quarta-feira, 4 de março de 2009

TRADIÇAO X EMERGENTE



Em nome da tradição, Cruzeiro desafia "emergente" Universitario
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
O terceiro jogo do Cruzeiro na atual edição da Libertadores, contra o Universitario de Sucre, naquela cidade da Bolívia, às 21h50, no Estádio Olímpico Patria, será um confronto entre tradição e novidade. Enquanto o time boliviano está fazendo a sua estreia na competição, este ano, o clube celeste disputa o torneio pela 11ª vez e já comemorou dois títulos.

Gustavo Andrade/UOL Esporte
Gustavo Andrade/UOL Esporte
Atacante Kléber é esperança de gols para o Cruzeiro em Sucre e receita inteligência.
CRUZEIRO QUER EVITAR SURPRESA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CRUZEIRO
A equipe cruzeirense foi campeã da Libertadores em 1976 e 1997, além de ter sido vice-campeã, em 1977. E a lista de títulos internacionais, nacionais e regionais do Cruzeiro é extensa, incluindo dois vice-campeonatos de mundiais de clubes, o campeonato brasileiro de 2003, a Taça Brasil de 1966 e quatro vezes a Copa do Brasil.

Já o Universitario de Sucre é uma equipe que pode ser considerada emergente no futebol boliviano. Fundada no início da década de 60 por estudantes da Universidade San Francisco Xavier, de Sucre, o time foi amador durante muito tempo até se tornar profissional. A equipe chegou à Libertadores, pela primeira vez, por ter vencido o Torneio Apertura, ano passado.

Último colocado do Grupo, após a disputa das duas primeiras rodadas, o Universitario de Sucre, tem apenas um ponto, em seis possíveis (aproveitamento de 17%). A equipe boliviana ainda não venceu em sua estreia na Libertadores, tendo empatado, em casa, com o Deportivo Quito, por 1 a 1, em seu primeiro compromisso, e perdido para o Estudiantes, por 1 a 0, em La Plata, na Argentina.

Já o Cruzeiro, lidera a chave com quatro pontos (rendimento de 67%), obtidos na vitória sobre o Estudiantes, por 3 a 0, no Mineirão, e no empate com o Deportivo Quito, na capital equatoriana, semana passada, por 1 a 1. Como o gol adversário foi marcado nos descontos do segundo tempo, ficou um gosto amargo para os atletas celestes.

"Fizemos um excelente jogo lá no Equador, infelizmente tomamos um gol lá no final do jogo. Ficamos muito chateados por isso, mas aprendemos", afirmou o lateral-esquerdo Fernandinho. Da mesma forma que aconteceu em Quito, o Cruzeiro terá a altitude como obstáculo a mais. A cidade boliviana está a 2.80 metros.

Os jogadores cruzeirenses garantem que não temem essa situação. Para o atacante Kléber, que deve fazer seu primeiro jogo como titular do Cruzeiro na Libertadores, a equipe precisa jogar com inteligência. "E temos de matar logo que tivermos chance", destacou o ex-jogador do Palmeiras, que em três jogos com a camisa celeste marcou cinco gols. "Não podemos ter medo, temos de nos impor na partida", ressaltou o goleiro Fábio.

O Cruzeiro terá dois desfalques: o volante Fabrício e o atacante Wellington Paulista, que foram expulsos em Quito, em partida em que o time mineiro reclamou muito da deslealdade adversária. No meio-campo, Henrique deverá ser o titular, entrando Kléber, no ataque, ao lado de Thiago Ribeiro.

O Universitario de Sucre, comandado Eduardo Villegas, conta com três brasileiros no elenco: o zagueiro Vanderlei dos Santos, o meia Marcelo Gomes, e o atacante Dimas. O destaque do time boliviano, no início de temporada, entretanto, é o argentino Sillero, que marcou quatro dos cinco gols do Universitario nas três primeiras rodadas do Apertura 2009.

Eduardo Villegas não poderá contar com o zagueiro argentino Martín Aguirre, expulso contra o Estudiantes, em La Plata, e com o goleiro Juan Carlos Robles, com uma lesão muscular. Já Marcelo Gomes é dúvida, por contusão, mas deve jogar. No gol, entrará Carlos Lampe, enquanto Elmer Ferrufino deverá ocupar a vaga de Aguirre.

UNIVERSITARIO DE SUCRE x CRUZEIRO

Data: 04/03/2009 (quarta-feira)
Horário:21h50 (horário de Brasília)
Transmissão na TV: TV Globo Minas e Sportv2
Local: Estádio Olímpico Patria, em Sucre (Bolívia)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Auxiliares: Miguel Nievas (Uruguai) e William Casavieja (Uruguai)

Universitario de Sucre
Carlos Lampe, Zabala, Rivero, Vanderlei dos Santos e Elmer Ferrufino; Bejarano, Lima, Ribera, Saucedo e Marcelo Gomes; Sillero
Técnico: Eduardo Villegas

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Leo Fortunato e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Thiago Ribeiro
Técnico: Adilson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras".