quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Contratado pelo Cruzeiro ao Botafogo, Jobson é pego no antidoping



Exame aponta traços de cocaína no sangue do atacante, que corre o risco de ser suspenso por até dois anos

Fabrício Costa, Fred Huber, Gustavo Rostein e Marcelo Machado Rio de Janeiro


O Botafogo foi notificado pela CBF, nesta quinta-feira, que foram encontrados traços de cocaína no exame antidoping do atacante Jobson, que atuava pelo clube e foi contratado pelo Cruzeiro para a próxima temporada. A posição oficial do Alvinegro é que ainda não recebeu qualquer notificação. A punição para o jogador pode ser de até dois anos. O doping foi encontrado em um exame feito após o jogo contra o Coritiba, dia 8 de novembro, no Engenhão. A partida foi vencida pelo Bota por 2 a 0.

Os boatos sobre o doping de Jobson começaram logo após a partida de domingo, contra o Palmeiras. Segundo uma fonte do clube, o jogador ficou desesperado ao saber que tinha sido sorteado para o exame - e confessou para um membro da comissão técnica que tinha consumido a droga durante a semana. Ao ser informada, a direção alvinegra resolveu esperar a manifestação da CBF sobre o tema. Até porque, antes mesmo da partida, a Raposa já tinha anunciado a contratação do atacante.



Jobson negou ter utilizado substâncias proibidas e disse que existem pessoas que querem prejudicá-lo.


- Fiquei sabendo. Vamos ver, não sei direito do que estão falando. Para me prejudicar tem um monte de gente. Já fui queimado de cachaceiro e um monte de outras coisas. Deve ser alguém querendo me prejudicar. Prefiro ficar calado agora. Remédio só uso os do clube mesmo - afirmou o atacante.



Guilherme Mendes, diretor de comunicação do Cruzeiro, diz que o clube ainda não recebeu nenhuma confirmação oficial da CBF, mas acha difícil que a negociação com o jogador seja confirmada após a divulgação do doping.

- O Jobson está subordinado ao Botafogo até 31 de dezembro. Depois disso, haveria uma composição de um investidor com o Brasiliense para colocar o jogador no nosso clube. O Cruzeiro imagina que o investidor deve desistir da negociação de acordo com o que está sendo noticiado. Mas não fomos comunicados por ninguém ainda - disse.



A negociação seria de R$ 4,5 milhões por 80% dos direitos federativos. O Brasiliense continuaria com 20%. O Cruzeiro não revela qual é o grupo investidor envolvido no negócio.


Contratado pelo Cruzeiro ao Botafogo, Jobson é pego no antidoping

O procurador do STJD, Paulo Schmitt, disse que ainda não foi notificado e descartou a possibilidade de punição ao Botafogo. O atleta corre o risco de ser suspenso preventivamente por 30 dias. Ele só deverá ser julgado no ano que vem, já que o tribunal entra em recesso no dia 16 de dezembro.

- O clube só é punido se mais de dois jogadores caírem em doping. O jogador pode levar uma advertência de até dois anos. Assim que recebermos o laudo do doping, o atleta terá cinco dias para fazer a defesa prévia. Não vamos julgar pelo CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), mas pelo código antidoping - afirmou Schmitt.



Luiz Estevão, presidente do Brasiliense, também espera um posicionamento oficial da CBF. Ele, no entanto, adiantou que o clube fará a defesa do atleta.

- Não vou me pronunciar sem antes receber um comunicado oficial. Se (o doping) for verdadeiro, vamos fazer defesa dele sim. Existe tempo hábil para ter saído o resultado antidoping porque o jogo contra o Coritiba aconteceu há mais de um mês (foi no dia 8 de novembro), mas só posso falar de um assunto tão grave como esse com um documento comprovatório em mãos - disse Estevão.

A cocaína é considerada uma substância estimulante pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA). Jobson chegou ao Botafogo por empréstimo, vindo do Brasiliense-DF, depois de jogar no futebol coreano.





Nota de esclarecimento


O Cruzeiro Esporte Clube vem a público esclarecer a situação do atacante Jobson. Nas últimas semanas um grupo de investidor e o Clube chegaram a um acordo verbal para a compra de 80% dos direitos econômicos do jogador junto ao Brasiliense. A transação seria oficializada em janeiro, apenas depois que o atleta encerrasse o seu vínculo de empréstimo com o Botafogo e fosse aprovado nos exames médicos em Belo Horizonte. Nenhuma parcela dos valores estipulados foi paga ao Brasiliense, já que o jogador ainda tem compromisso com o clube carioca até o dia 31 de dezembro. Diante do fato divulgado envolvendo o atleta - acusação de dopping -, a diretoria do Cruzeiro Esporte Clube vai aguardar a divulgação da contraprova e a defesa do jogador para que possa se manifestar.

Zezé Perrella
Presidente do Cruzeiro Esporte Clube

(Esse material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação).

