido tirar a camisa em campo.

Há pouco tempo, o ato não era coibido, mas hoje a Fifa orienta seus árbitros a punirem os exaltados com cartão amarelo.

Para alguns, um exagero.

Porém, como existe pressão dos patrocinadores dos clubes, que não aceitam ter suas marcas escondidas no momento de maior visibilidade midiática, é improvável que a orientação seja revertida.




Mão na bola ou bola na mão?

A regra fala em “tocar deliberadamenta com as mãos”: é julgada, portanto, a “intenção” do jogador.

Ou seja, esse tipo de lance, hoje, fica a cargo da interpretação do árbitro.

Mesmo assim, muitas vezes os homens de preto são condenados por “interpretarem mal” o lance.

A intenção de alguns é fazer como no basquete: a análise da intenção deixar de existir.

Nesse caso, quando a bola tocasse na mão de um jogador, a falta seria marcada imediatamente, sem necessidade de interpretação.




A NBA adotou o uso das imagens durante as partidas da liga na última temporada; o futebol americano já usa o expediente faz tempo; o tênis tem o famoso “desafio”, feito por um atleta para saber se a bolinha foi ou não para fora.

Já o futebol ainda resiste ao uso de recursos eletrônicos.

A Fifa, contudo, já admite que estuda a possibilidade de lançar a novidades em breve.

Na Copa das Confederação, no jogo Brasil x Egito, um pênalti teria sido dado aos brasileiros depois de o 4º árbitro informar o juiz baseado em uma imagem de TV — a Fifa, porém, negou.



Há quem defenda que tirar um jogador de cada time para aumentar os espaços dentro de campo seria uma medida interessante para fazer o jogo de futebol fluir melhor.

Cada equipe entraria na partida com um goleiro e nove na linha, proporcionando mais velocidade e dinâmica ao futebol.

Mas a ideia não passa de delírio: a Fifa, muito tradicional no que diz respeito às regras do futebol, jamais cogitou a mudança.



Ela sempre existiu — chegou a ser proibida por alguns árbitros no Campeonato Brasileiro —, mas de uns tempos para cá virou moda entre os batedores de pênalti utilizar a famosa “paradinha”.

Ela é permitida.

A discussão aqui é instituir uma norma vetando esse artifício: muitos consideram covardia com os goleiros, que se atiram para um canto e deixam o batedor à vontade para converter a cobrança no canto oposto.




É, talvez, a regra mais desrespeitada do futebol.

Muitos árbitros ignoram, alguns cumprem rigorosamente.

O goleiro não pode se adiantar antes de o cobrador de pênalti tocar na bola (mesmo com paradinha).

Se ele defender adiantado, a cobrança é feita de novo.

Antigamente, o goleiro não podia nem mesmo se mexer até a cobrança.

Hoje, a Fifa permite que ele se mova, mas só em cima da linha, sem andar para a frente.

Se é liberada a paradinha, por que não permitir que o goleiro se adiante?

Opine!

15 comentários:

  1. na boa se aprovado todas essas regras os jogos vão terminar 10x 10 15 x 15 eu acho que aí perde a graça , a única aí que eu aprovo seria de colocar arbtro atraz dos gols ele podería evitar muita polêmica

    ResponderExcluir
  2. [Allan Kassahara] [Castanhal-Pará]quinta-feira, outubro 01, 2009 12:05:00 PM

    é tanta regra que fica até difícil decorar , porisso muitos jogadores as vezes já é até veterano e não conhece muito as regras do futebol , e os caras ainda ficam querendo mudar a toda hora eu acho que não precisa mudar isso tudo alguma adequaçoes já estava de bom tamanho

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que toda mudança deva ser bem testada antes de ser efetivada. É FATO!

    ResponderExcluir
  4. [Carlos Eduardo] [Rio de Janeiiro]quinta-feira, outubro 01, 2009 5:46:00 PM

    eu acho que a mudança que ía surtir mais efeito sería a mão na bola ou bola na mão , eu particularmente acho que não devería existir esse negócio de intenção ou não sou adépto colocou a mÃO na bola seja toc independente de ter ou não intenção

    ResponderExcluir
  5. eu concordo com o leônidas de que tem que ser bém testadas todas as formas antes de ser implantada como regras definitivas , e tenho pra mim que os estaduais seja o laboratório para os testes , e nas competiçoes internacionais ficase na mercosul , e na uefa que são dois campeonatos de menor expressão sul americano e europeu

    ResponderExcluir
  6. pocha vida uma reportagem tão perfeita com uma sequência incrível de fotos , onde as fotos falam por si com tão poucos comentários ? vamos lá pessoal todo mundo quer debater em formas de disputa , calendários e numa matéria dessa onde se debate o mais importante do futebol que são as regras e o pessoal não debate porra ?

