quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Clubes se armam para tirar o Brasileirão da CBF




Diretor-executivo do Clube dos 13 vê a Copa de 2014 como trunfo para criar a liga nacional de futebol

Renato Gaúcho foi o herói da 1ª tentativa de liga, em 1987

Fundado em 1987, o Clube dos 13 nasceu com o ideal de ser a liga dos clubes brasileiros. Mas, 23 anos depois, ele apenas faz o meio-campo nos negócios com a TV. A novidade é que a entidade tenta seu grito de independência da CBF para finalmente germinar aquela semente do passado.

“Só estou nesse cargo porque tenho certeza de que vamos criar nossa liga. É agora ou nunca”, afirma Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo do Clube dos 13 e ex-vice-presidente da Federação Paulista. Por que tanto otimismo? “A CBF já toma conta da seleção, que é extremamente rentável, e ainda tem a Copa. Portanto não podemos perder a chance que a França desperdiçou perto do Mundial de 98”, complementa, citando uma liga mais fraca (técnica e financeiramente) em relação às da Inglaterra, Espanha e Alemanha, cujos campeonatos são realizados sem a confederação local.

O Inglês, por exemplo, era o nono da Europa em faturamento até a temporada 1992-93, quando o banco Barclays ajudou a lançar a Premier League. A ocupação nos estádios passou de 64% pra 92%. “Se os clubes se unirem, é possível. Se isso acontecer no Brasil. Não tenho dúvida de que poderia romper fronteiras e gerar grande interesse até nos países sul-americanos, assim como fazemos em locais como China e Coreia”, opina Francisco Roca Perez, diretor-executivo da Liga Espanhola.

A CBF, que afirma não ter o que comentar sobre esse “racha”, tem aliados filiados ao Clube dos 13. Na eleição de abril, os filiados racharam entre dois candidatos: Kléber Leite, apoiado por Ricardo Teixeira (presidente da CBF), perdeu pra Fábio Koff por uma diferença de quatro votos. Em jogo, interesses particulares e da Confederação Brasileira, picuinhas e rivalidades históricas. “Precisamos juntar os clubes”, diz Ataíde.

Teixeira (que também apita na organização das Olimpíadas do Rio, em 2016) está sendo investigado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) pela denúncia da emissora britânica BBC de que a Fifa e dirigentes ligados a ela teriam recebido propina da empresa suíça ISL nos anos 90. Segundo a BBC, a ISL pagou a Teixeira cerca de 17 milhões de reais entre agosto de 1992 e novembro de 1997. O escândalo pode enfraquecer Teixeira e, por tabela, a CBF. Para a Fifa, trata-se de um caso encerrado.

Clube dos 13 faz pesquisa para definir horário dos jogos noturnos,

O Clube dos 13 está realizando pesquisa com torcedores em todo o país para definir o horário dos jogos noturnos, segundo informações da coluna de Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Uma pesquisa anterior apontou que, em cidades médias, a preferência é pela realização de partidas às 20h30. Em cidades grandes, 21h é o horário ideal.

De acordo com a coluna, o resultado definirá o horário que será exigido pelos times na venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2011. No entanto, a regra só valerá para internet, pay-per-view, celular e TV fechada.

A TV aberta continuará transmitindo jogos entre as 20h30 e as 21h45. Ataíde Gil Guerreiro, responsável pela licitação, afirma que o Clube dos 13 não vai “criar polêmica agora”. A entidade pretende convocar um fórum em 2011 para discutir o horário dos jogos na TV aberta. “Vamos convidar meios de comunicação, secretarias de Segurança, CBF e Ministério do Esporte para um amplo debate”.


Matéria originalmente publicada no Jornal PLACAR (Edição 213, 6/12/2010)

13 comentários:

  1. Seria bom se tivesse direitos iguais.
    Se fosse comandado por alguém , que tivesse moral e hombridade. Se a Globo perdece o monopólio, a CBF e um poço de pudriqueiras, mais passar o comando do clube dos 13, para o Kléber Leite, seria atirar no próprio pé,no Brasil tudo é motivo de desconfiança.
    Torço paraque obtenham êxitos.
    Mais se gritar: Pega ladrão.................

    ResponderExcluir
  2. aldo se gritar pega ladrão não fica um , mais o kleber leite era o candidato do teixeira , quem ganhou foi o fabio coof , e quem quer criar a liga chama -se Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo do Clube dos 13 e ex-vice-presidente da Federação Paulista.

    ResponderExcluir
  3. Resposta ao Tópico anterior: Katita, azedume é próprio de nossa geração, eu me enquadro nesse quisito. É duro conviver com tamanha sacanagem.
    Concordo: A camisa Amarela, iria retratar nossa realidade atual.
    É foda, parece que tudo conspira contra.
    Tô de saco cheio de tudo.
    Presidente LADRÃO-Conselho de safados-Nepotismo, jogadores de nível 0, torcida acomodada, TO compradas, time amarelão, continuismo, inércias etc.
    Queria ter um pingo de vergonha na cara. Ir ao 1* buteco, comprar 50 pila de vergonha e mandar tudo e todos, TOMAR NO CENTRO DO CÙ.

    ResponderExcluir
  4. Amaury!!!

    fabio coof é outro pilantra. Tire suas conclusões, BASEADAS NESSE BRASILEIRÃO.

    Esse Ataíde eu não conheço, mais como paulista, vai puxar A SARDINHA p/ os times de seu Estado.

    Não creio em porra nenhuma mais, tudo nesse país fede.
    Lamento Amaury.
    Cachorro mordido de cobra, tem medo até de linguiça.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk boa aldo , mudar as regras com os mesmos cartolas não muda nada , os lucros apenas vão mudar de mãos e os times continua fudidos e mal pagos ,

    ResponderExcluir
  6. Mudam-se as regras,pessoas e continua a mesma PUTARIA!

    It's Brasil,o certo é fazer o errado!

    SC

    ResponderExcluir
  7. Esses caras sao todos farinha do mesmo saco...
    Tudo visa interessa e nada mais.
    como disse o Amaury, o dinheiro soh vai trocar de maos.
    Parece que eh um, querendo furar o olho do outro.

    Unica coisa que gostei nisso eh saber que os horarios dos jogos podem passar para 8:30/ 9:00hs.
    Porque nao faz sentido algum, voce ir ao campo pra ver jogos 10 horas da noite.
    E tomara que alguma emissora consiga tirar o campeonatao da mao da rede globo.

    ResponderExcluir
  8. farias é dado como certo no sanlorenço

    Se llegó a un acuerdo por Farías
    [Farías está cerca del Ciclón.]
    Esta tarde, llegó la confirmación del Cruzeiro donde indicaban que aceptaron la oferta realizada por el delantero de 30 años. Horacio Arreceygor fue el encargado de llevar adelante las gestiones.
    Bookmark and Share
    rico Yazigi

    Desde que Ramón Díaz arribó a San Lorenzo, pidió a gritos un nueve goleador que pueda aportar el toque final que tanto le falta a su equipo. Observando los últimos partidos del campeonato, quedó evidenciado lo que tanto ansiaba el riojano.



    En época de elecciones y ante la amenaza de renuncia por parte del DT, los dirigentes ya comenzaron a moverse en busca del nueve que le quita el sueño a Ramón. Uno de los nombres que había en carpeta era el de Ernesto Farías, hombre que se desempeña en el Cruzeiro de Brasil.



    Ex el Estudiantes y River, llegaría a préstamo por un año, a cambio de 550.000 dólares en concepto de sueldo, prima, y el mismo préstamo. En dicho contrato, se le podrá renovar por otra temporada y los brasileños pondrán una opción de compra accesible.



    Quien llevó adelante las gestiones es el candidato a vicepresidente de Nuevo San Lorenzo, agrupación que tiene como cabeza a Claudio Di Meglio. Todavía no confirmaron que sucederá si esta lista no resulta vencedora en los comicios del próximo sábado.



    Farías se encuentra descansando en su ciudad natal y llegaría a Buenos Aires para festejar las fiestas de fin de año. Cuando arribe a la capital, sellará su contrato que lo unirá al Ciclón. Hace un año, el delantero se había mostrado contento al volver al país. En agosto fue transferido del Porto al Cruzeiro, donde anotó cuatro goles en 16 partidos jugados.



    Desde la agrupación que preside Di Meglio se encargaron de confirmar que dicha incorporación no se tratará en la reunión de comisión directiva que se llevará a cabo mañana por la noche en la sede de Av. De Mayo.



    Ayer, el entrenador azulgrana dijo que pedirá los seis refuerzos y parece que tiene abrochado al delantero que él quería.

    ResponderExcluir
  9. TUDO COMO ANTES, NO REINO DE ABRANTES

    Rafael Moura (HE MAN) desmente o Dimas Fonseca.

