terça-feira, 9 de março de 2010

Copa 2014 Morumbi é o pior estádio da Copa de 2014 entre os avaliados por empresa inglesa




Copa 2014

Atrasos e um puxão de orelha
Secretário geral da entidade, Jéróme Vackel, pede agilidade para as cidades brasileiras

O prazo da Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa) para o início das construções, demolições ou reformas dos estádios que sediarão a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, terminou na última segunda-feira,

No entanto, nenhuma das 12 cidades-sede do Mundial cumpriu essa data. Para se ter uma ideia do atraso, o único estádio que tem processo de licitação completa é a Fonte Nova, em Salvador.
Os baianos aceleraram a ação após a morte de sete torcedores em desabamento da arquibancada do estádio em 2007. No entanto, ainda não há um cronograma para o início das obras.

Os estádios com os processos mais atrasados são a Arena das Dunas, em Natal, e o Maracanã, no Rio de Janeiro. Eles não passaram por nenhum processo de licitação para as obras.

Oficialmente, a Secretaria de Esportes e de Juventude de Minas Gerais diz que as obras no Mineirão começaram em 26 de janeiro de 2010. No entanto, são feitos apenas correções e reforços estruturais do estádio. A licitação para demolição e rebaixamento do gramado está prevista para ser aberta em abril deste ano.

Os outros oito Estados que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 também não cumpriram os prazos dados pela Fifa. Confira no quadro acima a situação da reforma ou construção de cada estádio.

Crítica. Esse primeiro cenário de atrasos apresentado pelas capitais brasileiras que sediarão os jogos preocupa a Fifa. Ontem, o secretário geral da entidade internacional, Jéróme Valcke, em entrevista ao "O Globo", disse que alertou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, sobre o descumprimento dos prazos.

"Liguei para o Ricardo (Teixeira, presidente da CBF) e disse a ele que havia dado um prazo para o início das obras (1º de março), que não foi cumprido pela maioria das cidades. Atraso é sempre muito ruim. Estamos de acordo com o pedido de explicações feito pelo Comitê Organizador. O Brasil não pode perder tempo", destacou o dirigente da Fifa.

A preocupação de Valcke encontra fundamento na África do Sul. A três meses para a abertura do Mundial, quatro estádios ainda não estão concluídos. "Queremos uma Copa melhor que a anterior. O Brasil será mais cobrado que a África do Sul", completou Valcke.

Mais prazo. Depois do "puxão de orelha" da Fifa, Ricardo Teixeira conseguiu ampliar o prazo para o início dessas obras: 3 de maio. O presidente da CBF, em carta, ameaçou com medidas restritivas as cidades-sede que voltarem a descumprir.

"Observe-se que as medidas aqui listadas em hipótese alguma podem ser lidas como ´adiamento´ do início das obras, uma vez que a Fifa e o comitê organizador estão observando quem as começou no prazo requerido e quem não o fez, e essa primeira recalcitrância será um dos fatores a serem levados em conta caso alguma medida tenha que ser tomada", escreveu Teixeira.
Auxiliares
Outros. Independência e Arena do Jacaré, estádios que servirão de casa para os clubes da capital e também para treinos durante a Copa, já começaram suas obras. O estádio de Sete Lagoas ficará pronto em maio





Morumbi é o pior estádio da Copa de 2014 entre os avaliados por empresa inglesa



Grande parte das críticas da Fifa ao Morumbi se baseiam em um estudo feito pela empresa inglesa Steer Davies Gleave, que tem sede em Londres. Ela até agora estudou os projetos de sete dos 12 estádios brasileiros que foram escolhidos para a Copa do Mundo de 2014. E o estádio paulista recebeu a pior avaliação até agora.

O ponto crítico do Morumbi é o fluxo de espectadores. Para a empresa inglesa o estádio não tem condições, mesmo após as reformas, de receber jogos importantes da Copa do Mundo. As soluções apresentadas no projeto de modernização foram consideradas insuficientes.
ESSA É A REALIDADE DA CAPITAL DE SÃO PAULO EM DIAS DE CHUVA , eaí você acha que dá para encarar uma partida de copa do mundo em dia de chuva em sampa ?





Dos sete projetos dos estádios analisados pela empresa, o de Cuiabá foi o mais elogiado. Há uma explicação nisso. Durante o desenvolvimento da arquitetura da nova arena, a empresa inglesa foi procurada para participar de todo o processo. E os representantes do novo Verdão seguiram as orientações dos ingleses, que se preocupam com cada detalhe do caderno de encargos da Fifa. Mas o estádio de Cuiabá, devido a sua capacidade para cerca de 45 mil pessoas, só pode receber jogos da primeira fase da Copa do Mundo.

O próximo estádio da lista para a avaliação da empresa inglesa é a Fonte Nova, em Salvador. O Maracanã também ainda não foi estudado.

4 comentários:

  1. Jogadores do Cruzeiro reclamam do gramado do Estádio Olímpico

    Jonathan e Henrique apontam irregularidades no campo onde a equipe celeste encara o Deportivo Italia, nesta quinta-feira, pela Taça Libertadores

    ResponderExcluir
  2. Zirley

    segue meu relato sobre o Morumbi, como um torcedor que mora em outro estado e que conhece muito mais ou menos SP.

    em primeiro lugar é longe pra caramba do centro, não tem metrô, pegar onibus pra lá é tenso, tudo engarrafado nos jogs de semana a noite. Sem estacionamento, sem conforto, SUJO, e pior, lá fora é escuro, propicio a roubos e etc. Pior ainda, pegar o onibus de volta a noite para o centro. Sem contar que não é coberto, choveu, já era...molha mesmo.

    em suma, não me encanta em nada, é disparado dentre os grandes estádios do Brasil, e dos que eu fui, o pior deles, contando que a FONTE NOVA não existe mais.

    SP merece um estádio ou uma ARENA de alta quelidade, Pacaembu e Morumbi SÃO PIORES POR EXEMPLO QUE Independência e Mineirão.

    ResponderExcluir
  3. Zirlei

    só pra constar que sou apaixonado por São Paulo, adoro mesmo, sempre que dá estou lá, ou a trabalho ou a laser. São Paulo tem Point em cada bairro...ir a SP e não ir no Mercado, não comer uma Pizza nos Jardins, não ir a teatro, Shopping, não passear na Paulista....é impossível. Se não fosse um capixabão convicto e orgulhoso disto, gostaria de ser paulistano.

    ResponderExcluir
  4. Daqui um tempo o futebol no Brasil será para LORDS e na Inglaterra o quebra pau das torcidas irão continuar!

    Quanta hipocrisia,as pessoas deveriam olhar pro próprio umbigo antes de mais nada!

    Tá certo que tem que reformar os estádios,ampliar rede hoteleira,fácil acesso etc...O que temo é quererem que no Brasil o futebol seja para LORDS,a torcida igual fantoche e trajando TERNO!

    SC

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".