    ResponderExcluir
  7. é nivaldo o negócio realmente esta meio parado ,será que o pessoal esta desistindo dos blogs ?
    nós vamos continuar poraqui fazendo nossa parte é lógico que os números de comentários incentiva ou desanima , porém como sempre eu digo não ganho nada com isso faço isso por hoobhy desejo sim ter muitos comentários aquí , mais como disse para o aldo outro dia não vou pegar ningém no laço , o espaço esta aí e mais cedo ou mais tarde eles apareceram , tem muita gente nova aparecendo poraqui , e os velhos de casa acabaram por retornar como diz o ditado o bom filho a casa torna , kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. de todas as regras aí eu acho que a que menos atrapalha é a da comemoração do gol , o gol como a própia matéria diz é o momento máximo do futebol , então as vezes os caras estrapóla mesmo eu não vejo problema nenhum no jogador tirar a camisa em comemoraçoes de gols , só não pode é fazer como um jogador da portuguesa que fez o gol e pisou na camisa aí é muito desrespeito porém tirar a camisa e comemorar com ela na mão é como se o jogador tivese com uma bandeira do time não vejo mal nisso ,
    a lei do impedimento eu creio que não deva aacabar os jogos tería muitos gols e ía ficar sem graça

    ResponderExcluir
  9. zirlei realmente tem uma turma que anda sumida aldo , isaac , dom joker , pablo , o biservador por onde anda essa turma o ronaldo também sumiu
    mais como voce disse o blog não para é isso mesmo o blog esta sendo atualisado todos os dias , com post novos as vezes tem mais de um post por dia , o caminho é esse não pode parar ,

    ResponderExcluir
  10. na boa painel , estamos aí pro que der e viér ,
    realmente essa turma que voce disse esta ausente mais acho que nem porisso param de visitar o blog , as vezes comentam menos mais sempre dão uma espiadinha , qualquer hora dessas eles retornam

    ResponderExcluir
  11. falo zirlei um abraço realmente estamos aí pro que der e viér um abraço irmão nos falamos amanhã

    ResponderExcluir
  12. Representantes de clube inglês visitam Cruzeiro

    Manchester City estuda fazer parceiria com a Raposa

    Eduardo Mendes
    Eduardo Mendes BELO HORIZONTE
    Entre em contato

    Dois representantes do Manchester City (ING) estiveram em Belo Horizonte nesta quinta-feira na companhia do diretor internacional de futebol do Cruzeiro Valdir Barbosa e conheceram a estrutura do clube. Os ingleses estão no Brasil visitando algumas agremiações com o intuito de estabalecer parceiras futuras. Eles já foram ao Grêmio e ao Inter, em Porto Alegre.

    Os ingleses estiveram na Toca da Raposa 1, que abriga o futebol de base, na Toca da Raposa 2, destinada aos profissionais e na sede administrativa localizada no Barro Preto. Uma avaliação será feita pelos emissários do City e,em breve, eles poderão entrar em contato com os clubes visitados.

    - Farão uma avaliação sobre algumas parcerias, mas não disseram o que é. O Manchester City foi comprado há pouco tempo pelo xeque e estão reestruturando o clube. Eles querem ter parceiros conhecidos. O Cruzeiro se colocou à disposição para qualquer coisa futura. Vai depender da avaliação deles - explicou Barbosa ao LANCE!.

    ResponderExcluir
  13. CBF divulga calendário para 2010

    Em ano de Copa do Mundo, campeonatos serão desmembrados

    LANCEPRESS!

    2010 é ano de Copa do Mundo na África do Sul. Por causa da maior competição do futebol mundial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu desmembrar alguns dos campeonatos nacionais, de acordo com calendário divulgado nesta quinta-feira.

    Confira o calendário inicial previsto pela CBF:

    Competição Início Pausa Retorno Final
    Copa do Brasil 10/2 19/5 28/7 4/8
    Brasileirão 9/5 6/6 14/7 5/12
    Série B 8/5 5/6 13/7 28/11
    Série C 18/7 - - 14/11
    Série D 18/7 - - 14/11

    A disputa da Copa do Brasil de Futebol Feminino deve acontecer entre os dias 1º de setembro e 2 de dezembro.

    ResponderExcluir
  14. amaury isso mostra que mudanças no calendário nada né ?

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".