    Não houve nada a respeito de 250 mil mensais, sou de BH, farei o possível para vir para o Cruzeiro, ficar perto de meus familiares e amigos.
    Sob o salário, isso agente resolve, nem eu nem meu empresário (Carlinhos Sabiá) dificultaremos a vinda. Quero disputar a LA11 pelo Cruzeiro.
    Tenho várias propostas, o que é natural, acabo de ser artilheiro da Sulamericana.
    O problema é a Impresa que detém os direitos do passe, cerca de 3 milhões de reais.
    Acredito que facilitarão minha escolha: a de transferir para BH.

    Como podem ver, nossa Diretoria é uma farsa, mentiras encima de mentiras.
    Onde fica o latido do Dimas Fonseca, capacho do ZEZÉRo800?

    Leonardo Silva, pode ou não reformar com o Cruzeiro. Em Salvador, LS espera semana que vem para retomar as negociações.

    A princípio, só viriam Dudú e Wanderley, hoje pensam em colocar todas as sucatas, para o Cuca escolher e reciclar alguém. Dentre as MERDAS figuram Camilo e outros.

    Dá-lhe RATOSSAURO.

    ResponderExcluir
  10. Cruzeiro faz 3 a 0 no Galo e está
    nas semifinais do Brasileiro sub-20
    Com maior qualidade técnica, Raposa se aproveita de falhas e bate o rival

    O Cruzeiro está classificado para as semifinais do Campeonato Brasileiro sub-20. Na noite desta quinta-feira, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, a Raposa passou sem dificuldades por seu grande rival, o Atlético-MG, com uma vitória por 3 a 0, gols de Elber, Sebá e Thiaguinho, todos no segundo tempo. Agora, a equipe mineira aguarda o resultado de Coritiba e Vasco, que jogam nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília), para saber quem enfrentará na semifinal. O Palmeiras, que eliminou o Ceará, também já está classificado.

    Até a metade do segundo tempo, a partida era pobre em emoção, mas a partir dos 20 minutos o Cruzeiro passou a dominar. Aos 22, Elber tirou o zagueiro da jogada e mandou uma bomba no ângulo. A bola ainda bateu na trave antes de entrar, Cruzeiro 1 a 0.

    Sem criar no ataque, o Galo sofreu o segundo gol seis minutos depois. Em grande jogada de linha de fundo de Elber, Sebá escorou o cruzamento de letra e viu a bola morrer mansamente no gol de João Vitor. E quatro minutos depois veio o golpe de misericórdia. O goleiro Douglas bateu o tiro de meta, a bola chegou até a intermediária do campo de ataque sem ninguém tocá-la, e com categoria Thiaguinho deu um leve toque por cobertura: 3 a 0.

    A partir daí, a Raposa tocou a bola até que Leandro Vuaden apitou o fim do jogo, antes mesmo de o relógio apontar os 45 minutos regulamentares.

    ResponderExcluir
  11. Cruzeiro pode explorar propriedades da camisa para faturar

    Contra déficit, clube não descarta negociar até sete espaços na camisa para 2011

    Camisa do Cruzeiro - foto: Vipcomm Cruzeiro já se acertou com Banco BMG para 2011 - foto: Vipcomm

    Eduardo Mendes e Thiago de Castro
    Publicada em 17/12/2010 às 07:01
    Belo Horizonte

    A venda das propriedades da camisa do Cruzeiro em 2011 poderá ser uma alternativa rentável ao clube para superar parte do déficit previsto para esta temporada em função do prejuízo nas bilheterias e da ausência de grandes negócios.

    Sem mandar os jogos no Mineirão e não vender, por ora, algum jogador, o clube não descarta negociar sete espaços disponíveis na camisa celeste.

    - Todas essas propriedades comerciais podem ser negociadas. Esses espaços são as propriedades mais valiosas que temos e podem ser importantes fontes de receita - explicou Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro.

    O patrocínio máster (peito e costas) já foi acertado com o Banco BMG, que renovou o contrato com o clube por mais dois anos. Houve um aumento de 20% em relação aos valores do primeiro acordo.

    O Cruzeiro também conversa com a Ricardo Eletro e outros interessados em relação ao patrocínio premium ( manga).

    Além desses espaços tradicionais, existe a possibilidade de marcas serem expostas nos ombros, nas axilas, dentro e abaixo do número e na barra da camisa.

    O LANCE!NET apurou que a empresa de telefonia móvel TIM pode fechar um acordo para usufruir de dentro do número, como já faz com os clubes de São Paulo.

    Cada propriedade tem um valor pré-determinado pelo clube a partir de estudos de visibilidade e retorno de mídia e comercial da marca Cruzeiro.

