sexta-feira, 16 de outubro de 2009

No sufoco, Cruzeiro vence Botafogo e confirma sequência no Brasileiro







Cruzeiro tenta completar meta de três vitórias consecutivas

Há duas semanas, o técnico do Cruzeiro, Adílson Batista, afirmou que o objetivo era vencer os três jogos seguidos no Mineirão para se aproximar dos líderes. Ao vencer o Goiás por 3 a 0 e o Atlético-MG por 1 a 0, o clube chegou ao sétimo lugar. Entretanto, para completar a missão, o time terá que superar um jejum, visto que, no atual Campeonato Brasileiro, ainda não conseguiu três vitórias consecutivas.

"Era nossa meta conseguir essas três vitórias. A gente conseguiu duas e temos mais um jogo, contra o Botafogo. Temos que fazer prevalecer o mando de campo mais uma vez, até porque depois tem um jogo duro contra o Corinthians no Pacaembu", afirmou o atacante Thiago Ribeiro.

No primeiro turno, o clube esteve perto das três vitórias consecutivas, mas foi 'barrado' exatamente pelo Botafogo. Depois de vencer o Flamengo, por 2 a 1, no Maracanã, e o Náutico, por 4 a 2, no Mineirão, a Raposa acabou empatando por 1 a 1 com os cariocas no Engenhão.

O jogo

Com muitos desfalques e jogando num esquema diferente, o 3-5-2, o Cruzeiro demorou a encaixar os ataques, embora tivesse tomado a iniciativa desde o começo. O Botafogo iniciou com três atacantes, mas arriscou pouco e esperou os contra-ataques para agredir. No primeiro tempo, Victor Simões foi autor dos dois únicos chutes a gol: um aos 33, por cima, e outro aos 40, defendido por Fábio.

Sem um centroavante de ofício, o Cruzeiro explorou muito os lados do campo, principalmente com Guerrón pela direita. Quando a bola era lançada na área, o meia Leandro Lima tinha a obrigação de penetrar para tentar a conclusão. Ao longo do primeiro tempo, esse tipo de jogada funcionou, mas o ataque celeste parou na boa fase do goleiro Jefferson, autor de quatro intervenções salvadoras.

O primeiro grande lance ocorreu aos 17 minutos: Diego Renan cruzou da esquerda, Leandro Lima desviou como elemento surpresa e Jefferson saltou no canto esquerdo para evitar o gol mineiro.

Aos 21, Thiago Ribeiro foi lançado por trás da zaga, invadiu a área, tentou driblar Jefferson e levou a pior. O goleiro botafoguense foi mais rápido, antecipou-se à conclusão e fez mais uma defesa.

Jefferson voltou a aparecer bem aos 29, em chute forte de Guerrón no ângulo esquerdo. O goleiro alvinegro levou a melhor diante de Thiago Ribeiro outra vez aos 37, depois de assistência perfeita do equatoriano Guerrón da ponta direita. Ele saiu com os pés e fez o corte antes que o velocista pudesse dominar e finalizar para o gol.

Leandro Lima voltou a aparecer bem na área aos 38, em nova assistência de Guerrón pela direita. Ele driblou bem o marcador, ficou na cara do gol, mas bateu fraco para as mãos de Jefferson.

Segundo tempo

O jogo foi reiniciado em ritmo lento, gerando impaciência no torcedor presente no Mineirão, dada a necessidade do Cruzeiro de vencer o Botafogo para permanecer com chances de classificação à Copa Libertadores. Aos sete minutos, Adílson Batista decidiu fazer duas trocas: Leandro Lima e Guerrón cederam suas vagas para Fernandinho e Soares. No Botafogo, Batista substituiu Fahel.

Mesmo com as mudanças, o Cruzeiro se manteve frio em campo, como se tivesse a certeza da vitória. Mas foi aos 17 minutos que o gol saiu. Jonathan fez jogada individual pelo meio e lançou Thiago Ribeiro na grande área. O atacante recebeu a bola de costas, girou rapidamente e tocou no canto direito, na saída de Jefferson: 1 a 0.

A necessidade fez o Botafogo sair para o ataque e o gol de empate quase saiu aos 18 minutos, após a saída de bola. André Lima recebeu pela direita com liberdade, chutou com violência e obrigou Fábio a fazer boa defesa no canto esquerdo. Em seguida, o meia Rodrigo substituiu o lateral-esquerdo Diego. Minutos depois, foi a vez de Victor Simões ceder sua vaga no time a Reinaldo.

A partir das mudanças no Botafogo, Adílson Batista decidiu lançar o volante Fabinho no lugar de Henrique, alteração cogitada ainda no primeiro tempo.

