quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cruzeiro, quarto colocado no BR-09





Cruzeiro, quarto colocado no BR-09

por Mauro Beting



Em 2008, o Cruzeiro só não esteve na 14ª. rodada no G-4. Em 2009, só em 3 das 38 rodadas esteve entre os bambas. Justamente na que valeu o retorno para tentar o tri da Libertadores, em 2010. Título que escapou no Mineirão, na virada do Estudiantes. Tropeço que tirou o time de campo, o foco e o fogo no BR-09. Talvez tenha tirado a chance do bi brasileiro. Ainda assim, de terceiro em 2008 para quarto em 2009, o desempenho continua muito bom. Graças ao ótimo returno, armado por Gilberto, com os gols de Wellington Paulista, e o ótimo apoio dos laterais Jonathan e Diego Renan.



Se havia sido o melhor mandante no BR-08, em 2009 o Cruzeiro foi quem melhor mandou fora. Ganhou nove jogos, empatou cinco e perdeu cinco. Não perdeu como visitante no returno.

Ano passado, só havia faturado 35% dos pontos como visitante. Um dos cinco que menos empataram no campeonato (8 jogos). No BR-08, também havia sido – isoladamente – a equipe que menos empatou - apenas 4 jogos.




Teve o sexto melhor saldo entre os bambas. Fez os mesmos 58 gols do campeão Flamengo e do quinto colocado Palmeiras. Por seis rodadas chegou a ter o pior ataque da competição. Mas se recuperou brilhantemente no returno. Foi a nona melhor defesa. Com 1,4 gols em média.



Foi a segunda equipe que menos faltas cometeu – 17 por partida (em 2008, foi a quarta). A terceira equipe com menos cartões amarelos (em 2008, a segunda). Repetindo também em faltas cometidas o fair-play da temporada passada. Mas… em compensação… foi a terceira com mais vermelhos – 14. Novamente foi uma das que menos apanhou: a terceira (em 2008 foi a segunda).

Resumo da obra – os jogos mais corridos dos últimos anos envolvem o Cruzeiro. É dos times que menos fazem faltas e que menos as sofrem. O problema para Adilson é que, na prática, é também o time que menos desarma – apenas 22 bolas por jogo. Três a menos – em média – que o rebaixado Santo André. Em 2008, havia sido o quarto time com melhor desempenho no desarme.



Teve o segundo melhor passe – 89%.

Foi a sexta equipe que mais trocou passes. Mas apenas a oitava posse de bola.

Foi o time que mais virou a bola no BR-09. Mas com apenas o oitavo aproveitamento no fundamento.



O Cruzeiro cometeu 5 pênaltis. Teve 11 a favor.

Só o Náutico teve mais marcados.





APROVEITAMENTO: 54% (foi de 58% em 2008)

RODADAS NO G-4 – 3



RODADAS NO G MENOS 4 – 1





BASE: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Marquinhos Paraná; Fabrício e Henrique; Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista

(5 da base do BR-08)




TREINADOR – Adilson Batista



OS 42 DO CRUZEIRO NO BR-09 (foram 34 no BR-08)
GOLEIROS: Fábio (33), Andrey
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Jonathan (26), Jancarlos, Patric
LATERAIS-ALAS-ESQUERDO: Diego Renan (28), Gerson Magrão, Fernandinho, Sorín
ZAGUEIROS: Leonardo Silva (24), Gil, Thiago Heleno, Vinícius, Cláudio Caçapa, Leo Fortunato, Gustavo, Luizão, Neguete
VOLANTES: Marquinhos Paraná (32), Henrique (31), Fabrício (30), Elicarlos (24), Fabinho, Mateus, Rômulo, Anderson Uchoa
MEIAS: Gilberto, Guerrón, Athirson, Bernardo, Leandro Lima, Wagner, Ramires.
ATACANTES: Thiago Ribeiro (29), Wellington Paulista (23), Kléber, Dudu, Wanderley, Eliandro, Zé Carlos.

(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Gilberto (6, em 19 jogos – igualou Fabrício, no BR-08)
DESARMES – Henrique (2,6 em média –inferior a T.Heleno, em 2008)
DRIBLADOR – Jonathan (2,1 por jogo – menos que Jadilson, em 2008)
O FALTOSO – Leonardo Silva (2,5 por jogo)
A VÍTIMA – Kléber sofreu 5,9 faltas por partida – o dobro de Wagner, no BR-08.
O FINALIZADOR – Wellington Paulista acertou 55 % das conclusões.
PASSE CERTO – Leonardo Silva acertou 94,0% dos passes – como Thiago Heleno, em 2008
DONO DA BOLA – Jonathan a dominou por 1min43s em média, a cada jogo. – menos que Jadilson, no ano passado.