    Neste ano, nos seis jogos finais do Campeonato Brasileiro, além dos patrocínios no peito, costas e manga, o Cruzeiro negociou com o grupo Hypermarcas e a Neo Química as propriedades dos ombros, axilas e abaixo do número na camisa.

    - Vamos conversar sobre propostas que aparecerem. Robson (Pires), nosso diretor comercial, é o responsável pelas negociações. Se chegarem aos valores que almejamos poderemos fechar - explicou Marcone.


    A DISTRIBUIÇÃO DAS PROPRIEDADES COMERCIAIS NA CAMISA DO CRUZEIRO


    Patrocínio master (frente e costas)

    Cruzeiro renovou o contrato com o Banco BMG por mais dois anos. Houve um aumento de 20% em relação aos valores do primeiro acordo.

    Patrocínio premium (mangas)

    O clube negocia com a Ricardo Eletro, que patrocinou o clube este ano, mas há outros interessados. A definição deverá sair ainda este ano.

    Ombros e Axilas

    A Hypermarcas havia fechado um acordo para expor suas marcas nesses espaços da camisa nos seis últimos jogos do Campeonato Brasileiro deste ano. Para 2011, as propriedades estão disponíveis.

    Patrocínio standard (abaixo do número)

    A Neo Química também expôs sua marca nos seus jogos finais do Cruzeiro no Brasileirão. Espaço está em aberto para 2011.

    Dentro do número

    Cruzeiro negocia com a TIM para que a empresa de telefonia exiba sua marca nesse espaço.

    Barra da camisa

    É uma outra propriedade da camisa que poderá ser negociada para 2011.

    ResponderExcluir
  12. chorando com os bolsos cheios , só espero que se for realmente o último ano do zeze no comando ele não venda tudo e varre os cofres do cruzeiro
    Arrecadação do Cruzeiro com patrocínio está entre as maiores

    Clube é o primeiro fora do eixo Rio-São Paulo que mais faturou em 2010

    Os contratos fechados pelo Cruzeiro para este ano conseguiram, em certo ponto, um destaque a nível nacional, considerando o fato de o clube não pertencer ao eixo Rio-São Paulo que é o principal centro econômico do Brasil.

    Estudo divulgado no início deste mês pela Trevisan Gestão do Esporte sobre o perfil e os números dos patrocínios do futebol brasileiro em 2010, mostra o Cruzeiro como o sexto clube mais arrecadou.

    Foram consideradas como fonte de receitas os valores oriundos dos patrocínios master, complementares e fornecedores de material esportivo.

    A Raposa arrecadou R$ 23,5 milhões, R$ 36 milhões a menos do que o Corinthians, primeiro colocado da lista.

    Só como parâmetro para justificar a discrepância nos valores recebidos por boa parte dos clubes paulistas e cariocas, o montante conseguido pelo Timão é R$ 9,5 milhões superior a toda arrecadação projetada pelo Cruzeiro no início do ano para atual temporada.


    NÚMERO DOS PATROCÍNIOS DO FUTEBOL BRASILEIRO EM 2010

    Estudo da Trevisan mostra o valor dos patrocínios master, complementares e de fornecedores de materais dos dez clubes que mais arrecadaram com patrocínio. Cruzeiro é o primeiro fora do eixo Rio-São Paulo com maior ganho.

    CLUBE VALOR

    Corinthians (SP) R$ 59,5 milhões
    Flamengo (RJ) R$ 57 milhões
    São Paulo (SP) R$ 46 milhões
    Palmeiras (SP) R$ 27,7 milhões
    Santos (SP) R$ 24,5 milhões
    Cruzeiro (MG) R$ 23 milhões
    Grêmio (RS) R$ 22,1 milhões
    Vasco (RJ) R$ 21,2 milhões
    Atlético (MG) R$ 21 milhões
    Fluminense (RJ) R$ 18,5 milhões

    ResponderExcluir
  13. O CRUZEIRO COPIOU O PALMEIRAS QUE FEZ UM BONECODO GLADIADOR E LANÇOU O BONECO DO WELINGNTON PAULISTA A DIFERENÇA ESTA NO PREÇO O DO KLEBER CUSTA R$350 JÁ O DO WELINGNTON PAULISTA CUSTARÁ R$1,99 CONFIRA QUE MARAVILHA DE BONECO FICOU IDENTICO CLICK AQUI http://2.bp.blogspot.com/_bIzeA3kG-74/S7Z3IyjS5YI/AAAAAAAACHo/M_iFvC4ZLWA/s1600/CONE75.jpg

    ResponderExcluir

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".