O Cruzeiro passou a jogar com dez jogadores a partir dos 34 minutos devido a uma pancada recebida por Soares na cabeça. Adílson Batista já havia feito as três mudanças e não teve como repor a perda no ataque.

O Botafogo pressionou nos minutos finais e, nesse período, quem brilhou com o goleiro Fábio, com três defesas salvadoras, a principal delas em arremate de Lúcio Flávio de fora da área.


O atacante Soares, do Cruzeiro, foi levado de ambulância a um hospital de Belo Horizonte durante partida realizada na tarde deste domingo, no Mineirão. O jogador se chocou com Batista, do Botafogo, e deixou o estádio às pressas para passar por exames mais detalhados.



Soares foi atendido rapidamente pelos médicos dos dois clubes, imobilizado em seguida e recebeu oxigênio. De acordo com um membro da comissão médica do clube carioca, a situação estava sob controle, mas a princípio houve um trauma cervical.

O choque entre os dois atletas ocorreu aos 32min do segundo tempo, em disputa pelo alto. Soares encontrou as costas do botafoguense, mas foi atingido na região da cabeça e permaneceu desacordado durante alguns segundos. Assim que foi reanimado, o jogador foi retirado de maca e precisou inclusive de um balão de oxigênio no caminho para ambulância.

A assessoria de comunicação do Cruzeiro confirmou que o atleta está passando por exames no hospital, mas não revelou a gravidade do caso. Segundo eles, assim que tiverem uma posição definitiva, uma nota será divulgada no site oficial do clube.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO

1 x 0

BOTAFOGO
Escalações
Fábio; Cláudio Caçapa, Gil e Thiago Heleno; Jonathan, Henrique (Fabinho), Marquinhos Paraná, Leandro Lima (Fernandinho) e Diego Renan; Guerrón (Soares) e Thiago Ribeiro


Jéfferson, Alessandro, Teco, Emerson e Diego (Rodrigo); Leandro Guerreiro, Fahel (Batista), Lucio Flavio e Jóbson; Víctor Simões (Reinaldo) e André Lima
Técnicos
Adílson Batista


Estevam Soares
Gols
Thiago Ribeiro, 17min 2ºT


-
Cartões amarelos
Marquinhos Paraná
Guerrón
Fernandinho
Fabinho


Jóbson
Batista
Público: 28.504 / Renda: R$ 415.258,81
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e Horário: Dia 18 de outubro, domingo, às 18h30
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro


Selo peixe Grande 2009

21 comentários:

  1. veja e comente a possível volta de sorin aos gramados
    http://msn.lanceactivo.com.br/Home.aspx?profileID=12277

    ResponderExcluir
  2. já vai tarde , chega de jogador que só quer entrar em campo na libertadores , quem é esse camarada que nunca defendeu um time grande para esnobar o cruzeiro ? e quem garante que o são paulo já esta na libertadores ? quanta arrogância e prepotência dessa imprensa

    Fernandinho assina com o São Paulo e frustra Cruzeiro

    Agora não há mais como voltar atrás. O meia-atacante Fernandinho assinou com o São Paulo por quatro anos. Foi o próprio jogador que rejeitou o Cruzeiro. Fernandinho queria disputar a Libertadores e o Cruzeiro não deve estar lá. Diretores do Palmeiras não gostaram da ida de Fernandinho para o rival, mas ninguém vai se queixar com o parceiro.

    ResponderExcluir
  3. O meia Muriqui deve deixar a Ressacada em 2010. A empresa Energy Sports confirmou neste sábado a compra de 40% dos direitos federativos do atleta, que deve trocar o Avaí pelo Palmeiras na próxima temporada. FutebolSC.com

    Artilheiro do Avaí no Campeonato Brasileiro, com oito gols, Muriqui estava vinculado ao Madureira-RJ, onde foi revelado.

    O presidente avaiano, João Nilson Zunino, confirmou que estava tentando adquirir os direitos federativos do jogador, mas as negociações não evoluíram.

    A empresa Energy Sports também detém os direitos federativos de outros jogadores do Avaí, como o zagueiro Augusto, o lateral-direito Fabinho Capixaba e o atacante Luís Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. eu gostaría de ver esse time contra o botafogo
    fabio , jonathan , caçapa gil diego renan fabrício fabinho leandro silva fernandinho guerrón thiago ribeiro

    ResponderExcluir
  5. GOIÀS E SP perdem.
    CAM & Avaí,pontuam.
    È duro admitir, mais o CAM tem mantido uma regularidade incontestável, já é o 2* na tabela e o SP 3*.
    O Cruzeiro pega o Botafogo com cordas no pescoço.