MELHOR DO TIME NO BR-09– Gilberto
REVELAÇÃO – Diego Renan

DECEPÇÃO – Athirson (pelas contusões)

EXPECTATIVA PARA O BR-09 - Libertadores. Confirmada.


GOLEADORES PRINCIPAIS –


Wellington Paulista (13 gols; média 0,5);

Thiago Ribeiro (8 gols, média 0,2);

Gilberto (7, média 0,3

6 comentários:

  1. o 'SE ' não ganha jogo mais ~, apesar de tantos contra tempos se não fosse a derrota de um jogo que estava ganho contra o fluminense e o empate no último minuto contra o gremio sería o cruzeiro o campeão de 2009 e sería a maior reviravolta de um campeonato e esse time sería endeusado por todos porisso vejo grande méritos nessa classificação para a pré librtadores e um honrroso quarto lugar

    ResponderExcluir
  2. Não tô te entendo Zirlei.
    Vc mostra 2 erros crassos, deixa de enumerar outros tantos e ainda vê nisso uma campanha honrosa?

    Se o Palmeiras não se perdece na reta FINAL, TERIA SIDO CAMPEÃO!

    O CERTO AGORA AMIGO: È VÊ SE PASSA PELO REAL POTOSSÍ.

    A única Campanha que considero bôa, foi a do Fla que saiu lá de trás e levou o caneco.

    Os demais. Se ganharam, foi experiencia.

    ResponderExcluir
  3. Esse maldito SE.
    Fudeu com muita gente Zirlei.
    INTER-CAM-PALMEIRAS-SP-CRUZEIRO, todos esbarraram no SE.
    Mais SE o SE, não conta.
    Bora p/ luta, que o chão tá ficando duro.

    ResponderExcluir
  4. Guerreiro na Toca (17/12)
    Antônio Melane - Estado de Minas

    Apesar dos desmentidos da diretoria celeste, do representante e até do próprio jogador, o gaúcho Leandro Guerreiro é mais um reforço do Cruzeiro para a próxima temporada. O volante botafoguense acertou um contrato de dois anos, com opção para renovar por mais um.

    Em 4 de janeiro, quando os jogadores voltarem das férias, ele será um dos novos na Toca. Outros também estão a caminho. Os dirigentes trabalham na busca de mais contratações, porque no dia 23 entram em férias, só retornando depois do Ano-novo, e querem concretizar tudo agora para que o grupo esteja forte já no início da pré-temporada, já que o time celeste terá de estar preparado para enfrentar o Real Potosí, pela pré-Libertadores, em dois jogos: dia 27, na altitude de 3.967 metros de Potosí, na Bolívia, e no dia 3 de fevereiro no Mineirão.

    Leandro Guerreiro iniciou a carreira no São Luiz (RS). Foi para o Internacional em 1999 e se destacou porque, apesar de franzino, marca firme. Mas caiu em desgraça com a torcida colorada devido à falha que culminou em gol do Cruzeiro e na eliminação do Internacional na Copa João Havelange, em 2000. Em 2002, foi para o Guarani e, em 2004, para a Itália, onde jogou pela Salernitana, Voltou para o Brasil para jogar na Ponte Preta, mas logo em seguida, retornou àquele país, para defender o Pescara, em 2005.

    Em 2006, jogou pelo Criciúma, pelo qual venceu a Série C do Campeonato Brasileiro, voltando a ser destaque como capitão da equipe. Assinou com o Botafogo em 2007 e, em pouco tempo, conquistou a posição de titular. Seu primeiro gol pelo alvinegro foi em 14 de junho de 2007, na vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, com um chute de primeira na intermediária, no ângulo do goleiro. Jogou os últimos três meses de 2007 à base de infiltrações e ficou em recuperação por três meses na temporada de 2008. Voltou à equipe na semifinal da Taça Rio de 2008 contra o Flamengo, entrando no segundo tempo. O Botafogo venceu por 3 a 0. No entanto, Leandro Guerreiro não conseguiu recuperar a condição de titular devido à boa fase de Diguinho.

    BOA TEMPORADA Este ano o volante teve uma fase muito boa. Tem 162 jogos pelo Botafogo e marcou cinco gols. Atua também como zagueiro. Em junho, ele fez um acordo com a diretoria para renovar o contrato, que terminaria agora em dezembro, por mais dois anos, com a seguinte observação: caso aparecesse um interessado, o clube não criaria problemas para a liberação. Ele ficou muito feliz com a transferência para o futebol mineiro, abonada principalmente pelo técnico Adílson Batista.