8 comentários:

  1. Fred rebate Horcades: ‘Aceito readequar meu salário para cima’

    Atacante não gostou de saber que presidente deseja reduzir valor do contrato e pede permanência de Cuca, Branco e patrocinador

    Paciência tem limite e Fred, apesar da relação de amor construída com a torcida do Fluminense nos últimos meses, não gostou nada de saber que o presidente do clube, Roberto Horcades, cogitou renegociar seu contrato para reduzir o valor do salário e adequá-lo aos padrões brasileiros. Sem meias palavras, o atacante, que passa o início das férias no Rio de Janeiro, rebateu o dirigente:

    ResponderExcluir
  2. que esse cara corre pra caramba eu já sabia agora turbinado é complicado , embora parece que ainda falta fazer uma contra prova mais dificilmente dá negativo essas contra prova sería muita inrresponsabilidade do laboratório .

    ResponderExcluir
  3. agora sai a notícia do jobson e logo de cara já pega trinta dias podendo chegar a dois anos
    no rio o fredy diz que quer aumento enquanto o fluminense quer diminuir seu salario e querem o julio cesar quem sabe deixa o jobson , e faz uma troca do julio cesar mais o anderson lessa e traz o fredy ?

    ResponderExcluir
  4. Jóbson tem carreira marcada por confusões (10/12)
    Bruno Furtado - Portal Uai

    Apesar de curta, a carreira do atacante Jóbson, de 21 anos, é marcada por confusões. Antes de ser flagrado no exame antidoping, o atleta teve problemas com bebida alcoólica no Brasiliense.

    Em outubro do ano passado, quando disputava a Série B pelo clube do Distrito Federal, Jóbson se apresentou para treinar embriagado e foi mandado de volta para casa. Na ocasião, ele ameaçou não enfrentar o CRB, na rodada seguinte, caso fosse penalizado.

    No entanto, o dono do Brasiliense, o senador cassado Luiz Estevão, aplicou uma multa de 20% no salário do jovem jogador.

    Em abril do ano passado, Jóbson se envolveu numa briga com o também atacante Dimba por supostamente ter sido chamado de “macaco”. Em agosto, fugiu para a casa da família, no Pará, sem fazer qualquer aviso prévio ao Brasiliense. Já em setembro, brigou duas vezes com o lateral Patrick. (UAI)

    ResponderExcluir
  5. Amigo Zirlei,
    Nós da Rádio Raposa estamos preparando um podcast especial para finalizar o ano com chave de ouro e gostariamos de contar com a sua colaboração. Funciona assim, escolhemos um assunto e você grava seu comentário ae mesmo na sua casa. Manda pra nós por email, colocamos no ar e comentamos.
    O que acha? Por favor, entre em contato no radioraposa@gmail.com.
    Seria muito bom contar com você nesse especial.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O Cruzeiro deve anunciar nas próximas horas a desistência da contratação do jovem atacante Jóbson, que atuou pelo Botafogo no último Campeonato Brasileiro. Isso porque o atleta foi pego no exame anti-dopping na partida diante do Palmeiras, por uso de cocaína. Assim, ele deverá ser suspenso por um período superior a 200 dias e não jogaria a temporada 2010.

    Segundo um grande jornal de Belo Horizonte, a direção do time estrelado já prepara um "plano B" para reforçar o criticado ataque do time. A "bola da vez" seria Kléber Pereira, do Santos. Segundo o jornal, o presidente da Raposa Zezé Perrella, procura um atacante de ofício, que empurre a bola para dentro e Pereira se encaixaria nesse perfil.

    ResponderExcluir
  7. ZIRLEI DO CÉU

    SE CONFIRMAR OS DOIS KLEBÃO NO ATAQUE.........O ISAACÃO AQUI, VAI AO DELÍRIO!!!!

    ResponderExcluir
  8. Melhor lateral do Brasil, Jonathan está na mira do Lokomotiv

    Do correspondente Fred Gonçalves - Belo Horizonte (MG)

    O lateral-direito Jonathan, do Cruzeiro, é mais um que pode arrumar as malas e encarar o frio futebol russo. Muito valorizado por ter sido eleito como o melhor de sua posição no Campeonato Brasileiro, o jogador é pretendido pelo Lokomotiv, de Moscou.

    "Ninguém ainda disse nada, mas se for bom para o clube, naturalmente, a diretoria vai me chamar. O importante é que eu estou feliz aqui, na minha casa, e se chegou a hora de sair, sendo a independência financeira para minha família, terei de ir", afirmou em entrevista ao jornal Estado de Minas.

    Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Jonathan, estreou no clube com apenas 18 anos, em dezembro de 2004, na derrota por 6 a 2 para o Flamengo, em Volta Redonda, pelo Campeonato Brasileiro.

    O jogador, que foi perseguido e muito vaiado por parte da torcida, principalmente na temporada 2007, conseguiu dar a volta por cima e, hoje, aos 23 anos, vive seu melhor momento. Até agora, disputou 187 partidas com a camisa do Cruzeiro, tendo marcado 10 gols.

    A diretoria celeste não confirma oficialmente, mas as negociações já começaram. Os dois clubes têm um bom relacionamento. Em agosto do ano passado, o Lokomotiv contratou o volante Charles, pagando 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 12 milhões na época)

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".