    A escalação do ZIRLEI, seria minha p/domingo.

    ResponderExcluir
  6. pois é aldo sabe que eu gostaría se terminace cruzeiro e atletico entre os quatro , sería bom sempre que um tá bém o outro tá capengando , quanto a escalação seria bom ver esse time que tem qualidade e seria um time extremamente ofensivo porém o adilson abrir mão de marquinhos paraná , henrique , e soares só se tiver todos tres com as pernas quebradas .

    ResponderExcluir
  7. enquanto o kleber curte seu chinelinho em são paulo totalmente descompromissado com o cruzeiro .
    o argentino farías argentino vem arrebentando nos jogos do porto e leandro lima já provou ser um bom reforço , vale lembrar que o porto dava o passe dos dois mais uma boa quantia em dinheiro pelo kleber , acho que mais uma vez o zezé andou para traz , quem sabe na próxima janela o porto ainda topa a negociação o farías com aquele cabelo de punk é o bicho dentro da área e nois com thiago ribeiro e soares pqp

    ResponderExcluir
  8. Fabrício não passa no teste e também desfalca o Cruzeiro

    Do correspondente Fred Gonçalves - Belo Horizonte (MG)

    A bruxa anda mesmo solta para os lados do Cruzeiro. Depois de perder quatro titulares - o zagueiro Leonardo Silva, o lateral-esquerdo Gilberto e os atacantes Wellington Paulista e Kléber - o técnico Adílson Batista teve mais uma péssima notícia neste domingo, às vésperas do jogo no Mineirão, contra o Botafogo: o volante Fabrício, sentindo dores na panturrilha, não passou no teste e também acabou vetado.

    Durante a semana, o volante chegou a ser poupado de alguns treinamentos na Toca da Raposa II, evitando inclusive a cobrança de faltas, mas afirmou que, apesar das dores, iria para o jogo.

    Sem Fabrício, o técnico Adílson Batista optou por mudar o esquema da equipe e escalar o time no 3-5-2, com a entrada do zagueiro Thiago Heleno na defesa, ao lado de Gil e Cláudio Caçapa.

    As outras opções seriam a escalação dos volantes Fabinho, ou do jovem Anderson Uchôa. O primeiro está voltando de longo tempo de inatividade, após se recuperar de dores lombares, e não reuniria condições físicas para aguentar os 90 minutos. O segundo ainda teria pouca experiência para um jogo decisivo.

    ResponderExcluir
  9. se o cruzeiro manter essa vitoria ficará a 4 pontos dod quarto colocado são paulo e continuará a 5 pontos do atletico só que a agora o atlético e o segundo todas as chances do mundo para o cruzeiro chegar e do lider estamos a 9 pontos e o soares esta saindo desmaiado do campo

    ResponderExcluir
  10. que vitoria dramática sofrida mais valeu os tres pontos com o time desfalcado parabéns aos jogadores que superou todos os obstáculos
    mantivemos o setimo lugar agora isolado mais estamos mais perto do g4

    ResponderExcluir
  11. Chamado de burro, Adílson desabafa contra torcida (18/10)
    Bruno Furtado - Portal Uai

    A relação instável entre a torcida do Cruzeiro e o técnico Adílson Batista voltou a ter mais um episódio polêmico neste domingo, no Mineirão, durante a partida contra o Botafogo, pelo Brasileiro.

    Chamado de burro por parte dos presentes no estádio ao promover as substituições de Leandro Lima e Guerrón por Fernandinho e Soares no começo do segundo tempo, ele desabafou com um grito de “Toma!” dirigido às arquibancadas tão logo Thiago Ribeiro marcou o gol da vitória, minutos depois.

    Durante a sua entrevista coletiva, Adílson Batista definiu seu ato como uma resposta espontânea para aqueles que sempre o criticam. “Não baixou nenhum espírito do Maradona em mim. Só comemorei, porque a gente troca e a gente sempre está errado. A gente que respira, vive, joga, estudou em bons colégios, trabalhou com grandes treinadores, então a gente sempre inventa. Aí o time começa a tocar a bola, a rodar, andar, então eu tenho esse direito”

    ResponderExcluir
  12. Soares se recupera após o susto


    Apesar da vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo, por 1 x 0, que deixou o time mineiro com boas chances de conquistar uma das vagas à Copa Libertadores de 2010, a noite deste domingo não foi só de comemorações para os celestes.

    Isso porque o atacante Soares, que havia entrado no lugar de Guerrón, no segundo tempo da partida, teve que sair de campo aos 32 minutos, após se chocar com um defensor do Botafogo e ficar desacordado.