    ResponderExcluir
  5. aldo enquanto esses que voce citou ai em cima perderam por pura incompetencia , pois estiveram lá em cima muito tempo e se enroscaram nas própias pernas
    o cruzeiro não inependente dos motivos o cruzeiro saiu lá da zona de rebaixamento e no segundo turno foi brilhante onde eu disse o 'SE ' é porque os dois jogos que culminaram na perca do título os jogos estavam praticamente ganho contra o fluminense estava 2x 0 com perca de penalty e varios gols e tomou a virada e contra o gremio o empate saiu no último minuto outro jogo que estava ganho , ou seja tivesse vencido esses jogos ganhos e sería o campeão sim com uma vitoria a mais do que o flamengo e mais mesmo com tantos problemas vencemos os campeoes nos dois jogos não vejo o cruzeiro inferior a nenhum desses times que voce citou muito menos do que o flamengo , e a campanha do cruzeiro foi honrrosa sim em se tratando de tudo que disse a cima campanha vergonhosa foi a do palmeiras e do atletico mineiro verdadeiros cavalos paraguaios , e mais aldo valorizo muito mais a campanha do fluminense na reta final e terminando na primeira divisão doi que esses cavalos paraguaios que revesaram na liderança o campeonato inteiro encheram seus torcedores de orgulhos e falsas ilusoes para depois dar um vexame desses e não conseguir nem a cxlassificação para a libertadores isso não é honrra para time nenhum volto a repetir se o cruzeiro tivesse sido campeão sería endeusadso por todos pois sería um recorde e uma grande façanha dos estrelados aldo aldo estamos exigentes de mais com o nosso cruzeiro , não ta bom mais se olhar pra traz tem grandes times morrendo de inveja do feito do cruzeiro principalmente o galo . sejamos justos e coerentes olhando essa campanha sem perseguissão ao adilson da pra ver muita coisa boa nesse time .e dá pra dizer sem medo foi uma campanha honrrosa sim . todos os outros times ficaram com o cu na mão com a campanha do cruzeiro no segundo turno ,

    ResponderExcluir
  6. Palmeiras quer trocar Diego Souza por Kléber

    Diretoria cogita mandar meia para o Cruzeiro em troca do Gladiador. Negociação é complicada
    Troca é difícil, mas Verdão sonha em ter o camisa 30 novamente (Foto: Gil Leonardi)

    Troca é difícil, mas Verdão sonha em ter o camisa 30 novamente (Foto: Gil Leonardi)

    O negócio não é fácil. Mas a diretoria do Palmeiras ainda não desistiu do sonho de ter Kléber de volta ao Palestra Itália. Apesar de negar publicamente, a cúpula cogita oferecer uma troca ao Cruzeiro: vai Diego Souza e vem o Gladiador.

    O atacante está insatisfeito em Minas Gerais, pelos atritos com a torcida cruzeirense e também por estar disposto a voltar a morar em São Paulo. O presidente Luiz Gonzaga Belluzzo tem mantido contatos com o empresário de Kléber, Giuseppe Dioguardi, e sabe disso.

    O último contato do dirigente com o agente foi ontem e ambos combinaram de se encontrar.

    Nem mesmo a Copa Libertadores seduz o Gladiador em Minas. Por outro lado, a diretoria do Verdão ficou decepcionada com o rendimento de Diego Souza na reta final do Brasileirão e acredita que uma troca pode ser boa para os dois clubes. O meia foi alvo de protestos da Mancha Alviverde, principal torcida organizada, no último sábado.

    Diego pertence à Traffic, enquanto que Kléber é do Cruzeiro. O primeiro tem contrato com o Verdão até 2012, já o segundo até 2014. A ideia inicial é oferecer troca por empréstimo de um ano. A parceira palmeirense apenas o repassaria à Raposa.

    Diego Souza, que custou R$ 9,7 milhões à Traffic em 2008, foi o maior investimento da empresa para o Palmeiras. A parceira já tem ofertas da Europa, mas que não agradaram.

    A diretoria alviverde trabalha com a ideia de não ter Diego no Palestra em 2010 e, por isso, cogita oferecer a troca. A Traffic está disposta a vendê-lo e, hoje, não acha que o negócio envolvendo Kléber seja viável.

    – Não estou sabendo de nada. Eu continuo no Palmeiras no ano que vem. Também não sei de nada da Europa – afirmou Diego Souza, ontem.

    Em Belo Horizonte, o Cruzeiro reafirma que Kléber não sairá. Mas a Raposa está procurando um meia.

    Belluzzo nunca escondeu que seu grande sonho é contratar Kléber e Valdivia. O presidente está empenhado em viabilizar a volta do Gladiador. A questão é encontrar solução entre as partes: Palmeiras, Cruzeiro e Traffic.

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".