    O atleta foi encaminhado ao Hospital Life Center, onde foi reavaliado, se submeteu a uma bateria de exames e foi constatada uma fratura na mão direita. Na segunda-feira, Soares será examinado por um especialista para precisar se haverá necessidade de cirurgia.

    “Ele teve um choque brusco na coluna cervical, que o levou a ter perda de consciência. O quadro dele é estável, sem gravidade e o atleta vai continuar em observação. As funções respiratória e cardíaca estão normais, o que nos dá uma tranqüilidade”, comentou o médico da Raposa, Sérgio Freire Júnior.

    ResponderExcluir
  13. Queira DEUS! que tudo corra bem!
    Esse rapaz, mesmo eu não gostando de seu Futebol, estava a serviço de nosso Time. E como Ser-Humano
    deve ser respeitado.
    Rogo a DEUS! que tudo não tenha passado de um susto.

    ResponderExcluir
  14. Aldão, Zirlei e Amigos,

    Felizmente o caso do Soares não deixará sequelas, mas, parece que ele fraturou a mão e não vai poder jogar contra o Corinthians.

    Mas, talvez isto abra uma possibilidade para o garoto Eliandro que por ser da base pode ser lançado sem problemas, pelo menos em minha concepção... não seria uma escalação irregular.
    Pois bem, já comentei aqui que não gosto do 3-5-2 como um esquema básico, porque entendo que os beques se perdem e se confundem sem definir uma marcação. Só mesmo com muito treino.
    Porém, como o Botafogo anunciou aos 4 cantos que viria com 3 atacantes (Jobson, André Lima e Victor Simões) creio que a opção do Adílson acabou sendo válida.

    Fico sacaneado com torcedor que vaia um jogador por atuações passadas ( e teve um grupelho que vaiou o Thiago Heleno com 5' de jogo... se me explicarem em que isto pode ajudar ao time ...) e mais uma vez o fato ocorreu hoje.
    E o Cruzeiro tendo encaixado a marcação foi melhor do que o Botafogo em todo o 1° tempo com boas chances criadas e perdidas por Guerrón, Thiago Ribeiro, Diego Renan, Leandro Lima e Jonathan. O Botafogo só teve uma espetada com conclusão por cima do Victor Simões.

    E veio o 2° tempo e o nosso time sem Leonardo Silva, sem Fabrício, sem Gilberto, sem Wéllington Paulista e sem Kléber continuava a jogar um futebol de muita raça, muita luta, muita entrega.

    Só que o gol não saía. Thiago Ribeiro escorregou em 3 bolas seguidas e Guerrón mesmo não sendo brilhante, fazia a sua melhor partida com a camisa do Cruzeiro. A bola rondava a área do Botafogo mas ninguém para torar o pé nela e jogar na rede. Faltava um jogador para ficar mais enfiado.
    Adílson resolve tirar Guerrón e colocar Soares. Na hora ouviu um coro de burro, burro, burro... estes torcedores queriam a saída de Thiago Ribeiro, também por apresentações passadas... E mais, Adílson tira Leandro Lima que não fazia nem uma coisa e nem outra (nem armava e nem finalizava) e pôs Fernandinho em campo (após 7 meses fora dos campos).

    E Fernandinho deu outra vida ao meio-campo. Ele começou a puxar o jogo e Jonathan liberado por Adílson inverteu com Henrique. E foi num grande passe de Jonathan que Thiago recebeu livre e sabia que Jéfferson iria "deitar" e deu um totó na bola e meteu no filó.

    Cruzeiro 1 x 0 Botafogo e Adílson que tinha ouvido o corinho burro, burro, burro se voltou para os mesmos "vaiadores", estes que eu chamo de "coveiros do capeta" e mandou um TOMA... TOMA (algo como um chupa que é de uva) ou seja, mostrou que tinha ficado incomodado com o corinho. E vamos e venhamos, ninguém tem que ter sangue de barata.

    A partir da contusão de Soares, que preocupou a todos os jogadores, o Cruzeiro ficou com um a menos em campo e a partir daí teve que se defender. E mais uma vez defendeu o resultado com competência. E eu, que não gosto do tal 3-5-2 tenho que dizer que hoje o grande responsável pelo resultado foi o nosso sistema defensivo. Em especial destaco as excepcionais atuações de Cláudio Caçapa, Gil, Jonathan, Fábio e do Thiago Ribeiro (na etapa final) numa grande vitória do Cruzeiro. E a volta do Fernandinho. O time do Botafogo é bom e aposto que vai pontuar contra o Flamengo.

    Teremos mais uma semana de muito trabalho, para um jogo que será muito importante para nós nesta caminhada. Teremos que jogar o nosso melhor futebol se quisermos ganhar do Corinthians lá no Pacaembú. Será difícil, mas, uma vitória nos permitirá avançar posições no campeonato e encostar ainda mais no G4, pois creio que ao final da 31ª rodada, o 4° colocado terá no máximo 50 pontos.

    Só nos restar torcer.
    Um abraço a todos, em especial ao Aldão e ao Zirlei.
    Um abraço - JCDuarte

    ResponderExcluir
  15. Estamos chegando e só o Adilson pode nos tirar da Libertadores 2010. É FATO!

    ResponderExcluir
  16. Valeu CHIABI,

    OBS: Quando o ABestalhado, mandou o torcedor Tomá no rabo e diz chupa que de uva, ele mostrou que tá longe de ser o ideal p/ Time do Porte do Cruzeiro. Sem contar que não foi a primeira vez, pois o mesmo já havia rotulado os torcedores de BÊBADOS.
    Frase no mínimo hilária, uma vez que o ABestalhado, não passa de um Pudim de Cachaça.

    Assim como vc, não gosto do 3-5-2. Mais não posso obscurecer que esse esquema ontem ganhou o jogo, aliado ao heroismo de todos que estavam em Campo.

    Acho porém, que a insistencia na permanencia do ASNO, implica diretamente na não conquista de Títulos. Ele é confuso e Pé Frio.
    2 Libertadores. 2 Brasileirões, perdidos de forma inescrupolosa. Fruto do mêdo e não confiança em seu trabalho.

    Um Abraço CHIABI!

    ResponderExcluir
  17. grande jduarte eu também concordo que o thiago heleno foi bém ontem , e não merecia as vaias .
    quanto ao adilson ele deveria estar acostumado com as váias afinal ele vive desafiando a torcida embora eu acho que o guerrón sem um atacante de área produz pouco e o fernandinho no lugar do leandro não comprometeu o meio campo , mais como o jogo estava empatado a torcida quería ver o time com tres atacantes coisa que ele vem falando em fazer faz tempo , a torcida já ""adóra ele "" e ele começa da uma de maradona depois ele pede apoio e vai ganhar é mais váias

    ResponderExcluir
  18. Sem esquecer caro ZIRLEI,
    Maradona tem bagagem.
    Abestalhado, é só mais um entre milhares de desafetos.

    ResponderExcluir
  19. grande leônidas agora virou obrigação

    ResponderExcluir
  20. Foto: Vipcomm/Divulgação

    Soares será operado nesta terça-feira

    Da Toca II

    João Marcos Dias

    O atacante Soares será operado na manhã desta terça-feira para corrigir as três fraturas que sofreu na mão direita, em queda na partida de domingo contra o Botafogo, no Mineirão. O procedimento será feito pelo médico Antônio Tufi, no Hospital Lifecenter, em Belo Horizonte, com o acompanhamento do ortopedista do Clube Sérgio Freire Júnior.

    A previsão é de que Soares precisará de 45 dias para se recuperar, o que inviabiliza a participação dele nas oito últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Como já está em observação no hospital, o atacante permanecerá internado até a cirurgia.

    O choque com Batista, aos 32 min do segundo tempo, fez com que Soares perdesse a consciência. Exames de tomografia e radiografia constataram que o atleta teve uma concussão cerebral, sem lesões cervical e craniana.

    Esta é a segunda lesão de Soares na temporada. Ele fraturou o tornozelo direito na vitória do Cruzeiro por 2 x 1 sobre o Universidad de Chile, em Santiago, no dia 7 de maio, pelas oitavas-de-final da Copa Santander Libertadores. O retorno ao futebol aconteceu em 2 de agosto, no segundo tempo da derrota por 4 x 1 para o Grêmio, no Olímpico.

    ResponderExcluir
  21. Conca agora estaria na mira do Cruzeiro

    Clube mineiro já teria feito, inclusive, proposta pelo argentino
    Apesar do desempenho ruim do Flu no Brasileiro, Conca está valorizado

    Apesar do desempenho ruim do Flu no Brasileiro, Conca está valorizado (Crédito: Paulo Sérgio)



    Depois do Palmeiras, outro clube que teria manifestado interesse em Conca seria o Cruzeiro. Segundo informações, o clube mineiro já teria feito oferta para contar com o jogador na próxima temporada. O empresário do jogador, Hugo de Benedetti, não foi encontrado para comentar o caso.

    Por falar no argentino, ele recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Internacional e está supenso para a partida contra o Goiás no próximo domingo, em Goiânia.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".